Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 9

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Re

por JAOR » 1/10/2004 16:21

JAS Escreveu:Se ele bater na linha cinza se calhar já não vem para baixo...

Um abraço,
JAS

Se vem para baixo, não sei, sei é que passou por ela e nem parou para um cafézito :P

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Re

por JAS » 1/10/2004 15:38

Se ele bater na linha cinza se calhar já não vem para baixo...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Re

por JAOR » 1/10/2004 15:02

JAS Escreveu:Cook, acho que ainda hoje vamos ter o "meter no bolso as mais valias" pois é sexta-feira.
Talvez seja boa altura de pensar no Put...

Um abraço,
JAS

Será JAS :-k , eu deixava-o bater na linha cinza e depois :roll:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Re

por JAS » 1/10/2004 14:49

Cook, acho que ainda hoje vamos ter o "meter no bolso as mais valias" pois é sexta-feira.
Talvez seja boa altura de pensar no Put...

Um abraço,
JAS

por Visitante » 1/10/2004 13:58

é, parece que tens razão. mas se isto é muito para um dia, os gráficos para mais médio prazo, ainda não estão bulls. Pode ser só mais uma subidita. Para mim, longo só a partir dos 4000 (já não falta muito é certo)

mas parabens pelo trade

cumps

cook
Visitante

Re

por JAS » 1/10/2004 13:41

JAS Escreveu:Quanto ao DAX não estou tão ceptico.
Os gráficos, e não o JAOR, já enganaram muita gente nos últimos dias e nomeadamente no DAX...

Cook, como vês os gráficos voltaram a enganar...

O put 7201I perde hoje -48,23% e o call 7207I ganha +113,89%.

Um abraço,
JAS

Re

por JAS » 1/10/2004 0:35

cook Escreveu:Só um "aviso". Não vejo com grande futuro o DAx. Se consultares os gráficos que o JAOR tem publicado, hoje ele ficou a 20 ou 30 pontos da linha de tendência descendente e reagiu muito mal. Se me permites um conselho, cautela com esse Warrant. aliás nesta altura "é mais seguro" entrar curto e colocar um stop acima dos 4000, do que entrar longo e esperar que ele quebre uma LT que já tem alguns meses

Olá Cook. Tens andado desaparecido?

Quanto ao DAX não estou tão ceptico.
Os gráficos, e não o JAOR, já enganaram muita gente nos últimos dias e nomeadamente no DAX...

Hoje tivemos 2 problemas:
- o crude novamente nos 50 USD
- o caso da Merck que afectou essencialmente o DOW mas que, por arrastamento, acabou por contagiar todos.

Amanhã temos fim do trimestre e normalmente acontecem subidas.
Podemos ter, ou não ter, o crude acima dos 50$ mas ao 2º dia já afecta menos.
E o caso da Merck já terá sido percebido e assimilado.
Pode haver subidas...

Quanto ao turbo 7207i tens toda a razão que ele é de alto risco. Eu tinha planeado mudar do 7202i para este num contexto de subida do DAX e fui surpreendido pela queda a meio das mudança.
Com uma abertura em alta fico nele, com uma abertura em baixa há que sair rapidamente embora não seja provavel um KO já amanhã.

Quanto há LTD ela não tem futuro na minha opinião.
Há de ser quebrada mais cedo ou mais tarde.
Nem que seja por simples lateralização...

Um abraço,
JAS

---------------
Pedro78, o artigo está giro.
O meu problema também se resume a 2 ou 3 trades...

No meu caso não tem nada a ver com as 6ª feiras mas com a ideia de que os padrões gráficos se iriam repetir.
As excepções lixam-nos sempre...

Um abraço,
JAS

por pedro78 » 30/9/2004 23:36

retirado do maket wizards

"All the reasons for failure you have mentioned so far relate to the
attitude with which people approach trading: a lack of commitment
or funds going in. What flaws besides attitude cause people
to fail as traders?

