Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P Monthly

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Engraçado niguem falar no primeiro ...

por Scubawarrior » 27/7/2004 3:26

...grande sinal dado pela vela mensal de março que é uma tipica "high wave candlestick" que se caracteriza por um corpo relativamente pequeno e uma upper e lower shadows com ampitude. Encontramos este tipo de vela em inversoes de tendencia, seja elas de alta após uma descida como se ve em março de 2003 ou de baixa agora em março de 2004 no topo.

O discutido engulfing nao é mais do que a importante e mera confirmação do padrão precedente no 1º topo feito no mês de março.

Cumps ao arnie, bjs á pata e abraço ao Waterman.
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por arnie » 26/7/2004 20:56

Eu a pensar que chegava a casa e tivesse as duvidas colocadas esclarecidas e afinal encontrei uma “discussão” sem nenhuma razão aparente.

Caro Waterman

Posso realmente não ter entendido algumas coisas do seu post, daí ter feito algumas perguntas para que me pudesse esclarecer.
- Realmente, sempre tive a ideia que o S&P500 Index, tenha sido criado somente depois dos anos 60. Aparentemente estava errado.
No entanto há que dizer que sempre que se ouve falar em crash de 1929 fala-se do DOW e não do S&P.
- Esquecer o DOW nestes estudos? Porquê? Por ter apenas 30 empresas? Sim, tem razão nesse aspecto, mas eu estou a analisar somente um gráfico de um índice que, sim, tem apenas 30 empresas, mas como um qualquer outro índice mundial ou qualquer acção, produz exactamente os mesmos padrões técnicos, as mesmas barras, os meus sinais.
Quem quer correlacionar o índice com a economia, aí sim, temos as maiores 500 empresas de uma economia e sem sombra de duvida a leitura poderá ser mais correcta.
Mas repito, estou apenas a analisar um índice que independentemente de ter 30 ou 500 acções irá produzir no futuro exactamente os mesmos padrões técnicos.
Isto não é nenhuma presunção minha. Temos apenas dois métodos diferentes de estudo.
- Quanto à subida media do século. Não percebi essa do …” só não vê quem não quer”… aparentemente eu não quero ver… Se for possível pode me dar uma explicação de como utilizar essa informação na negociação? Sinceramente não estou a ver como utilizar esses 6.5%.
- Essa de me tirar protagonismo também não entendi. Acha mesmo que ando aqui para ter protagonismo? Meu caro, não desenhe o perfil de uma pessoa somente pela sua escrita. Eu tenho um enorme gosto em partilhar as minhas analises. Sempre que me contactaram com duvidas respondi com o maior prazer e realmente esperava que você fizesse o mesmo. Confesso que não esperava uma resposta assim tão abrupta.
Eu até achei bastante interessante o facto de ter publicado uma analise que focava um time frame que eu tinha referido na minha analise. Aliás, fiquei bastante entusiasmado pela sua analise não ir de encontro com a minha pois gerava aqui um “debate” interessante. Engano meu.
- Essa da engulfing bearish continua-me atravessada. Fui agora ver aqui um dos meus livros e o corpo da 2ª vela deverá “envolver” todo o corpo da 1ª vela. Fui ver os valores das duas barras e a abertura deste mês é inferior ao fecho do mês passado, logo, não é uma engulfing. No entanto, devo confessar que as diversas fontes de base de dados por vezes não coincidem nos valores o que pode dar valores 1 pt acima ou 1 pt abaixo. Acho melhor não continuar a discutir a validade da candlestick. A barra mensal em si é sem sombra de duvida bearish.
- Relativamente aos gráficos, eu vi que no fim estava um gráfico mensal, mas a meu ver, não se chama a um post S&P Monthly e o 1º gráfico que aparece é o semanal. Para quem não tem um programa de AT e não conhece o gráfico do S&P assume que o 1º gráfico seja o mensal. Ainda por cima falando numa engulfing no mensal e ampliando o gráfico semanal, que sendo o 1º, é onde os nossos olhos vão em 1º lugar procurar essa candlestick.
Ok prontos, pode-se ler o nome do gráfico por baixo, mas……..alguém lê isso?

Por ultimo, também não entendi essa de esperar uma resposta minha como a do Fan do Cinzento. Quer que eu peça desculpas? Pelo quê?
Fiz-lhe perguntas, discordei de algumas coisas que aparentemente entendeu-as como sendo ofensas, que garanto que não foram, logo…..

