Será que é boa altura para entrar!
maya,
uma carteira c títulos psi-20, deve incluir a sonae...
a análise técnica recomenda-a... os fundamentais são óptimos... os resultados foram bons... aproximamo-nos rapidamente do fim do ano... pelo q são de esperar subidas!
cumprimentos
ps. detenho em carteira 8000, por isso a minha opinião pode ser suspeita!
uma carteira c títulos psi-20, deve incluir a sonae...
a análise técnica recomenda-a... os fundamentais são óptimos... os resultados foram bons... aproximamo-nos rapidamente do fim do ano... pelo q são de esperar subidas!
cumprimentos
ps. detenho em carteira 8000, por isso a minha opinião pode ser suspeita!
-
Visitante
Boas a Todos!... de novo!
Pois bem como tinha dito!
Tenho estado relativamente "imóvel" à espera que isto se desembrulhe... Também no seguimento do que me aconselhavam!
Tenho entretanto, andado por aí pelo forum e por outros sítios a tentar aprender alguma coisa...
E tou mais calminho!...
Ja meti a pata na poça na "Sonae.com" mas foi pouco... por isso não deve haver muita crise...
Agora está controlado... comprei a 3,33 (mais feitas as contas... comissões incluídas ainda estou a perder...apesar de estar a 3,36. (não sei se ainda es´ta ..estava a última vez que estive a ver!)
Por isso perguntava-vos se existe alguma coisa à qual achem que deva eventualmente dar uma especial atenção... Tanto em relação à compra que fiz, como a possíveis futuras compras... porque só investi metade do que me tinha proposto...
Obrigado!
(Agradeço qualquer ajuda que possam dar! )
Tenho estado relativamente "imóvel" à espera que isto se desembrulhe... Também no seguimento do que me aconselhavam!
Tenho entretanto, andado por aí pelo forum e por outros sítios a tentar aprender alguma coisa...
E tou mais calminho!...
Ja meti a pata na poça na "Sonae.com" mas foi pouco... por isso não deve haver muita crise...
Agora está controlado... comprei a 3,33 (mais feitas as contas... comissões incluídas ainda estou a perder...apesar de estar a 3,36. (não sei se ainda es´ta ..estava a última vez que estive a ver!)
Por isso perguntava-vos se existe alguma coisa à qual achem que deva eventualmente dar uma especial atenção... Tanto em relação à compra que fiz, como a possíveis futuras compras... porque só investi metade do que me tinha proposto...
Obrigado!
(Agradeço qualquer ajuda que possam dar! )
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Os toiros sazonais
boa tarde ,Srs forenses,Maya:
Para te dizer que o mercado está construir uma formação impulsiva .Como ainda não a pariu não sei se vai nascer ou não.No entanto parece ter pegado ?.
Repara eu ainda estou curto.
Abraço
Para te dizer que o mercado está construir uma formação impulsiva .Como ainda não a pariu não sei se vai nascer ou não.No entanto parece ter pegado ?.
Repara eu ainda estou curto.
Abraço
A vidinha segue
- Registado: 29/7/2004 20:58
ok, costarios, convenceste-me!
vou abrir conta no bigonline para estudar melhor as vantagens.
espero é que não cobrem taxas/comissões quando não se detêm títulos... pelo menos nas instituições em que tenho contas, só pago guarda trimestral de títulos (acções), não pago guarda de fundos nem anuidade nenhuma pelas contas (com excepção de 5€ anuais, que é o custo do cartão de débito).
obrigado e um abraço.

vou abrir conta no bigonline para estudar melhor as vantagens.
espero é que não cobrem taxas/comissões quando não se detêm títulos... pelo menos nas instituições em que tenho contas, só pago guarda trimestral de títulos (acções), não pago guarda de fundos nem anuidade nenhuma pelas contas (com excepção de 5€ anuais, que é o custo do cartão de débito).
obrigado e um abraço.
Maestro, as ferramentas de análise técnica disponíveis no BigOnline são bastante adequadas e muito bem arranjadas, pois trata-se da versão on-line do Metastock (muito útil quando queremos apenas traçar linhas de tendência, suporte ou resistência, ou mesmo aplicar um ou dois indicadores técnicos).
Tens a opção de visualizar a cotação intradiária nesta ferramenta. O delay é (se não me engano) de 15 minutos.
Os índices disponíveis são todos os principais da Europa e da América. Para uma informação mais detalhada, sugiro que acedas ao site www.bigonline.pt.
Numa escala de 0 à 10, eu daria um 7.5 com louvor (confesso que sou um bocado exigente demais).
No BigOnline encontrarás fundos com exposição aos mais diversificados mercados, desde o americano até o japonês. Basta escolher aquele que melhor se adapta às suas características como investidor (alguns possuem uma volatilidade extremamente alta e um retorno no curto prazo fabuloso, mas outros são mais "calmos" e o retorno no longo prazo compensa a sua "lentidão" inicial).
Tens a opção de visualizar a cotação intradiária nesta ferramenta. O delay é (se não me engano) de 15 minutos.
