Página 1 de 1

Thanks

MensagemEnviado: 4/8/2004 13:27
por Fan do Cinzento
Uma vez mais , muito obrigado Marco.

Fan do Cinzento

Re: Thanks

MensagemEnviado: 4/8/2004 13:20
por MarcoAntonio
Fan do Cinzento Escreveu:Marco,
Obrigado pela disponibilidade demonstrada e pela explicação disposta que considero suficiente até para eu própio pesquisar e analisar sobre o assunto. Este é um dos casos em que nunca me questionei sequer sobre a essência de assim ser.Aprendi que no curto prazo maioritáriamente era usada a escala linear e no longo a log....e por aí me fiquei, considerando esta como uma verdade tumbular.


Algumas explicações lacónicas ou inexactas induzem em erro quem as lê de facto. A questão das escalas é uma questão por vezes muito mal explicada induzindo em erro aqueles que lêm essas explicações.

Como salientei, a questão não é uma questão de prazos temporais (embora naturalmente tenda a fazer-se notar mais em prazos mais alargados).

No entanto, pode-se notar tanto num gráfico de um ou dois meses do título A quanto no gráfico de um ou dois anos do título B. Basta que o título A varíe tanto em um ou dois meses quanto o título B varía em um ou dois anos.

A questão fundamental é a variação relativa do título e não propriamente o decorrer do tempo.

Por isso, podemos ter um gráfico de curto-prazo onde a questão é pouco relevante mas podemos ter outro onde a questão é bem relevante.

Daí que o mais práctico seja utilizar sempre a escala logarítmica o que em si não representa qq desvantagem dado que se trata da escala mais adequada, a escala que reflecte como os investidores realmente pensam e como realmente sentem as quedas e as subidas... em percentagem!

Fan do Cinzento Escreveu:Entretanto, se não fôr pedir muito, agradecia que colocasse o gráfico actualizado do BCP, para confirmar se porventura agora estará a fazer um reteste ´...ou se por outro lado, a minha linha é válida enquanto suporte ( pelo menos até agora é!) :shock:

Obrigado

Fan do Cinzento


Cinzento, a linha válida é (embora considere menos consistente do que a que eu estou a utilizar). Trata-se portanto de uma questão de critérios.

Embora eu prefira os critérios que utilizo e considere a minha linha mais fiável (4 pontos de toque um quinto relativamente próximo) não posso dizer que a linha que estás a traçar seja inválida.

Repara que podemos sempre traçar várias linhas (válidas) no mesmo gráfico. Depois será uma questão de avaliação e de critérios para definir a que cada um considera mais importante (o que até por vezes não é fácil ou transparente).

No caso da linha que estou a utilizar, poderemos estar perante um retest (embora eu não dê muita relevância a este aspecto dado o lapso de tempo e o espaço reduzido em que tudo isto se está a passar).

Segue o gráfico em anexo...

Thanks

MensagemEnviado: 4/8/2004 13:05
por Fan do Cinzento
Marco,
Obrigado pela disponibilidade demonstrada e pela explicação disposta que considero suficiente até para eu própio pesquisar e analisar sobre o assunto. Este é um dos casos em que nunca me questionei sequer sobre a essência de assim ser.Aprendi que no curto prazo maioritáriamente era usada a escala linear e no longo a log....e por aí me fiquei, considerando esta como uma verdade tumbular.

Entretanto, se não fôr pedir muito, agradecia que colocasse o gráfico actualizado do BCP, para confirmar se porventura agora estará a fazer um reteste ´...ou se por outro lado, a minha linha é válida enquanto suporte ( pelo menos até agora é!) :shock:

Obrigado

Fan do Cinzento

MensagemEnviado: 3/8/2004 23:50
por MarcoAntonio
nunofaustino Escreveu:já agora eu tenho uma dúvida...

É muito complicado traçar duas linhas completamente paralelas com a escala semi-logarítmica...


Sem dúvida. Traçar linhas exactamente paralelas no metastock é pouco prático.

De qq das formas para mim a questão é pouco relevante pois dou prioridade à consistência das linhas e não faço questão de que as linhas sejam exactamente paralelas. Aliás, existem muitos canais onde as linhas não são exactamente paralelas até porque isso é, nalguns casos, virtualmente impossível... as cotações apresentam valores discretos e não contínuos e portanto a forma apropriada de abordar as linhas de tendência, seja inseridas em canais ou não é por aproximação.


nunofaustino Escreveu:Eu gostava de saber como é que traças os teus canais no metastock.


nunofaustino Escreveu:1. Fazes copy paste de uma das linhas (sendo que qdo a deslocares ela deixa de ser paralela com a inicial)
2. desenhas uma nova linha tentando que ela passe pelo máximo número de pontos possível
3. desenhas uma nova linha tentando que ela seja o mais paralela possível com a inicial?


