Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - A solução para os incêndios ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 25/7/2023 23:31

Morrem pilotos do Canadair que combatia incêndio na Grécia

DEP

Uma vénia da minha parte a quem tem esta profissão tão nobre. Valem mais que os desportistas todos juntos.

Mais uma vez a evidencia da impotência da tecnologia actual no combate a incêndios e a necessidade de inovar neste sector tão vital quanto menosprezado pela sociedade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 17/7/2023 10:10

Canadian wildfires have burned more than 10 million hectares (24.7 million acres) this year, a record-breaking figure that has surpassed scientists' most pessimistic predictions, government data showed Saturday.

The prior all-time high occurred in 1989, when 7.3 million hectares were burned over the course of an entire year, according to national figures from the Canadian Interagency Forest Fire Centre (CIFFC).

The area burned this year, in just six and a half months, is roughly equivalent to the size of Portugal or Iceland.


Continuo a olhar como um burro para um fardo de palha para a total falta de inovação neste sector tao importante para a sociedade.

Urge inovar e robotizar o combate aos incêndios. Temos condições para criar enxames de drones capazes de combater incêndios autonomamente. Por algum motivo não existe investimento.

Vejo no futuro unidades de drones (similares a helicópteros em tamanho, talvez um pouco mais pequenos, com capacidade para transporte de líquidos) a monitorizar e combater activamente e autonomamente incêndios.

Em terra robots capazes de produzir barreiras e corta fogos. Também os tradicionais veículos mas completamente autónomos, geridos em grupo por AI.

O governo podia forçar as mega empresas tecnológicas a usar uma parte dos lucros no desenvolvimento de tecnologias de suporte à sociedade civil. 1% do lucros da Apple canalizados ao desenvolvimento de patentes em conjunto com universidades, imagine-se o progresso social que uma medida deste tipo poderia provocar.


Esta empresa vai no bom caminho mas ainda é tudo completamente dependente de operadores humanos.


“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por caldeirum » 20/7/2022 21:28

Não vale a pena pensar ano a ano. Os incêndios( e mais importante ainda, os grandes incêndios) são fenómenos cíclicos. São necessários 8 a 12 anos para o material se acumular em quantidades problemáticas.

Solução?
1. Eliminar milhares de hectares de floresta e converter em superfície agrícola.
2. Pagar para ter gente nessa superfície.
3. Por travão no mercado imobiliário
4. Deixar arder ou queimar na primavera ou melhor ainda, queimar para produzir energia..

Cumprimentos
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 20/7/2022 19:28

Sim tem continuado a progredir negativamente.


Uma coisa é certa e nisso tenho de lhe dar a razão a maioria dos incêndios são evitáveis.

Segundo o mesmo relatório, as causas mais frequentes de incêndio em 2020 são “o incendiarismo - imputáveis (32%), queimadas de sobrantes florestais ou agrícolas (16%), queimas de amontoados de sobrantes florestais ou agrícolas (8%) e queimadas para gestão de pasto para gado (7%). Conjuntamente, as várias tipologias de queimadas e queimas representam 31% das causas apuradas”.

Quais são as principais causas dos incêndios florestais em Portugal?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Masterchief » 20/7/2022 14:59

A ultima estimativa já vai em 58 mil hectares. E não vai ficar por aqui.

Mas também não sei o que esperam de um governo do António Costa. Soluções? Ele não tem. Nem é esse o propósito do homem nem do partido. Eu sei, ah e tal o PSD e os outros e coisa e tal, mas sejamos honestos, alguém espera alguma reforma, digna desse nome, deste governo e deste senhor PM?

Os incêndios não se combatem, previnem-se. O combate é o ultimo e derradeiro passo.
Os incêndios na verdade nunca vão deixar de existir. É impossível acabar com eles. E com as alterações climáticas que ai vem (e já cá estão) a tendência é piorar. Mas quando eu vejo o combate aos fogos na TV só me dá vontade de... chorar! As avionetas, e um ou outro helicóptero, utilizados para atirar com água para cima dos incêndios são do domínio do ridículo. Os bombeiros (voluntários) coitados fazem o que podem e mais não se pode exigir. Eles têm o mérito de tentar mas não tem nem competência nem capacidade para tal. Mas a culpa não é deles.

