Página 1 de 1

Não concordo

MensagemEnviado: 25/9/2004 15:14
por ´Narciso
Dizer que este ano não tem tido volatilidade não me parece correcto.

O NAS caí quase 20% do máximo em 5 meses e com 3 amplitudes de variação acima de 7%

O DAX e o DOW cairam 7% do máximo e com três amplitudes de subida de 5/6%

É rara a semana que os principais indicies não descem ou sobem mais que 1%

Isso é muita volatilidade por isso os beares não aguentam no mercado, ou estão fora ou faliram

VIX e VXO

MensagemEnviado: 25/9/2004 14:20
por Dwer
VIX Methodology Updated September 2003

In preparation for the launch of futures and options on the VIX, CBOE updated and broadened the methodology used to calculate VIX, including changing the underlying index to the S&P 500, the most widely followed stock index in the world. The new methodology was implemented to yield a more robust and precise measure of expected volatility, and was applied beginning on September 22, 2003.

The new methodology includes a broader range of strike prices, (the old system used only at-the-money index options.) Each strike price included in the calculation is weighted, with at-the-money strike prices having the most weight. Also the VIX is now derived from prices of options on the S&P 500 Index (SPX), rather than the S&P 100 Index options (OEX).

CBOE calculates and disseminates VIX continuously throughout the trading day under ticker symbol "VIX," providing a real-time measure of volatility in the broad market. VIX quotes can generally be accessed wherever stock or futures quotes are available, and are easily accessed on the CBOE website at www.cboe.com/quotes CBOE will continue to calculate and disseminate the original formula VIX, under the symbol "VXO."


More information on the new calculation, historical values, charts, and comparisons can be found at www.cboe.com/VIX.


In addition to VIX, CBOE also calculates and disseminates VXN, the CBOE Nasdaq Volatility Index based on Nasdaq-100 Index options (NDX). The same updated formula used for calculating VIX was also be applied to VXN beginning on September 22, 2003.

Marco - VIX e VXO

MensagemEnviado: 25/9/2004 14:12
por Dwer
O VIX continua a ser o indice de volatilidade do S&P 500. O VXO mede a volatilidade do OEX (S&P 100).

Já agora, alguém me sabe indicar um sitio que explique as fórmulas de cálculo dos indices de volatilidade?

Ou então uma alma caridosa que se disponha a explicar?

Water :wink: ?

Abraços,

P/ Ulisses (1999, ano "enfadonho")

MensagemEnviado: 24/9/2004 18:17
por Waterman
Meu caro...

A B.D. devia ser vista para trás do mínimo de 2002...

Então um ano calmo, o de 1999? Sim, por acaso o de 1998 não chegou aos 100%, agora comparares essa altura com qualquer outra na história é que me parece impossível!...

:cry:

Cumprimentos

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:56
por MarcoAntonio
RicsVisitante Escreveu:Sim, de facto analisando dados histórico assim é. Mas também é preciso ter em atenção muitos outros factores que contribuiram para que a volatilidade tenha sido mais elevada ultimamente, e a meu ver para que a volatilidade se mantenha bem mais elevada do que a média histórica (assim que sairmos deste marasmo). Basta ver que devido a vários factores (nomeadamente a Internet!) a quantidade de investidores hoje é incomparávelmente superior. O número de fundos intervenientes no mercado deve também estar em valores record (por exemplo: com a maioria das pessoas/empresas a abandonarem os sistemas públicos de pensões e cada vez mais a subscreverem fundos de pensões e consequentemente a injectarem liquidez).
Outro fenómeno é o da velocidade a que toda a gente tem acesso a notícias, quando comparado com há uns anos atrás.

Tudo isto deve servir para que a volatilidade se mantenha elevada e que deixe até de fazer muito sentido comparar com dados históricos.

Para já, a única receita é mesmo: Paciência!


1abc,
Rics


Eu continuo a acreditar que se sobrevaloriza a evolução tecnológica e as implicações desta nos mercados (afinal, o que provocou uma bolha e que inevitavelmente rebentou), que na essência continuam afinal bastante semelhantes a si mesmos.

A verdade é que quer em termos de velocidade quer mesmo em termos de ferramentas de trading o mercado não evolui nada do que o imaginário comum pensa.

