Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Us Mercadus!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Para TRSM

por Barlow » 2/10/2004 19:44

O que me fez alongar foi o facto de NDX, RUT e NYA terem em simultâneo feito fechos em rectângulos superiores todos ao mesmo tempo. Muitas vezes acontece dois deles fazerem fechos mais altos mas um ficar para trás. Repare que ficámos com Russell a uns escassos 16, 17 pontos dos máximos do ano (a 3% mais ou menos).

Como só faço position, não me incomoda que os indices possam retrair. Portanto não estou a partir do principio que seja já para a semana que aconteça isto ou aquilo.
Pode ser um movimento rápido tipo 3 soldados brancos ou levar muito tempo.

É isso. Boa sorte para os nossos longos.

Registado: 14/8/2004 2:14

Os factores de análise que uso

por Barlow » 2/10/2004 18:28

Não são nada de especial e constam do seguinte (vou tentar explicar por palavras porque não sei colocar imagens):

Critérios por ordem de importância:

1. Fecho do ndx.x Foi fechar acima dos 1450 pontos (novo rectângulo superior). Este fecho leva-o aos 1500.
Este critério manda-me alongar.

2. Fecho do $RUT.x. Abram este indicador na Lycos e vejam onde fechou.
Manda-me alongar.

3. Fecho do $NYA.x. Observem bem o seu fecho (disponivel no lycos). Abram o gráfico semanal e desenhem uma linha vinda dos máximos (este é o que eu acho que melhor antecipa caminhos).
Manda-me alongar

4. Conjugação dos fechos dos 3 critérios anteriores. Todos me mandam alongar. (atenção: só faço position)
A conjugação manda-me alongar.

5. Factor "sentimento" (eheh).
"As pessoas estão fartas de andarem em lateralização, e de verem sempre os mesmos valores há meses no seus monitores. Pela primeira vez e quando toda a gente esperava que fossemos a mais uma perna para baixo, o mercado quer interromper a lateralização no sentido contrário"
Manda-me alongar em conformidade com 4.

Não sei se respondi aos dois.
Pata, é meu entender que o impulso ascendente começou ontem.

Claro que posso estar enganado e isto vai tudo para o lixo.

bfs

por Pata-Hari » 2/10/2004 18:04

Barlow, e como concilias esses critérios todos com a capacidade de entrar "a tempo" num movimento? porque se se espera de ter todas as certezas, é quando o movimento já vai tão extenso que a probabilidade é de que toda a gente já tenha a certeza do movimento, já esteja dentro e necessáriamente o espaço para subida ser pequeno. Deu para entender a minha questão...?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por TRSM » 2/10/2004 17:57

Depois de muitos dias a olhar, abri finalmente posições (ainda tímidas).
No fecho da europa, abri longos em dax. Na profunda convicção de que os 4000 passarão de resistência a suporte.
Quanto aos states, ás 20:30 abri longos em todos os indices americanos.

Objectivo número 1: teste aos máximos do ano.
(stops no sistema)

Gostei imenso de lêr este seu post, e revejo-me em algumas afirmações que fez, contudo, se me permite, não me parece que tenha escolhido a melhor altura para entrar longo, falando em termos de A.T., e porquê?

1º todos os indices subiram fortemente na ultima sessão, e com fechos mesmo em cima de resistências.

2º parte do principio que na proxima semana é mesmo para rebentar com elas, contudo e apesar dos bons sinais, nada nos garante que seja isso realmente que vá acontecer, e por vezes o mercado magoa a maioria, pois pode ter a certeza que com a subida de ontem a maioria das pessoas pensa como você.

3º Apesar de estar longo em todos os mercados, e ser optimo para mim aquilo que vaticina, não estou assim tão entusiasmado como você, isto falando em termos de A.T., contudo acredito que outros factores de analise o levam a pensar assim.

boa sorte para os nossos longos :wink:

abraço e bfs

Registado: 5/11/2002 11:30

Us Mercadus!

por Barlow » 2/10/2004 17:35

Para começar, vamos deixar a parte técnica de lado...

