Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

spread betting, cfd´s, futuros, warrants, etc...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 27/9/2004 19:06

Homemdoswarrants, recordo-me bem desse dia fantástico na Bolsa portuguesa, quando o BCP caia, por exemplo, 25%. E, ao contrário do que diz, as coimas não foram para nenhum market maker responsável pelos derivados e não foi o mercado de derivados que levou a essas condenações.

Se bem se recorda, essas coimas foram impostas pois algumas instituições da nossa praça foram acusadas de terem provocado essa quebra para fazer rodar as suas posições em ACÇÕES, de forma a fugirem ao pagamento de impostos, devido à imputação de menos valias decorrentes da venda de acções nesse dia.

Foi isso que ficou provado e as condenações foram nessa base e nada teve a ver com o mercado de derivados que na altura dava os primeiros passos a sério em Portugal, com uma baixa liquidez. Eu lembro-me que estava curto num contrato do PSI 8-)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por donjuan » 27/9/2004 19:03

Eu usei o preço de emissão porque é o melhor proxy que tenho. Eu não tenho histórico desse warrant. Mas arranje você o primeiro preço a que foi cotado esse warrant! E depois faça as contas, apresente aqui os dados e nós falamos. Não fale d'alto com a sua experiência de levar pau na bolsa. Aprenda com ela de uma forma construtiva. Pode ser que ainda venha a ganhar algum dinheiro. Olhe que há quem ganhe...

E se quiser arranjo-lhe qualquer trade intradiário num warrant durante o dia de hoje. Aí terá bid e ask. Não tem nada de conspiração.

Não dê lições. Com lições dessas, nem a Compta o coloca como professor.
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por homemdoswarrants » 27/9/2004 18:49

Caro

È a ultima liçao que lhe dou de graça.

O valor de emissao anunciado nos prospectos , numca é verdadeiro e numca é esse o lançado para o mercado.
Isto deve-se a que , desde a data de aprovaçao do prospecto de emiçao ate ha primeira negociaçao em bolsa , correm muitos dias , estes em tempos de grande volatilidade , como o era ha epoca faria com que esses warrants principalmente os puts so entrassem no mercado ao dobro e as vezes ate mais , do valor anunciado no prospecto.
Logo nao depreenda dai a rentabilidade, pois houve casos que entre a aprovaçao do prospecto e a primeira negociaçao em bolsa o activo tivesse oscilado 200 pontos.
Foram tempos muito volateis.

Se tiver mais duvidas , diga, tá ???????? :roll:
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por donjuan » 27/9/2004 18:44

Se quiser eu repito o post anterior:

o link à CMVM é:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd1505.pdf

O ISIN do warrant é o FR0008592836

Como vê, foi aprovado pela CMVM em Dezembro de 2000 e a maturidade é para Junho de 2002. Isto dá 1 ano e meio de vida. Se comprar no início e deixar ficar até à maturidade, não tem de ir ao mercado comprar nada de 3 em 3 meses...

Agora divirta-se a fazer contas!

por homemdoswarrants » 27/9/2004 18:15

donjuan Escreveu:Falta de argumentos desde o início...
Adiante, vamos acabar com a conversa e contribuir para o tópico. Faça lá esse favor que ainda não conseguiu.

P.S. Pelos vistos não gostou de ver que podia ter ganho 131% em ano e meio com os mal-amados warrants, bastava andar numa put em vez de andar nas calls. Descanse que não foi o único. Tire daí uma lição.

Qual a referencia dessa tal put tao valorizavel?
Onde viu tal maturidade e com essa valorizaçao?
Anda a ver muitos filmes , provavelmente.
Nos anos bear , as puts eram colocadas no mercado com maturidades normalmente de tres meses, com volatilidade implicita elevadissima.
Ora durante ano e meio , quantas vezes teria de ir as compras para repor as expiradas?
Faça contas , se é que sabe.
E apresente as contratas de quem tirou a rentabilidade na tal put

por donjuan » 27/9/2004 18:09

Falta de argumentos desde o início...
Adiante, vamos acabar com a conversa e contribuir para o tópico. Faça lá esse favor que ainda não conseguiu.

