Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 27 Julho - Empresas & sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 27 Julho - Empresas & sectores

por TRSM » 27/7/2004 11:12

Factos Relevantes 27 Julho - Empresas & sectores

(BES:LIS) O BES apresentou resultados hoje de manhã, que se situaram acima das nossas estimativas. No 2ºtrim., o resultado líquido cresceu 17% (YoY) para Eur65mn, acima das nossas estimativas de Eur60Mn. A margem financeira caiu 7% para Eur174Mn em linha com o esperado; o produto bancário cresceu 5% para Eur369Mn, 5% acima do esperado. Os custos situaram-se em linha com o esperado. A nossa recomendação de BES é de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur15.75 para o final do ano.

(EDP:LIS) Segundo a imprensa, a Endesa pretende aliar-se à EDP para a construção de centrais eléctricas ibéricas com o objectivo de fazer face à concorrência da Iberdrola. Já tinha sido referida a possibilidade da EDP construir mais uma central de ciclo combinado após 2007 em parceria com a Endesa. Avança-se agora a localização em Sines contra o Pego, tal como referido anteriormente.

(IFX:FRA) A Infineon anunciou que a sua unidade norte-americana está a ser alvo de um inquérito sobre violações da concorrência no Canadá.

(MRK:FRA) A Merck apresentou resultados acima do esperado. O resultado operacional subiu para Eur176.6Mn, superando o consenso, que apontava para Eur168Mn. A farmacêutica alemã subiu as suas previsões de resultados para 2004, esperando obter um crescimento acima de 150% (vs. anterior estimativa entre 50% e 100%).

(FTE:PAR) A France Telecom apresentou uma queda nos seus lucros para Eur1.1Bn, em linha com o esperado. O resultado operacional subiu 14% para Eur5.3Bn, beneficiando da compra da totalidade do capital da sua operadora móvel Orange. A empresa reiterou as suas previsões de vendas e resultados para este ano, afirmando que irá contestar a devolução de benefícios fiscais exigida pela Comissão Europeia.

(AXP:NYS) O resultado líquido da American Express cresceu 15% no 2ºtrim. para $762Mn, reflectindo o maior aumento nas viagens desde os ataques de 11 Setembro. O EPS ascendeu a $0.68 acima do consenso de $0.67.


2004/07/27 - 10:21

Hot Stocks

(SON:LIS) A Sonae Industria apresentou bons resultados hoje de manhã, onde se destaca a recuperação na área dos aglomerados de madeira, impulsionados por um maior enfoque nas margens e geração de caixa, em detrimento da quota de mercado. A expansão da procura nos principais mercados e principais produtos (aglomerados de madeira e OSB) tem vindo a permitir evoluções positivas dos preços e da utilização da capacidade instalada a qual, em termos consolidados, está em 92%. O resultado líquido cresceu para Eur12.5Mn no 1ºsem. vs um prejuízo de Eur39.8Mn em igual período do ano passado; as vendas cresceram 5% para os Eur787.7Mn; o EBITDA (cash-flow operacional) foi de Eur104.0Mn o que representa 63% da nossa estimativa de 2004; a margem EBITDA cresceu de 10.7% para 13.2%. Estes resultados devem permitir uma revisão em alta das estimativas da Sonae Industria. Reiteramos a recomendação de Compra (Alto Risco) da Sonae, com preço alvo de Eur1.08 para o final do ano.

2004/07/27 - 10:20

Europa abre positiva

A Europa abriu positiva, a recuperar das recentes quedas, reflectindo a melhoria no IFO e o aliviar dos mínimos dos principais mercados norte-americanos na sessão de ontem. A generalidade dos sectores transaccionava com ganhos, liderados pelo segurador e automóvel.

O IFO (Julho), indicador de sentimento empresarial alemão, registou uma melhoria face ao mês anterior, acima do esperado, em ambas as componentes ? expectativas futuras e condições actuais. No plano macro-económico, os investidores irão estar ainda atentos à divulgação do indicador de confiança dos consumidores e venda de casas novas norte-americanas, às 15h.

No sector automóvel, destaque para a PSA Peugeot Citroen (+5%), a reflectir os bons resultados apresentados hoje de manhã.

A Merck perdia 0.5%, apesar de ter apresentado resultados acima do esperado. O resultado operacional subiu para Eur176.6Mn, superando o consenso, que apontava para Eur168Mn. A farmacêutica alemã subiu as suas previsões de resultados para 2004, esperando obter um crescimento acima de 150% (vs. anterior estimativa entre 50% e 100%).

A France Telecom apresentou uma queda nos seus lucros para Eur1.1Bn, em linha com o esperado. O resultado operacional subiu 14% para Eur5.3Bn, beneficiando da compra da totalidade do capital da sua operadora móvel Orange. A empresa reiterou as suas previsões de vendas e resultados para este ano, afirmando que irá contestar a devolução de benefícios fiscais exigida pela Comissão Europeia. A France Telecom registava um ganho de 1%.