Os índices disponíveis são todos os principais da Europa e da América. Para uma informação mais detalhada, sugiro que acedas ao site www.bigonline.pt.
Numa escala de 0 à 10, eu daria um 7.5 com louvor (confesso que sou um bocado exigente demais).

No BigOnline encontrarás fundos com exposição aos mais diversificados mercados, desde o americano até o japonês. Basta escolher aquele que melhor se adapta às suas características como investidor (alguns possuem uma volatilidade extremamente alta e um retorno no curto prazo fabuloso, mas outros são mais "calmos" e o retorno no longo prazo compensa a sua "lentidão" inicial).
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
costarios,
tu que usas bigonline, que pontuação dás às ferramentas de análise de gráficos, análise técnica, que lá há?
é verdade que os clientes têm acesso ao metastock online? as cotações de dados são actualizadas rapidamente? têm muitas cotações/índices disponíveis graficamente?
O modo de seguir as acções do cabaz é muito trabalhoso, dado que são imensas. O que eu falava era, em vez de seguir a cotação do fundo, seguir o índice que o fundo tenta seguir (a maior parte dos fundos ou tenta acompanhar um índice, ou tem mudanças de ritmo coincidentes com um índice). Esses índices são construídos diariamente, mas não sei onde obter os seus gráficos.
A única excepção que eu consegui são aqueles fundos que tentam acompanhar um mercado. Por exemplo, há fundos que seguem o PSI20, e gráficos do PSI20 não faltam. Faltam-me é outros gráficos de índices, que não sejam deste género.
tu que usas bigonline, que pontuação dás às ferramentas de análise de gráficos, análise técnica, que lá há?
é verdade que os clientes têm acesso ao metastock online? as cotações de dados são actualizadas rapidamente? têm muitas cotações/índices disponíveis graficamente?
O modo de seguir as acções do cabaz é muito trabalhoso, dado que são imensas. O que eu falava era, em vez de seguir a cotação do fundo, seguir o índice que o fundo tenta seguir (a maior parte dos fundos ou tenta acompanhar um índice, ou tem mudanças de ritmo coincidentes com um índice). Esses índices são construídos diariamente, mas não sei onde obter os seus gráficos.
A única excepção que eu consegui são aqueles fundos que tentam acompanhar um mercado. Por exemplo, há fundos que seguem o PSI20, e gráficos do PSI20 não faltam. Faltam-me é outros gráficos de índices, que não sejam deste género.
A propósito... de prognoses e astrologia...
Quem tenta fazer previsões tipo...Maya (a astróloga) como eu fiz à pouco... devia dizer as probabilidades com que acredita que isso aconteça...
Assim tipo eu disse que acredito que as técnológicas sejam as unicas a crescer... deveria ter dito... acredito nisto 92%, com 8 por cento fica para o erro....
Se juntárem a isto o facto de eu não preceber grande coisa.... deveriam dar tipo um crédito de 50% no máximo as minhas afirmações...
( Astras regunt homines sed Deum regnat Astras. - Fica a tradução, até porque o meu Latim já não é o que era... !- As estrelas regem/orientam os homens, mas Deus rege/orienta as Estrelas.
Assim tipo eu disse que acredito que as técnológicas sejam as unicas a crescer... deveria ter dito... acredito nisto 92%, com 8 por cento fica para o erro....
Se juntárem a isto o facto de eu não preceber grande coisa.... deveriam dar tipo um crédito de 50% no máximo as minhas afirmações...
( Astras regunt homines sed Deum regnat Astras. - Fica a tradução, até porque o meu Latim já não é o que era... !- As estrelas regem/orientam os homens, mas Deus rege/orienta as Estrelas.
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Pois...
De facto é uma boa sugestão...
Os fundos... uma ez alguem me disse... que a csaixa geral tinha um Sr. Maia... que geria uns fundos... e que era muito bom... alguem sabe alguma coisa disso?
Contudo!... agora... seja como for, vou deixar acalmar as águas.... ou melhor vou ver se elas começam a correr... entretanto... vou-vos "chateando" a todos...
POs acaso... no nosso mercado... isto nos ultimos tempos não estrebucha...
Mas tenho estado a ver... o Nasdaq... tem umas cens giras... muito giras...
E eu acredito que as tecnológicas... vão continuar a crescer. Vão mesmo! (Os meus conhecimentos de psicologia, e informática dizem isto... serão as unicas que crescerão, a sério, nos próximos anos...
POr isso... a ver se passo a estar atento ao que fazem por lá!...
Tenho de ver a cena da DreamWorks... promete... embora não seja 100% tecnológica... (Acho eu... mas nã precebo nada disto!)
O forum tem ajudado a clarificar ideias... e a prender umas coisas... por isso agradeço a atodos a ajuda que têm dado....
A propósito de seguir conselhos do forum... ninguém segue conselhos do forum!... eu não sigo!(Tb ainda não fiz nada para que os possa ter seguido ou não)... Mas é util ouvir os conselhos... dá para ter noção de como andam as coisas...