It's not a matter of intelligence, or even market knowledge. I've seen
people with good trading skills fail, and those without any previous
experience succeed. The main thing is that every trader has to be
honest about his or her weakness and deal with it. If you can't learn to
do that, you will not survive as a trader.
Several years ago, an option trader who had scheduled to come
visit me at my office asked whether I would be willing to review his
trades for the past year before he came. I agreed because I genuinely
want to teach people how to trade.
He said, "I had 84 percent winning trades last year."
"Good," I said, "did you make any money?"
"Well, no," he answered, "I lost money for the year."
"Then the 16 percent is what we need to focus on," I said.
"That's why I wanted to send you my trades."
He sent me his trades, and I found that out of about four hundred
trades he did that year, five trades accounted for almost all his losses.
At first I didn't notice any common denominator. Then I checked the
dates and discovered that four out of five of these trades had been
done on expiration Fridays. I called him up and said, "I found your
problem."
"Oh good," he said. "What did you find?"
"Four out of five of your big losing trades were done on an expira- .
tion Friday."
"Oh, I knew that," he answered.
"Well, there is a way to fix this problem," I told him.
"Good, good," he said. "I knew you would have the answer."
"Don't trade on expiration Fridays."
"Mark, what are you talking about? Those are the most exciting
trading days."
"You have to decide whether you want excitement or you want to
make money. Quit trading on expiration Fridays. Go out and do something
else on those days."
"Oh no, I can't do that," he said. "I can't give up the action on that
day. I'll figure out how to fix the problem.""If you don't fix this problem by quitting," I told him, "it's going to
quit you."
Six months later, he was bankrupt. He knew indicators inside and
out. He was a workaholic and very intelligent. He even knew how to
take losses most of the time. But he just couldn't stand aside on that
one trading day. He had identified his problem, but he couldn't fix it."

Registado: 2/1/2004 22:29

por Kooc » 30/9/2004 22:51

Boas JAS:

Parabens pela carteira (quase) toda verdinha :)

Só um "aviso". Não vejo com grande futuro o DAx. Se consultares os gráficos que o JAOR tem publicado, hoje ele ficou a 20 ou 30 pontos da linha de tendência descendente e reagiu muito mal. Se me permites um conselho, cautela com esse Warrant. aliás nesta altura "é mais seguro" entrar curto e colocar um stop acima dos 4000, do que entrar longo e esperar que ele quebre uma LT que já tem alguns meses

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 30

por JAS » 30/9/2004 19:27

O dia começou bem mas a queda de 25% da Merck acabou por afectar quase tudo...

BCP
Retomei a recompra a 1,75 no fecho pois já estava com liquidez a mais...

DAX
Andei a trocar o 7202I pelo 7207I e estava a correr bem quando tivemos a queda do DAX mas violenta do que o esperado...
Vendas do 7202I entre 2,85 e 2,65.
Compras do 7207I entre 1,38 (que alto!!!) e 1,04.
De qualquer forma continuo a achar que a zona dos 3900 aguenta o DAX e espero não levar amanhã um KO...

PTC
Pelos cof's achei que não passava os 9,00.
Vendi as acções a 8,88 e reduzi no 7098I a 0,58/0,59.

PTM
Finalmente reduzi a posição que era grande demais.
Venda a 18,00.

JMT
Nenhum movimento.

JAS
Anexos
cart 9-30.png
cart 9-30.png (25.2 KiB) Visualizado 1917 vezes

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 29

por JAS » 29/9/2004 18:14

JAS Escreveu:Apesar do crude ter ido acima dos 50$ os mercados continuam a mostrar muita força...
O anúncio de que a arábia saudita vai aumentar a produção levará a um abaixamento do preço e, para mim, isso significa subidas.

E tivemos subidas...

JAS Escreveu:PTM
Uma ida acima do b.p. far-me-á reduzir a posição que também está exagerada.

Não fiz nenhum movimento.
Começa a dar alguns sinais de que pode ir mais acima.

JAS Escreveu:DAX
Continuo a acreditar que estamos numa fase de consolidação preparando um novo ataque aos 4000.

