Noticias de 17 de Agosto de 2004
Expectativas dos lucros das empresas impulsionam Europa
17-8-2004 17:38
As praças europeias recuperaram e fecharam no verde, tirando partido das actuais expectativas de lucro das empresas europeias que conduziram os investidores a acreditarem que muitos títulos estão mais baratos do que o seu potencial.
A Ericsson ganhou 3,2 por cento.
A confiança dos investidores na Alemanha caiu pela primeira vez em Agosto em três meses, devido aos receios sobre os preços recordes do preço do petróleo e o abrandamento do crescimento da economia nos EUA e Japão. O sentimento desceu para os 45,3 por cento de 48,4 por cento em Julho. Os economistas esperavam uma leitura de 48 por cento.
A Alstom SA avançou 4,8 por cento. O preço alvo da empresa foi levantado, tendo em conta que já não se encontra em risco de falência.
O Corus Group Plc. deslizou 1,1 por cento. Os analistas da Morgan Stanley cortaram a sua recomendação sobre as acções da companhia, afirmando que o seu preço já reflecte o lucro para ganhos dos preços dos metais.
Os principais índices europeus encerraram positivos. O FTSE subiu 0,20 por cento; o Dax avançou 0,18 por cento; o CAC cresceu 0,47 por cento; e o Ibex ganhou 1,22 por cento. O Mib fechou em contraciclo, ao deslizar 0,07 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo aumenta com receios de cortes nas exportações da Rússia e Venezuela
17-8-2004 17:27
O preço do petróleo continua a sua escalada, depois dos receios sobre as exportações provenientes da Rússia e da Venezuela não terem sido aliviados.
O contrato para Setembro no IPE-Brent segue a ganhar 0,73 por cento para os 43.00 dólares por barril.
BolsaPt.com
17-8-2004 17:27
O preço do petróleo continua a sua escalada, depois dos receios sobre as exportações provenientes da Rússia e da Venezuela não terem sido aliviados.
O contrato para Setembro no IPE-Brent segue a ganhar 0,73 por cento para os 43.00 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro desce com fraca confiança dos investidores alemães
17-8-2004 17:3
O euro desvaloriza 0,17 por cento face ao dólar, depois de um relatório industrial ter mostrado que a confiança dos investidores na Alemanha, a maior economia da Europa, desceu este mês para o nível mais baixo em mais de um ano.
A queda maior do que era esperada reforçou a ideia de que o crescimento da economia alemã pode vir a abrandar este trimestre. Nos EUA, a Reserva Federal afirmou que na semana passada a maior economia do mundo acelerou.
O euro segue a transaccionar-se nos 1.2340 dólares por euro.
BolsaPt.com
Lisboa fecha no vermelho em contraste com Europa
17-8-2004 16:34
A bolsa nacional encerrou a sessão no vermelho, contrastando com os ganhos das restantes congéneres europeias. As férias estão a deixar os investidores afastados do mercado. Assim, o PSI-20 encerrou a perder 0,25 por cento para os 6998.25 pontos.
A EDP desceu 1,30 por cento, conjuntamente com o BCP que recuou 0,58 por cento.
A Portugal Telecom esteve a ganhar, mas inverteu a tendência e fechou negativa nos 0,49 por cento, a sua subsidiária PT Multimédia ganhou 0,54 por cento.
No grupo de Belmiro de Azevedo a tendência é mista. A Sonae SGPS somou 1,20 por cento, depois de ter sido noticiado o anúncio da OPA da Portucel por parte do regulador do mercado. A Portucel manteve-se estável nos 1,54 euros por titulo, com a Semapa a oferecer 1,55 euros por acção. Esta cresceu 0,55 por cento.
E a Sonaecom ficou inalterada nos 3,17 euros por acção.
O BES aumentou 0,38 por cento e o BPI manteve-se estável nos 2,82 por cento.
Destaque para a Reditus que liderou a subidas com 2,54 por cento de ganhos.
BolsaPt.com
Motorola estima forte subida nas vendas de 2º semestre
17-8-2004 20:21
A Motorola estimou uma forte subida nas suas vendas no segundo semestre do ano. Estas perspectivas tão confiantes devem-se ao desenvolvimento de novos termineis com “designd” e características inovadoras.
Depois da empresa já ter registado um primeiro e segundo trimestres fortes, ultrapassando as expectativas, está continua optimista “dada a oferta de telemóveis e a aceleração do tempo de fabrico de novos produtos.”
BolsaPt.com
British Airways faz nova proposta para evitar greves
17-8-2004 19:5
A British Airways resolveu fazer uma nova oferta a três sindicatos para evitar greves durante o mês de Agosto. Esta nova proposta inclui um bónus de um milhão de libras.