P.S. Pelos vistos não gostou de ver que podia ter ganho 131% em ano e meio com os mal-amados warrants, bastava andar numa put em vez de andar nas calls. Descanse que não foi o único. Tire daí uma lição.

por homemdoswarrants » 27/9/2004 17:59

donjuan Escreveu:1º Eu lembro-me bem do crash. Só não me lembro dessa história de coimas.
2º Eu não sou inexperiente em warrants. Você é que nem sequer sabe se um MM cobre ou não a posição, chama "activo adjacente", e acha que percebe muito só porque já deve ter um longo histórico a perder dinheiro em warrants.
3º A paridade mudou porque o mercado mudou. Só assim pode ter mais ou menos os mesmos valores para o warrant.
4º Não dei exemplo com o Nasdaq porque não arranjei dados para isso. Na CMVM só têm emissões desde 2001. Mas já que é alguem tão dedicado ao assunto, faça as contas com a put que foi emitida ao mesmo tempo do WCTNSD1.
5º Eu não estou a comparar com o momento actual. Simplesmente lhe digo os warrants são emitidos ao preço que for. E não tem nada que ser à volta de 2 EUR. Consulte as fichas técnicas/prospectos.

E, já agora, antes de falar em gafes, corrija as suas. A sua terminologia financeira é no máximo cómica. Ainda hoje inventou mais um termo: "empresas-cadáver". Tenha respeito!

Comentarios para que?
Quem nada tem na mente e nada conhece , recorre aos sites que tem ha mao e ao que estes disponibilizam, caso nao disponibilizem a informaçao pretendida , compara alhos com bugalhos.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por donjuan » 27/9/2004 17:46

1º Eu lembro-me bem do crash. Só não me lembro dessa história de coimas.
2º Eu não sou inexperiente em warrants. Você é que nem sequer sabe se um MM cobre ou não a posição, chama "activo adjacente", e acha que percebe muito só porque já deve ter um longo histórico a perder dinheiro em warrants.
3º A paridade mudou porque o mercado mudou. Só assim pode ter mais ou menos os mesmos valores para o warrant.
4º Não dei exemplo com o Nasdaq porque não arranjei dados para isso. Na CMVM só têm emissões desde 2001. Mas já que é alguem tão dedicado ao assunto, faça as contas com a put que foi emitida ao mesmo tempo do WCTNSD1.
5º Eu não estou a comparar com o momento actual. Simplesmente lhe digo os warrants são emitidos ao preço que for. E não tem nada que ser à volta de 2 EUR. Consulte as fichas técnicas/prospectos.

E, já agora, antes de falar em gafes, corrija as suas. A sua terminologia financeira é no máximo cómica. Ainda hoje inventou mais um termo: "empresas-cadáver". Tenha respeito!

por homemdoswarrants » 27/9/2004 17:04

Caro Donjuan

Voce já ha algum tempo vem revelando a sua inexperiencia neste dominio e eu tenho-o deixado andar para que todos vejam onde chega a coragem dos novatos nisto.
1º nao se recorda do crash em que ate as 10 da manha a nossa bolsa caiu 14%, antes vem confundir esse facto com anos bear.
2º vem tentar comparar volatilidade implicita de indices diferentes, comoi se o S/p500 alguma vez pudesse servir de comparaçao em termos de custo de warrants com o nasdaq, para que saiba nesse indice que refere ja teve paridades desde 200/1, 100/1 e por ultimo 25/1, alem que em termos de pontuaçao nao é em nada comparavel ao indice tecnologico.
3º Quando referi o valor medio ponderado de 2 euros por custo de warrants do indice tecnologico, falei em warrants in money, cuja volatilidade implicita era elevada na altura , nao sendo comparavel com o momento actual.
Portanto reveja a sua postura , caso contrario , começo por chama-lo ha atençao de demais gafes ate agora por si descritas.
Sou antigo nomercado e como se costuma dizer filho de peixe, talvez ate eu saiba nadar,io!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por donjuan » 27/9/2004 16:54

Os warrants não "aparecem" a 2 Euros. Têm um preço de emissão que está na ficha técnica e no prospecto.

E, eu não tenho muitos dados, mas pegando num prospecto, por exemplo da SG de Warrants sobre o S&P, vi que havia umas puts que foram emitidas a 0.91 EUR, e que foram exercidas na maturidade a 2.1086 EUR. Cerca de 131% de ganho em ano e meio. Nada mau! Com os mercados a cairem...

O link deste prospecto é:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd1505.pdf

O warrant é o FR0008592836.

Todos nós que andamos no mercado vemos uns a subir e outros a descer. E sabemos bem que quando perdemos dinheiro, que havia ali outro activo onde dava para ganhar.