Vamos ver se lá chega ou não.
Apareceram novos turbos call e a minha opção é mudar para um strike mais alto.
Lentamente e sem grandes pressas pois o novo 7207I ainda está perigoso por próximo do strike de 3.825.
Vendas do 7202I entre 2,72 e 2,91(máximo da sessão...)
Compras do 7207I entre 1,07 e 1,17.

JAS Escreveu:BCP
Continua em lateralização e com muitas vendas o que me faz acreditar que vai continuar a empatar à volta do 1,75.

Sempre subiu até 1,76...
Não fiz qualquer movimento.

JAS Escreveu:PTC
Fechei a posição em acções com venda a 8,78 e reforcei no 7098I a 0,46.

Hoje voltei a comprar acções a 8,80 mas acabei por vender metade a 8,88.
Não fiz qualquer movimento no 7098I pois ele está bem e recomenda-se.
Com a PTC a fechar a 8,94, e no máximo da sessão, o trade pode ser bem rentavel se ela for até à resist~encia dos 9,40.

JAS Escreveu:JMT
Uma pequena compra a 8.74 e depois, sem se perceber ainda porquê, viu-o arrancar e passar os 9,00 a grande velocidade.
Fiz uma venda a 9,20 dado que a posição já estava exagerada e o meu objectivo primário era baixar o meu b.p. abaixo dos 8,80.

Voltei a fazer uma venda ao mesmo nível de ontem, hoje foi a 9,19, para reduzir o b.p.
No final do dia a JMT caíu e fechou a 9,03.
Também não se percebeu porquê...

JAS Escreveu:COR
Despachei algumas a 1,18 pois começavam a ficar ferrugentas aqui na Carteira por falta de uso.

E hoje despachei o resto a 1,16 pois já estava farto de tanta pasmaceira...
O trade foi practicamente nulo.

JAS
Anexos
cart 9-29.png
cart 9-29.png (24.89 KiB) Visualizado 2040 vezes

Carteira do Jas

por jarc » 29/9/2004 16:35

Quando vi isto ocorreu-me o seguinte:
-O Jas tomou a poção em dose redobrada. Até o ménir(bcp)mexeu!
Parabéns!

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 28

por Jobeta » 28/9/2004 21:02

JAS Escreveu:Apesar do crude ter ido acima dos 50$ os mercados continuam a mostrar muita força...
O anúncio de que a arábia saudita vai aumentar a produção levará a um abaixamento do preço e, para mim, isso significa subidas.
DAX
Continuo a acreditar que estamos numa fase de consolidação preparando um novo ataque aos 4000.
Reforcei a posição no 7202I entre 2,24 e 2,31.
JAS

Amigo Jas:
O sector das matérias primas e ciclicas vao subir.Deixo-te só um boneco com triangulo e não mais pois tu não ligas aos bonecos.
O imponderável do dolar é que vai determinar o mercado Os meus bonecos dizem-me que o dolar vai descer.(Repara não invalida aqueles sectores de subirem como está a acontecer.
Bons negócios
Cumprimentos
Anexos
Basic.jpg
Basic.jpg (79.24 KiB) Visualizado 2180 vezes

Registado: 29/7/2004 20:58

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 28

por JAS » 28/9/2004 19:41

Apesar do crude ter ido acima dos 50$ os mercados continuam a mostrar muita força...

E, se vamos ter subidas, a minha estratégia é aumentar a componente de warrants e diminuir a componente de acções.

BCP
Continua em lateralização e com muitas vendas o que me faz acreditar que vai continuar a empatar à volta do 1,75.
Venda parcial a 1,75.

PTC
Fechei a posição em acções com venda a 8,78 e reforcei no 7098I a 0,46.

JMT
Uma pequena compra a 8.74 e depois, sem se perceber ainda porquê, viu-o arrancar e passar os 9,00 a grande velocidade.
Fiz uma venda a 9,20 dado que a posição já estava exagerada e o meu objectivo primário era baixar o meu b.p. abaixo dos 8,80.
(ontem esqueci-me de referir que tinha feito 2 compras a 9,70 e 9,74 o que justifica as alterações que apareceram no quadro)

DAX
Reforcei a posição no 7202I entre 2,24 e 2,31.