Eu traço os canais conforme a cotação e se isso me parecer viável, mas sempre por aproximação. Não me preocupo com o paralelismo exacto da linha (até porque essa é uma questão relativa).

Essencialmente faço o que dizes no ponto 2. Se as linhas forem aproximadamente paralelas eu considero que se trata de um canal, se forem francamente não paralelas eu considero que se trata de um triangulo, uma cunha ou um pendão, conforme o caso (isto descurando os alargamentos cujo interesse técnico e para trading é irrelevante e evito coloca-los no gráfico sequer).

MensagemEnviado: 3/8/2004 23:40
por nunofaustino
já agora eu tenho uma dúvida...

É muito complicado traçar duas linhas completamente paralelas com a escala semi-logarítmica...

Eu gostava de saber como é que traças os teus canais no metastock.
1. Fazes copy paste de uma das linhas (sendo que qdo a deslocares ela deixa de ser paralela com a inicial)
2. desenhas uma nova linha tentando que ela passe pelo máximo número de pontos possível
3. desenhas uma nova linha tentando que ela seja o mais paralela possível com a inicial?

Um abraço
Nuno

MensagemEnviado: 3/8/2004 23:31
por MarcoAntonio
Fan do Cinzento Escreveu:ok, Obrigado Marco,

Curiosamente , nunca tinha reparado nessa referência. Não significa isso porém que não leia atentamente as análises. Bem pelo contrário.

Fan do Cinzento


Peço desculpa, há pouco tive de responder de forma muito sintéctica pois estava de saída.

Sem me alongar demasiado (pois já abordei este tema muitas vezes) posso resumir rapidamente as razões que me levam a utilizar sempre a escala logarítmica:

:arrow: Razão de ordem fundamental: a questão da escala não é propriamente uma questão temporal pelo que o a questão pode ser tão relevante num gráfico de curto-prazo do título A quanto o é num gráfico de longo-prazo do título B. A questão prende-se com as variações relativas dos activos e não com o decorrer do tempo e portanto a relevância da escala varía conforme o comportamento do mercado e as características do título. Ou seja, não utilizar a escala logarítmica em gráficos de curto-prazo e utilizar em gráficos de longo-prazo pode constituir uma incoerência dado que a questão não é uma questão de prazos (tempo).

:arrow: Razão de ordem técnica: as linhas traçadas em escalas logarítmicas tendem a ser mais consistentes (mais pontos de toque), mais fiáveis (menos falsos sinais) e mais duráveis (é comum uma mesma LT em escala logarítmica representar «várias» LT's traçadas em escala linear que foram sendo corrigidas ao longo do tempo).

:arrow: Razão de ordem práctica: não é práctico utilizar ora uma escala ora outra. Note-se que utilizar a escala logarítmica nunca representa uma desvantangem (a escala logarítmica é a escala mais adequada para os mercados, a escala linear não é adequada, o que acontece mesmo noutros contextos, não apenas no mercado, por exemplo para representar níveis sonoros ou de ruído a escala mais adequada é uma escala logarítmica no eixo dos decibéis). O que ocorre é que por vezes a diferença entre uma escala e outra tende a ser desprezável (não significativa) e portanto não há grande diferença entre utilizar uma ou outra. Mas não se pode dizer que em determinada situação é desvantajoso utilizar uma escala logarítmica (o que se pode dizer é o inverso, em determinadas situações é desvantajoso utilizar a escala linear).

Portanto, a questão podería ser colocada ao contrário: porque não utilizar sempre a escala logarítmica?

Não trás desvantagens e vantagens trás várias, por vezes bastante significativas.

É claro que, como já disse uma vez, a questão da escala - embora uma questão importante e que por vezes é descurada - é uma questão entre muitas. Existem analistas que optam por utilizar a escala linear e não cai o carmo e a trindade por isso. É uma opção. Embora eu refira sempre: a escala linear não é adequada para os mercados da mesma forma que nós, investidores, só queremos saber a variação relativa - em percentagem - e pouco significado tem a variação em valor absoluto dado que uma variação de 10 centimos numa acção que vale 1 euro é totalmente diferente de uma variação dos mesmos 10 centimos numa acção que vale 5 ou 10 euros. A questão da escala é exactamente esta: variações percentuais iguais têm exactamente o mesmo aspecto em gráficos em escala logarítmica, em escala linear ficam com aspectos diferentes parecendo maiores ou mais pequenas do que realmente são.

