Bowie Escreveu:Olá
Marco, discordo com o que dizes sobre o PSI reagir com “lag”.
O nosso índice reagiu em simultâneo, se o compararmos com o spx-500, repara:
- o “intraday low” do PSI20 em Agosto foi no dia 16, no spx foi no dia 13 (um dia útil de diferença);
- o fecho mais baixo do PSI20 em Agosto foi no dia 13, no spx foi no dia 12 (um dia útil de diferença);
- o PSI20 quebrou o low de Maio no dia 03/08, o spx em 06/08 ( aqui fomos “leading indicator”

);
- o PSI20 desde o “low” de Agosto até ao “high” desta semana valorizou 6,3%, o spx ganhou 6,7%.
Bowie, analisar as coisas dessa forma é tremendamente enganador.

O Nasdaq realizou os mínimos no dia 13 e fechou pelos 1750pts...

O S&P também realizou os mínimos no dia 13 tendo fechado pelos 1065pts...

O PSI20 fez os mínimos na mesma altura tendo fechado pelos 6990pts...
Mas agora é que vem o mais importante: passadas 8 sessões (dia 25 de Agosto), ou seja, quase duas semanas depois!...

O Nasdaq estava a 1860pts -
a mais de meio caminho da recuperação até hoje - com uma valorização de
6%...

O S&P estava então pelos 1105pts também ele sensivelmente a meio caminho do movimento e com uma valorização de cerca de
4%.

O PSI20 estava então a 7065pts e tinha valorizado uns míseros...
1%!
Porquê?
Porque alguns (um ou outro) título mais rápidos tinham reagido (inclusivamente a PTC já aliviava dos mínimos). Mas a grande parte não se tinha mexido sequer: EDP e BCP entre outros ainda não se tinham mexido uma palha apesar dos mercados estarem a recuperar clara e fortemente... há duas semanas!
Como um outro título já tinha respondido, o índice já tinha evoluído... 1%.
Isto portanto ao fim das duas primeiras semanas do movimento. O PSI practicamente não se tinha mexido e o S&P e o Nasdaq já íam a mais de meio do caminho!
Passadas mais 15 sessões (ou seja, até ontem):

O Nasdaq valorizou mais
3%;

O S&P valorizou mais
2%;

O PSI20 valorizou mais
4%;
Ou seja, o PSI20 naquelas duas primeiras semanas valorizou 1% enquanto os outros valorizaram 4 e 6%.
Nas três semanas seguintes o PSI20 valorizou 4% enquanto que os outros valorizaram 2 e 3%.
O
lag é um facto...
Já agora, relativamente ao DAX, este tb tinha valorizado 4% naquelas duas primeiras semanas (batendo largamento o 1% do PSI20) enquanto que nas 3 semanas seguintes valorizou mais 5% (pouco mais do que os 4% do PSI20).
Faço notar que isto é o resultado de comportamentos individuais de diversos papéis: eram vários os papéis - e alguns bem importantes - que, estando os mercados a valorizar-se significativamente há duas semanas ainda não tinham tido qq movimento nesse sentido ou se tinham tido, era ainda muito discreto. Só depois disso é que subir (ou subiram significativamente) acompanhando (e até superando) os mercados internacionais.
Bowie Escreveu:No últimos anos não vejo a nosso mercado como estando a fazer movimentos descoordenados dos restantes índices principalmente se o compararmos com o spx-500.
Bowie, os actuais máximos relativos do PSI20 foram realizados 8 de Março!
O DAX e o Nasdaq tinham parado de fazer máximos em Janeiro (aqui o lag é de mais de um mês!). O S&P embora estivesse no início de Março ainda nos máximos, não estava a conseguir bater os valores que já tinha realizado também janeiro e novamente em Fevereiro (alguras em que o PSI estava ainda bem abaixo dos máximos). Ou seja, também já tinha parado de fazer novos máximos, apenas se estava a aguentar por lá. Nesse período em que os outros já tinham deixado de realizar novos máximos o PSI20 teve o seu período mais pujante fazendo máximos atrás de máximos.
Outro caso - a reacção dos mercados em Março de 2003 que marcou o início de todo aquele enorme movimento de 2003: o S&P e o Nasdaq Composite arrancaram na segunda semana de Março e com uma força assinalável.
Nos finais de Abril quer o S&P quer o Nasdaq Composite já tinham recuperado de toda a correção Dezembro/Janeiro/Fevereiro...
E o PSI20?
Quando os restantes já tinha corrido a correcção recente (finais de Abril) o PSI20 tinha tido até essa altura uma recuperação miserável (menos de 5%) e só em Setembro, com um lag enormíssimo, volta aos máximos relativos que eram de Dezembro de 2002.
Bowie Escreveu:O que acontece é que quando vemos aquelas variações percentuais loucas que muitas vezes aqui são relatadas, em títulos do Nasdaq com betas superiores a 2 ou 3, os investidores ficam sempre com aquela sensação de - “...epá, aqui na nossa bolsinha nunca ocorre isto...”, mas temos entender que são mercados diferentes. O que a maioria das nossas acções tem necessidade, é de um “reverse stock split” de 20/1, para diminuir os custos com os “spreads”.
Bowie, apesar daquele lag enorme o PSI20 acabou por valorizar naquele movimento de 2003 cerca de 50%. O mesmo que o S&P e não muito menos do que o próprio Nasdaq (cerca de 60%).
Só que em vez de ter arrancado logo com força em Março como eles e parado logo em finais de Janeiro deste ano, só começou a mostrar mesmo força em Maio e Junho (já os outros andavam em novos máximos relativos batendo claramente os valores de Dezembro/2002) e só parando de subir no início de Março, bem depois dos outros.
E acabou por ter uma valorização idêntica...