Bolsa 2004-09-06 20:37
Efacec, Reditus e Novabase são candidatas a substituir Portucel no PSI 20
DE
A Efacec, a Reditus e a Novabase são as três empresas favoritas a substituir a Portucel no PSI 20, caso esta última fique com uma reduzida dispersão em bolsa após a Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da Semapa.
Segundo a Euronext Lisboa, a lista de espera para entrada no PSI 20, divulgada já em Setembro, é liderada pela Efacec, seguindo-se a Reditus e a Novabase, esta última que saiu do índice na última revisão ordinária, de Julho.
Os principais critérios para a revisão do índice são a liquidez dos títulos nos seis meses anteriores, a capitalização bolsista e o 'free-float'.
A próxima revisão ordinária terá lugar em Dezembro, entrando em vigor na primeira sessão de Janeiro, mas poderá dar-se, já no início de Outubro, uma revisão extraordinária.
Está em curso a OPA da Semapa sobre a Portucel que, caso tenha uma grande aceitação, poderá deixar a papeleira com um reduzido 'free-float', ou capital disperso.
Este é um dos factores tidos em conta na revisão do PSI 20, pois a decisão da Comissão Gestora pretende assegurar a presença no índice de referência das empresas mais líquidas.
Apesar de a Efacec estar em primeiro lugar, tal não quer necessariamente dizer que será ela a eventualmente substituir a Portucel.
Isto porque há a correcção pelo factor de 'free-float' - que estará em cerca de 20% no caso da Efacec- e porque na análise da liquidez são eliminados os negócios considerados atípicos.
Por mais de uma ocasião, a revisão do PSI 20 teve um resultado diferente daquele apontado pela lista de espera.
Fonte oficial da Euronext Lisboa confirmou à Lusa que uma revisão extraordinária do PSI 20, e a eventual saída da Portucel, é uma hipótese, mas afirmou ser ainda «prematuro» qualquer antecipação nessa matéria, pois está dependente do nível de aceitação da OPA da Semapa.
A 'holding' de Pedro Queiroz Pereira não pretende retirar a empresa de bolsa, mas não pode garantir, no imediato, qualquer nível de dispersão de capital.
A 28 de Setembro será conhecido o balanço final da OPA, pelo que nessa altura a Euronext deverá pronunciar-se sobre se a Portucel fica ou não no PSI 20.
Nas regras de composição do índice não está definido qualquer valor rígido no que respeita ao 'free-float', pelo que cabe à Comissão Gestora dos Índices Euronext fazer uma avaliação caso a caso, para aferir se é expectável que a empresa tenha uma boa liquidez. 