Bons negócios

por homemdoswarrants » 27/9/2004 16:12

Caro Donjuan

Quando falei de crash , referi a 14% em meia sessao , nao referi a anos bear , sao coisas diferentes.
Pelos vistos na sua memoria so se recorda apos o ano 2000

por homemdoswarrants » 27/9/2004 16:06

Caros amigos

Dizem que quem invista do lado certo pode fazer fortuna em derivados , entao vamos lá a contas.
Puts do Nasdaq desde 2000 a 2003
3 anos a 4 emissoes trimestrais , pois so assim me conseguia manter sempre activo no mercado, uma vez que as emissoes sao normalmente com maturidade trimestral.
Com tal maturidade , os warrants na aquisiçao aparecem no lançamento a cerca de 2 euros , pois em anos bear a volatilidade implicita nos puts é elevada.
Logo 3 anos x 4 emissoes anuais , teria de haver investido em 12 emissoes x 100 warrants de paridade por direito.
Hora 12 x 100 warrants sao 1200 warrants a 2 euros = 2400 euros de investimento por direito para me manter activo durante esse periodo.
estou a falar em acertar na muge , quer a entrar quer a deixar de entrar.
Com esse investimento e perante a queda do Nasdaq 100 , afinal é esse em questao , que lucro eu tiraria?

Onde esta a tao apregoada fortuna?

por MarcoAntonio » 27/9/2004 16:03

nachn Escreveu:Talvez o ideal seria aprofundar o artigo "A alavanca de Arquimedes - I" (já agora, houve mais algum artigo desta série ??).

Herrrr... Era para haver. Mas, essencialmente por falta de tempo, não saiu a continuação deste artigo.

Talvez esteja na altura de eu voltar a pegar no assunto e lançar a segunda parte do mesmo. Até porque a alavancagem tem estado na «ordem do dia».
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nachn » 27/9/2004 16:00

Bom... eu tenho que agradecer a todos a participação nesta discussão, mas o assunto desviou-se um pouco :lol:
Investir em produtos derivados é um grande risco e deve ser muito bem calculado. A intenção era aprender um pouco mais a fundo sobre o funcionamento de cada produto para aí sim se poder considerar melhor o risco inerente na hora de investir.
Talvez o ideal seria aprofundar o artigo "A alavanca de Arquimedes - I" (já agora, houve mais algum artigo desta série ??).
A quem puder ajudar o meu obrigado.
nachn

por vsp » 27/9/2004 15:43

recordo-me do que fala e recordo-lhe que a nossa bolsa foi vitima de crash provocado artificialmente para obrigar ha falencia dos investidores de contratos de futuros, antes ainda dos warrants.

Desculpe, mas quando é que isto aconteceu?...

O que poderá ter acontecido é que situações de grande volatilidade sejam agravadas por coisas que dão pelo nome de "Margin Calls". Uma Margin Call é um procedimento normal quando o valor da perda leva a que determinada pessoa deixe de ter fundos para a margem dos contratos que tem abertos.

Quanto às teorias conspirativas de que um monstro negro está por trás do mercado a fazer com que os investidores percam dinheiro já me pronunciei e não tenciono voltar a faze-lo.

Abraços.

Registado: 4/12/2002 17:24

por donjuan » 27/9/2004 15:36

Os derivados têm um volume mínimo em Portugal (face ao cash). Se olhar para a Eurex, por exemplo, encontra mais volume nos futuros do DAX que nas 30 acções que o compõem.

Você não aprende... mas agora o crash de 2000, a queda do NASDAQ, do S&P, do NIKKEI, do DJIA, do EUROSTOXX, do DAX, do CAC, do MIB, do IBEX, etc., etc., etc., foi com a intenção de prejudicar os investidorezitos de warrants portugueses?! Tenho que admitir, tenho orgulho em ser português! Pela atenção que os grandes players das maiores praças financeiras dedicaram aqui ao tuga... Esta é demais!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vai na volta e as Twin Towers foi o Bin Laden para prejudicar o tuga que andava nos warrants!!!

E essa históriazita da coima e mais não sei o quê, conte lá bem essa história e apresente documentos porque não a clarificou lá muito bem.

Mas diga-me, você estava ou não estava cheio da massa se tivesse ido pras Puts no início do mercado de Warrants? Ou será que andava na loucura do WCTNSD1?

por homemdoswarrants » 27/9/2004 15:24

Caro Donjuan

recordo-me do que fala e recordo-lhe que a nossa bolsa foi vitima de crash provocado artificialmente para obrigar ha falencia dos investidores de contratos de futuros, antes ainda dos warrants.
Isto foi provado e houve condenaçao, salvo erro de mil contos de coima.
Ora , se foi provado crash e estamos a falar em crash para perca de investidores , foi intencional conforme provado, vem agora tentar voce fazer-me acreditar que com essa coima se converteram?
O mercado nao revela tal.
Outra questao dizem que o movimento de derivados é minimo face ao cash , as noticias do jornais dizem que em determinadas sessoes o movimento de derivados domina , afinal em que ficamos?
Serao os jornalistas mentirosos?
receberam eles informaçao errada?

por donjuan » 27/9/2004 15:11

O post anterior dirigia-se ao homemdoswarrants

por donjuan » 27/9/2004 15:10

O meu tempo se calhar é anterior ao seu, já que eu lembro-me de derivados em Portugal já antes dos warrants. Chegou a ouvir falar da BDP? Market-makers de opções, tínhamos a SG e a Central?