PTM
O trade já se aproxima do positivo mas não fiz qualquer movimento.
Ainda bem que lhe dei o benefício da dúvida...
Uma ida acima do b.p. far-me-á reduzir a posição que também está exagerada.

JAS
Anexos
cart 9-28.png
cart 9-28.png (25 KiB) Visualizado 2246 vezes

Re

por JAS » 28/9/2004 13:43

Moz, o que eu tenho verificado é que existe uma correlação entre quedas e notícias sobre máximos do petróleo.

Mas que ela tem pequena duração seguindo-se um novo período em que o mercado parece já ter assimilado um preço alto e, isto é o mais importante, deixa de se importar com o preço alto.

Outra correlação interessante é que uma notícia de uma pequena baixa do crude faz logo subir os mercados.

Portanto mantenho a minha opinião, que já dura desde o início de Agosto, de que os mercados estão com muita força APESAR do alto preço do petróleo.

Continuo também a pensar que este período de consolidação (e não de quedas como muitos pensaram) só faz bem ao DAX.

Um abraço,
JAS

por MozHawk » 27/9/2004 21:22

Olá JAS,

Penso que é justificar de uma forma relativamente simples tudo com o preço do petróleo...

Os dados do IFO saíram hoje novamente em queda pelo 3º mês consecutivo o que não é particularmente interessante. Hoje, no DAX, os sectores mais atingidos foram em particular o financeiro, tecnológico e auto/transportes. O downgrade dos semiconductores a fazer das suas na Alemanha também, provavelmente.

Mas para além disto, a própria evolução da Alemanha nos próximos tempos. Note-se que o SPD tem apanhado bastante cacetada, com particular relevância no leste do país com as posições a extremarem-se onde nem propriamente a CDU grangeará uma simpatia por aí além. Tudo isto factos recentes.

Por último, a evolução dos mercados nos EUA. Nas últimas sessões têm sido quebrados suportes talvez importantes: os 10.000 do DJIA, os 1400 do NDX e os 1900 do Nasdaq Composite.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 27

por JAS » 27/9/2004 19:31

Hoje estive mais a ver do que a "tradar"...

Movimentos do dia:

DAX
Apesar da queda de hoje, muito justificada pelo preço do petróleo a 50$, continuo a não acreditar que lhe suceda mais do que uma consolidação.
Apenas reforcei ligeiramente no 7202I a 2,18.

PTC
A aguentar-se muito bem no meio das quedas. Bom sinal...
Comprei mais 7098I a 0,45.
Vendi acções a 8,75.

JAS
Anexos
cart 9-27.png
cart 9-27.png (24.79 KiB) Visualizado 2508 vezes

Re

por JAS » 25/9/2004 0:16

Vasco, eu sei que tu gostas muito da COR mas aquilo não mexe e, ainda por cima, grande parte do volume são meras passagens.
Entrei nela num cenário de "vai a 1,30" e isso não sucedeu nem por sombras.
Como não tido falta de cash estar nela, ou não, é quase indiferente.

Quanto à PTM a entrada baseou-se em que os 17,70 aguentavam o que não está a suceder.
Por isso dei-lhe o benefício da dúvida e ainda não accionei stops.
O que me pode custar cerca de 2%...

Um abraço,
JAS
--------------------

Profitaker, está à vontade, senta-te e atende os clientes...
Isto já parece um sub-forum.

Um abraço,
JAS

por Profitaker » 24/9/2004 18:46

Visitante Escreveu:Profitaker, por acaso tem alguma opinião sobre a sonaesgps e sonae.com.

Olá caro Visitante,

Eu já tive oportunidade de dizer que já não acompanho activamente as acções do mercado nacional pois invisto noutros instrumentos. Mas a Análise Técnica é Análise Técnica, ela é universal e aplicável a quase qualquer gráfico, seja o preço das cebolas, das batatas, ou da Sonae. Por isso fui ver esses títulos, e até tenho alguma coisa a dizer.

