Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

spx-500

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zelareka » 20/8/2004 1:32

bowie, disseste:

"No curto prazo tens que antecipar, não podes reagir"

excelente frase, concordo a 100% e mostra bem q sabes do q falas. gostei dos principios gerais da tua metodologia, deves ser um bom trader. Ha qts anos estas nisto?

Registado: 3/1/2004 16:34

por Bowie » 10/8/2004 16:43

No texto anterior onde está “sell side analist” deveria estar “sell side analyst”

È isso Arnie, prosperar na coisa, exige muito trabalho. Um trader tem que desenvolver a habilidade, através do estudo, observação e experiência, de reconhecer os sinais em cada uma das várias fases do movimento do mercado. Manter um registo daquilo que vamos observando é crucial, o meu em 7,5 anos de estudo tem 58 páginas A4, todos os inícios de semana releio-o.

cump

Registado: 25/11/2002 18:56

por arnie » 10/8/2004 7:56

Saber negociar em time frames baixos é importante por causa do treino visual que te dá, muitas vezes ao analisar um gráfico no diário ou semanal vejo um padrão a desenvolver-se de forma semelhante a muitos que todas os meses estudo nos gráficos intraday e para o qual, à partida, já tenho um “inside” sobre qual o seu provável desfecho.

Eu acho que este paragrafo diz tudo.
O estudo de um grafico intraday, e aqui nesta situação, o estudo deverá ser feito, sempre que possivel, em tempo real e não depois dos mercados fecharem dá-nos um "hedge" muito importante na analise de um grafico diario, semanal ou mesmo mensal.
Ao estudarmos um grafico intraday iremos aprender mais rapidamente os movimentos dos mercados, iremos tomar consciencia de certos padrões que observando um grafico diario, apesar de ele lá estar, não teríamos a capacidade de detectar e/ou demorariamos algumas semanas/meses a detecta-lo.
Ao estudarmos um grafico intraday em tempo real, estamos a "treinar" os nossos olhos a reconhecer quase que instantaneamente certos movimentos/padrões o que, como já foi referido, irá nos ajudar a detectar mais rapidamente os movimentos no grafico diario.

Agora, há que saber depois como utilizar esta capacidade de leitura. Utilizamos para o daytrade ou para o position baseado no grafico diário/semanal?
Pessoalmente, cada vez mais tento utilizar a leitura para os time frames superiores. No entanto, tendo algum tipo de setup a nivel diario ou semanal, o grafico intraday deverá ser utilizado para encontrar a ultima confirmação desse mesmo setup e com isso executar o trade.

Dito assim parece que é tudo muito simples, mas infelizmente não o é?
É preciso muita hora, muita leitura, muito apontamente, toneladas de "prints" cheio de apontamentos para mais tarde podermos consultar...

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Bowie » 9/8/2004 21:19

Epá tanta coisa...

Ze,

É complicado num thread explicar toda a “Foolosophia” que utilizo no meu trade. Mas de uma forma bastante sucinta e tomando como base os teus tópicos vou tentar.

Eu divido o meu capital de risco em duas contas, uma para trades de curto prazo e outra para médio prazo.

Para simplificar vou-me basear no curto prazo e nos minis do SPX-500, então temos:

> time frame – utilizo múltiplos times frames, por exemplo, se estou negociar o gráfico de 30m, encontro a tendência mais os pontos de suporte e resistência no diário e utilizo o de 5m ou de 1m para optimizar as entradas e saídas;

> stops + tempo médio de holding – no curto prazo qualquer trade que faço pode ir desde o daytrade até aos 10/13 dias, ou seja, por exemplo ao ver um setup com potencial a desenhar-se nos 30m entro e espero pelo final do dia para comprovar algumas condições necessárias para subir o time frame do trade de daytrade para multiday. Nestas entradas os stop loss que utilizo vão desde 2 a 5 pontos e com este risco espero um retorno de 15 a 30 pontos, nos próximos dias. Ao contrário de alguns traders o meu dano psicológico é inferior ao stopar 5 vezes consecutivas por cinco pontos do que ser stopado em uma única vez por 25 pontos. Também utilizo o ponto de break even para stopar.

> ir a favor ou contra a tendência – no curto prazo, na minha opinião, é proibido comprar breakouts ou vender breakdowns “just like that”, ou negoceias o potencial fake out break, ou alongas na 1ª retracção depois do breakout ou entras curto na 1ª retracção depois do breakdown, ou esperas por outra oportunidade. No curto prazo tens que antecipar, não podes reagir.

Saber negociar em time frames baixos é importante por causa do treino visual que te dá, muitas vezes ao analisar um gráfico no diário ou semanal vejo um padrão a desenvolver-se de forma semelhante a muitos que todas os meses estudo nos gráficos intraday e para o qual, à partida, já tenho um “inside” sobre qual o seu provável desfecho.

Nota final:

Nos mercados de hoje a melhor característica que um trader pode ter é a capacidade de adaptação a novas situações. Muitos traders só se sentem confortáveis a negociar em tendências de queda ou de subida, ou em breakouts/breakdowns, ou só sabem negociar em gráficos diário. Temos que ser o mais versáteis possível. È aqui que muitas black boxes falham, quando o mercado “vira” de personalidade.

p.s. acho que não preciso fazer nenhum disclosure tipo sell side analist, não é!!?? :)

um abraço

por zelareka » 9/8/2004 15:30

referia-me aos intrumentos q usas, time-frame, tempo medio de holding, tamanho dos stops, e se vais contra a trend ou com ela.

:mrgreen:

por Bowie » 9/8/2004 12:20

Ze,

Tipo de trader/investidor, como?

cump

por zelareka » 7/8/2004 0:50

Ola bowie,

q tipo de trader/investidor es tu?

S&P 500 paragens do autocarro

por Jobeta » 6/8/2004 16:21

Caros:
Concordo com o mergulho Penso que o autocarro tem paragem ou fim de linha lá para os 1020. 38%

Procuram-se presas para os ursos .....

Cumprimentos
Jobeta
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por Bowie » 6/8/2004 14:23

Não anexei a fotografia.
Anexos
spx-fut.PNG
spx-fut.PNG (8.46 KiB) Visualizado 838 vezes

spx-500

por Bowie » 6/8/2004 14:16

Olá

Vamos abrir em gap contra uma zona de short covering potencial de curto prazo (1069/1060), para quem quer tracar lucros e passar um fim de semana descansado deve "aviar-se" aqui, na minha opinião.

cump

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, cmsbarros, Garfield, latbal, m-m, malakas, MP65, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, trilhos2006 e 237 visitantes