Santander diz BCP com lucro acima previsto, bom 'momentum' EPS
(20 Oct 2004)
--------------------------------------------------------------------------------
LISBOA, 20 Out (Reuters) - O lucro do Millennium bcp <BCPN.IN> relativo aos nove meses de 2004 saiu ligeiramente acima do esperado e o 'momentum' de geração de 'earnings' melhorará substancialmente nos próximos trimestres, refere o Santander Central Hispano.
O lucro líquido consolidado do BCP, de Janeiro a Setembro de 2004, subiu 10 pct para 346,5 milhões de euros (ME) face a estimativas de uma Poll entre 324 e 369 ME, e o banco anunciou um dividendo intercalar antecipado de 0,03 euros por acção.
A Margem Financeira caiu 3,5 pct para 1.059,3 ME, quando se estimava entre 966,6 e 1.063 ME, embora tenha tido uma recuperação, no terceiro trimestre versus o segundo, de 2,4 pct para 354,1 ME.
O analista Manuel Preto, no Iberian Daily, realça que "a margem financeira começou a aumentar numa base trimestre-contra-trimestre e que as comissões subiram quase a níveis de dois dígitos".
Destaca que os "custos continuaram a cair e as novas entradas em crédito 'mal-parado' atingiram novo mínimo dos últimos dois anos - agora de 13 basis points do 'loan book'".
Explica que, "apesar dos 'earnings' do BCP ainda não terem beneficiado da redução de requisitos de provisionamento", acredita que "isto está já ao 'virar da esquina' pois o BCP - para o terceiro trimestre - provisionou mais em excesso do que as entradas em crédito 'mal-parado'".
"(...) O lucro líquido (do BCP) subiu 10 pct e saiu ligeiramente acima do esperado", afirma Manuel Preto, que tem o BCP em 'Under Review'
"Apesar da subida dos 'earnings' ainda não ser expressiva dado o potencial do banco, acreditamos que há sinais claros que já 'virou a esquina' e o 'momentum' de 'ernings' melhorará substancialmente nos próximos trimestres", afirma.
Negociaram-se 2.986.236 acções do BCP estáveis nos 1,75 euros, enquanto o índice DJ Stoxx para banca <.SX7P> perde um pct.
((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))