Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS e conta poupança-habitação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

CPH

por vset » 28/8/2004 14:57

Boa tarde,

ao que houver para pagar de IRS são retirados inteiramente os benefícios fiscais máximos de € 575,57 de uma CPH de € 2.302,28 ?

Como é quando caso tenhamos IRS a receber ?

Atentamente,
vset

Registado: 11/1/2004 13:37

por gp » 28/8/2004 14:00

:arrow: Quanto à utilização da Conta Poupança Habitação, julgo esta notícia divulgada no Jornal de Negócios poderá ajudar

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=239254
gp

por Touro » 28/8/2004 0:12

Tiopatinhas,

Quanto eu sei essa prática não era ilegal, era apenas o aproveitamento, por parte de alguns bancos, de um buraco que existia na lei. A lei dizia que o saldo da CPH podia ser utlizado para amortizar empréstimos, mas não especificava mais nada. Alguns bancos entenderam que as amortizações incluidas nas prestações mensais podiam ser incluidas.

Isto levava naturalmente a um duplo benefício para o contribuinte, pois deduzia, por exemplo, num ano o benefício do montante investido na CPH e no ano seguinte podia usar o mesmo montante para pagar as amortizações incluidas nas prestações mensais e obter novo benefício fiscal (agora relacionado com custos de aquisição de casa própria).

Agora a lei é clara. Permite amortizações extraordinárias dos empréstimos para habitação, mas as amortizações feitas com o saldo das CPH não podem ser declaradas para obtenção de novo benefício. Para efeito do benefício relacionado com a compra de casa, agora só é possível incluir os juros e as amortizações sem recurso ao saldo da CPH.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por tiopatinhas » 27/8/2004 23:20

Bom... eu fui um dos que beneficiou da possibilidade de poder pagar as prestações mensais do crédito à habitação com retiradas da conta poupança habitação.
Mas, há cerca de meio ano o meu banco informou-me que iria suspender essa possibilidade pois era ilegal.
Agora vem a grande rasteira... :evil: :evil:
Recebi este mês uma carta do banco "declaração" onde
consta a minha identificação, os objectivos da conta poupança habitação e uma nota final em como aceito as condições praticadas pelo banco quanto à abertura manutenção e mobilização da referida conta, tal como, às penalizações estabelecidas em consequência de levantamentos para fins diferentes dos previstos.
Pois é... esta declaração é datada de 25/06/1998 :!: :!: ano em que abri a conta.Dizem que não consta nos seus ficheiros :roll: :roll: uma declaração deste teor pelo que para usufruir dos beneficios da conta é preciso assinar a declaração.
Quem propôs a retirada das prestações foi o próprio banco (através do seu gerente)como sendo uma possibilidade :P :P .
Agora estou indeciso e pretendo não assinar esta declaração. Penso até retirar deste banco todas as contas e cortar definitivamente com eles.
Isto é uma rasteira. Dizem que posso fazer quando é para cativar clientes e depois quando surgem os problemas querem incriminar-me. Sacanas :twisted:
Gostaria que comentassem e digam o que fariam neste caso.
Bem hajam
tiopatinhas

j.m.

por BonVivant » 27/8/2004 18:45

Que eu saiba a conta P Habitação continua a poder ser utilizada no abatimento do empº à Hab prória permanente !!! Pró ano logo se verá no próximo orçamento estado.

Cumprimentos

Registado: 10/11/2002 23:04

por Visitante » 27/8/2004 18:43

Atenção, as contas PH não permitem o pagamento de prestações de empréstimos.

Mas pode continuar a fazer amortizações extraordinárias do seu empréstimo, tendo sempre em atenção a penalização que o seu banco pode aplicar às mesmas.

O que realmente aconteceu à alguns anos era algumas instituições permitirem pagar algumas prestações por débito da PH. E isso foi "proibido" salvo erro por circular das finanças.
Visitante

conta poupança

por j.m. » 27/8/2004 18:39

nao sabiam que a conta poupança habitação, já não dá para abater no credito da casa?

no entanto dá na mesma beneficios fiscais!

e o banco diz que nao sabem, para que será essa conta. e dizem que havia duplo beneficio dos contribuintes. acaba tudo. é a vida, tudo que nasce, morre... hehehehe
j.m.

Obrigado

por Visitante » 27/8/2004 14:01

Obrigado
Visitante

por GP » 27/8/2004 11:43

Conta Poupança Habitação 2004:

- Investimento máximo - 2.302,28€

- Com dedução de 575,57€ (25%).

:arrow: http://www.activobank7.pt/v10/PT/jsp/pu ... stDet=285#
GP

IRS e conta poupança-habitação

por Visitante » 27/8/2004 9:52

Alguém me pode informar qual o valor mínimo a colocar na conta poupança para obter o máximo desconto para este ano ?

Agradeço informação!
Visitante

Quem está ligado: