Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO - Contra-Indicação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Estabelecimento de preços

por Aldeão global » 23/10/2004 9:09

Na minha opinião, e referindo-me à nossa bolsa, o estabelecimento de preços futuros (é isso que procuramos nos indicadores) com maiores ou menores probabilidades deveriam depender do valor atribuido em cada momento pelos diversos investidores, e se calhar é isso que acontece a maior parte das vezes. Mas há que ter em conta os movimentos especulativos, quer por obtenção de informação preveligiada, quer por introdução de sinais enganadores que levam â formação de indicadores tardios ou enganosos.
Uma boa regra consiste em não contrariar o mercado, mas se tiver acesso a umas fontes de informação CREDÍVEIS, por vezes vale a pena arriscar.
A obtenção e utilização de informação previligiada com quase total impunidade é prática corrente na nossa bolsa.
Os movimentos especulativos acompanhados de falsos rumores também ao frequentes dado o fraco volume transaccionado na maioria dos activos.
Eu por mim mantenho-me no PSI-5 e tendo em atenção os indicadores, notícias e comentários de alguns foruns, formo a minha própria opinião e mantenho balisado o meu investimento a um montante que não me faz falta para o dia a dia e que felizmente tem crescido devagar mas consistentemente.
Bons negócios e melhor viver
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.

Registado: 22/5/2004 12:23

por MarcoAntonio » 22/10/2004 15:58

Eu practicamente não utilizo indicadores.

Vou acompanhando o RSI para ter uma referência relativamente à sobrecompra/sobrevenda e pouco mais. Pontualmente deito o olho no OBV ou no CMF (indicadores de volume) mas é tão raro fazê-lo que nem sei se vale a pena referi-lo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Boursier » 22/10/2004 15:55

Na sonae.sgps quais indicadores são para si os mais interessantes? PQ?

Registado: 14/9/2004 15:46

por MarcoAntonio » 22/10/2004 15:49

Não creio que haja uma grande diferença entre umas e outras embora as exponencias, por seguirem o preço um pouco mais rapidamente, sejam mais populares.

Também convém referir que não sou dos maiores apologistas relativamente às médias móveis.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Boursier » 22/10/2004 15:46

Qual acha melhor de utilizar, medias moveis simples ou exponensiais?
As médias Moveis acabam por ser importantes pois têm efeito na AT, talvez por serem muito conhecidas e aplicadas passem a ter função "similar" ás resistencias ou suportes.
O que lhe parece?

por MarcoAntonio » 22/10/2004 15:37

Existem muitos indicadores porque cada indicador tem um propósito e para cada propósito há várias vias diferentes para o realizar.

Uns analisam o momentum, outros o comportamento dos volumes, outros a tendência, outros a volatilidade e por aí adiante.

Qual utilizar em cada título é algo que não se pode generalizar e depende quer do próprio título quer do que o investidor pretende fazer/analisar.

Quanto à questão do espaço temporal em que o investidor pretende investir essa é também uma decisão que cabe a cada investidor. Ele é que decide...

Como é óbvio tem de estar em consonância com as suas disponibilidades e com as ferramentas que tem ou pode utilizar. Exemplo: um individuo que só pode olhar para o mercado ao fim do dia com este fechado pode fazer daytrading?

Obviamente que não...
Imagem

Administrador Fórum

por Boursier » 22/10/2004 15:27

Outra duvida, o Porque de haver tantos indicadores e como os escolher conforme determinado titulo?

por Boursier » 22/10/2004 9:48

Sobre resposta ao GOODWILL, gostava de questionar o Plano Temporal.

:arrow: Pode explicar mais detalhadamente tal detalhe :?:

:idea: Um investidor que pretenda abrir uma posição(Longa/Curta, conforme tendência do actvo)como deve DEFENIR o espaço Temporal :?: :-k

por Boursier » 22/10/2004 9:34

Estive a ler e reflectir sobre seu artigo.
Gostei.
Concordo que indicadores SÓ DÃO indicações e nada mais,acrescento que apesar de ser tão elementar nos esquece-mos de tal facto.
São sem duvida uma unica componente da parte de análise.

Poem-se então estas questões:

Quais indicadores usar?

Quais os que têm influência psicológica na maioria dos investidores?

por MarcoAntonio » 21/10/2004 15:23

Com conhecimentos de matemática e, nos dias que correm, de programação também.

Mas antes de criar um indicador é preciso ter um motivo para o criar. Um indicador tem de ter um propósito (e este não é adivinhar o que o activo vai fazer dado que isso é impossível).

Portanto, antes de criar um indicador é preciso saber o que é que pretendemos dele, o que é que ele vai medir e como é que vamos abordar o problema. Depois, é uma questão de matemática e de linguagem de programação...
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 21/10/2004 15:05

Como se pode fazer um indicador?
Visitante

por Kopas » 21/10/2004 14:33

Um artigo realista sobre os indicadores populares.

Utilizar um sem número de indicadores não aumenta a eficiência de uma estratégia, muitas das vezes a sua combinação ou tentativa de combinação produz um efeito perverso aquando da real negociação.

Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

por Visitante » 21/10/2004 14:13

E o indicador STIM?
obrg
Visitante

por MarcoAntonio » 21/10/2004 13:45

O Price Channel ou Envelopes (como também são conhecidos) são um indicador pouco expressivo.

