Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 30 Setembro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 30 Setembro - Empresas & Sectores

por TRSM » 30/9/2004 10:32

Factos Relevantes 30 Setembro - Empresas & Sectores

(BRI:LIS, Compra, preço alvo Eur6.90) O Governo deverá aprovar hoje em conselho de Ministros a forma de passar a cobrar portagens nas SCUT´s. Esta forma de cobrança vai passar pela introdução do sistema de Via Verde em todas as sete concessões, incluindo a Via do Infante no Algarve. Este novo sistema manterá a prometida isenção local, segundo o Diário Económico apurou será num raio entre 30 e 50 quilómetros em função da zona de residência. Para a Brisa só a introdução de portagens na Costa da Prata representam um potencial ganho de cerca de 3%. Para além disso, o facto da cobrança ser efectuada através da Via Verde, do qual a Brisa é detentora, também é positivo para a concessionária. No entanto, a Brisa já subiu 9% desde o inicio do mês, não só devido às notícias positivas que foram sendo divulgadas, mas também pela atractividade em termos relativos face às outras empresas do sector. Desta forma consideramos que existe espaço para alguma correcção até porque as suas congéneres ASF, Abertis e Autostrade também já começaram com o mesmo movimento desde meados de Setembro.

(SEMA:LIS, Compra, preço alvo Eur5.05) A Semapa apresentou resultados do 1ºsemestre que classificamos como globalmente em linha com o esperado. O resultado líquido aumentou de Eur20.7Mn (no semestre homólogo de 2003) para Eur154.7Mn, impulsionado principalmente pelos resultados extraordinários de Eur185.4Mn resultantes em grande parte da venda da participação de 49% na Cecil e da participação de 9% na Cimpor. Em termos operacionais a performance foi bastante em linha com o que esperávamos. As receitas de Eur220.2Mn e o EBITDA (Cash Flow Operacional) de Eur59.2Mn ficaram 2.1% e 0.3%, respectivamente, acima da nossas estimativas.

(CIMP:LIS, Reduzir, preço alvo Eur4.10) A Cemex (cimenteira mexicana) lançou uma oferta de aquisição sobre a britânica RMC a 855pence por acção, num valor total de £2.28Bn. A RMC tem uma capitalização bolsista um pouco inferior à da Cimpor de Eur2.8Bn. A Cimpor tem margens significativamente superiores às da RMC, devido à maior concentração no negócio do cimento, pelo que não faz sentido fazer comparações em termos de múltiplos de vendas. O múltiplo de EV/EBITDA (Enterprise Value / Cash Flow Operacional) implícito na aquisição foi de 7.9. O mesmo múltiplo aplicado à Cimpor, valoriza a empresa a Eur4.14 por acção, muito próximo dos preços a que o título se encontra a transaccionar. (para mais informação consultar Snapshot 30 Setembro).

(PTCL:LIS; SEMA:LIS, Compra, preço alvo 5.05) Terminou ontem a OPA da Semapa sobre a Portucel, na qual a cimenteira comprou cerca de 30% adicionais da papeleira, por Eur361,2Mn e passou a deter 60.37% do seu capital. A empresa ficou com um free-float de 13,91%, dos quais, 4,065% são detidos pelos fundos de pensões do Santander, pelo que a Comissão Gestora do PSI20 decidiu manter a Portucel neste índice.

(ML:PAR) O CEO da Michbelin reafirmou o seu objectivo de crescimento das vendas e resultados este ano, afirmando, no entanto, que a subida dos preços das matérias primas deverá limitar o crescimento no 2º semestre.

(PUB:PAR) A Publicis entrará hoje no final da sessão no CAC40, substituindo a Aventis.

(BP:LON) A Goldman Sachs subiu a previsão de EPS2005 para a BP em 6.7% para $0.80.

(SHEL:LON) A Goldman Sachs subiu a previsão de EPS2005 para a Shell em 10% para $0.76.

Telecomunicações. O JP Morgan subiu a sua recomendação sobre o sector das telecomunicações para overweight.