Assim, os trabalhadores que não permaneceram de baixa mais de 16 dias irão receber um bónus e um aumento salarial semelhante à inflação, anunciou a companhia aérea.
BolsaPt.com
Porsche com subida de 16% nas vendas anuais na Alemanha
17-8-2004 18:47
A Porsche registou uma subida de 16 por cento nas vendas anuais de automóveis na Alemanha durante o ano fiscal de 2003/2004, divulgou a empresa.
Segundo a companhia as vendas cresceram para um valor recorde de 15,299 mil veículos. O Modelo Cayenne vendeu mais 74 por cento para 5,872 mil veículos, enquanto o modelo Boxster teve uma queda de 17 por cento no mesmo período.
BolsaPt.com
Swiss tem lucros trimestrais pela 1ªvez
17-8-2004 18:21
A Swiss International Air Lines obteve pela primeira vez, desde que foi fundada em 2002, resultados trimestrais positivos. Estes ficaram a dever-se aos ganhos extraordinários verificados com o fim de uma acção judicial.
No entanto, a empresa ainda está à espera de um prejuízo operacional em 2004, por causa dos custos do petróleo.
O lucro líquido da companhia aérea foi de 45 milhões de francos suíços, face ao prejuízo de 133 milhões registados no ano anterior, anunciou o director da empresa.
BolsaPt.com
Amadeus: Perfila-se a entrada de novos accionistas
17-8-2004 15:50
A Amadeus Globar Travel Distribution admite a entrada de novos investidores interessados em adquirir acções da maior empresa de sistemas de reservas de viagens do mundo.
Os principais accionistas da empresa são a Air France – KLM que detém 23 por cento, segue-se a Iberia com 18 pontos percentuais e a Deutsche Lufthansa com 5,1 por cento.
Um anúncio feito pela Amadeus, no dia em que a Reuters avançou com a notícia de que a empresa está em conversações com vista a vender parte da sua participação, ou mesmo, todas as acções que detém, a fundos de capital privado.
BolsaPt.com
Portugueses com opção de escolha de fornecedor eléctrico
17-8-2004 20:8
Os portugueses podem escolher a partir de hoje qual o fornecedor eléctrico que mais lhes convém comprar energia. Foi publicado em Diário da República o decreto-lei nº192/2004 que estabelece a liberalização do mercado eléctrico para os consumidores domésticos.
Mediante o DR « o presente diploma vem completar a alteração efectuada por este último, permitindo que os consumidores de energia eléctrica em baixa tensão normal (BTN) possam, também eles, escolher livremente os respectivos fornecedores.»
BolsaPt.com
PT lança cartão PT Card Europe
17-8-2004 19:51
A PT Comunicações lançou um cartão telefónico designado de PT Card Europe, o qual vão permitir aos aderentes a utilização nos telefones públicos e nos telefones da rede fixa, como cartão virtual, anunciou a telefónica.
A empresa afirma que o «PT Card Europe destina-se principalmente a ser usado por estrangeiros europeus que se encontrem em turismo ou em trabalho no nosso país».
O novo cartão também vai possibilitar o acesso à Internet dialup; a escolha de três idiomas entre o português, o inglês e o espanhol; a definição do saldo e da validade do cartão telefónico, e saber o tempo de conversação disponível mediante o destino marcado.
BolsaPt.com
Embraer entrega proposta para aquisição da OGMA
17-8-2004 19:27
A Embraer entregou a proposta para a aquisição de 65 por cento do capital da OGMA que o Estado pretende alienar, anunciou a empresa.
A proposta é em parceria com a EADS, fabricante dos aviões Airbus.
O Governo quer terminar até ao fim do ano a venda directa de entre 35 por cento a 65 por cento da OGMA a um parceiro internacional, pretendendo ainda manter o poder de veto.
BolsaPt.com
Petrogal e Petrogás em consórcio para arrematar blocos petrolíferos
17-8-2004 18:5
A Petrogal formou um consórcio em partes iguais com a Petrogás e arrematou sete blocos petrolíferos no primeiro sector terrestre em concurso no Brasil esta manhã.
O consórcio apenas perdeu um dos blocos a que foi a leilão, pagando 4,835 milhões de reais pelos blocos adquiridos.
BolsaPt.com
BIG lança novo serviço online de acomselhamento de fundos de investimento
17-8-2004 16:7
O Banco de Investimento Global vai lançar um novo serviço online de aconselhamento a fundos de investimento, ou seja este serviço chamado de Fund Advisor, vai permitir aos clientes a construção de carteiras de fundos de investimento recomendadas por entendidos, com acompanhamento permanente e recomendações periódicas, anunciou a instituição.
A novidade deste serviço, é pois, o acompanhamento permanente e as recomendações e ajustes periódicos, referiu o banco.
