Re: JMT: inversão à vista?

Touro Escreveu:No fundo podemos dizer que a crença na AT é a alavancagem da mesma, isto é, quantos mais acreditarem nela melhor ela funciona. No entanto, a AT tem algo de intrínseco e independente da quantidade de investidores que analisam os gráficos. Algo que se relaciona com o sentimento do mercado e que é traduzido nos gráficos. Quero dizer com isto que, mesmo que ninguém olhe para os gráficos, os padrões técnicos formam-se na mesma, embora acreditando que nestes casos sejam mais difusos.
De acordo. Até porque se os méritos da AT se devessem a aqueles que acreditam nela, ela não tería surgido pois antes de ser «descoberta» ninguém acreditava nela.
Os padrões que se desenvolvem nos gráficos derivam de padrões comportamentais dos investidores e não pelos investidores estarem a olhar para os gráficos.
Aliás (e nesse ponto discordo um pouco do Touro), a minha opinião vai no sentido de, caso hajam muitos investidores a apostar num determinado título numa perspectiva puramente técnica então a AT tende a deixar de funcionar correctamente.
A AT detecta determinados padrões e determinadas ineficiências do mercado. Se uma grande massa de investidores está a detectar esses padrões e essas ineficiências então eles próprios, num efeito de feedback, vão alterar o gráfico e canibalizar os ganhos (basicamente é a teoría da distribuição da informação, se muitos investidores tiverem acesso a uma determinada informação, essa informação torna-se pouco lucrativa... a informação só é realmente lucrativa quando são poucos os que a conhecem/detectam). Assim, a AT só é lucrativa quando são poucos os investidores que estão a investir com base em informação puramente técnica (felizmente assim acontece, ao contrário do que por vezes poderá parecer, os investidores que investem realmente com base na AT e exclusivamente com base na AT, são em número bem reduzido e o próprio impacto deles no mercado também).
Convém ainda recordar que, para agravar já esta percentagem reduzida, tendem a ser investidores de capital mais reduzido que investem com base na AT. Grandes institucionais (que representam o grosso do capital) tendem a investir com base noutros pressupostos e fundamentos, até pelas razões que referi. Não estão em condições de fazer uso da AT dado que os seus movimentos adulteram seriamente os gráficos...
Enfim, isto dava pano para mangas.