Para não estar a escrever outro testamento sobre esta assunto, fico por aqui.

Mas se quiseres desenvolver o tema ou até contactar-me em privado para mais desenvolvimentos (para evitar a maçada da pesquisa) estou ao dispor.

Caro Fan

MensagemEnviado: 3/8/2004 20:18
por homemdoswarrants
Obrigado pelo detalhe.Encaixa exatamente da mesma forma como estava a ver, no entanto quiz eliminar essa duvida.
De facto a minha ideia inicial é de forte suporte entre 1.63 e 1.64

MensagemEnviado: 3/8/2004 20:16
por Fan do Cinzento
ok, Obrigado Marco,

Curiosamente , nunca tinha reparado nessa referência. Não significa isso porém que não leia atentamente as análises. Bem pelo contrário.

Fan do Cinzento

MensagemEnviado: 3/8/2004 20:08
por MarcoAntonio
Cinzento, eu uso escala logarítmica em todas as escalas temporais e já expliquei diversas vezes porquê. Se fizeres umas pesquisas encontras diversos tópicos meus sobre esse tema.

LLOLLL

MensagemEnviado: 3/8/2004 20:06
por Fan do Cinzento
Olá HDW,

É comum, e até existem "traders" com setups, mais ou menos elaborados debaixo da permissa que tendencialmente os gaps tendem a ser "fechados". Estatisticamente, não sei relevar a pertinência da "tese", mas constato principalmente nos EUA, que de facto muitos gaps são fechados e a tendencia retomada. Mas como digo , era uma mera constataçao pessoal. Aqui no nosso burgo, jugo que a relevância deva ser bem menor....se bem que a prazo todos os gap down tendem a ser fechados. Ainda assim, aquele gap, e pela zona de preço em que é feito, acaba por me merecer menor atenção, dado que é uma zona recentemente "pisada".
Ao longo do tempo, comecei a focalizar eseencialmente a minha atenção na correlação preço volume, recorrendo complementarmente as ferramentas técnicas usuais e convencionais, que bem conhece. E de quando em vez lá traço umas ondas , para ajudar no racíocinio. Mas neste canal , honestamente, nem me atrevo a tal. Já que mencionei o volume, aproveito para acrescentar, baseado naquilo que atrás afirmei, parecer-me - por enquanto - que o movimento retractivo estará prestes a terminar.

Relativamente ao canal, ainda bem Marco que existe uma justificação, pois estvava a pensar que a minha BD estaria mal, apesar de pagar o serviço.
Já agora, e por mera curiosidade : Por usa o Marco escala semi- , no curto prazo??


Cumprimentos

Fan do Cinzento

Caro Fan

MensagemEnviado: 3/8/2004 19:08
por homemdoswarrants
A 1.84 pode considerar-se gap down?
Se sim seria provavel fecho de gap , mantendo canal descendente intacto e prontoi a novos minimos depois ainda mais abaixo?
Obrigado.

Re: LOLL

MensagemEnviado: 3/8/2004 19:07
por MarcoAntonio
Fan do Cinzento Escreveu:O canal por mim traçado, está ligeiramente diferente. Mas muito provávelmente , serei eu que estou errado. Todavia , baseado na teoria dos "channel" :shock: , procurei manter as paralelas com rigor.....de forma que saíu assim.


Fan do Cinzento


Cinzento, eu utilizo (sempre!) escala logarítmica pelo que os nossos canais tenderão sempre a ser diferentes. Mesmo que eu traçasse as rectas exactamente paralelas (facto pouco relevante numa escala logarítmica), não apontaría para os mesmos valores que no teu gráfico.

PS: Nem é possível traçar rectas exactamente paralelas em escala logarítmica no metastock sem recorrer a elaborados cálculos. Em todo caso isso é muito pouco relevante, principalmente para quem utiliza escala logarítmica.

LOLL

MensagemEnviado: 3/8/2004 19:01
por Fan do Cinzento
O canal por mim traçado, está ligeiramente diferente. Mas muito provávelmente , serei eu que estou errado. Todavia , baseado na teoria dos "channel" :shock: , procurei manter as paralelas com rigor.....de forma que saíu assim.