Mesmo que alguém esteja a dizer a maior besteira.. é util pelo menos apra mim porque me obriga a ir fazendo uma filtragem... e a pensar...
Obrigado
Os fundos... uma ez alguem me disse... que a csaixa geral tinha um Sr. Maia... que geria uns fundos... e que era muito bom... alguem sabe alguma coisa disso?
Contudo!... agora... seja como for, vou deixar acalmar as águas.... ou melhor vou ver se elas começam a correr... entretanto... vou-vos "chateando" a todos...
POs acaso... no nosso mercado... isto nos ultimos tempos não estrebucha...
Mas tenho estado a ver... o Nasdaq... tem umas cens giras... muito giras...
E eu acredito que as tecnológicas... vão continuar a crescer. Vão mesmo! (Os meus conhecimentos de psicologia, e informática dizem isto... serão as unicas que crescerão, a sério, nos próximos anos...
POr isso... a ver se passo a estar atento ao que fazem por lá!...
Tenho de ver a cena da DreamWorks... promete... embora não seja 100% tecnológica... (Acho eu... mas nã precebo nada disto!)
O forum tem ajudado a clarificar ideias... e a prender umas coisas... por isso agradeço a atodos a ajuda que têm dado....
A propósito de seguir conselhos do forum... ninguém segue conselhos do forum!... eu não sigo!(Tb ainda não fiz nada para que os possa ter seguido ou não)... Mas é util ouvir os conselhos... dá para ter noção de como andam as coisas...
Mesmo que alguém esteja a dizer a maior besteira.. é util pelo menos apra mim porque me obriga a ir fazendo uma filtragem... e a pensar...
Obrigado
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Maestro, o que podes fazer é aceder aos "detalhes" dos fundos de seu interesse, apontar as acções que compõem o cabaz e então segui-las individualmente, se fôr este o teu objectivo.
Eu só posso comentar os serviços do BigOnline, pois é o único que eu utilizo. No site deste banco tens acesso a um mecanismo de pesquisa de fundos de investimento. Ao encontrar o fundo do teu interesse, podes aceder a um documento que detalha o fundo em todos os seus pormenores (os mercados a que o fundo está exposto, as acções que fazem parte, o percentual de exposição em cada uma, entre outras coisas).
Eu só posso comentar os serviços do BigOnline, pois é o único que eu utilizo. No site deste banco tens acesso a um mecanismo de pesquisa de fundos de investimento. Ao encontrar o fundo do teu interesse, podes aceder a um documento que detalha o fundo em todos os seus pormenores (os mercados a que o fundo está exposto, as acções que fazem parte, o percentual de exposição em cada uma, entre outras coisas).
"Now i am the master!"
costarios,
Até calha bem teres falado nisso, é q ontem à noite criei um topic (http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=32474) onde peço informação sobre fundos de investimento. Basicamente, quero segui-los como se de acções se tratassem (para poder entrar e sair a meu gosto), e gostava de saber onde posso seguir os índices nos quais eles se baseiam. Preferencialmete portais onde dê para fazer análise técnica (do género do que eu referi no post anterior).
Alguma dica?
Obrigado!
Até calha bem teres falado nisso, é q ontem à noite criei um topic (http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=32474) onde peço informação sobre fundos de investimento. Basicamente, quero segui-los como se de acções se tratassem (para poder entrar e sair a meu gosto), e gostava de saber onde posso seguir os índices nos quais eles se baseiam. Preferencialmete portais onde dê para fazer análise técnica (do género do que eu referi no post anterior).
Alguma dica?
Obrigado!
maya, cá vai a minha opinião:
Porquê não adquire um bom fundo de investimento com forte exposição ao mercado europeu?
Vantagens?
Dependendo do fundo que adquirir, poderá obter retornos anuais superiores aos 20% e não estará exposta ao risco cambial dos fundos em dólares.
Segue a juntar um pouquinho em cada mês e, neste meio tempo, compre alguns bons livros, leia os jornais e informativos económicos, acompanhe os fóruns na Internet e... ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE!
Mas, acima de tudo, não siga orientações de compra dadas em fóruns de bolsa. Estude, analise e decida por si mesma. Por isso que a formação é tão importante.
Volto a repetir: meta o teu dinheiro num fundo de acções, deixe que profissionais o façam crescer e aproveite o tempo para ESTUDAR E APRENDER!

Porquê não adquire um bom fundo de investimento com forte exposição ao mercado europeu?
Vantagens?
Dependendo do fundo que adquirir, poderá obter retornos anuais superiores aos 20% e não estará exposta ao risco cambial dos fundos em dólares.
Segue a juntar um pouquinho em cada mês e, neste meio tempo, compre alguns bons livros, leia os jornais e informativos económicos, acompanhe os fóruns na Internet e... ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE!
Mas, acima de tudo, não siga orientações de compra dadas em fóruns de bolsa. Estude, analise e decida por si mesma. Por isso que a formação é tão importante.
Volto a repetir: meta o teu dinheiro num fundo de acções, deixe que profissionais o façam crescer e aproveite o tempo para ESTUDAR E APRENDER!