(MU:NYS) A Micron Technology apresentou lucros pelo segundo trimestre consecutivo, beneficiando de um aumento de cerca de 20% no preço médio de venda dos seus produtos. Os lucros da fabricante de placas de memória foram de $93.5Mn, ou $0.14 por acção, ficando aquém dos $0.20 esperados. As vendas, apesar de crescerem 34%, foram de $1.19Bn, também abaixo dos $1.23Bn de consenso.

(COP:NYS) A ConocoPhilips anunciou que irá comprar uma participação de 7.6% na petrolífera russa Lukoil por $1.99Bn, afirmando que poderá aumentar esta participação até 20%. O objectivo da petrolífera norte-americana é o de aumentar as suas reservas a um preço atractivo e entrar no país que é o maior produtor mundial de petróleo e gás.

(CA:NAS) A Computer Associates anunciou um plano de corte de 800 postos de trabalho (ou 5% dos seus empregados).


2004/09/30 - 10:32
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks

(MSFT:NAS) Terá início hoje, no Tribunal Europeu, a discussão do recurso interposto pela Microsoft sobre a decisão da Comissão Europeia relativa à violação das leis da concorrência. A CE obrigou a Microsoft ao pagamento de uma multa recorde de Eur497Mn, a lançar uma versão do Windows sem software de video e media e a dar acesso ao seu software aos seus concorrentes. A fabricante de software irá alegar que esta decisão provocaria ?danos irreparáveis? na empresa, obrigando-a a partilhar propriedade intelectual de enorme valor.

2004/09/30 - 10:31
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em alta, aos máximos do dia, acompanhando a valorização dos mercados congéneres Europeus, que beneficiaram do arrefecimento do preço do petróleo e dos bons números da economia norte-americana. O PSI20 valorizou-se 1.07% para 7.375 pontos, tendo 14 títulos encerrado em terreno positivo. A Cofina liderou as subidas (+6.01% para Eur3.35), beneficiando das notícias sobre a reorganização do grupo.

Europa. As bolsas europeias tiveram uma sessão positiva, beneficiando da revisão em alta do PIB dos EUA do 2º trimestre e da divulgação das reservas petrolíferas acima do esperado. O preço do petróleo recuou face aos máximos atingidos nos últimos dias, caindo 1.5% para $49.15, voltando a transaccionar abaixo dos $50. O sector químico esteve forte, beneficiando da queda do preço do petróleo e das estimativas optimistas da JP Morgan para a BASF (+3.5%). Os recursos naturais continuaram suportados pelos elevados preços das matérias primas, mas também das suas características cíclicas. A liderar as perdas estiveram as petrolíferas, recuando face aos ganhos das últimas sessões, afectadas pela queda do petróleo.

EUA. Dow Jones (+0.58%) e Nasdaq (+1.29%) fecharam positivos. O arrefecimento do preço do petróleo e o bom número do PIB, levou os investidores a saírem das petrolíferas (ExxonMobil -1%, ConocoPhilips -2%) e a regressarem às tecnológicas (Texas Instruments +3%, Intel +2%, Microsoft +1%). A Caterpillar voltou a estar em destaque (+4.7%), após ter revisto em alta as estimativas de receitas para o final do ano. Transaccionaram-se 1.35Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.25Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.7.


2004/09/30 - 10:29
FoRevista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



BCP prepara desinvestimento no Interbanco e na Classis (Jornal de Negócios) O BCP prossegue com a sua política de desinvestimento em activos não estratégicos e, nesta fase, está a preparar a sua saída do Interbanco e da Classis, onde mantém parcerias com o grupo SAG e a GE Capital, respectivamente.

Fundo de Pensões da NAV está na mira do Ministério das Finanças (Jornal de Negócios) O Governo está a ponderar transferir para a Caixa Geral de Aposentações mais um fundo de pensões de empresas de capitais públicos. Neste caso, é a NAV – Navegação Aérea. Segundo o Jornal de Negócios soube, o Governo está a pedir informalmente toda a informação sobre os vários fundos de pensões da empresa pública que gere o controlo aéreo em Portugal.

