Página 1 de 1

Autoridades americanas investigam Google; entrada em Bolsa d

MensagemEnviado: 6/8/2004 11:40
por TRSM
Autoridades americanas investigam Google; entrada em Bolsa deve ser adiada
As autoridades norte-americanas estão a investigar a Google, pelo facto da empresa não ter registado acções na oferta pública inicial que está a realizar, o que poderá provocar um adiamento da entrada em bolsa na companhia tecnológica.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



As autoridades norte-americanas estão a investigar o Google, pelo facto da empresa não ter registado acções na oferta pública inicial que está a realizar, o que poderá provocar um adiamento da entrada em bolsa na companhia tecnológica.

A entidade reguladora do Estado da Califórnia anunciou ontem que está a investigar o Google acerca da possibilidade da empresa ter violado a lei, ao não ter registado acções que emitiu para vender aos seus empregados e colaboradores.

Segundo explicou um advogado à agência Bloomberg, o IPO do Google pode ser atrasado em várias semanas, pois a empresa precisa de notificar os investidores das investigações, entregar novos documentos à Securities and Exchange e ver abertos novos inquéritos contra a empresa.

A admissão em bolsa das acções do Google estava prevista para dentro de poucos dias, mas com a investigação a operação é adiada e a apetência dos investidores pode refrear. Estes já estão um pouco decepcionados com a falta de informação prestada pela empresa, sobretudo no que diz respeito à estratégia futura e previsões de resultados.

A investigação das autoridades da Califórnia incide sobre acções que o Google emitiu mas não registou, entre Setembro de 2001 e Junho deste ano, para vender a alguns trabalhadores.

Os especialistas acreditam que o Google terá de pagar multas de até 50 milhões de dólares, pois a SEC leva muito a sério os registos das acções. Depois de estar agendado para a próxima semana, a imprensa americana já tinha noticiado que a operação só ira decorrer perto de 16 de Agosto.