"Now i am the master!"
Para o Maestro_ba
Obrigadão pelo site q colocaste! É muito útil para alguém que, como eu, n tem metastock e n tinha, até agora, dados para poder fazer uma análise técnica mais decente.
Um abraço,
Um abraço,
Por não saber que era impossível ... ele foi e fez!
- Registado: 6/8/2004 9:51
Obrigado
Eu como ponto de partida... usei...
http://www.mercado.no.sapo.pt mas curto o caldeirão... (Mas sinceramente o pessoal mete-se demasiado em copas... tendo a gente (Novata) de mexer palhinhas.
Depois eu curto o google... (tb como acção...) mas como motor de busca... é um espectáculo... o segredo está na forma de pesquisa... Tipo uma pesquisa que fiz ontem, só por curiosidade...
| sonae.com filetype:xls ... | Bem se pesquisarem, e pensarem existem muitas formas de pequisar difrente... ora em 4 mil bilioes... de paginas existem muitas cenas que não ficam na primeira página a menos que perguntem as cenas certas...
E nos dias de hoje... o conhecimento embora também em livros (claro que gosto de ler um bom livro! Gosto imenso de ler...) vai muito mais longe.
Depois outra coisa... quem está em portugal... normalmente quando entra no google entra na versão portuguesa... ora esta não tem uma data de cenas que as outras têm... tipo o google news.... (podemos inclusive rever um aviso quando surgir outra página nova sobre determinado assunto, de forma gratuita.
Bons negócios!
http://www.mercado.no.sapo.pt mas curto o caldeirão... (Mas sinceramente o pessoal mete-se demasiado em copas... tendo a gente (Novata) de mexer palhinhas.
Depois eu curto o google... (tb como acção...) mas como motor de busca... é um espectáculo... o segredo está na forma de pesquisa... Tipo uma pesquisa que fiz ontem, só por curiosidade...
| sonae.com filetype:xls ... | Bem se pesquisarem, e pensarem existem muitas formas de pequisar difrente... ora em 4 mil bilioes... de paginas existem muitas cenas que não ficam na primeira página a menos que perguntem as cenas certas...
E nos dias de hoje... o conhecimento embora também em livros (claro que gosto de ler um bom livro! Gosto imenso de ler...) vai muito mais longe.
Depois outra coisa... quem está em portugal... normalmente quando entra no google entra na versão portuguesa... ora esta não tem uma data de cenas que as outras têm... tipo o google news.... (podemos inclusive rever um aviso quando surgir outra página nova sobre determinado assunto, de forma gratuita.
Bons negócios!
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Maya,
Tenho acompanhado a tua avalanche de tópicos, e devo dizer que me revejo um pouco em ti, pois todas as dúvidas que andas a ter tive-as eu há pouquíssimo tempo atrás, e ainda estou verde e longe de me sentir à vontade nas análises e decisões que tenho que tomar.
Também eu andei a fazer "montes" de perguntas, li uns sites e um livro de como investir na bolsa (dando bastante mais ênfase à análise técnica, até porque na fundamental estou à deriva), tentei arranjar ferramentas para analisar gráficos e para fazer download de cotações... The usual.
Mas quando finalmente decidi entrar no mercado fi-lo da pior maneira! Sem analisar bem a situação, tomei a decisão numa questão de minutos, altamente influenciado por um tópico do caldeirão, negociei no intraday (quando apenas tenho tempo para analisar com calma à noite) e investi metade do capital que tiha destinado a investimentos na Pararede.
Resultado: tomei uma vacina que tão cedo não esqueço.
Agora tento não me entusiasmar na corrida para entrar, e mas mesmo assim a pata na poça mete-se inevitavelmente, e embora ache que tive todas as razões para entrar na PT Com, agora que quebrou o suporte penso que as vou vender (a perder), e quando muito entrar mais tarde. Detenho também Sonae SGPS, à espera que trepe. Ainda não me meti em mercados internacionais, porque não tenho tantas fontes de informação e as comissões são muito elevadas, dados os valores baixos em que negoceio.
Visto parecer-me que estás praticamente ao mesmo nível que eu, acho que podemos partilhar a aprendizagem que formos adquirindo. Para já, deixo-te estes conselhos:
1 - Antes de mais, lê. Compra livros (em http://www.amazon.co.uk tens imensos, pergunta cá no caldeirão quais te aconselham). Há sites que têm imensa informação, mas eu não dispenso um livro.
2 - Nunca compres ou vendas sem estares plenamente convencido que estás a proceder correctamente. Nunca entres baseado num mero conselho, se por tua análise não o farias.
3 - Sempre que comprares coloca uma ordem de venda Stop Loss. Se a tua corretora não o permite, muda de corretora. Eu uso o CaixaDirecta Invest que dá para dar ordens casadas e não tenho queixas.
4 - Negociares com valores inferiores a 1000€ é asneira, os custos associados são muito significativos (e já assim o são!).
5 - Para te iniciares, inscreve-te em http://www.inverline.com, é grátis, e permite fazer análises técnicas on-line muito porreiras.
