Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ouro: rendibilidade?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cambios

por JAS » 30/12/2002 19:07

Meu caro Millhouse

Este assunto do Ouro/dollar já foi por mim abordado várias vezes e poderás consultar o que disse anteriormente.

Ao çongo dos tempos o Ouro e o dollar sempre tiveram tend~encias diferentes por terem sido as duas moedas padrão.
Em épocas de crise ou guerra era certo e sabido que o Ouro subia relativamente ao dollar.

Entretanto a situação alterou-se fundamentalmente por 2 factores :
- Os bancos centrais venderam grande parte das suas reservas em ouro e substituiram-nas por dollars ou por um cabaz de moedas. Isto, quanto a mim, torna impensável que o ouro algum dia volte a cotar a 800 dollars.
- Apareceu o Euro... E sobre isso parece-me que ainda não está miuito bem determinado as consequências que este terá como "intruso" nessa dualidade Ouro/dollar que anteriormente existia.

Embora ache que o Ouro foi uma boa aposta há 6 meses, pelo menos bastante melhor do que um investimento em títulos da nova ou da velha economia, a questão que se põe é da sua rendabilidade.

Esta rendabilidade, medida em dollares, pode ser de 25% ou mais mas em euros é bastante menor.

E aqui não tem interesse que apontes os caminhos de sentido contrário para me defender da queda do dollar...

Se eu tinha Euros e e os troquei por dollars para comprar o Ouro eu passei a correr 2 riscos: O Ouro e o dollar.
Se me dizes que há 6 meses eu devia ter investido metade do capital em Ouro e a outra metade em futuros do dollar eu apenas lembro que há 6 meses não era previsível esta queda do dollar ou esta valorização do Euro.
Quantos investidores se defenderam dessa forma?

Há 6 meses muita gente achava mais provável uma desvalorização do Euro do que o contrário...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Não é bem assim !

por Millhouse » 30/12/2002 18:30

Se assumir uma posição estratégica de longo prazo no ouro sendo essa mesma posição em dólares , pode muito bem cobrir o risco vendendo dólares . È para isso que servem os instrumentos financeiros derivados .

Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

Ouro: rendibilidade?

por Serrano » 30/12/2002 18:21

Quanto teria ganho se tivesse comprado ouro, antes da subida, com 1€ = 0.82 USD?
NADA. (Apesar da valorização do ouro. Nunca se deve esquecer o risco cambial)
Bom ano novo.

Registado: 4/11/2002 23:35

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], zulu404 e 107 visitantes