Tenho para mim que esta arte de tradar é realmente árdua. Toca nos pontos mais difíceis de gerir de cada um...a "cabeça desconhecida"!

Por vezes tenho a sensação de que o trade nos ajuda a conhecer melhor a nossa pessoa. Esta experiência é unica e tem tanto de interessante como de arrasadora.Quantas vezes nao dei por mim a achar que, em circunstâncias normais, nao teria feito isto ou aquilo. (Isto acontece quando dou uma revisão na lista dos trades feitos desde sempre)

É dificil conviver com dois "eu". O que faz os trades e o que faz descer a espada da censura sobre os trades realizados. E muitas vezes é mais massacrante a auto-censura do que o erro propriamente dito...

Por vezes, e olhando para meses brutalmente rentáveis dou por mim a pensar:

"Mas como é que fiz isto? Estive sempre certo! Cada cavadela...minhoca! Acertei todos os movimentos e mais alguns"

E quando olho para meses carregados de porcaria:

"Mas que grande barracada, nem pareço eu" (andamos convencidos de dominar a coisa, após uma série de bons resultados)

Logo, temos uma percepcão de nós proprios. Há quem se percepcione como um bom trader e quem se julgue mau. Sera assim?

NAO!

Quem está no mercado é porque se acha bom fazedor da coisa. Todos acham que podem ter sucesso no longo prazo.Ora quer isto dizer que todos nós achamos que percebemos disto. Logo, anda muita gente enganada...

Mas o que vos quero comunicar é que há algum tempo atrás cheguei a uma conclusão e tenho vindo a ser "fundamentalista" no seu cumprimento. E essa conclusão é:

"So farás trades quando TODOS os teus critérios de decisao apontarem no mesmo sentido"

No meu caso utilizo 5 factores de análise. Basta um nao se verificar e o trade fica adiado.

Na prática, quer isto dizer que mesmo passando horas e horas no acompanhamento do mercado sou capaz de fazer 1, 2, talvez 3 trades por cada 60 dias de mercado. Nao interessa o respectivo time frame....

Passei a rematar 3 vezes à baliza e a acertar 2 ou 3. É muito diferente de chutar 45 e acertar 23.

Mas isto so é possivel com:

- PACIÊNCIA. Esta é a maior virtude que um trader pode ter. Nao se ralem de passar dias e dias a olhar. Só isso vos fará perceber antes de decicidirem. Se abrirem posição porque "ACHAM" que vai subir ou descer, então o que verão será algo de distorcido. Nao se importem de estar empatados 0-0 até ao minuto 80. Nao se esquecam que ainda podem meter golo. Mas se chegarem ao minuto 90 e a oportunidade ainda nao tiver chegado, vão por mim: Mais vale ficarem empatados do que meterem golo na própria baliza só porque o tempo está a acabar e o placard ainda não mexeu!

- AUSÊNCIA de tendências estruturais. Quem for convictamente Bull ou Bear nunca poderá manter a isencão na análise. Terá tendência , em caso de duvida, a pender para a sua vocação natural...

Somos ainda afectados por uma serie de factores conjunturais de peso significativo como por exemplo: a estabilidade que temos ou não, as relações interpessoais familiares, de amizade, profissionais e outras...

Para fazer face a tantas incertezas, o que vejo como mais frequente é uma especie de religião de orientação de mercado. Ou seja, a maioria das pessoas em caso de dúvida, assume a sua pele de fábrica...

Quero eu dizer que, uma vez chamados a opinar perante nós próprios, tendemos a fazer leituras influenciadas pela nossa estrutura pessoal (bull/bear).

Quanto aos mercados própriamente ditos:

Depois de muitos dias a olhar, abri finalmente posições (ainda tímidas).
No fecho da europa, abri longos em dax. Na profunda convicção de que os 4000 passarão de resistência a suporte.
Quanto aos states, ás 20:30 abri longos em todos os indices americanos.

Objectivo número 1: teste aos máximos do ano.
(stops no sistema)

Bom fim de semana

P.S. Não serve de orientação para outrém.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, PacoNasssa e 113 visitantes