Agradeçia que partilhasses (tu ou outros) outros sites de interesse, ferramentas, e dicas!
Cumprimentos, e boa sorte!
Tenho acompanhado a tua avalanche de tópicos, e devo dizer que me revejo um pouco em ti, pois todas as dúvidas que andas a ter tive-as eu há pouquíssimo tempo atrás, e ainda estou verde e longe de me sentir à vontade nas análises e decisões que tenho que tomar.
Também eu andei a fazer "montes" de perguntas, li uns sites e um livro de como investir na bolsa (dando bastante mais ênfase à análise técnica, até porque na fundamental estou à deriva), tentei arranjar ferramentas para analisar gráficos e para fazer download de cotações... The usual.
Mas quando finalmente decidi entrar no mercado fi-lo da pior maneira! Sem analisar bem a situação, tomei a decisão numa questão de minutos, altamente influenciado por um tópico do caldeirão, negociei no intraday (quando apenas tenho tempo para analisar com calma à noite) e investi metade do capital que tiha destinado a investimentos na Pararede.
Resultado: tomei uma vacina que tão cedo não esqueço.
Agora tento não me entusiasmar na corrida para entrar, e mas mesmo assim a pata na poça mete-se inevitavelmente, e embora ache que tive todas as razões para entrar na PT Com, agora que quebrou o suporte penso que as vou vender (a perder), e quando muito entrar mais tarde. Detenho também Sonae SGPS, à espera que trepe. Ainda não me meti em mercados internacionais, porque não tenho tantas fontes de informação e as comissões são muito elevadas, dados os valores baixos em que negoceio.
Visto parecer-me que estás praticamente ao mesmo nível que eu, acho que podemos partilhar a aprendizagem que formos adquirindo. Para já, deixo-te estes conselhos:
1 - Antes de mais, lê. Compra livros (em http://www.amazon.co.uk tens imensos, pergunta cá no caldeirão quais te aconselham). Há sites que têm imensa informação, mas eu não dispenso um livro.
2 - Nunca compres ou vendas sem estares plenamente convencido que estás a proceder correctamente. Nunca entres baseado num mero conselho, se por tua análise não o farias.
3 - Sempre que comprares coloca uma ordem de venda Stop Loss. Se a tua corretora não o permite, muda de corretora. Eu uso o CaixaDirecta Invest que dá para dar ordens casadas e não tenho queixas.
4 - Negociares com valores inferiores a 1000€ é asneira, os custos associados são muito significativos (e já assim o são!).
5 - Para te iniciares, inscreve-te em http://www.inverline.com, é grátis, e permite fazer análises técnicas on-line muito porreiras.
Agradeçia que partilhasses (tu ou outros) outros sites de interesse, ferramentas, e dicas!
Cumprimentos, e boa sorte!
Maya
Eu estaria penar Sonae.com... mas apesar de a prespectiva ser animadora.... O merado está dependente de demaisiadas variaveis...
Pelo que vou ver a ten^dencia.... Claro que depois ja perdi o investimento pelo menos a cutrto prazo, mas eu tou a aprender e não quero "metea pata na poça".... ou pleo menos na primeira que aparecer...
Pelo que vou ver a ten^dencia.... Claro que depois ja perdi o investimento pelo menos a cutrto prazo, mas eu tou a aprender e não quero "metea pata na poça".... ou pleo menos na primeira que aparecer...
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Boa tarde,
Este tópico interessa-me pois foi assim que eu (re)comecei agora à pouco tempo. (Tenho uma história muito triste para contar um dia destes para que ninguém faça o mesmo)
Para já e antes de investir poderá ir até à página de alertas e colocar minimos e máximos das ações que lhe possam interessar. Da (pouca) experiência que tenho os alertas do Caldeirão são os mais funcionais que encontrei até agora, no entanto convém ter ADSL para receber os emails de 2 em 2 minutos (nem nos bancos onde tenho conta funcionam tão bem).
De seguida crie uma carteira virtual (existem alguns sites que permitem isso) e comece a negociar com dinheiro ficticio para ganhar experiência/sensibilidade (a mim ajudou-me e tem-me ajudado bastante)
Por último tenha presente que dividir esse dinheiro por várias ações vai gerar custos com comissões dificeis de rentabilizar.
Boa sorte!!!
Este tópico interessa-me pois foi assim que eu (re)comecei agora à pouco tempo. (Tenho uma história muito triste para contar um dia destes para que ninguém faça o mesmo)
Para já e antes de investir poderá ir até à página de alertas e colocar minimos e máximos das ações que lhe possam interessar. Da (pouca) experiência que tenho os alertas do Caldeirão são os mais funcionais que encontrei até agora, no entanto convém ter ADSL para receber os emails de 2 em 2 minutos (nem nos bancos onde tenho conta funcionam tão bem).
De seguida crie uma carteira virtual (existem alguns sites que permitem isso) e comece a negociar com dinheiro ficticio para ganhar experiência/sensibilidade (a mim ajudou-me e tem-me ajudado bastante)
Por último tenha presente que dividir esse dinheiro por várias ações vai gerar custos com comissões dificeis de rentabilizar.