Nos outros países também existem incêndios, cada vez mais, e também ardem grandes áreas porque, como disse, é impossível impedir totalmente os incêndios, mas os meios utilizados no combate são outros. Nós somos amadores, governados por amadores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 19/7/2022 11:57

Em termos de área o que vi mais recente são 40k hectares até ao momento (noticia com 3 dias).

https://sicnoticias.pt/especiais/incend ... a-85f9a110
A área ardida em Portugal ultrapassa os 40 mil hectares e aproxima-se do que ardeu em 2017, ano da tragédia de Pedrógão Grande. Só na última semana arderam 25 mil hectares.


Estamos num ritmo muito mau, mas pode ser que não seja tao grave como 2017, o ano horribilis dos incêndios. Qualquer numero abaixo dos 100k hectares ardidos este ano já será um sucesso. Problema que só ainda estamos a meados de Julho, ainda teremos todo o més de Agosto pela frente e Setembro e Outubro também podem ser meses complicados se o tempo não ajudar.
Anexos
fogos.JPG
fogos.JPG (88.25 KiB) Visualizado 9521 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por caldeirum » 14/7/2022 11:59

volvista Escreveu:O Dinheiro do Estado era muito mais bem gasto na limpeza das matas do que no ataque aos fogos (por inépcia)! Hoje grande parte das matas estão abandonadas porque o tempo em que se colhia a resina já lá vai. Resumindo as matas não dão lucro a não ser quando vendem os pinheiros. Assim as Junta de Freguesia faziam as limpezas, com tanto subsidiodependente que anda por aí, e quando o proprietário vende-se os pinheiros indemenizava a Junta. A história repete-se todos os anos e é sempre igual com tendência a piorar. Há casos de proprietários a querer dar as matas e ninguém as quer nem as Juntas nem as Camaras!


Lá vem a conversa do subsidio dependente como se fosse a origem de todos os males. Apresenta valores. Quantos são, quanto custam e quais as razões para estarem a receber esse apoio.

A resinagem faz-se. Aliás, tinha aumentado até 2017. Os incêndios e o declínio do Pinheiro Bravo (que praticamente não se fala) têm tido impacto na extração. No PRR existem apoios para que queira investir nisso.
https://florestas.pt/valorizar/resina-u ... cao-lenta/

Sem solução para o nemátode do pinheiro, a fileira está condenada ao colapso. Até ao momento não há.

Soluções? O cadastro que tanto se fala é imprescindível. Isso é o passo mais simples (ou devia ser).

É necessário apoiar a instalação de gente no interior. Façam-se as contas antes de dizer seja o que for, se é caro ou não. O que temos vindo assistir há décadas tem de parar! Não é só a perda de vidas, de biomassa, aumento de stress, perda de água! (em época de seca extrema usamos água) mas também a perda de solo. E este vai ser um problema enorme. Quando nos dermos conta disto, já será tarde. Quero ver como produzimos alimentos sem solo - não me venham com a conversa do cultivo sem solo. Ninguém faz trigo, milho ou soja sem solo. E com os fertilizantes sintéticos tão caros, quero ver como fazer ferti-rega.

Alternar floresta com produção agrícola. Pagar-se-ia um salário a essas pessoas, da mesma forma que fazemos com professores, médicos, presidentes da câmara, etc, para se instalarem em determinadas parcelas e onde se produziriam produtos adaptados às condições ambientais do local. Além de fomentar a economia do interior, eles funcionariam como dissuasores de pirómanos ou pelo menos podiam dar o alerta mais rápido e até apagar esse fogo. Teríamos uma descontinuidade na paisagem necessária para reduzir o risco. A isto chamo investir no interior.

Outra medidas são necessárias, por exemplo no mercado imobiliário. Só quem cá vive ou trabalha é que poderia comprar casa. Nem imigrantes portugueses poderiam fazê-lo.
Casas, apartamentos, terrenos sem uso durante todo ou quase todo o ano? Isto tem de acabar. O que existe é para ser usado ou colocado no mercado. Este setor tem problemas complexos: turismo, segundas habitações, arrendamentos ilegais, etc. O mercado de arrendamento é uma selva. Arrendamento para estudantes? 90% não paga irs do arrendamento. Garanto-vos.

