Anonymous Escreveu:A listagem é apenas actualizada no final de cada mês e divulgada ao mercado até ao 2º dia útil seguinte.
Essa página publicada diariamente pela Euronext, somente é actualizada mensalmente.
Caso hoje fosse o último dia do mês, a Reditus (RED) estava na liderança.
Ao dispôr para esclarecimentos adicionais e bons investimentos.
Obrigado.
Acabei de receber um mail de confirmação da Euronext. O ranking publicado, apesar da actualização da data, refere-se ao calculo levado a cabo no 1º dia útil do mês.
A ocorrer uma revisão extraordinária, devido a OPA em curso sobre a Portucel, a Reditus assume-se assim como o titulo mais bem posicionada para integrar o PSI-20.
deixo aqui um artigo, publicado a 19/12/02:
"
Fundos que replicam o PSI-20
Os fundos de investimento que procuram replicar o comportamento do PSI-20, tradicionalmente, tendem a vender as acções que vão sair do cabaz e entrar longos nas novas emitentes que passam a fazer parte do índice.
A «Bloomberg», citando dados do Citigroup, diz que o valor dos fundos de investimento que procuram replicar o índice PSI-20, ascende a 187 mil milhões de euros.
Segundo Sérgio Brito, analista da APFIN- Associação Portuguesa das Sociedades Gestoras de Patrimónios e de Fundos de Investimento, em Portugal não existem emitidos fundos de índices (que replicam o PSI-20), embora já exista regulamentação desde 2002.
A mesma fonte avança que existem, no entanto, os fundos de acções e os Planos de Poupança Acções (PPA) que tem o PSI-20 como «benchmark». Ou seja, se houver alterações no PSI-20, estes fundos e planos terão de ajustar as suas carteiras, embora não na proporção exacta.
De acordo como o relatório mensal da APFIN, em Novembro, o valor das aplicações dos fundos de investimento nas acções nacionais ascendia a 206 milhões de euros, enquanto os PPA geriam 338 milhões de euros. "