Boa sorte!!!
Re: Será que é boa altura para entrar!
maya Escreveu:...
De modo que agradecia se me podessem dar umas dicas... tipo quais acções é que no momento seriam uma boa escolha para começar...
(Ja percebi que isto de estar fora tem de bom exactamente o não estar dentro... E portanto, se achareis que agora não é um bom momento, poderei esperar mais algum tempo...
Eu continuo a defender que o mercado ainda não se definiu, ainda nos encontramos, em termos de médio-prazo, inseridos na fase de lateralização/correcção que dura practicamente desde o início do ano.
Nestas condições de mercado parece-me sensato manter, por exemplo, metade do capital de fora aguardando uma redefinição do mercado.
Continuo também a acreditar que esta fase acabará por ser rompida em alta. Quando é que não sei e não vejo justificação para, neste momento, estar muito investido colocando o capital em risco, sujeitando-me a comissões, etc, etc.
maya Escreveu:...
Tipo estou a pensar dar uma atenção especial a estes titulos:
(O serem Varios tem a ver com o, como dizeis, "nao pôr os ovos todos no mesmo cesto!"
Pararede
A Pararede é um título que habitualmente vai atrás do mercado, isto é, não lidera os movimentos (por norma).
O que é que isto quer dizer?
Que se o mercado subir, a PAD acaba por ir atrás e por valorizar significativamente (independentemente dos resultados serem bons ou maus, coisa que nem vou discutir). Aliás, como eu costumo dizer, quando a tendência é claramente de alta tendem a ser as empresas com resultados mais duvidosos precisamente aquelas que sobem mais...
Em termos prácticos não vejo razões para uma entrada significativa, neste momento, na PAD.
Como é um título com um potencial enorme de valorização (se o mercado for para esse lado), das duas uma, ou se aguarda por um arranque do mercado para apostar nela ou toma-se agora uma posição muito pequenina (eventualmente a reforçar posteriormente), colocando muito pouco capital em risco.
Em termos técnicos os 0.40 constituem uma referência de relevo. A quebra em alta deste valor sinalizaría, à partida, um movimento importante na PAD...
PT
Como o Ulisses lhe costuma chamar, a PTC é a locomotiva da nossa bolsa. Ao contrário da PAD, a PTC lidera. Por isso será das primeiras a avançar caso o mercado vá para algum lado.
Veio recentemente perto da zona dos máximos mas não os chegou sequer a testar e agora está a corrigir de novo.
Serve assim para demonstrar que o mercado ainda não se redefiniu.
A quebra em alta dos 9.45 sería um sinal importantíssimo, o sinal de que a locomotiva tinha arrancado de novo!
EDP
É um título aparentemente lento mas a verdade é que é capaz, em determinados períodos, de valorizações muito significativas. Requere paciência pois é necessário aguardar. De certa forma é um título mal amado pelos traders precisamente por esse facto, requere paciência e a maior parte dos traders não tem paciência para esperar.
Está claramente em lateralização desde o início do ano e teve nestes meses dos comportamentos mais seguros.
Aqui o sinal sería a quebra em alta da zona de resistência junto dos 2.45-2.50€...
BCP
Tem sido, entre as Blue Chips, a que tem tido o comportamento mais fraco. Entretanto estabilizou e recuperou ligeiramente dos mínimos mas até aqui, em comparação com outros papéis (por exemplo a PTC), a recuperação foi paupérrima. Está muito longe dos máximos...
Portanto, nem faz sentido estarmos, ao contrário da PTC e da EDP, estarmos à espera de uma quebra dos máximos.
Neste momento, uma quebra em alta da zona dos 1.80-1.90 já consituiría um sinal importante no BCP.
Em termos de curto-prazo a resistência está bem definida nos 1.80€ pelo que a quebra em alta deste valor deverá sinalizar pelo menos um pequeno movimento de alta de uns 5 ou 10 centimos, mas para o médio-prazo será também necessário que o BCP quebre ainda os 1.90€...
Enquanto não houver um arranque claro o BCP continua a ser o título que menos justifica a aposta neste momento. A fragilidade relativa face a outros papéis é mais do que evidente.
Sonae
A Sonae foi uma das estrelas de 2003 e voltará, estou convencido, a ser uma das estrelas quando (e se) o mercado arrancar de novo.
Um título com um grande potencial de subida mas que terá de quebrar ainda algumas resistências importantes. Tem pela frente os psicológicos 1 euro e os máximos relativos por volta dos 1.07€...
JM
A JMT é dos papéis onde a lateralização de médio-prazo é mais evidente.
Tem, parece-me, mostrado alguma vontade em subir em períodos em que o mercado nem está tão bem mas vai intercalando tais subidas com quedas idênticas.
Fica excelente acima da zona dos 9.75-10.00 e penso mesmo que acima desse valor poderá «explodir» para uma valorização muito significativa: as minhas referências seguintes encontram-se pelos 12 e 14 euros.