E os warrants só podem beneficiar o investidor numa época de crash. Desta forma podem shortar o mercado e exporem-se à crescente volatilidade! Só não aproveitou quem se enganou no movimento do mercado!

E acha mesmo que se emitiram warrants em Portugal porque estávamos numa viragem do mercado? Ou será que era o seguimento da introdução natural de instrumentos financeiros mais desenvolvidos em mercados menos desenvolvidos? Tal como na tecnologia: aparece nos EUA, no Japão, em alguns países da Europa, e só depois em Portugal.

Confesse, se você tivesse andado nas puts do Nasdaq desde o início dos warrants em Portugal, você estava RICO! Nem tinha tempo para desenvolver as suas teorias da conspiração porque andava a curtir o dinheirinho...

por Ulisses Pereira » 27/9/2004 14:56

Não será, por certo, coincidência. Mas não será por causa das manobras conspirativas de que tanto fala. A verdade é que quando há quase unanimidade sobre o sentido do mercado, ele acaba por fazer o inverso, pela lei da oferta e da procura que tantas vezes aqui expliquei em vários artigos.

E é curioso como fala que um mercado que movimenta menos de 1% do mercado à vista, o possa influenciar. Ninguém gastará biliões para mover um mercado, para ganhar milhares noutro :)

Mas vou mesmo encerrar aqui a minha contribuição neste tema pois já me soa a "dejá vu" e odeio repetir-me.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por homemdoswarrants » 27/9/2004 14:54

homemdoswarrants Escreveu:Caro Ulisses

Nao pretendo entrar em discussao consigo neste tema e alias sei que embora ambos experientes , mas com pontos de vista diferentes nesse aspecto.
Os 80% que refere de subida surgiram na hora em que os investidores de derivados estavam mais de 90% curtos.
Se falar com alguma correctora ,verá que foi assim.

Coincidencias... :roll:

Correcçao ortografica.
Deve ler-se conforme acima

por homemdoswarrants » 27/9/2004 14:50

Caro Ulisses

Nao pretendo entrar em discussao consigo neste tema e alias sem que embora ambos experientes , mas com pontos de vista diferentes nesse aspecto.
Os 80% que refere de subida surgiram na hora em que os investidores de derivados estavam mais de 90% curtos.
Se falar com alguma correctora ,verá que foi assim.

Coincidencias... :roll:

por Ulisses Pereira » 27/9/2004 14:47

Eu não vou aqui repetir uma discussão consigo que já tivemos em várias ocasiões. É possível os market makers ganharem e os investidores em derivados ganharem. Isso é até o ideal para os market makers. Infelizmente, as coisas geralmente náo correm assim, porque os investidores cometem erros. Agora pode crer que o pior que pode acontecer ao market maker é verem clientes falirem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por homemdoswarrants » 27/9/2004 14:43

Ulisses Pereira Escreveu:Homemdoswarrants, é um facto que desde 2000 se tem intensificado a oferta de derivados mas mesmo assim não percebo porque diz que:
Enquanto os apostadores de derivados nao se fartarem , os mercados nao vao a lado algum

Tomemos como exemplo o Nasdaq desde 2000... caiu 80% em 2 anos e meio, subiu 100% num ano e meio. Se isto não é ir a "lado algum" o que será?

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses
Que o nasdaq caiu 80% é verdade.
Mas em 2000 onde estava ele?
Subiu 100% de?
Ou recuperou pequena percentagem da queda dos 80%??

por homemdoswarrants » 27/9/2004 14:40

Caro Ulisses

Entendo o seu ponto de vista e tem nele muito argumento, contudo o que tentei foi mostrar aos novatos que apelam aos derivados que primeiro olhem para o historial da bolsa , para que com isso aprendam alguma coisa , antes de virem para aqui incentivar imcautos a jogar nos derivado.
Se reparar quem mais lucrou com os movimentos que refere foram os acionistas das emitentes , tal como a SG que em todo esse periodo duplicou a cotaçao.
Fala que os emitentes querem o lucro dos investidores e o crash que referi?
Porque foram entao condenados e nem recorreram?

Muitos dos que nos sites lançam palpites tem dias de mercados e tentam atrapalhar o trabalho de quem é honesto , mas isto so dura ate que percam a guita toda , porque em seguida desaparecem.

Contudo o seu argumento tem grande valor e quando lançar o tema ha discussao recordalo-ei.Só que nao foram os apostadores de derivados a tirar maior partido desses movimentos e na altura apresentarei documentos para justificar as minhas afirmaçoes.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas e 120 visitantes