Página 1 de 1

MensagemEnviado: 26/8/2004 15:51
por Visitante
Pelo padrão, parece-me mais que chega aos 8.50 e cai de novo abaixo dos 8.

Boas Ulisses

MensagemEnviado: 26/8/2004 14:41
por Visitante
Mais uma análise à Mestre! A mim parece-me que,pela apatia que a PT vinha demonstrando e negociando nesse canal descendente com pouco volume, poderá dada a subida recente do mesmo poder estar acumular agora junto da resistência horizontal dos 8,30 e galopar...não sei...é a minha ideia!

Abraço

A locomotiva dentro do canal

MensagemEnviado: 26/8/2004 12:02
por Ulisses Pereira
À semelhança da maior parte das acções da praça portuguesa, a PT teve um Verão fraco, com pouca liquidez e com um lento deslizar das cotações, num movimento bem revelador da apatia e desinteresse que se instalou este Verão na nossa Bolsa.

Este comportamento durante esta época balnear, fez com que a PT desenhasse um canal descendente onde a sua cotação tem vindo a evoluir. Este canal marca a sua tendência descendente de curto prazo e enquanto ela permanecer dentro dele, qualquer entrada em termos de curto prazo tem um risco elevado.

A PT tem reagido bem sempre que entra na sua importante zona de suporte entre 8,05 e 8,3 euros. Este é um local muito importante para a PT e é imperioso que a acção continue a aguentar este suporte pois, caso ele seja quebrado, o próximo suporte da PT apenas se encontra na zona dos 7,5 euros.

É importante frisar que, em termos de longo prazo, a tendência continua a ser claramente ascendente e leva quase dois anos, tendo sido iniciada no dia 1 de Outubro de 2002 quando a cotação desceu aos 4,39 euros. Começava aí a cavalgada da PT que construiu a sua tendência ascendente, perante a descrença da maior parte dos investidores que, na altura, pouco acreditavam em qualquer papel. Estávamos no auge do violento “Bear Market” que arrasou milhares de investidores.

Contudo, apesar da tendência de longo prazo ser ascendente, para os investidores de curto prazo, não faz sentido entrar na acção sem que um sinal de curto prazo seja dado e, por enquanto, esse sinal ainda não apareceu. O primeiro sinal seria a saída deste canal que tem marcado o ritmo de quedas da PT. Há que esperar por ele.

Aquela que continuo a considerar a “locomotiva” do nosso mercado encontra-se num local importante. A Bolsa portuguesa precisa do seu arranque para acordar da letargia em que se encontra. A manter-se a tradição, será ela a dar o primeiro sinal de viragem.