Em resumo:
Nenhum destes papéis deu até ao momento qualquer sinal claro de ter arrancado de novo para o médio/longo-prazo e uns justificam mais do que outros a abertura de posições neste momento e outros menos.
Em todo o caso penso que o conveniente, para quem acredita que as subidas irão voltar, é abrir/deter posições moderadas a reforçar mais tarde quando o mercado entrar em máximos e confirmar que realmente é esse o caminho.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Prezada Maya ...
... abelhinha ou taróloga. Os meus sinceros parabéns, pela sua postura neste fórum!
Muito sinceramente!!!!! Adoro a sua maneira de estar!!!!!!!
Delicadamente, sem menosprezos, questiona numa perspectiva de conhecimento ou de acicatar todos os forenses a definirem pontos de vista.
Muitos, mas mesmo muitos parabéns!
Mesmos que as questões, sejam pelo desconhecimento e necessidade do mesmo, os mesmos sinceros parabéns!!!!
Adoro a sua postura!!! Adoro mesmo
Felizmente, trouxe algo de novo
Já pareço o juri de "Os Ídolos" ... Sabe estar! Sabe desenvolver ... etc.
Parabéns.
Gosto dos seus temas. Gosto mesmo

Muito sinceramente!!!!! Adoro a sua maneira de estar!!!!!!!
Delicadamente, sem menosprezos, questiona numa perspectiva de conhecimento ou de acicatar todos os forenses a definirem pontos de vista.
Muitos, mas mesmo muitos parabéns!
Mesmos que as questões, sejam pelo desconhecimento e necessidade do mesmo, os mesmos sinceros parabéns!!!!
Adoro a sua postura!!! Adoro mesmo

Felizmente, trouxe algo de novo

Já pareço o juri de "Os Ídolos" ... Sabe estar! Sabe desenvolver ... etc.
Parabéns.
Gosto dos seus temas. Gosto mesmo

Boas. Haverão milhares de outros gráficos em queda desde 2000-2001 (crise económica). Nada que prevêsse aquela fraude. O "pós-fraude" é que se encontra sempre nos gráficos (nesse, no da Ahold, da Tyco, etc...).
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Re: r
JCS Escreveu:No caso de fraudes financeiras também podes mandar a AT ou qualquer outro tipo de análises à fava, porque também não estava no gráfico que no dia a seguir íam prender aquela malta toda.![]()
Cumprimentos
JCS
Boa tarde,jcs
De facto não sou religioso.Mas olhando o gráfico está escrito a partir de 2001 que xutar era o caminho a seguir.
Ás vezes os principios de Elliot quando mal aplicado conduz a prejuízos.
Cumprimentos
- Anexos
-
- Enron.jpg (27.64 KiB) Visualizado 1760 vezes
A vidinha segue
Jobeta Escreveu:Não prescindo da AF (análise fundamnetal ) mas cada vez que me lembro da Enron mando o fundamental à ova.
No caso de fraudes financeiras também podes mandar a AT ou qualquer outro tipo de análises à fava, porque também não estava no gráfico que no dia a seguir íam prender aquela malta toda.

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Jobeta Escreveu:Olá maya,
Isto para te dizer que comecei a aprender com o Metastock na verdade um software didático muito bom.Depois passei a estudar a teoria de Elliot EWP e é esta que uso actualmente.Não prescindo da AF (análise fundamnetal ) mas cada vez que me lembro da Enron mando o fundamental à ova.Ouro & prata
Energia
....
Não conhece nestes sectores papel que satisfaça a condições de investimento atrás enunciada.
Se queres negociar deves ir curto ,com excepção dos sectores que te disse há pouco.
Um abraço
Pois eu ando a fazer o meu programa (Claro que podia arranjar esse, não me seria dificil... ) Mas ando a fazer uma folha de excel.. que terei de alterar diáriamente... algumas coisas... e depois ela diz-me por exemplo tipo quando tenho de vender mesmo (Para não chegar a uma altura é que perco tudo, sempre à espera que suba...)
Também tou a pensar fazer ligação com tendencias, nticias, e sentimentos do mercado... nomeadamente para estabelecer datas maximas e minimas em que manterei os titulos...
Quero ver se ponho também uns gráficos...
E claro... tou a ver se não esqueco o Fibonacci... tenho ainda de ver se existe influência da proporção divina no nosso mercado... embora saiba que a nivel mundial existe...
Ou seja eu estou a definir as minhas regras de forma racional, para depois cumprir... porque já percebi que as coisas correm mal quando não se segue as regras que se estabelecem...
Claro que tou a aceitar todas as dicas...
Relativamente a outros mercados...
Ainda não quero entrar já... embora vá ter de ir dando um olhadela.... pois influencioam o nosso...(E há acções pelas quais tenho um carinho especial.... tipoo o google... (Eu tenho uns projectos com ideias parecias, de sites... mas google já há um....)
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Pois... assim... pensando bem...
Tvz não seja boa altura.... pelo meons a curto prazo..
Porque o petróleo acho que vai descer...mas só daqui por um mês se tanto... Andam todos as aranhas...