É estrutural? À pois é.
Isto é o passa a batata. Neste caso para a mesma pessoa...
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 14/7/2022 9:58

António Costa extinguiu Guarda Florestal em 2006 e helicópteros Kamov estão parados há anos, critica-se nas redes sociais

Perante mais uma vaga de incêndios que está a assolar vastas extensões de território em Portugal, nas redes sociais multiplicam-se as críticas à capacidade de reposta das autoridades no terreno, apontando-se para a "falta de meios adequados e suficientes" e recordando que, em 2006, então nas funções de ministro da Administração Interna, António Costa foi responsável pela extinção da Guarda Florestal. Mais, já no período de desempenho do cargo de primeiro-ministro, os helicópteros Kamov de combate aos incêndios não estão a ser utilizados desde há anos.



Bem pelo menos onde estiver a mata ardida e os terrenos baldios podem construir painéis solares e moinhos \:D/
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Opcard » 14/7/2022 8:27

Todos iguais falam de incêndios sempre no tempo errado ,agora nada deve ser feito e isso está a ser seguido com mestria por isso tudo arde .

Como proteger o que não vai arder agora , devemos falar no inverno com gente que não viva protegido pelo ar condicionado .

Aquilo que devia ser uma riqueza é hoje uma fonte de despesa .
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por volvista » 14/7/2022 1:49

Ouçam os comentários do Sr Octávio de Matos e vejam em que lastimável situação se encontram os Bombeiros cada vez mais mal apetrechados.
Estava tudo preparado para este ano, segundo os responsáveis! É o que se vê! O País a arder.
Os Pirómanos com termo de residência depois dos crimes graves que cometem, os ladrões de catalisadores são presos e libertado 4 vezes seguidas! Com este tipo de justiça como vamos desmobilizar estes criminosos? Serão só isso?
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por volvista » 12/7/2022 16:21

O Dinheiro do Estado era muito mais bem gasto na limpeza das matas do que no ataque aos fogos (por inépcia)! Hoje grande parte das matas estão abandonadas porque o tempo em que se colhia a resina já lá vai. Resumindo as matas não dão lucro a não ser quando vendem os pinheiros. Assim as Junta de Freguesia faziam as limpezas, com tanto subsidiodependente que anda por aí, e quando o proprietário vende-se os pinheiros indemenizava a Junta. A história repete-se todos os anos e é sempre igual com tendência a piorar. Há casos de proprietários a querer dar as matas e ninguém as quer nem as Juntas nem as Camaras!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 10/7/2022 1:21

Pois estava visto... Este ano até Outubro vai ser bonito...


Governo declara "situação de contingência" devido a incêndios. Costa cancela viagem a Moçambique

O ministro da Administração Interna justificou a decisão de decretar "situação de contigência" com as condições atuais, de elevado risco de incêndio: situação de seca no país, reduzida humidade, ventos de várias orientações e noites muito quentes, sem expectativa de suficiente redução das temperaturas ou aumento da humidade.

"Em função de todas estas circunstâncias, os ministros do Administração Interna, da Defesa Nacional, do Ambiente e das Alterações Climáticas, da Agricultura e Alimentação, e da Saúde, decidiram avançar com a declaração da situação de contingência que vigorará entre os dias 11 e 15 de julho", disse José Luís Carneiro, após uma reunião com os responsáveis destas pastas.

O ministro explicou que, deste modo, passa a haver condições "de cariz preventivo" para ativar "todos os planos de emergência e proteção civil em todos os níveis territoriais".

Entre os instrumentos que este mecanismo ativa está a possibilidade de "avançar com a contratação de até mais 100 equipas de reforço dos bombeiros". Passa também a ser possível reforçar os mecanismos de vigilância, que estão a ser feitos pela GNR, com os meios da força aérea.


José Luís Carneiro voltou a apelar à responsabilidade individual dos cidadãos, indicando que "mais de 50% dos incêndios que ocorreram até agora tiveram na sua origem negligência".

Questionado sobre o risco de uma situação semelhante à de Pedrógão Grande, em 2017, quando 66 pessoas morreram, o ministro afirmou que desde essa altura foram feitas muitas melhorias ao nível dos meios e de "todos os atores que integram o sistema nacional de proteção civil", mas ressalvou que, ainda assim, há "circunstâncias absolutamente excecionais".

