Página 1 de 1

EDP

MensagemEnviado: 30/7/2004 20:29
por Visitante
Cajastur será o maior accionista individual da EDP

A Cajastur passará a deter entre 5,4% e 5,8% do capital da EDP, «tornando-se num dos seus maiores accionistas, e reforçando assim a parceria estratégica entre ambas as empresas», refere a eléctrica portuguesa na nota em que dá conta da operação que lhe permite passar dos actuais cerca de 40%, para o controlo de 95,7% da Hidrocantábrico.



A conquista da posição da Cajastur (Caja de Ahorros de Astúrias) na eléctrica nacional resulta do acordo pelo qual a EDP garantiu, por seu lado, «a aquisição de uma participação de 17,6% detida pela Cajastur (na Hidrocantábrico), pelo preço de 453 milhões de euros a ser pago mediante troca por acções da EDP», segundo a nota divulgada ao mercado através da CMVM, na quinta-feira.
À luz das condições negociadas, a quantidade de acções da EDP a que a instituição de poupança asturiana tem direito será «calculada com base na média ponderada do preço de mercado das acções da EDP durante os seis meses anteriores a 28 de Julho de 2004 (€2,29 por acção), ajustada em função do efeito técnico de diluição resultante do aumento de capital».

Além de reforçar a base de accionistas de referência da EDP, a Cajastur (juntamente com a Casér) vai manter-se como accionista estratégico da Cantábrico com 3,1% do capital desta, ficando acordada uma put option a favor da EDP sobre este remanescente.

A EDP tem actualmente um free-float entre os 50 e os 60%, detendo o Estado uma posição directa de 26,29%, a Caixa Geral de Depósitos 4,88%, o Banco Comercial Português (BCP) 5% e a Iberdrola outros 5%.