Quanto ao Bush não tenho muita confiança... pode ser...
Mas a guerra está a custar muito aos americanos...
Por isso a entrar terei de equacionar a cosia... dentro desta perspectiva... ou melhor... encontrar algo d´entre aquelas acções que escape a estes handicaps...
POis... é...
Uma dica util (Não que não tivesse ja pensado nisso, mas agora estava-me a esquecer...
Obr
Cumps
Porque o petróleo acho que vai descer...mas só daqui por um mês se tanto... Andam todos as aranhas...
Quanto ao Bush não tenho muita confiança... pode ser...
Mas a guerra está a custar muito aos americanos...
Por isso a entrar terei de equacionar a cosia... dentro desta perspectiva... ou melhor... encontrar algo d´entre aquelas acções que escape a estes handicaps...
POis... é...
Uma dica util (Não que não tivesse ja pensado nisso, mas agora estava-me a esquecer...
Obr
Cumps
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
r
Olá maya,
Eu não sou uma pessoa com formação em economia,nem finanças.Interesso-me por mercados desde 1985.Fiz aquilo que tu queres fazer agora em Lisboa.Depois descobri Londres e as opções com alavancagem.Depois descobri Ny.Aqui invisto,negoceio e especulo.Todos os mercados vão dar a NY.Lá tens o papel de todo o mundo com excepção do BCP que cavou há uns tempos
Isto para te dizer que comecei a aprender com o Metastock na verdade um software didático muito bom.Depois passei a estudar a teoria de Elliot EWP e é esta que uso actualmente.Não prescindo da AF (análise fundamnetal ) mas cada vez que me lembro da Enron mando o fundamental à ova.
Do ponto de vista de Elliot o mercado vai descer quanto?
Se tomares o indice dow Jones,como referencia a descida aponta como 1ºs alvos os seguintes intervalos 9470-9378 -
Bem nestas condições se pensares que investir é adquirir para a tua carteira um papel com bom dividendo (superior a 3%-e com um crescimento anual do dividendo superior a 8% ao ano deves portanto aguardar que a poeira poise. Mesmo nos ectores economicos que eu penso que os toiros podem meter os cornos ainda que são o sector do :
Ouro & prata
Energia
Não conhece nestes sectores papel que satisfaça a condições de investimento atrás enunciada.
Se queres negociar deves ir curto ,com excepção dos sectores que te disse há pouco.
Se queres especular deverás estabelecer a melhor estrategia que satisfaça os teus objectivos.
Deves ter ficado um bocado baralhado mas a resposta à tua pergunta é esta da minha parte.
Não te esqueças que o papel da nossa praça também vai cair.Pt,edp bcp e outros
Entra, boa sorte e faz bons negócios são os meus votos
Um abraço
Eu não sou uma pessoa com formação em economia,nem finanças.Interesso-me por mercados desde 1985.Fiz aquilo que tu queres fazer agora em Lisboa.Depois descobri Londres e as opções com alavancagem.Depois descobri Ny.Aqui invisto,negoceio e especulo.Todos os mercados vão dar a NY.Lá tens o papel de todo o mundo com excepção do BCP que cavou há uns tempos

Isto para te dizer que comecei a aprender com o Metastock na verdade um software didático muito bom.Depois passei a estudar a teoria de Elliot EWP e é esta que uso actualmente.Não prescindo da AF (análise fundamnetal ) mas cada vez que me lembro da Enron mando o fundamental à ova.
Do ponto de vista de Elliot o mercado vai descer quanto?
Se tomares o indice dow Jones,como referencia a descida aponta como 1ºs alvos os seguintes intervalos 9470-9378 -
Bem nestas condições se pensares que investir é adquirir para a tua carteira um papel com bom dividendo (superior a 3%-e com um crescimento anual do dividendo superior a 8% ao ano deves portanto aguardar que a poeira poise. Mesmo nos ectores economicos que eu penso que os toiros podem meter os cornos ainda que são o sector do :
Ouro & prata
Energia
Se queres especular deverás estabelecer a melhor estrategia que satisfaça os teus objectivos.
Deves ter ficado um bocado baralhado mas a resposta à tua pergunta é esta da minha parte.
Não te esqueças que o papel da nossa praça também vai cair.Pt,edp bcp e outros
Entra, boa sorte e faz bons negócios são os meus votos
Um abraço
A vidinha segue
Ora Maya.......
Neste momento existem algumas condicionantes nos mercados que ninguém ,ou quase,podem adibinhar.
Evolução dos preços do petróleo,
Eleições americanas;
Guerra Iraque/terrorrismo.
Se acreditas que o petróleo vem para valores mais baixos,até 35, e o Bush ganha as eleições, podes entrar de rompante nos mercados .Quase que te garantia sucesso absoluto
Evolução dos preços do petróleo,
Eleições americanas;
Guerra Iraque/terrorrismo.
Se acreditas que o petróleo vem para valores mais baixos,até 35, e o Bush ganha as eleições, podes entrar de rompante nos mercados .Quase que te garantia sucesso absoluto
-
ÁguaPé