Novo artigo: "A ditadura das emoções"
10 mensagens
|Página 1 de 1
Obrigado a todos.
Zé Povinho, cada vez mais me convenço que cada um deve usar o método que melhor se adequa ao seu estilo de "trading" e até ao seu estilo de vida.
Uma coisa é certa: Para mim, quem conseguir eliminar as emoções na hora da tomada de decisão tem muito maiores condições de ter sucesso nos mercados. E não há dúvida que nos sistemas mecânicos tal acontece.
Por que é que então eu não adiro a esses sistemas? Primeiro, porque também para os elaborar é preciso arte e trabalho. E depois porque acredito que há factores subjectivos que influenciam a minha decisão e que jamais conseguiria incluir num sistema. De que falo? Das aberturas dos "Telejornais", da conversa com o barbeiro, das capas das revistas, do nervosismo nos fóruns, entre outras coisas.
Ou seja, apesar de acreditar que tudo está nos gráficos, acredito que ainda há alguns aspectos que são mais facilmente identificáveis a olho nu. Sobretudo quando chega a hora de identificar factores emotivos...
Um abraço,
Ulisses

Zé Povinho, cada vez mais me convenço que cada um deve usar o método que melhor se adequa ao seu estilo de "trading" e até ao seu estilo de vida.

Uma coisa é certa: Para mim, quem conseguir eliminar as emoções na hora da tomada de decisão tem muito maiores condições de ter sucesso nos mercados. E não há dúvida que nos sistemas mecânicos tal acontece.
Por que é que então eu não adiro a esses sistemas? Primeiro, porque também para os elaborar é preciso arte e trabalho. E depois porque acredito que há factores subjectivos que influenciam a minha decisão e que jamais conseguiria incluir num sistema. De que falo? Das aberturas dos "Telejornais", da conversa com o barbeiro, das capas das revistas, do nervosismo nos fóruns, entre outras coisas.
Ou seja, apesar de acreditar que tudo está nos gráficos, acredito que ainda há alguns aspectos que são mais facilmente identificáveis a olho nu. Sobretudo quando chega a hora de identificar factores emotivos...
Um abraço,
Ulisses
Simples e conciso ....
a forma como sistematizas as asneiras que às vezes cometo
.Interessante era ordenar essas emoções por ordem crescente de gravidade ou de implicação financeira; ou seja; eu por exemplo revejo-me claramente naquele sindroma " Por exemplo, muitos investidores quando estão a ganhar dinheiro num determinado negócio começam a fazer as contas a quanto dinheiro já estão a ganhar naquela posição, o que os leva muitas vezes a fechar a sua posição e a limitar os ganhos, mesmo quando os motivos que o levaram a abrir a posição permanecem intactos que " acontece que que a implicação financeira desta emoção não é propriamente um prejuizo, será talvez o chamado trade da treta que nem para a bica dá, e depois olha é ver o titulo a continuar a subir e a fazer contas ao que deixei de ganhar. Agora imagina se eu não tomasse umas paletes de vez em quanto, se calhar nem para as corretagens dava.

Xanax
Cumps
Cumps
Excelente artigo ao teu melhor nivel no contexto gostaria de parafrasear aqui uma frase do Dr.Braga de Matos que elucida de forma lapidar aquilo que tu disseste :
Se não te conheces a ti proprio os mercados podem ser locais extremamente despendiosos para te descobrires a ti proprio.
Um abraço
Vasco
Se não te conheces a ti proprio os mercados podem ser locais extremamente despendiosos para te descobrires a ti proprio.
Um abraço
Vasco

Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Novo artigo: "A ditadura das emoções"
Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "A ditadura das emoções".
http://www.caldeiraodebolsa.com/
Ulisses
http://www.caldeiraodebolsa.com/
Ulisses
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, macau5m, mjcsreis, PacoNasssa, PMP69 e 206 visitantes