"Hoje é possível termos mais meios, mais recursos tecnologicamente mais avançados, ter maior conhecimento sobre o próprio fenómeno dos incêndios. Mas, como tenho dito, é evidente que quando estamos perante circunstâncias absolutamente excecionais, o planeamento e os meios são sempre finitos para a imponderabilidade daquilo que, por vezes, ocorre", afirmou.


O governo tem mais conhecimentos sobre o fenómeno dos incêndios, a coisa está mesmo mal, estamos mesmo tramados...

Só é pena que não possam usar estes recursos para instalar painéis solares. Pelo menos onde á painéis solares não há fogo!
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Marco Martins » 21/6/2022 20:07

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/estudo-da-onu-sobre-incendios-florestais-e-hora-de-aprender-a-viver-com-fogo/

O número de eventos de incêndios extremos aumentará até 14% até 2030, de acordo com a análise do relatório. Até 2050, o aumento previsto é de para 30%.


Embora os meios de combate sejam melhorados, os incêndios por outro lado também são mais rápidos e violentos.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 21/6/2022 0:15

Eu gostava de ver uma abordagem mais metódica e tecnológica ao problema dos incêndios.

Os incêndios são tao mais fáceis de combater quanto mais rápida for a intervenção.

Já temos capacidade tecnológica para detectar incêndios que nos primeiros 5 minutos seria crucial ter este tipo de ferramenta disponíveis. Necessitamos de tecnologia swarm de drones para atingir este tipo de objectivo para alem de permitir identificar prevaricadores.

Os drones também podem ser usados para criar contra fogos em segurança e em locais de difícil acesso.

Por fim os drones podem gerar mapas de terreno e com algoritmos baseados em AI detectar pontos críticos de intervenção (hot spots onde se deve priorizar a limpeza de mato).


Esta empresa espanhola tem investido em soluçoes drones para combater incendios.

https://sitep.com/drones-para-combatir- ... -bomberos/



Muito interessante este projecto de apagar fogos com sons graves.





Mais alternativas tecnológicas para combater incêndios:




Existe MUITO, MUITO, MUITO, MUITO trabalho a ser realizado, entretanto temos um acéfalo mental a lutar para que se trabalhe cada vez menos.
Anexos
dron-bombero-extincion-incendios-SITEP-2048x1116.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Pata-Hari » 20/6/2022 22:18

mas sobre essa, na micro-escala, não temos poder.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Marco Martins » 20/6/2022 20:26

Pata-Hari Escreveu:Seria bom que fossem rapidamente postos em marcha verificações sobre a limpeza dos terrenos.... o verão promete ser terrível .


Seem dúvida que a limpeza das matas é algo importante, mas o maior problema acho que é mesmo as mudanças climáticas, que favorecem a que um incêndio se propague muito mais rápido e muito mais violentamente.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Pata-Hari » 20/6/2022 20:13

Seria bom que fossem rapidamente postos em marcha verificações sobre a limpeza dos terrenos.... o verão promete ser terrível .
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por Marco Martins » 20/6/2022 8:09

Infelizmente cada ano será pior.
Com invernos cada vez menores, mesmo que chova, não é o suficiente para as terras absorvem humidade suficiente, pelo que no tempo quente essa humidade é muito menor, facilitando a propagação de incêndios cada vez maiores.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - A solução para os incêndios ...

por BearManBull » 19/6/2022 18:08

Puxei este tópico para cima porque este ano adivinha-se complicado.

Em Espanha o calvário começou cedo, apenas a alguns quilômetros da fronteira portuguesa.

Incêndio em Zamora, Espanha, já consumiu 25.000 hectares e permanece sem controlo

O incêndio que deflagrou na passada quarta-feira na serra de Culebra, província de Zamora, noroeste de Espanha, já consumiu 25.000 hectares de floresta e continua sem controlo, fomentado pelo vento em direção ao vale do rio Tera.

A última estimativa da superfície queimada, efetuada este sábado à tarde, indicava 25.000 hectares ardidos, o que torna este incêndio num dos maiores do século em Espanha, ultrapassando o registado em 2021 em Navalacruz (Ávila).