No século XIX já havía investidores profissionais que recebíam nos seus escritórios as cotações quase à velocidade da luz, por meio de uma linha dedicada para esse efeito (o equivalente à internet de hoje).

Eram menos? Sim, obviamente que sim, mas a quantidade não me parece que implique volatilidade. Um mercado com 100 intervenientes comporta-se de forma similar a um mercado com 1000 intervenientes. A especulação e os seus efeitos não me parece que sejam proporcionais ao numero de intervenientes mas antes relativos ao sentimento e confiança que alimenta esses intervenientes.

Uma centena de intervenientes euforicos e ultra-confiantes provocam mais especulação do que um milhão de intervenientes descrentes e apáticos. No fundo o que está em questão é o sentimento, a confiança e também a liquidez.

Hoje o que há é mais volume e mais títulos (activos), cujas quantidades não podemos comparar.

Mas se formos estudar a história do mercado mais em pormenor tenho a certeza que muitos ficarão surpreendidos com as semelhanças comportamentais e até de ferramentas (logísticas e financeiras) que vamos encontrar.

Livermore já negociava aquilo que hoje chamamos de Turbo Warrants (ou algo muito parecido) ainda era ele um moço e em pleno século XiX...

E depois, em vez de estarmos todos aqui reunidos num forum de bolsa a falar dos mercados, no Sec. XIX e no início do Sec.XX os investidores estavam reunidos às centenas em escritórios e até na rua a discutir os mercados, a especular, etc. E as coisas, em períodos euforicos, ocorriam a uma velocidade semelhante à de hoje e o mesmo em relação à volatilidade. Daytrading, scalpers, alavancagem, já tudo isso existia!

Outro exemplo é a semelhança comportamental (inclusivé em termos de volatilidade) com o final da década de 90 e o final da década de 20 antes do crash de 29.

Na década de 90 era a internet, na década de 20 era a radio e no sec. xix eram os caminhos de ferro. Tudo fenomenos tecnologicos que a seu tempo eram descritos como indo alterar os mercados e os negocios de forma irreversível. Era uma nova economia...
:wink:

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:43
por MarcoAntonio
O VIX é um proxy de como o mercado «sente» a volatilidade pois baseia-se na volatilidade implícita de um basket de opções do S&P.

Está relacionado com a volatilidade histórica mas também está dependente de outros factores. A parte interessante é que como se trata de uma ferramenta de análise do sentimento de mercado é a ferramenta ideal quando estamos a falar de conceitos como a monotonía.

O indicador é disponibilizado pela CBOE (sofreu algumas alterações nos últimos tempos e passou-se a chamar VXO).

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:40
por RicsVisitante
Sim, de facto analisando dados histórico assim é. Mas também é preciso ter em atenção muitos outros factores que contribuiram para que a volatilidade tenha sido mais elevada ultimamente, e a meu ver para que a volatilidade se mantenha bem mais elevada do que a média histórica (assim que sairmos deste marasmo). Basta ver que devido a vários factores (nomeadamente a Internet!) a quantidade de investidores hoje é incomparávelmente superior. O número de fundos intervenientes no mercado deve também estar em valores record (por exemplo: com a maioria das pessoas/empresas a abandonarem os sistemas públicos de pensões e cada vez mais a subscreverem fundos de pensões e consequentemente a injectarem liquidez).
Outro fenómeno é o da velocidade a que toda a gente tem acesso a notícias, quando comparado com há uns anos atrás.

Tudo isto deve servir para que a volatilidade se mantenha elevada e que deixe até de fazer muito sentido comparar com dados históricos.

Para já, a única receita é mesmo: Paciência!


1abc,
Rics

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:39
por heterocedastico
Marco,

O VIX é uma medida de volatilidade?

Como se calcula?

Onde posso encontrar esses dados?

Obrigado.

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:34
por MarcoAntonio
Já agora, gostaría de sublinhar este aspecto que é o facto de monotonia e mesmo o de volatilidade serem conceitos bastante relativos. A verdade é que vimos de anos muito voláteis, anormalmente voláteis.