Mas antes disso, chamo a atenção sobre o que eu disse mais acima acerca a minha opinião sobre o mercado em geral:

Profitaker Escreveu:Se o mínimo do ano não for violado, e as subidas voltarem, eu considero que isso seria uma demonstração de força do mercado, e que estaria aberta a porta para se considerar novas tentativas de compras para o curto-prazo. Esta é a postura mais optimista de que sou capaz neste momento.

De resto, ainda continuo a considerar que o caminho mais fácil para o mercado desde Março, tem sido, e é, o das descidas. Ou seja, estou bearish no médio-prazo e para mim, o mercado tem agora de subir consistentemente acima dos máximos recentes de Setembro, para começar a ameaçar essa minha postura pessimista de médio-prazo.

Relembrado isto que eu disse acerca do mercado em geral (e do BCP e PT em particular), eu só quero dizer que tal análise também se aplica na perfeição aos Títulos SONAE SGPS e SONAE.COM ... com a diferença que, onde se lê "Se o mínimo do ano não for violado" se deve ler "Se o mínimo de Agosto não for violado" para SONAE.COM e ainda, "Se o mínimo de Julho não for violado" para a SONAE.SGPS. De resto, a análise destes 2 títulos é igualzinha ao que foi dito acima para o mercado em geral.

Gosto particularmente do padrão lateral-ascendente de curto-prazo da SONAE.SGPS e seria uma pena ele ser quebrado agora no curto-prazo, pois se o clima internacional não fosse tão incerto neste momento, admitiria que o título tem um padrão delicioso para começar a disparar... vamos ver o que acontece na próxima semana.

No caso da SONAE.COM, os máximos de Setembro e Julho, são agora uma resistência fenomenal, um triplo topo bem definido. Uma quebra desse nível para cima, pré-configurava a quebra de um triângulo ascendente que apontaria para uns fáceis 30% de lucro potencial apartir dos máximos de Setembro. Mas isto pode ser gravemente ameaçado se os mínimos de Agosto forem quebrados.

Não excluo a hipótese de os máximos recentes de Setembro nestes dois títulos serem ultrapassados, e por isso, não estou com uma atitude fundamentalista na defesa da continuação das quedas do mercado em geral. Prefiro ter uma postura "cépticamente neutra" neste momento. Isto é, "estar de fora, ou estar tendencialmente pessimista" no mercado.

Se as quedas começarem a acelerar na próxima semana, será "shorting time" (abertura da época de caça aos Bulls). Mas pessoalmente, penso que neste instante, após este fecho de Sexta, os bulls ainda não estão fatalmente condenados à morte. Se os mínimos deste Verão não forem quebrados, e depois disso, se os máximos de Setembro forem ultrapassados, o bullmarket pode regressar muito em breve, e a minha tendência de "médio-prazo pessimista" que dura oficialmente desde 10 de Março, pode realmente inverter-se!

Mas como isso ainda não aconteceu, e eu trabalho com factos, ainda mantenho um cenário de médio-prazo pessimista para todos os títulos e mercados que mencionei. Vamos ver a próxima semana.

Bons negócios.

Um abraço.

PS: JAS, desculpa ocupar o teu espaço com análises do Profitaker. Aos visitantes, agradeço que futuras questões me sejam dirigidas num tópico novo no fórum, ou noutro tópico eventualmente criado por mim. :wink:
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por valves » 24/9/2004 17:42

JAS disse :

COR
Despachei algumas a 1,18 pois começavam a ficar ferrugentas aqui na Carteira por falta de uso.

Observação :

:? - parece que a paciencia não é uma das tuas grandes virtudes

PTM
Continuo a conceder-lhe o benefício da dúvida...
Nenhum movimento
.

Então ainda a compraste há meia duzia de dias e já estás com duvida

JAS isto há que ter calma :wink:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 24

por JAS » 24/9/2004 17:31

JAS Escreveu:penso que amanhã, ainda por cima véspera de fim de semana, podemos vir a ter um dia de lateralização à volta dos 3900 que julgo que irão aguentar o DAX.
No PSI não me parece que suceda grande coisa

O DAX aguentou-se e até subiu.
Depois de uma correção e de uma lateralização podemos pensar que está mesmo a tomar balanço para um vnovo assalto aos 4000.
No PSI foi um dia morto como se esperava.