O fogo prosseguiu hoje o seu avanço apesar de estar a ser combatido por 500 bombeiros e da mobilização de numerosos meios aéreos e terrestres.

O vento de 40 quilómetros por hora durante a tarde, com rajadas a atingirem os 70 quilómetros por hora, propagou com rapidez as chamas, que atravessaram a estrada nacional 631, a via ferroviária de Alta Velocidade Madrid-Galiza, e a barragem de Agavanzal, colocando em perigo a povoação de Vilar de Farfón.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por Elias » 30/7/2004 11:53

O fogo na Arrábida

José Manuel Fernandes
in Público

O incêndio da Arrábida ensina-nos que o fogo pode fazer parte da vida da floresta, mas que para isso ela deve estar ordenada e livre das construções que fazem com que os bombeiros não se ocupem do essencial: salvar santuários naturais únicos

O incêndio que percorreu a Serra da Arrábida nos últimos dias causou natural pânico e ansiedade. A Arrábida é uma das jóias mais belas do nosso património natural, foi a primeira área natural a ser protegida legalmente, o movimento ambientalista nasceu na luta de alguns pioneiros (já lá vão algumas décadas...) primeiro contra as pedreiras que feriam a serra, depois contra a estrada que hoje liga as praias da Figueirinha e do Portinho. Por isso, quando se ouve dizer que a serra está a arder, os corações inquietam-se.

Em parte com razão: algumas das matas que se abrigam nos seus vales possuem espécimes de porte único, arbustos que ali tomam a dimensão de árvores portentosas. Tal sucede nas matas Coberta e do Solitário, por exemplo. Se um dia o fogo por ali passasse de forma catastrófica, tais habitats levariam séculos a reconstituir.

Em parte com algum exagero: a mata de tipo mediterrânico que cobre boa parte das encostas é uma mata habituada, preparada, para conviver com o fogo. O fogo integra mesmo o seu ciclo de vida e chega a ser necessário à sua regeneração. Sobretudo se não for totalmente descontrolado.

Aquilo que alguns especialistas referem nesta edição é verdade: no próximo Inverno já haverá bons matos nalgumas das áreas percorridas pelas chamas e em poucos anos, em condições normais, a vegetação autóctone estará de tal forma reconstituída que será difícil distinguir as cicatrizes da passagem das chamas.

Quer isto dizer que se pode deixar arder à vontade? De forma alguma. Tratando-se de uma área relativamente pequena, o fogo deve ser sempre controlado de forma rápida e por quem conheça o terreno, sob pena de causar danos tão graves que a regeneração natural se torne impossível e os danos irreversíveis. E é aqui que começam os problemas.

Na Arrábida, em especial nalgumas das zonas que arderam, existem casas que nunca deviam ter sido aí construídas. Defendê-las tornou-se a prioridade dos bombeiros, que deixaram que o fogo prosseguisse incontrolado para os matos, soprado por ventos fortes, enquanto protegiam as habitações, algumas delas - suspeito - construídas sem licença.

Mais: numa área natural e tão importante como a Arrábida a prevenção ao longo de todo o ano é crucial. Alguma limpeza e preparação das matas, assim como a utilização de fórmulas de fogo controlado em épocas de menor risco, deviam ser formas de gestão corrente dentro do Parque Natural, algo que exigiria meios humanos e materiais que este não possui. Isto é, exigiria prevenção e ordenamento, exigiria capacidade de tratar convenientemente um património de todos que o Estado tem a seu cuidado e, também, perceber que quando se defende que há zonas onde não se deve construir, isso não sucede por capricho ou apenas para manter uma paisagem imaculada: também é importante para que o combate aos fogos, quando eles ocorrem, seja mais eficaz. E a diferença pode estar entre um fogo que atinge 200 hectares e é dominado, como o de 1991, ou um que multiplica essa área por cinco, como o destes dias. Isso pode fazer a diferença entre o que é natural - o fogo numa mata mediterrânica - e o que é catastrófico - a destruição total de certos espaços naturais.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

ADEUS FLORESTA

por Profitaker » 29/7/2004 22:40

Incognitus Escreveu:Profitaker, não sei se eram tão grandes como os de hoje, mas no Verão, perto da aldeia onde eu passava os meus verões, havia fogos TODOS os anos.