A partir da segunda metade da década de 90 o mercado teve valores de volatilidade histórica realmente elevados (claro está, uns períodos mais outros menos) e isto até 2002 e início de 2003. A partir daí a volatilidade começou a cair, tendência que se mantém já há mais de um ano.

Variações intradiárias da ordem dos 3 e 4% eram o pão nosso de cada dia há uns dois e três anos atrás no Nasdaq ou no DAX. Hoje, variações da ordem dos 2% já as consideramos elevadas...

Mas a verdade é que em termos históricos estes valores de volatilidade são mais «normais». Os valores do final da bolha e do bear market é que foram anormais e se mantiveram por um período considerável deixando-nos a todos bastante mal habituados...
:mrgreen:

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:22
por MarcoAntonio
Anonymous Escreveu:Marco,

Concordo com tudo, mas este ano também não tem sido lá muito tendencial.
Agora não tenho aqui dados, mas de cabeça a diferença percentual entre mínimos e máximos não me parece nada grande e nem sequer o suficiente para mesmo com position trading se retirarem proveitos de relevo.


Para position trading não, foi isso mesmo que eu disse. Mas para swing trading não tem sido nada mau.

Por outro lado, quando sairmos desta «quase lateralização» deveremos ter novamente um movimento de médio-prazo prolongado que deverá voltar a ser bom para position-trading. Por agora há que ter paciência...


Anonymous Escreveu:E é isso mesmo: é preciso paciência! Mas que aborrece , aborrece. E basta até ver pela quantidade de off-topics que aparecem ultimamente, é que de mercados pouco há a dizer.


Bem, nisso penso que estamos todos de acordo. Um mercado assim é bastante monótono.
:roll:

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:21
por Visitante
Ulisses:

Também me lembro da monotonia desses anos: foi aliás por isso que na altura comecei a dar os primeiros passos do outro lado do oceano. Mas então, por lá ainad mexia qualquer coisa. Este ano, nem cá, nem lá, nem na China, nem na Índia - tá tudo a dormitar 8-)
Se a memória não me falha, acho que houve este ano uma boa oportunidade no Nikkei, em que houve um perído com uma tendência bem marcada e em que quem conseguiu aproveitar, ainda amealhou uns trocos jeitosos.


1abc,
Rics

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:18
por Visitante
Marco,

Concordo com tudo, mas este ano também não tem sido lá muito tendencial. Agora não tenho aqui dados, mas de cabeça a diferença percentual entre mínimos e máximos não me parece nada grande e nem sequer o suficiente para mesmo com position trading se retirarem proveitos de relevo.

E é isso mesmo: é preciso paciência! Mas que aborrece , aborrece. E basta até ver pela quantidade de off-topics que aparecem ultimamente, é que de mercados pouco há a dizer.

Este ano está mais ou menos tudo com rentabilidades tristes, sejam eles os normais fundos de investimento, sejam os mais agressivos hedge-funds que encheram bem os bolsos nos últimos anos...


1abc,
Rics

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:10
por Ulisses Pereira
Rics,

Um ano super aborrecido de que me recordo foi o de 1999 (exceptuando o último trimestre). Em Portugal então era de uma monotonia confrangedora. 1998 foi um ano de emoções muito fortes (com a crise asiática em que passávamos as noites acordadas a ver quando caiam os mercados asiáticos) e 99 foi um marasmo enorme. Mesmo nos States, apesar de um pouco mais volátil, recordo que também foi um ano mesmo bastante aborrecido.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:09
por RicsVisitante
Sim, é verdade!

Mas para se ganhar nesse caso é preciso também saber a direcção do mercado, o que também não anda lá muito nítido ultimamente.

No caso actual, acho que a melhor estratégia passa mesmo pelo "Short straddle" em que se vende um call e um put com a mesma expiração e o mesmo strike, usualmente at-the-money.

É certo que não se ganha muito percentualmente, mas é mais ou menos certinho (tipo casino).


Cumps,
Rics

Re: Volatilidade - apenas curiosidade

MensagemEnviado: 24/9/2004 16:07
por MarcoAntonio
RicsVisitante Escreveu:Boas,

Uma questão, apenas como curiosidade:
Alguém se lembra de um ano que tenha sito tão pouco volátil/chato/aborrecido como este, no que diz respeito aos mercados (principalmente os Americanos).

