Epá tanta coisa...
Ze,
É complicado num thread explicar toda a “Foolosophia” que utilizo no meu trade. Mas de uma forma bastante sucinta e tomando como base os teus tópicos vou tentar.
Eu divido o meu capital de risco em duas contas, uma para trades de curto prazo e outra para médio prazo.
Para simplificar vou-me basear no curto prazo e nos minis do SPX-500, então temos:
> time frame – utilizo múltiplos times frames, por exemplo, se estou negociar o gráfico de 30m, encontro a tendência mais os pontos de suporte e resistência no diário e utilizo o de 5m ou de 1m para optimizar as entradas e saídas;
> stops + tempo médio de holding – no curto prazo qualquer trade que faço pode ir desde o daytrade até aos 10/13 dias, ou seja, por exemplo ao ver um setup com potencial a desenhar-se nos 30m entro e espero pelo final do dia para comprovar algumas condições necessárias para subir o time frame do trade de daytrade para multiday. Nestas entradas os stop loss que utilizo vão desde 2 a 5 pontos e com este risco espero um retorno de 15 a 30 pontos, nos próximos dias. Ao contrário de alguns traders o meu dano psicológico é inferior ao stopar 5 vezes consecutivas por cinco pontos do que ser stopado em uma única vez por 25 pontos. Também utilizo o ponto de break even para stopar.
> ir a favor ou contra a tendência – no curto prazo, na minha opinião, é proibido comprar breakouts ou vender breakdowns “just like that”, ou negoceias o potencial fake out break, ou alongas na 1ª retracção depois do breakout ou entras curto na 1ª retracção depois do breakdown, ou esperas por outra oportunidade. No curto prazo tens que antecipar, não podes reagir.
Saber negociar em time frames baixos é importante por causa do treino visual que te dá, muitas vezes ao analisar um gráfico no diário ou semanal vejo um padrão a desenvolver-se de forma semelhante a muitos que todas os meses estudo nos gráficos intraday e para o qual, à partida, já tenho um “inside” sobre qual o seu provável desfecho.
Nota final:
Nos mercados de hoje a melhor característica que um trader pode ter é a capacidade de adaptação a novas situações. Muitos traders só se sentem confortáveis a negociar em tendências de queda ou de subida, ou em breakouts/breakdowns, ou só sabem negociar em gráficos diário. Temos que ser o mais versáteis possível. È aqui que muitas black boxes falham, quando o mercado “vira” de personalidade.
p.s. acho que não preciso fazer nenhum disclosure tipo sell side analist, não é!!??
um abraço