Página 1 de 1

MensagemEnviado: 27/7/2004 21:29
por Visitante
Parece-me então que o fecho do GAP se tornou um mito bolsista por força do numero de vezes que ocorre , não pela existência do GAP em si próprio , mas pela evolução natural da cotação , com as suas subidas e descidas que acabará por levar ao seu fecho. Mas tendo-se tornado um mito poderá exercer uma influência psicologica em alguns investidores sobretudo quando a cotação se aproxima dos valores do mesmo.

Obrigado MA pela explicação.

MensagemEnviado: 27/7/2004 14:29
por MarcoAntonio
Estimado visitante,

além do que o profitaker já disse, gostaría de acrescentar algo mais:

:arrow: Existe uma teoria à volta dos gap's que defende que a maioría dos gap's é fechada.

Não existe propriamente uma teoria que defenda que todos estão fechados (teoria que sería inválida e assente em falsos pressupostos) mas antes a que eu acabei de descrever.

No entanto, eu não considero esta sequer uma teoria, é antes uma constatação prática, uma regra, que tende a ser bastante sobrevalorizada por muitos investidores e analistas técnicos.

A verdade é que o facto de a maior parte dos gap's ser fechada resulta dos movimentos naturais do mercado, fruto da propria volatilidade do mercado que quando cai não cai em linha recta e sem correcção e quando sobe não sobe em linha recta e sem correcções. Uns são fechados num curto espaço de tempo e outros nem por isso, por vezes demoram muitos meses ou mesmo muitos anos até serem fechados.

A utilidade desta regra, do ponto de vista do trading, é relativa.

A maior utilidade entendo que é, como já defendi por diversas vezes, a de um gap se transformar num target (alvo) de um movimento quando este já se iniciou em direcção ao gap.

Isto é, não creio sensato apostar que um gap será fechado só porque ficou em aberto, levando a que por exemplo se abram posições contra o mercado. Mas uma vez iniciado um movimento em direcção ao fecho do gap e nas proximidades deste, este transforma-se num target portentoso, um alvo que tenderá a atrair a cotação, resultando por vezes que o movimento para assim que o gap é fechado ou pouco depois disso.

Isto que acabei de referir relativamente aos gap's tem unicamente a ver com o fenomeno deles serem posteriormente fechados ou não pois os gap's envolvem muitos outros aspectos.

Uma nota final, estou a falar em termos genéricos e não especificamente sobre esta situação presente do BCP.

Agradecimento

MensagemEnviado: 27/7/2004 13:58
por Visitante
Obrigado Profitaker.Bons negócios!

DE UMA VEZ POR TODAS ENTENDAM ISTO SOBRE A TEORIA DOS GAPS..

MensagemEnviado: 27/7/2004 11:19
por Profitaker
É a mera estatística que suporta a alta probablidade dessa teoria, mas como em tudo na vida, não é infalível.

Contudo, e mesmo que funcione, essa teoria tem pelo menos duas ressalvas importantíssimas que na prática, a podem tornar inútil:


Nem todos os gaps abertos são fechados imediatamente, nem nos tempos mais próximos, nem nos anos mais próximos. Há vários exemplos históricos de GAPS que foram deixados abertos, em que os mais célebres são os GAP UP que foram feitos há mais de 70 anos atrás na bolsa nova-iorquina e ainda não foram fechados, ou os GAPS DOWN que foram deixados em aberto, quando algumas "acções histéricas", particularmente do grupo tecnológico e de media, iniciaram o seu descalabro no início deste século, e que requerem agora, valorizações na ordem dos milhares-porcento para eventualmente, um dia, serem fechados.

Nem todos os traders (particularmente os alavancados) têm o poder financeiro ou a paciência de aguentar os movimentos adversos que progressivamente se afastam do GAP, à espera de, eventualmente, um dia, esse GAP ser fechado sem que, entretanto, a empresa não vá à falência, sem que entretanto a sua conta não vá à falência, e sem que entretanto a sua paciência não vá à falência.


É por isso, importante que a "famosa" teoria dos GAPS sejam colocada sob a luz destes alertas.


Cumprimentos.

MensagemEnviado: 27/7/2004 8:03
por Visitante
Bom dia,

desculpem a ignorância mas por vezres tenho lido varios post onde é previsto que um determinado range de cotação não foi preenchido, quase que obrigatóriamente tem que o ser. Gostaria de saber qual a teoria que está por detrás desse facto.

Obrigado

MensagemEnviado: 27/7/2004 1:53
por pedro78
eventualmente

os gap down tão condenados a ser fechados, a não ser que a empresa vá à falência

BCP - vai fechar o gap?

MensagemEnviado: 27/7/2004 1:36
por lan
Cá para mim, tou em crer