Isenção local de 30 a 50 km nas SCUT com portagem (Diário Económico) O Governo vai aprovar hoje em Conselho de Ministros o pagamento de portagem nas sete concessões SCUT, incluíndo a Via do Infante no Algarve. A introdução da Via Verde será o sistema que o Estado utilizará nestas vias como forma de receber a portagem, mas mantém-se a garantia de uma isenção local que, ao que o Diário Económico apurou, será num raio de 30 a 50 quilómetros em função da zona de residência.

Ministro estuda alterações nas cúpulas da Justiça (Diário Económico) O ministro da Justiça, Aguiar Branco, está a preparar alterações aos órgãos superiores do sector, como o Conselho Superior de Magistratura – incluindo alterações à estrutura e competências deste órgão.

Saída da CGD «dá» 615 mil euros a António de Sousa (Público) Ao abandonar a presidência da Caixa Geral de Depósitos para dar entrada a Vítor Martins, o próximo presidente que amanhã tomará posse, António de Sousa terá direito a levantar cerca de 615 mil euros (123 mil contos), montante que acumulou a título de complemento de reforma na instituição.

ANA garante que vai cobrir buraco no fundo de pensões (Público) A ANA-Aeroportos de Portugal confirmou ontem que está a negociar com o Governo a eventual transferência do fundo de pensões da empresa para a Caixa Geral de Aposentações. «As conversações com o secretário de Estado do Tesouro já existem há algum tempo», afirmou o porta-voz da empresa, detida a cem por cento pelo Estado, gestora dos três aeroportos do Continente e de outros quatro na Região Autónoma dos Açores.

Trabalhadores da CGD admitem recurso à greve (Diário de Notícias) Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) admitem avançar para a greve, caso o Governo decida extinguir o Fundo de Pensões da instituição, integrando os seus activos na Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Portagens nas SCUT em Janeiro de 2005 (Correio da Manhã) O Governo aprova hoje em Conselho de Ministros, que se realiza em Coimbra, uma resolução que introduz a cobrança de portagem nas sete auto-estradas em regime de Scut (Sem Cobrança para o Utilizador) a partir de 1 de Janeiro de 2005.


nte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa internacional
Notícias da imprensa económica internacional

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


Petrolífera americana projecta investimentos de 8,9 mil milhões em Angola (Financial Times) A ChevronTexaco vai investir cerca de 20 mil milhões de dólares (16,22 mil milhões de euros) em África, nos próximos cinco anos, sendo que deste montante mais de metade – 11 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros) – serão aplicados em 12 projectos em Angola.

No país de língua portuguesa a ChevronTexaco tem em exploração campos petrolíferos numa área de 4.700 milhas quadradas, com uma capacidade de produção de 550 mil barris de petróleo por dia.

Actualmente Angola produz um milhão de barris por dia e prevê duplicar a sua capacidade até 2008, segundo a mesma fonte.

«As nossas operações em Angola, em particular, são uma componente central da estratégia de expansão global da empresa», disse Jim Blackwell, director da ChevronTexaco para o sul de África, durante uma visita a Angola.

Cintra avaliada entre 3,7 e 4,9 mil milhões (La Gaceta de los Negócios)A Cintra Concesiones de Infraestructuras de Transporte foi avaliada entre 3,7 e 4,9 mil milhões de euros, segundo os relatórios da JP Morgan e da Merrill Lynch. A empresa espanhola, que está a preparar a admissão das suas acções na bolsa de Madrid, é a concessionária de auto-estradas com maior expansão em Espanha.

FMI apela ao Banco de Inglaterra para subir os juros (Financial Times)O Banco de Inglaterra deve continuar a aumentar as taxas de juro, de modo a combater as pressões inflacionistas, refere o FMI, que considera ser «o ajustamento abrupto do mercado imobiliário» o «principal risco» da economia britânica

CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], VALHALLA e 106 visitantes