Com este lançamento o BIG pretende atrair um conjunto alargado de investidores que necessitem de um acompanhamento rigoroso sobre as opções a tomar.
BolsaPt.com
Shell sela contrato de outsourcing com a SGS Portugal
17-8-2004 15:31
A Shell Portuguesa contratou a divisão industrial do grupo SGS Portugal para que os equipamentos sob pressão dos postos de abastecimento nacionais incluindo ilhas sejam inspeccionados.
De acordo com a empresa trata-se da primeira vez que este tipo de contrato de outsourcing é celebrado por uma petrolífera nacional.
O grupo SGS, está no nosso país há mais de oitenta anos, cobrindo toda a área geográfica nacional e possuindo laboratórios nas áreas da alimentação, ambiente, ensaios não destrutivos, téxteis e petroquímicos.
BolsaPt.com
Portugal reduz défice comercial em 2003
17-8-2004 15:11
Portugal conseguiu diminuir o défice comercial em 9,5 por cento no ano de 2003 para 13,617 mil milhões de euros, em comparação com o ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mediante os dados fornecidos, em 2002 a baixa do défice foi de 12,4 por cento. Em análise, o défice tem vindo a cair sucessivamente nos últimos três anos.
BolsaPt.com
EUA abrem no verde com ajuda de indicadores
17-8-2004 14:43
As bolsas norte-americanas abrem em terreno positivo, depois de se ter registado uma inesperada queda nos preços dos consumidores, o que reforçou a ideia aos investidores de que a Reserva Federal pode vir a abrandar o ritmo de subida das taxas de juro.
Uma descida no preço do petróleo originou optimismo de que os gastos dos consumidores se vão manter.
A Home Depot Inc. soma 4,44 por cento, depois da companhia ter ultrapassado as suas estimativas de resultados.
A Staples Inc. ganha 3,05 por cento, após o seu lucro ter superado a média estimada pelos analistas.
Os preços do consumidor caíram 0,1 por cento em Julho, a sua primeira descida em oito meses, anunciou o Departamento do Trabalho. A taxa que exclui a alimentação e a energia subiu 0,1 por cento. Os economistas esperavam que ambos os índices aumentassem 0,2 por cento.
A Reserva Federal subiu as taxas de juro para empréstimos entre bancos para 1,5 por cento de 1,25 por cento na semana passada. A 30 de Junho o banco central aumentou as taxas pela primeira vez em quatro anos, de 1 por cento, o valor mais baixo desde 1958.
O índice de construção de novas habitações subiu mais do que estava previsto em Julho, à medida que os construtores respondem aos melhores dois meses de vendas de casas. As licenças de construção, um sinal de actividade futura, também aumentaram.
O índice das vendas nas cadeias de lojas recuou 0,6 por cento esta semana, comparando com a semana passada, devido à passagem do furacão Charley, o aumento do preço do gás e as férias escolares.
A produção industrial cresceu 0,4 por cento e a capacidade de utilização subiu para 77,1 por cento em Julho. Os economistas esperavam que a produção industrial aumentasse 0,5 por cento e que a capacidade de utilização subisse para 77,5 por cento.
A Nortel Networks Corp. perde 1,46 por cento. A companhia afirmou em comunicado que a policia Royal Canadian Mounted iniciou uma investigação criminal sobre a sua contabilidade.
O Dow Jones segue a ganhar 0,43 por cento para os 9997.24 pontos.
BolsaPt.com
Mercado norte-americano deverá iniciar com ganhos
17-8-2004 12:31
Wall Street deverá abrir em alta acompanhando a tendência das restantes praças europeias com exepção da Euronext Lisbon que continua em terreno negativo e depois da Home Depot Inc. ter anunciado que prevê um crescimento nos resultados líquidos para este ano.
Em terreno positivo deverá estar hoje a retalhista J.C. Penney Co e a Staples Inc que apresentou esta terça-feira os seus resultados líquidos.
No dia em que são conhecidos os indicadores norte-americanos relativos ao índice de preços ao consumidor, IPC, o IPC excluindo alimentação e energia, bem como os indicadores referente à construção de novas habitações, licenças de construção, produção industrial e capacidade de utilização.
BolsaPt.com
EUA: Produção industrial aumenta 0,4%; capacidade de utilização para 77,1%
17-8-2004 14:25
A produção industrial subiu em Julho, apesar das perdas de Junho terem sido revistas em baixo, anunciou a Reserva Federal.
A produção industrial aumentou 0,4 por cento em Julho para 116,2 pontos no índice da FED, situando-se ainda abaixo do pico da pré-recessão de 116,4 registado em Junho de 2000.
A capacidade de utilização cresceu para 77,1 por cento em Julho de 76,9 por cento em Junho, revisto em baixo da estimativa inicial de 77,2 por cento do mês passado.