Fan do Cinzento

MensagemEnviado: 3/8/2004 18:07
por MarcoAntonio
JCS Escreveu:Seria possivel alguém postar um gráfico actualizado do Banco Comercial Português? Desde já agradeço :)

Cumprimentos

JCS


Aqui vai...

MensagemEnviado: 3/8/2004 18:01
por JCS
Seria possivel alguém postar um gráfico actualizado do Banco Comercial Português? Desde já agradeço :)

Cumprimentos

JCS

BCP

MensagemEnviado: 3/8/2004 17:56
por JAS
Ou será a CGD a vender mais umas desta vez na Bolsa?
Eles vão ter que arranjar o dinheirinho para pagar a S&P pois o Tio Jardim não fia..

JAS

correcçao leia-se 26 pips

MensagemEnviado: 3/8/2004 17:34
por homemdoswarrants
Deve ler-se 26 pips a partir de 1.9 da 1.64

MensagemEnviado: 3/8/2004 17:32
por homemdoswarrants
nunofaustino Escreveu:exacto artista...

Cada vez mais me convenço que os que foram informados que poderiam comprar acções do BCP a 1.75 (devido ao negócio da CGD), tb sabiam que tinham pouco tempo para as vender acima desse valor (daí o enorme volume naqueles dias e a impossibilidade de subir apesar da venda da SP)...

Há alguma coisa negativa sobre o BCP que poucos sabem (mas que está cada vez mais claro no gráfico do BCP)...

Um abraço
Nuno



Eu pergunto:

- Quando o Bcp partiu tringulo em baixa a 1.90 nao seria logo de prever movimento identico a ultimas extensao ascendente?
- Ou seja aproximadamente 29 pips?

Nada entendo de tecnica mas lancei na altura post com estas mesmas referencias...

MensagemEnviado: 3/8/2004 17:23
por nunofaustino
exacto artista...

Cada vez mais me convenço que os que foram informados que poderiam comprar acções do BCP a 1.75 (devido ao negócio da CGD), tb sabiam que tinham pouco tempo para as vender acima desse valor (daí o enorme volume naqueles dias e a impossibilidade de subir apesar da venda da SP)...

Há alguma coisa negativa sobre o BCP que poucos sabem (mas que está cada vez mais claro no gráfico do BCP)...

Um abraço
Nuno

Re: Caro visitante

MensagemEnviado: 3/8/2004 17:18
por artista_
JCS Escreveu:Acho que estará a ver mal... Se o bCP for ao AC da EDP, para manter a sua posição terá de entrar com cerca de €60 milhões (correspondentes a cerca de 5% da posição que detém na eléctrica). Não é preciso nenhum AC no BCP para "só" pagar 60 milhões...
JCS


Claro que não é preciso nenhum aumento de capital (?!) o pior é que não é por causa da EDP que o BCP está a cair, então porque é? enfim alguma coisa será, e no BCP os pequeninos já se habituaram a ser o últimos a saber...

Re: Caro visitante

MensagemEnviado: 3/8/2004 14:50
por JCS
homemdoswarrants Escreveu:Para BCP ir ao A.C da EDP , teria de tambem fazer ele proprio um A.C ou estarei a ver mal? :roll:


Acho que estará a ver mal... Se o bCP for ao AC da EDP, para manter a sua posição terá de entrar com cerca de €60 milhões (correspondentes a cerca de 5% da posição que detém na eléctrica). Não é preciso nenhum AC no BCP para "só" pagar 60 milhões...

Pessoalmente preferia que não acompanhasse, mas coloco claramente um Ac no BCP fora de causa... Os seus rácios são dos melhores (senão o melhor) da banca portuguesa. O que anda piorzito é o BPI (que se não me engano brevemente poderá surpreender...). Mas isto sou só eu a divagar...

Cumprimentos

JCS

Caro visitante

MensagemEnviado: 3/8/2004 14:33
por homemdoswarrants
Para BCP ir ao A.C da EDP , teria de tambem fazer ele proprio um A.C ou estarei a ver mal? :roll:

bcp

MensagemEnviado: 3/8/2004 14:31
por Visitante
É verdade e o fundamental tem a ver com o aumento de capital da Edp. É quase certo que vai subscrever o aumento. Qualquer dia saberemos.

BCP: Técnicos versus Fundamentais

MensagemEnviado: 3/8/2004 12:37
por heterocedastico
A cotação esconde razões que os próprios fundamentais desconhecem...

Confirma-se a "Tendência marcadamente descendente"... Mais uma vitória para os técnicos...

Parabéns Marco.