Normalmente os investidores que pretendem um indicador que forneça uma indicação sobre o range de valores em que o título está a negociar (e daí retirarem um eventual target) preferem as Bandas de Bollinger que são uma evolução dos Envelopes e entram em consideração com a volatilidade (variável) do activo.

As Bandas de Bollinger têm ainda a vantagem de, além de em grande parte do tempo poderem comportar-se de forma muito idêntica ao Price Channel, adicionalmente fornecerem uma leitura da própria volatilidade.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 21/10/2004 13:38

Sabe explicar o indicador PRICE CHANNEL, como o aplicar?
Visitante

por MarcoAntonio » 21/10/2004 13:15

Goodwill, eu não penso que haja uma forma sobre a qual se possa dizer: é esta a melhor!

Há diversas abordagens e de uma forma geral penso que qualquer abordagem pode levar ao sucesso dependendo de muitos factores.

Qual é o capital investido?

Que tempo pode dedicar o investidor à análise ao mercado?

Qual é o seu perfil psicológico e emocional?

Que conhecimentos tem e que áreas domina?

Qual o seu plano temporal de investimento?

Todos estes factores acabam por ser determinantes para se determinar qual a melhor estratégia. Pelo que não há uma estratégia aconselhável, há muitas que vão variando de caso para caso.

De qq das formas não era bem nessa vertente (mas também) que eu estava a pensar quando escrevi aquela frase. Na altura estava mais a pensar noutras componentes do trading como o money management e o risk management mas também na própria abrangência do método de análise cujo sucesso está muito condicionado se recorrer unicamente a uma ferramenta (como por exemplo um indicador como o RSI ou Oscilador Estocástico ou outro semelhante).

Agora, se nos limitamos à AT, se utilizamos também ou a AF, ou se acompanhamos os COF's ou não ou se acompanhamos as notícias ou não, se damos valor aos rumores ou não, tudo isso são decisões que temos de tomar, caso a caso. Uns dão-se bem com determinadas ferramentas outros nem por isso...

Em todo o caso, tentando sintetizar, para mim uma estratégia é constituída pelas seguintes componentes:

> Componente Analítica - A ou as ferramentas de análise a que se recorre para base da tomada de decisão (AT, AF, COF's, Notícias, Rumores, etc, etc).

> Componente Contextual - Essencialmente o plano temporal em que investimos bem como a interacção com outros que lhe podem ser relevantes, mas também a capacidade de isolar a os fundamentos e as razões que nos levam ao trade (para que não compramos ou vendamos pelos motivos errados).

> Componente da Gestão do Capital - Os denominados money management e risk management. Trading não se limita a tentar perceber quando vai subir ou quando vai descer, é necessário avaliar o quanto pode subir, o quanto pode descer e quais os riscos associados e por a arrasto, o quanto devemos estar expostos se é que devemos.

Dito de outra forma: receber informação, filtrar e tratar a informação, avaliar o resultado e o seu interesse na aplicação práctica.

Podía-se falar também da componente emocional mas dependendo da forma como essa questão é tratada penso que pode ser englobada numa destas três categorias.

Qualquer uma destas componentes é bastante sensível e se se falhar numa delas que seja quase que podemos dizer então que o trader não tem uma estratégia consistentem minimamente definida.

Isto poderá parecer muito genérico mas a minha convicção firme é que esta questão tem de ser tratada caso a caso, investidor a investidor.
Imagem

Administrador Fórum

Indicadores

por Barra » 21/10/2004 12:57

Sou um novato no Caldeirão, contudo aprecio muito todos os seus comentários de análise. Na excelente exposição sobre indicadores de análise tecnica colocado nos artigos didácticos refere: "Para obter uma boa estratégia de trading é necessário bastante mais do que um indicador técnico conhecido por todos quantos já se debruçaram sobre a Análise Técnica" que eu concordo em absoluto. O que todos estamos à procura é dessa boa estratégia. Isto é, em quê nos baseamos para investir. Já sabemos da utilidade dos indicadores da AT e que não se deve desprezar a Análise Fundamental. Mas será que existe alguma forma de estratégia de investimento que se deverá seguir? Quais as formas melhores?

Obrigado pelos seus úteis comentários.

Registado: 19/10/2004 19:26

por semprefrio » 21/10/2004 12:34

Muito bom, Marco. :)

Estou de acordo com tudo o que escreveste.

Eu lembro-me bem de ter passado pela busca do santo graal. :mrgreen:

No entanto, julgo que o estudo dos indicadores é muito útil para quem pretende dar o difícil passo de começar a pensar pela sua própria cabeça quando olha para um gráfico. Afinal trata-se de olhar para a informação disponível (preço e/ou volumes) num determinado período de tempo (a escolha do período de tempo analisado com determinado indicador também é fundamental), representada de outra forma.

Mas, mais uma vez, não há nada como a experiência. Por muito que se estude, só com uma boa dose de experiência (pode ler-se de amargos de boca :mrgreen: ) é possível a um trader saber que indicador utilizar ou não em determinada situação e como ler a informação por ele dada.

Depois disto, posso dizer que, para mim, não há indicador como o contido num gráfico simples. :wink:

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

NOVO ARTIGO - Contra-Indicação

por MarcoAntonio » 21/10/2004 11:34

Está disponível na homepage e na secção dos Artigos Didácticos o primeiro de uma série de artigos debatendo temas pendentes ou recorrentes.

O desta semana é dedicado a um tema muito concreto da Análise Técnica mas os próximos abordarão questões mais abrangentes.
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, LCRLCR, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, vaskom1973 e 116 visitantes