Os economistas estavam à espera que a produção industrial subisse 0,5 por cento e que a capacidade de utilização aumentasse para 77,5 por cento, de acordo com uma sondagem da CBS MarketWatch.
A produção industrial de Junho foi revista para uma queda de 0,5 por cento, depois de uma estimativa inicial de queda de 0,3 por cento.
BolsaPt.com
Preços do consumidor nos EUA resvalam 0,1% em Julho
17-8-2004 13:56
Os preços do consumidor nos Estados Unidos registaram uma queda de 0,1 por cento no mês de Julho, de acordo com o Departamento de Trabalho norte-americano.
Trata-se da primeira descida desde Novembro de 2003.
Excluindo os custos na energia e na alimentação o índice cresceu 0,1 por cento em Julho.
A inflação ficou abaixo das expectativas já que os analistas aguardavam uma subida de 0,1 pontos percentuais, mas a subida foi de 0,2 por cento.
No decorrer dos últimos 12 meses, o IPC cresceu 3 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Construção de novas habitações cresce 8,3% em Julho
17-8-2004 13:47
A construção de novas habitações nos Estados Unidos registou um aumento de 8,3 por cento em Julho, recuperando dos valores registados em Junho deste ano.
Os construtores norte-americanos iniciaram as construções com o ajuste sazonal anual, registando um aumento na ordem dos 1,978 milhões, de acordo com o Departamento do Comércio dos Estados Unidos.
Os analistas esperavam um aumento mais reduzido na ordem dos 1,88 milhões.
A construção de habitações subiu em Julho nas quatro regiões norte-americanas.
As casas para famílias singulares registou um aumento de 8,5 por cento para os 1,651 milhões em relação a Junho onde os valores não foram além dos 1,522 milhões.
Os prédios permitidos, um dos indicadores do mercado de habitações, cresceu 5,7 por cento para um ajuste sazonal anual que aumentou cerca de 2,055 milhões em Julho, dos 1,945 milhões apresentados no mês anterior.
BolsaPt.com
EUA: Vendas nas cadeias de lojas decresce 0,6%
17-8-2004 13:36
As vendas nas cadeias de lojas de retalho dos Estados Unidos caiu 0,6 por cento na última semana face à semana anterior.
Segundo os analistas para estes resultados contribuiu a passagem do furacão Charley, o aumento dos preços do gás e as férias escolares.
Na passada semana as vendas nas cadeias de lojas registaram uma subida de 3,0 por cento, o mesmo valor esperado pelos analistas para o mês de Agosto.
BolsaPt.com
Yukos pode exportar petróleo depois da falência
17-8-2004 13:18
A Yukos poderá manter os seus abastecimentos de petróleo após ser declarada a falência, usando as linhas férreas russas.
A garantia foi dada pelo vice-presidente da empresa que controla os transportes ferroviários da Rússia.
A petrolífera russa pagou adiantado, até dia 28 deste mês, o transporte de petróleo para a China.
Recorde-se que a situação financeira vivida pela Yukos está a criar instabilidade nos mercados petrolíferos internacionais.
BolsaPt.com
Staples com lucros de 122,5 milhões de dólares
17-8-2004 13:6
A Staples In já fez saber que os resultados líquidos do segundo trimestre aumentaram para os 122,5 milhões de dólares.
Os resultados líquidos da empresa cresceram face aos 87,8 milhões de doláres registados no ano de 2003.
Segundo os analistas e em linha com a empresa a Staples espera ganhar 22 cêntimos por acção.
BolsaPt.com
17-8-2004 13:6
A Staples In já fez saber que os resultados líquidos do segundo trimestre aumentaram para os 122,5 milhões de dólares.
Os resultados líquidos da empresa cresceram face aos 87,8 milhões de doláres registados no ano de 2003.
Segundo os analistas e em linha com a empresa a Staples espera ganhar 22 cêntimos por acção.
BolsaPt.com
Resultados líquidos da Home Depot subiram 19% no 2º trimestre
17-8-2004 12:49
A Home Depot registou um aumento de 19 por centos nos resultados líquidos do segundo trimestre.
Valores que ficaram acima das expectativas do analistas, tendo em conta que a empresa remodelou algumas lojas, permitindo assim rever em alta as previsões anuais da companhia.
Os resultados líquidos da empresa cresceram para os 1,55 mil milhões de dólares dos 1,3 mil milhões de dólares registados no ano homólogo.
As vendas nas lojas aumentaram 4,8 por cento, mas este foi o ganho mais baixo em quatro trimestres.
A Home Depot prevê que os resultados líquidos anuais cresçam acima dos 17 por cento.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, cmsbarros, Garfield, latbal, m-m, malakas, MP65, PacoNasssa, Phil2014, trilhos2006 e 259 visitantes