Bom, Incognitus, eu não me estava a referir aos fogos na tua aldeia eu sei que há fogos todos os anos... Contudo, estava-me a referir ao historial de fogos de Verão a nível nacional, e que, se a minha memória não me falha, e apesar de existirem todos os Verões, nunca se assistiu contudo, a uma tão grande extensão de àrea ardida em tão curto espaço de tempo (2 anos consecutivos com recorde de àreas ardidas).

Repito, algo de fundamental mudou desde há décadas atrás para a situação presente. E o êxodo populacional do interior em direcção ao litoral ao longo dos anos, é o meu palpite como um dos factores responsáveis pelo estado de abandono da floresta, e actual falta de preparo e falta de capacidade de vigilância precoce dos fogos na nossa floresta histórica, que assim, se encontra mais vulnerável aos fogos do que estava antigamente.

A culpa é do êxodo populacional, e assim sendo, não há solução fácil, pois não é fácil chamar milhões de pessoas da cidade, de volta aos campos: A nossa agricultura foi extinta, pela CEE.


Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 302
Registado: 23/10/2003 23:36

por Incognitus » 29/7/2004 22:14

Profitaker, não sei se eram tão grandes como os de hoje, mas no Verão, perto da aldeia onde eu passava os meus verões, havia fogos TODOS os anos.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

ADEUS, SOBREIROS E CARVALHOS

por Profitaker » 29/7/2004 21:31

j.pinto Escreveu:Soluções para isto que cada um arranje as suas.
Eu tenho, sem ser preciso mais leis ou mais dinheiro. Mas agora já não tenho pachorra para mais



Acho que o j.pinto tem muita razão e gostaria de saber qual a "sua" solução para este problema.

"Antigamente" não se ouvia falar de fogos em Portugal, com esta magnitude nem tão consecutivos... algo mudou desde então, é uma conclusão óbvia.

Quando a CEE mandou matar a Agricultura em Portugal e se continuou a acentuar o êxodo de agricultores portugueses para as grandes cidades, começou também o assassinato da floresta portuguesa, por falta de quem a cuide, como antigamente.

E assim, a desertificação que os cientistas prevêm para o Sul de Portugal, virá mais cedo do que tarde. Daqui a pouco, teremos camelos a passear pelas "dunas" alentejanas.

Tou pessimista... Pois acho que não há soluções eficazes... para resolver isto, era necessário atraír os cosmopolitas de volta para o interior do país. E quem quer passar de "cavalo para burro"?

Portugal vai-se caracterizar cada vez mais como um país de serviços e turismo. Nada mais. E o idílico passado florestal Português, passará a existir apenas, nas memórias dos mais idosos.

Os meus sinceros pêsames às vítimas.


Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 302
Registado: 23/10/2003 23:36

por Incognitus » 29/7/2004 10:23

Na minha juventude também estive regularmente numa aldeia do interior (próxima do Fundão), principalmente nas épocas dos fogos, e concordo com a maioria do que o j.pinto diz.

Exceptuando, claro, o de que se podavam os ramos das árvores. Isso talvez se fizesse nas zonas próximas da aldeia, mas acho que a maioria das pessoas aqui NÃO está a ver a dimensão da mata e o trabalho quase impossível que seria poda-la ou mesmo limpa-la. Aquilo não é um jardim, é uma floresta, gigante.

Também vi (e estive, por duas vezes) em combates a fogos como os que fala, feitos por populares. Não é nada engraçado quando o vento se vira contra nós.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Parabéns " J. Pinto"

por Col » 29/7/2004 3:54

Pelo seu post, è o que se pode consdiderar na muge, afinal Portimão dista a 15 Km de Monchique e não è preciso ver o filme na TV. A grande maioria dos citadinos ainda não percebeu que a solução não è impedir a construção urbana nas matas mas incrementa-la e que daqui a algum tempo, provávelmente, o Estado terá que pagar e oferecer terrenos às pessoas que queiram habitar o interior do país.
Col
 

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], CORTIÇA, Crissssx, dragom, Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, MPAM, MR32, nfaz, OCTAMA, Oli Mac, PAULOJOAO, pbasto, PMP69, rs521, VALHALLA, yggy e 195 visitantes