BondJames007 Escreveu:Caro MarcoAntónio,
Obrigado pela exibição parcial do seu extracto de negócios. Demonstrou boa vontade e transparência, dentro das limitações que decidiu impôr, e dou-lhe os meus parabéns por isso.
Contudo, como diz que esses seus títulos lhe rendem dividendos, podemos depreender o seguinte: 1º investe em time-frames de médio ou longo-prazos e 2º que não investe em warrants (pois não tem nenhum em carteira - warrants não rendem dividendos). Estas conclusões são correctas?
São relativamente correctas.
Sou um position trader e o meu plano temporal primordial é o médio-prazo (muito embora um ou outro se possa alargar um pouco mais, desde que esteja a correr bem, não vou fechar um trade só porque está há muito tempo na carteira).
Relativamente aos warrants, só muito esporadicamente os negoceio (ultimamente não tenho mexido em nenhum).
Existem várias razões para isso mas penso que não vale a pena estar aqui a desenvolver o assunto já que já falei disso imensas vezes noutros tópicos.
BondJames007 Escreveu:Reparo que, como nunca produz um disclaimer no fundo dos gráficos que analisa no site, nem anuncia se esse título analisado faz parte ou não da sua carteira, podemos concluir que nenhum dos títulos na sua carteira pertence ao conjunto de títulos que o Sr. analisa no site?
Já me manifestei sobre isso várias vezes. Para mim é um falso problema.
Quem é desonesto não é por colocar um disclaimer que passa a ser honesto. Se é desonesto, se quiser mente no disclaimer e fica toda a gente a saber o mesmo. Diz que tem quando não tem, diz que não tem quando tem, etc.
A questão da credibilidade e honestidade não se mede na minha opinião em disclaimers. Quem é desonesto continuará a ser desonesto, com ou sem disclaimer.
Eu separo o trading da análise. Quem quiser ver mal numa análise vê esse mal com ou sem disclaimer também. Aliás, se eu disser que detenho isto ou aquilo isso poderá passar rapidamente (como vejo passar muitas vezes noutros que optam por dizer o que têm) que a opinião está deturpada pela posição que se detém, por exemplo.
É sempre uma questão que se coloca: tem-se uma opinião porque se detém o título ou detém-se o título porque se tem uma opinião?
Quem quiser criticar, duvidas e censurar encontrará sempre um motivo para tal.
Para mim, a honestidade e credibilidade mede-se pela postura, pela coerência e pelo trabalho produzido ao longo do tempo. Não por disclaimers.
Eu estou aqui todos os dias a emitir as minhas opiniões. Quem quiser que formule a opinião que entender acerca de mim. Já sei que há os que gostam muito, os que gostam mais ou menos e os que não gostam nada.
É natural e democrático. Estou bem assim...
BondJames007 Escreveu:Ou a realidade é que... divulga análises e opiniões sobre títulos sem revelar que os possui em carteira? Isso não poderá configurar-se um conflito de interesses? Como podemos confiar se a análise é imparcial, se o autor não revela que possui esses títulos na sua carteira pessoal? Agradecia a sua visão sobre o assunto.
Se dúvida da minha imparcialidade, vai ter a certeza do que digo no disclaimer é verdade?
Quem duvida encontra sempre motivos para duvidar, de uma forma ou de outra.
Eu analiso sempre um leque de acções bem mais alagardo do que as que detenho em carteira (até porque nunca passo das 3 ou 4 a cada momento). Nunca penso, quando estou a analisar, se as tenho em carteira ou não (acredite ou não, por vezes até me esqueço que as tenho ou dou opiniões menos boas sobre títulos que detenho).
BondJames007 Escreveu:Isso é obrigatório aos analistas norte-americanos.
Nem tudo o que vem dos estados-unidos é bom.
BondJames007 Escreveu: Pergunto se não é obrigatório em Portugal, fazer um disclaimer no final das análises publicadas, indicando se o autor dessa análise possui esses títulos na sua carteira pessoal?
Ao que parece até nem é permitido em Portugal opinar sobre títulos que se detém em carteira. Veja lá!
Assim sendo, partamos do princípio que não detenho nenhum dos títulos sobre os quais opino.
Ou caso contrário teríam de fechar todos os Foruns em Portugal.
BondJames007 Escreveu:Desculpe se as questões são inconvinientes, mas acho que o fórum só fica a ganhar com o esclarecimento destas questões pertinentes para todos os seus leitores regulares e que decerto, já passaram pela cabeça de muitos de nós que lemos as suas análises.
Não são nada inconvenientes. Apenas tenho uma opinião muito concreta sobre este assunto: credibilidade, imparcialidade e honestidade não se medem em disclaimers.
Se vamos por um problema de credibilidade então também podemos duvidar do que está escrito no disclaimer.
Então se acha que o Analista X é (ou poderá ser) desonesto e parcial vai acreditar no disclaimer?
Pode dizer que tem (para dizer que acredita na analise que ele proprio colocou) ou dizer que não tem (para que não se diga que está a ser tendencioso).
Eu só coloco um disclaimer e esse por uma questão pedagócica: esclareço que a opinião que emito não passa disso mesmo, é uma opinião e não um conselho de compra ou venda e não devo em caso algum ser responsabilizado por aquilo que cada um faz na sua carteira. Afinal, sou mais um analista entre muitos além de que o que cada um faz é o que, em última instância, a sua cabeça dita.