BCP
Continuei a recomprar a 1,75.
Devagarinho porque não é pressa...

PTC
Uma compra a 8,70 e uma venda a 8,73 só para me entreter.

PTM
Continuo a conceder-lhe o benefício da dúvida...
Nenhum movimento.

JMT
Sem grande volume não me parece que andar agora na zona dos 7,70/7,80, e abaixo do canal 7,80/7,90, tenha grande importância.
Nenhum movimento.

COR

DAX
Um dia de lateralização sem grandes oscilações exactamente como convinha para sossegar os AT's.
Apenas movimentei o 7202I com um reforço a 2,54 e uma venda ínfima a 2,62 para acerto de quantidades.

Descansem bem no fim de semana pois tudo indica que a semana que se segue vai ser bem animada...

JAS
Anexos
cart 9-24.png
cart 9-24.png (24.95 KiB) Visualizado 1696 vezes

por Visitante » 24/9/2004 2:21

Profitaker, por acaso tem alguma opinião sobre a sonaesgps e sonae.com.

Obrigado desde já e um abraço
Visitante

Re: Esclarecimento

por Profitaker » 24/9/2004 0:44

Log(x) Escreveu:Se não fosse pedir muito podia-me esclarecer sobre a sua recomendação de compra de dia 22? Não consegui apanhar essa "bisca" e sempre podia ser um lamiré com utilidade para os meus traders?

Amigo Log(x),

Pode encontrar todos os pormenores dessa recomendação num post da Consciencia nesta mesma página (nº4). Só queria relembrar que as instruções de compra foram aqui dadas no dia 22 de Agosto (na carteira do JAS de Agosto), mas seguindo essas instruções, os negócios de compra só seriam efectuados no dia 23 de Agosto na PTC e a 1 de Setembro no BCP. No máximo das suas valorizações, o lucro nessas posições chegou a atingir 8% na PT e 5% no BCP em poucas semanas, em teoria, porque em abono da verdade, diga-se que raramente se tem a sorte de se conseguir vender no máximo.

De frisar ainda, que, essa era uma recomendação para dois trades de curtíssimo-prazo por serem contra a actual tendência de descida de médio-prazo. E essas instruções exigiriam que eles fossem executados exactamente conforme as instruções e nas datas em que ocorreram, não depois... Isto significa que a validade dessa recomendação de compra já caducou. Por enquanto, não tenho recomendações de compras mínimamente seguras, para fazer.

Aliás, o melhor mesmo neste momento, é esperar de fora, para ver qual o nível até onde esta descida do mercado vai chegar. Se o mínimo do ano não for violado, e as subidas voltarem, eu considero que isso seria uma demonstração de força do mercado, e que estaria aberta a porta para se considerar novas tentativas de compras para o curto-prazo. Esta é a postura mais optimista de que sou capaz neste momento.

De resto, ainda continuo a considerar que o caminho mais fácil para o mercado desde Março, tem sido, e é, o das descidas. Ou seja, estou bearish no médio-prazo e para mim, o mercado tem agora de subir consistentemente acima dos máximos recentes de Setembro, para começar a ameaçar essa minha postura pessimista de médio-prazo.

A violência e o ritmo das descidas (ou subidas) nos próximos dias vão ser cruciais para nos dizerem muita coisa sobre o destino deste mercado até ao fim do ano.

Bons negócios.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

Esclarecimento

por Log(x) » 23/9/2004 22:06

Caro Profitaker/consciência

Se não fosse pedir muito podia-me esclarecer sobre a sua recomendação de compra de dia 22? Não consegui apanhar essa "bisca" e sempre podia ser um lamiré com utilidade para os meus traders?

Re: Consciência

por Profitaker » 23/9/2004 21:51

JAS Escreveu:Foi pena o Ulisses ter "assassinado a Consciência" ao revelar quem era o outro nick, mais conhecido, que estava por detrás.

sobre o despique que mantivémos nestas últimas semanas. É, sem dúvida, um bom desportista que sabe distinguir o mundo virtual dos nicks do mundo real em que vivemos.

