Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reflecçlão para mais tarde recordar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Reflecçlão para mais tarde recordar

por Silveira » 13/8/2004 0:03

Boas

Depois de ver os fechos dos mercados em tudo o Mundo, acabo por ver que os mercados não aguentam as noticias menos boas para o mercado, as acções fervem nas mãos dos investidores como pipocas numa panela de pressão, prontas para sair da plataforma de segurança e cair no abismo. No entanto a pergunta se mantém será se o sentimento de medo passará a um sentimento de pânico, essa é a pergunta que eu penso que irá começar a imperar no mercado, isso porque os analistas acabamos por relacionar esse tipo de acontecimentos consecutivos, com espaços temporais equivalentes no passado, poderá levar o mercado a acentuar o movimento num curto espaço de tempo, criando aquilo que eu chamo de queda sem ponto definido para parar.

Hoje foi-me muito difícil ver os mercados a fecharem abaixo dos valores de referencia para suportes, isso porque acabam por mostrar que neste momento difícil para os mercados pelo que rodeia a económica e política a nível mundial, poderemos ficar com uma tendência claramente de queda no mercado, sendo no meu entender o PSI20 o único que ainda não quebrou esse suporte de delimita a passagem de correcção para confirmação de tendência de baixa.

Ontem á noite em jantar com uns poucos colegas um dizia e se o petróleo for para cima dos $50, ou seja á anos que o petróleo se encontra a um preço médio estável e sendo um recurso esgotavel seria normal o preço ir aumentando consoante os anos fossem passando, o que é certo é que não aconteceu e, agora eu me pergunto será que não vamos ver uma escalada por parte do preço do ouro negro no sentido de a correcção trazer o petróleo para preços justos de mercado, o preço alvo eu deixo como exercício para os curiosos, ou seja seria impensável ver o petróleo daqui a algum tempo a cima dos $60 ou mesmo chegar a uma valorização de 100% num espaço temporal mais alargado. Eu penso que não será assim muito difícil, pois se houver um aumento de produção para combater a escalada do preço, teremos uma aceleração no fim do recurso que é o petróleo e tendo em conta a lei da procura e oferta, será normal que o preço dispare em grande escala. Isso no meu simples ponto de vista.

E agora, que consequências para a industria e economia esse cenário poderia vir a trazer?
Seria um desastre na minha opinião e poderia colocar o economia global numa autentica recessão.

Ora bem, este é um cenário muito negativo, mas que tem em conta aquilo que os mercados mostram neste momento e como eu costumo dizer temos que estar preparados para os dois lados da medalha, no entanto vislumbrar argumentos que sustentem um cenário inverso ao que acima eu tracei neste momento particular nos mercados não é fácil de vislumbrar.

Assim neste momento negociar no mercado é muito complicado, pois chegamos a um ponto em que as coisas se podem precipitar ou então podemos assistir a um movimento de tentativa de inverter os mercados, no entanto só acredito que esse movimento surja se houver nos mercados um sentimento muito forte de medo gerando o pânico levando os investidores a venderem as suas posições a qualquer preço, aí teremos condições para depois surgirem compradores no mercado com força suficiente para inverterem em alta, levando a que as forças se equilibrem.

Por fim queria fazer referencia a algo que não tenho ouvido muito nem lido por parte dos investidores. Quase todos os índices de referencia mundial tendo em conta os seus máximos histéricos e os mínimos depois obtidos ainda não tiveram um movimento de retraçamento superior a 23,8% e no caso do DAX a 32,8%, isso para dizer que o espectro de ainda poder-mos estar no BEAR MARKET deve ser encarado como possível e as subidas que assistimos no passado recente terem sido apenas retracções na tendência.

A continuidade do movimento de alta que assistimos no ultimo ano e meio penso que só poderá acontecer se houver uma consolidação dos mercados no range criado desde 2002 no NASDAQ e do criado nos restantes índices desde inicio deste ano, se tal ocorrer é porque os factores económicos acabam por ir de encontro a uma recuperação sustentada e lucrativa para os investidores.

Para finalizar, neste momento estou apreensivo quanto ao primeiro cenário que tracei, mas como costumo dizer nos mercados temos que estar preparados para os três acontecimentos (Alongar, Shortar e ficar de Fora).

Vou deixar dois graficos do NASDAQ com dois possíveis cenários para o medio longo prazo, um de baixa o primeiro onde poderemos estar perante uma lateralização para depois o BearMarket resuscitar, ou entao um cenario de alta em que neste momento estamo s a construir uma fundo de consolidação para uma subida sustentada no futuro.

Bem a conversa já vai longa, cumprimentos a todos, Silveira
Anexos
NASDAQ.png
NASDAQ.png (21.35 KiB) Visualizado 187 vezes
NASDAQ_1.png
NASDAQ_1.png (21.43 KiB) Visualizado 189 vezes

Registado: 5/11/2002 19:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, dragom, drcentimo, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, smog63, trilhos2006 e 260 visitantes