A Infineon (+0.7%) anunciou que a sua unidade norte-americana está a ser alvo de um inquérito sobre violações da concorrência no Canadá.


2004/07/27 - 11:06

Fecho dos Mercados

Portugal. O PSI20 encerrou com uma perda de 0.9% nos 7.140 pontos nos mínimos do dia e em linha com o exterior. Na Euronext Lisbon, as blue-chips foram os títulos que mais contribuíram para a queda, com a Sonae a cair 2.4%, a Portugal Telecom 2% (em linha com as suas congéneres europeias) e a EDP 1.3%. Pela positiva, destaque para a Impresa, cujos resultados, divulgados hoje de manhã, surpreenderam pela positiva. Na banca, o BES registou uma subida de 0.4%, o BPI 0.3%, enquanto o BCP caiu 1.1%.

Europa. A Europa voltou a cair, aproximando-se dos mínimos do ano. O Eurostoxx50 perdeu 1.2%. O elevado preço do petróleo e alguma preocupação com a capacidade de as empresas surpreenderem pela positiva, têm sido os factores de pressão sobre os índices. As perdas generalizaram-se aos diversos sectores. Nas telecomunicações, a Vodafone perdeu 1.9%, apesar de apresentar um número de novos subscritores acima do esperado. A CE irá multar a operadora britânica por cobrar tarifas excessivas nas ligações internacionais. Em foco esteve também o anúncio da oferta do Santander (-2.6%) pelo Abbey National no valor de £8.5Bn. O banco inglês caíu 4%, depois de ter ganho quase 18% na sexta-feira.

EUA. Nova Iorque voltou a cair, aproximando-se dos mínimos do ano, apesar da divulgação de uma aumento acima do esperado na venda de casas novas e do recuo de 0.6% no preço do petróleo. O sector das telecomunicações esteve animado pelos bons resultados da Verizon (+3.3%) e da Bellsouth (+3.5%). Também a AT&T subiu 5%, na sequência de um artigo da Newsweek sobre a possibilidade de esta empresa ser comprada. No sector farmacêutico esteve em foco a aprovação do novo medicamento para o colestrol da Schering-Plough (+4.3%), que irá concorrer com o Lipitor da Pfizer (-1.7%). O rácio de ganhos/perdas foi de 0.4. O volume na NYSE foi de 1.37Bn, acima da média dos últimos três meses de 1.36Bn.


2004/07/27 - 10:17
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
--------------------------------------------------------------------------------



Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Banca aumenta lucros mas paga menos impostos (Jornal de Negócios) Em 2003, os bancos lucraram mais, mas pagaram menos impostos. No ano passado, a taxa implícita de IRC do sector bancário caiu em relação a 2002. Segundo os dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB), a 31 de Dezembro, a taxa era de 13,17% contra 14,77% um ano antes.

Economistas criticam serviço público de emprego (Jornal de Negócios) O programa do Governo, que hoje começa a ser debatido na Assembleia da República, inclui a introdução de um mecanismo de articulação entre as necessidades de quadros do Estado e a bolsa de desempregados e esquece o objectivo de limitação do endividamento dos sub-sectores da Administração Pública, presente no programa do anterior Executivo.

Lucros da banca sobem 12,8% no semestre (Diário Económico) Com os dados já definitivos de três grupos bancários, e a média das estimativas para o BES, que hoje publica resultados, a subida dos lucros dos quatro bancos no primeiro semestre foi de 12,8%.

Espanhóis da Endesa negoceiam parceria com a EDP (Diário Económico) A EDP e a concorrente espanhola Endesa estão a negociar uma união de esforços para construção de centrais eléctricas no mercado ibérico. As negociações entre as duas principais eléctricas de Portugal e Espanha, que no país vizinho se dizem estar «avançadas», visam enfrentar a agressividade da espanhola Iberdrola, que lançou um forte programa de crescimento no negócio da produção.

Lisboa Ultrapassa Algarve nas Receitas do Turismo (Público) A performance turística da região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou em Junho a do Algarve e já está acima dos objectivos para este ano em itens como a ocupação hoteleira, o preço médio por quarto vendido e as vendas totais por quarto disponível. O Euro 2004 foi determinante para estes resultados.

Clima laboral «aquece» na TAP (Público) A comissão de trabalhadores da TAP e oito sindicatos ligados à companhia aérea, que representam pessoal dos serviços de terra e de voo da transportadora, presidem hoje a um plenário geral de trabalhadores. Em causa está a criação de um centro de serviços partilhados para as diferentes áreas do grupo, ligado à implementação do sistema SAP, empresa que no futuro poderá prestar serviços à Sata e à Portugália



fonte - ab7 e CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58, smog63 e 112 visitantes