Recuperado quase a 100% mas agora... afónico, aproveito para deixar um olá de fim de semana neste tópico bastante curioso (a partir de segunda-feira conto já estar aqui no forum ao ritmo habitual).
Começo por dizer que tenho 30 anos (como muitos sabem), a caminhar para os 31 e que portanto aquele primeiro post me diz muito, muito mesmo.
O destaque vai obviamente para o Verão Azul que creio que marcou practicamente toda uma geração mas muitas das outras referências me dizem bastante até porque cresci numa zona semi-rural e assisti (e participei!) em desfolhadas, vindimas, etc. A actual moradia dos meus pais está localizada num terreno que era (nessa altura) um terreno de cultivo (milho), existia uma eira, uma casa da eira, um canastro, etc.
Exitia um lagar (que era usado), algum gado (além das inevitáveis galinhas e coelhos havia tb 1 ou 2 porcos e chegou mesmo a haver uma vaca)...
Ora, passados 20 anos nada disso existe (e o muito pouco que sobra - o lagar por exemplo - já não é utilizado). E não vai existir por muito mais tempo...
Enfim, isto para descrever como a realidade que me rodeia (embora também já não resida nesse local practicamente desde que me casei) mudou radicalmente.
Um ponto que já aqui focaram, em particular o post do Ulisses, eu compreendo o que ele refere e em grande medida concordo com ele.
Mas como em tudo, a realidade é mais complexa e não podemos nem ir ao ponto de julgar que tudo mudou nem ir ao ponto de julgar que afinal está tudo na mesma (excepto no aspecto superficial).
A verdade é que de facto existem algumas mudanças sensíveis, própria dos ciclos sociais que se faz de recuos e avanços. Se fossem só avanços já íamos para lá de Plutão*...
Se não podemos dizer que antigamente é que era bom, a verdade é que a qualidade do ensino/educação tem caído de facto (e com base em critérios objectivos), muito por culpa da educação dos papeis e da sociedade de consumo dominante dos dias de hoje, do facto ainda de quer pai quer mãe trabalharem e terem menos tempo para a educação dos filhos, etc, etc.
Outro aspecto preocupante diz respeito ao consumo de drogas e de tabaco sobre os quais ainda muito recentemente saíram estudos sobre os últimos 5/10 anos e os dados são desanimadores e são, indiscutivelmente, um recuo social.
Ou seja, em certos aspectos existe de facto uma degradação social que é preocupante e que não deve ser descurada: devem ser procurados vias de correcção. Em certa medida estou convencido que a sociedade ainda não teve tempo suficiente para reagir a (digerir) algumas evoluções dos duas últimas duas décadas.
Não será certamente o fim do mundo e, estou certo, em alguns destes aspectos teremos uma «regeneração social».
Os mais jovens, por mais serem naturalmente mais dependentes e menos resistências psicologica e emocionalmente (não têm ainda uma personalidade bem definida) são os que pagam a factura.
Outro exemplo que podía dar é o da Musica onde se nota hoje um retrocesso e uma procura/revivalismo de caminhos e estilos mais clássicos (reparem como, depois de uma fase pimba/pop) começam a ressurgir em massa os interpretes/grupos mais antigos. Isto é bastante curioso, na minha opinião.
Como um dos temas aqui abordado foi precisamente os desenhos animados, posso-vos dizer com algum conhecimento de causa que o tipo de séries a que se está a assistir agora não são exactamente os mesmos de há cerca de dois anos atrás. Liguem o canal panda actualmente e vão encontrar muitas séries de carácter didactico e que são interessantes (mesmo para um adulto) e onde se podem fazer alguns paralelismos com as séries de outros tempos (heidi, dartacão, etc, etc). Hoje há o doraemon (nada tem que ver com o pokemon!), o jim button, etc, etc.
Posso vos dizer que há cerca de dois anos atrás as séries que estavam a passar eram de qualidade bem inferior. Ou seja, eu pessoalmente, na música e até noutras áreas (como a própria banda desenhada) já estou a sentir esse efeito de regeneração e estou a ver já de novo a recuperação de alguns critérios de qualidade.
Para reduzir a uma frase: parece-me que o tempo do pokemon e das spice girls também já passou à história!
Avanços e recuos. Nem tudo está na mesma e também quando se muda para pior não é propriamente o fim do mundo...
* PS: Um aparte, acerca de plutão, sabiam que há alguns meses atrás (finais de 2003 e início de 2004) descobriu-se finalmente um 10º planetóide no nosso sistema solar?
Ainda não tem o estatudo de planeta embora tenha dimensões muito idênticas às de plutão (está 3x mais distanciado do Sol do que Plutão. É o objecto mais importante alguma vez descoberto para lá de Plutão e ainda pertencente ao nosso sistema solar.
Quem sabe se a próxima geração não vai crescer num sistema solar de 10 planetas.