É que, apesar de estar nisto há já uns anitos, ou andava distraído, ou então deve mesmo ser único quando comparado com os últimos anos...


Já houve períodos idênticos naturalmente mas o anterior deverá ter sido já há mais de 10 anos.

De notar que vimos de um período de volatilidade anormalmente elevada (essencialmente a segunda metade da década de 90 e até por alturas de 2002 a volatilidade andou em valores particularmente elevados).

RicsVisitante Escreveu:É que além de ser aborrecido, fica meio complicado ganhar dinheiro assim, não? Está certo que também não se perde muito, pois isto praticamente não mexe, mas tirando a estratégia de venda de opções (ganhando o valor do prémio quando da sua expiração), não estou a ver nenhuma estratégia que consiga resultados de jeito com os mercados neste marasmo, seja daytrading, swingtrading, xptotrading...


Bem, aqui já não concordo tanto. Daytrading, sim. Quanto ao resto, não. Até porque as restantes estratégias de trading pouco têm que ver com volatilidade mas sim com tendências.

Os últimos tempos, apesar de menos voláteis, têm sido bastante bons quer para swing trading quer para position trading. Naturalmente este ano de 2004 não está a ser para position trading mas quando saírmos desta «quase lateralização» deveremos ter novamente um movimento bem definido e prolongado, excelente para position trading. E para swing trading isto tem estado até muito bom, com swings prolongadíssimos e de uma forma geral relativamente bem definidos.

A volatilidade não é assim tão importante para uma grande fatía dos investidores. Esta é mais importante para investidores muito agressivos tipo daytrading, negociação em warrants, etc. Mas não para traders mais conservadores que do que precisam é de tendências bem definidas no seu contexto temporal (a volatilidade para estes até é um mal pois só introduz ruído se for elevada).

RicsVisitante Escreveu:E já agora, alguém manda uns bitaites acerca do que poderá mudar isto?


Bem, em relação à volatilidade, não me parece que mude tão cedo. A volatilidade segue ciclos enormes e muda lentamente. Há mais de um ano atrás quando o VIX se encontrava em valores que na altura parecíam baixos (perto dos 20pts) eu afirmava que era provável que o víessemos a encontrar em valores bem mais baixos. E mesmo depois dos valores recentemente atingidos por volta dos 14pts e por aí continuo a considerar possível que venhamos a ver valores ainda inferiores (no início da década de 90 o VIX chegou a encontrar-se abaixo dos 10pts!).

Mas volto a dizer, para muitos investidores isto não é mau. Torna o mercado mais maçador e põe à prova a paciência dos traders. Mas como eu sempre digo, a paciência é uma virtude e os que souberem ser pacientes e não quiserem tirar mais do mercado do que aquilo que ele «pode dar» acabam por se dar bem mesmo nestes períodos menos voláteis.

É uma questão de paciência...
:wink:

MensagemEnviado: 24/9/2004 15:59
por pedro78
É que além de ser aborrecido, fica meio complicado ganhar dinheiro assim, não? Está certo que também não se perde muito, pois isto praticamente não mexe


dá sempre para perder ou ganhar, baixa volatilidade, tá bom para as longos em opções

Volatilidade - apenas curiosidade

MensagemEnviado: 24/9/2004 15:51
por RicsVisitante
Boas,

Uma questão, apenas como curiosidade:
Alguém se lembra de um ano que tenha sito tão pouco volátil/chato/aborrecido como este, no que diz respeito aos mercados (principalmente os Americanos).

É que, apesar de estar nisto há já uns anitos, ou andava distraído, ou então deve mesmo ser único quando comparado com os últimos anos...

É que além de ser aborrecido, fica meio complicado ganhar dinheiro assim, não? Está certo que também não se perde muito, pois isto praticamente não mexe, mas tirando a estratégia de venda de opções (ganhando o valor do prémio quando da sua expiração), não estou a ver nenhuma estratégia que consiga resultados de jeito com os mercados neste marasmo, seja daytrading, swingtrading, xptotrading...

E já agora, alguém manda uns bitaites acerca do que poderá mudar isto?

Cumps,
Rics