Amigo JAS,

Só queria assegurar aos leitores que tudo o que disséste neste post é verdade.

A Consciencia está agora técnicamente morta. Ele era um personagem "politicamente incorrecto", que não se preocupava tanto com a forma do discurso, mas sim com o conteúdo. O que de algum modo, permitia ao seu escritor um estilo de escrita descontraído, que o ajudava a relaxar ao fim de um dia extenuante de trabalho (sou daytrader profissional).

O JAS não se importava com a dureza da conversa, eu também não, e por isso, assim continuámos e se calhar, por mais algum tempo continuaríamos se não tivésse havido aquela decapitação sumária da Consciência.

Nesta parte da minha mensagem, acho que se impõe aos leitores desta crónica do JAS, o meu pedido desculpas pessoal, se eventualmente se incomodaram com alguma crespação do tom verbal entre a personagem Consciência e o JAS, mas asseguro-vos que tal apenas fazia parte do papel irreverente que a Consciência assumiu, e assim, quaisquer dessas palvras duras, nunca foram palavras proferidas por sentimentos pessoais negativos contra a pessoa do JAS (nós nem nos conhecemos pessoalmente tão-puco) e garanto-vos desde já, que tenho profunda admiração pelo intelecto pela pessoa do JAS e tenho imenso respeito por ele. Tudo aconteceu, no fundo, porque eu tive sempre a certeza que no meio da nossa atribulada "novela" sempre escapavam bitaites acerca do mundo da bolsa, úteis para o pessoal novato ler.

Desta forma, não me importei em prolongar as "turras" com o JAS, até porque me divertia com isso (e o JAS também), o único aspecto negativo é que isso possa ter incomodado alguns desatentos que não perceberam a teatricalidade do nosso diálogo e que não perceberam que o JAS e eu não confundimos a internet (este mundo faz-de-conta) com a vida real e os sentimentos profundos e pessoais, que da nossa parte, nunca foram negativos em relação um ao outro, muito pelo contrário. Lamentei ainda o sabor amargo da atitude do Moderador, que me "destapou a careca" em relação ao nick, sem me ter dado oportunidade de o fazer primeiro, o que considerei deselegante. Mas paciência, temos de acatar.

Contudo, valeu a pena a experiência. Tenho esperança que ao longo deste debate, talvez alguma coisa de útil tivésse sido aproveitada por alguns leitores mais pacientes e que tivéram a coragem de ler tudo até ao fim. :wink: Até porque a temática da Psicologia envolvida nos mercados é complexa e não dá para abreviar com facilidade (ou pelo menos, eu não tenho esse talento).

Queria ainda dizer uma palavra sobre a postura deste escritor (o Profitaker) sobre a bolsa... Não caiam no erro de pensar que o Profitaker é um Bear inveterado só porque tem estado pessimista no médio-prazo há uns tempos (Uma fama ainda mais ampliada, depois do meu sinal de venda para o mercado nacional, publicado aqui na Véspera do 11 de Março e que produziu os resultados que se viram). Eu próprio sou contra a ter opiniões inflexíveis na bolsa e sou outrossim, apologista do dinamismo. A recomendação de compra da Consciência neste tópico, no dia 22 é prova dessa flexibilidade necessária. Mas a Consciência já explicou tudo sobre a possibilidade de existirem opiniões simultâneas contraditórias sobre o mercado em horizontes temporais diferentes, por isso basta ir ler atrás... E quando se revela que eu estou errado no médio ou no curto-prazo, não tenho problema nenhum em rectificar a minha postura!... rápidamente e sem remorsos, como devemos fazer sempre na bolsa quando realizamos que estamos errados!

Obrigado a todos os que apoiaram o nosso debate e novamente, um pedido de desculpas aos que se sentiram incomodados com tanta irreverência ou tanto "ruído" no debate.

Mal do mundo, se fóssemos todos uns certinhos, e "políticamente correctos"... seria mto aborrecido, não seria?

Um abraço, amigo JAS. Vemo-nos por aí.

Boa sorte para a tua carteira :wink:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], VALHALLA e 122 visitantes