Santana Lopes explica ideia da diferenciação de taxas
A diferenciação do pagamento dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS) prevê que as taxas sejam aplicadas de acordo com os rendimentos dos utentes, esclareceu o primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes. Uma ideia que merece reservas da Ordem dos Médicos e dos Administradores Hospitalares.
Depois das duras críticas da oposição às suas declarações, Santana Lopes explicou na noite de domingo a proposta que pretende apresentar. «Aqueles que mais podem, quando recorrerem ao SNS têm de pagar a taxa correspondente ao seus rendimentos e por isso mesmo terão cartões que os identificam segundo classe de contribuinte que têm. Quem não pode não paga, agora quem podem pagar, com certeza tem de pagar a taxa correspondente ao seu rendimento», disse.
Falando à TSF, o presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Manuel Delgado, disse estar preocupado com a ideia. Isto porque, considera, a longo prazo o SNS poderá funcionar a duas velocidades.
Também o Bastonário da Ordem dos Médicos considera incorrecta a fórmula proposta, questionando a utilidade da medida para resolver o problema do financiamento do Serviço Nacional de Saúde.
fonte:
www.diariodigital.com
A ideia até é boa, mas já agora, Se eu já pago mais impostos que os restantes,porque é que tenho que pagar os serviços mais caros que os outros? Além do mais como estou num escalão superior nem direito tenho a abono de familia.... Então onde é que está a justiça fiscal e o principio do utilizador pagador?