Bertoluci Escreveu:ok, seguiu a tendência lateral...
Isso.
Bertoluci Escreveu:Até onde pode ir o muito curto prazo?
O muito curto-prazo situa-se no espaço temporal de algumas sessões (as definições não são rígidas, mas meia dúzia de sessões é muito curto-prazo).
Já agora, algumas semanas (até um ou dois meses) considera-se curto-prazo. A partir dos 3 meses e até aos 6 meses considera-se tipicamente médio-prazo e daí para cima a generalidade começa a considerar longo-prazo.
Bertoluci Escreveu:E quando acha que o bcp retorne à tendência descendente?
Depende do espaço temporal de que está a falar. Se se refere ao curto/médio-prazo não há que esperar que ele
retorne pois ele ainda não deixou de estar!
Note uma coisa, este é um principio básico: uma tendência não é constituída por todas as sessões no mesmo sentido. Uma tendência é o movimento global de muitas sessões (quantas depende do espaço temporal em questão) em que nem todas se movem no mesmo sentido. Existem diversas formas para aferir a tendência em vigor, entre elas a análise directa de máximos e mínimos relativos, as linhas de tendência ou as médias móveis.
Seja qual for o critério que utilize, no curto e médio-prazo o BCP está inequivocamente em tendência descedente (embora relativamente lenta).
Agora, se essa tendência vai terminar brevemente ou não, essa é outra questão. Para já não há evidências nesse sentido. Mas acima dos 1.85/1.90 começarão a haver...
Note ainda que uma subida até esses valores (uma subida até 1.85 por exemplo fecharía o gap e testaría o topo do canal descendente de médio-prazo) não invalidaría a tendência. Aliás, um teste nesses níveis com nova inversão para um swing de baixa só viría confirmar mais uma vez (com a realização novo máximo relativo inferior) que a tendência é de baixa.
Penso ter respondido às suas questões. Se não se importa vou prosseguir com as actualizações dos gráficos e respectivos comentários...