Para a Pata

Quero agradecer as tuas palavras para com a minha pessoa. Não era necessário. Acredito que tudo não passou de mal entendidos tanto da minha parte como da parte do Waterman.

Cumprimentos a todos
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Portanto...

por Waterman... » 26/7/2004 10:48

A agressividade só existiu de minha parte (se é que existiu da minha parte)?

Vê lá que a mim me pareceu uma reacção reflexa!

Quando posto uma opinião , como muito bem dizes, é óbvio que estou à espera de respostas/críticas, até das destrutivas, mas quando há fundamento para tal...

Agora o Arnie, começa por menosprezar a análise defendendo alguns aspectos falsos. Nem sequer se dignou a ler o post, pois de que outra forma poderia ter uma resposta tão desastrada??

Enfim, parece-me que continuam os vários pesos e medidas neste espaço. Se havia alguma análise que podia ser posta em causa (a minha é simples demais e ao contrário das que costumo fazer, é mais um relato, bem ao género dos "da casa"), é a do próprio Arnie, pois estudar ciclos de 20 anos com 30 empresas, ainda por cima com os variadíssimos senãos que a fórmula de cálculo do índice acarreta, parece-me alguma presunção.

Mas esta é apenas a minha opinião e acho que estou no direito de me insurgir contra uma crítica, quando o crítico nem sequer leu o post, e nem sequer está informado sobre a importância histórica do activo em causa...

Cumprimentos...

P.S.:É por estas e por outras que a minha assiduidade neste espaço tem sido a que tens visto!
Waterman...

por Pata-Hari » 26/7/2004 10:33

Waterman, acho que não percebeste bem o cerne da questão. O arnie pode ter ou pode não ter razão nas questões que levanta. Isso é francamente acessório no que te estou a dizer. Estou simplesmente a dizer que esse teu tom agressivo é dispensável, que destrói à partida qualquer discussão e que que cria automáticamente mau ambiente no que deveria ser uma discussão salutar, saudável e simpática.

Parte-se do inicio que quando colocas um post e uma opinião, que estás aberto a discussão e a esclarecer o que escreves. Se assim não fosse, se não quisesses resposta, não colocarias a tua mensagem num fórum de discussão, certo?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Curioso...

por Waterman... » 26/7/2004 10:12

Boas Pata,

Até tinha essa impressão do Arnie, como ressalvo numa das respostas que escrevi, mas é curioso o facto de num único texto meu detectar 3 ou 4 erros (para além de considerar inútil o enquandramento que fiz da escala logarítmica), e nenhum deles o ser!

Enfim, terei sido mal interpretado, estarei a interpretar mal? Aguardo por um post do Arnie semelhante ao do Fan do Cinzento e depois talvez concorde contigo e retrate a minha falha interpretativa!

Cumprimentos...
Waterman...

por Pata-Hari » 26/7/2004 9:47

Waterman, não me parece que haja necessidade de agredir o arnie dizendo que a razão da sua intervenção são desejos de protagonismo. Conheço a forma de estar do arnie desde há muitos anos e esse é um adjectivo que certamente não se aplica a ele. De todos os participantes, o Arnie certamente nunca se comportou de tal forma e o tipo de comentários que faz nunca e em momento algum relevam esse tipo de comportamento ou inseguranças.

De qualquer modo, e até porque aqui a questão não é defender o Arnie (que não precisa porque vale por si mesmo), acho que não há necessidade de reagires com essa agressividade :( .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Meu caro...

por Waterman... » 26/7/2004 9:25

Desculpas obviamente aceites!

Quanto aos 1020, nem falei neles, falei em 1120 e não tem nada a ver com mínimos ou máximo relativos, é apenas a abertura do mês anterior, a tal que com um fecho este mês abaixo, desenha uma Engulfing Bearish! :lol:

Eheheheh, está difícil perceber a coisa, e o que é mais estranho é que está tudo no gráfico e no texto...

Mas enfim, são os desejos de protagonismo que ficaram assustados com uma análise que pelos vistos, e sem querer beliscar a qualidade do trabalho do Arnie, é muito mais relevante... Ou não estejamos a falar de um índice que representa há mais de 100 anos as 500 maiores do Mundo com uma fórmula de cálculo muito mais representativa que o fetiche DOW...

Cumprimentos...
Waterman...

LOL

por Fan do Cinzento » 26/7/2004 9:06

Bem Waterman,
De facto dei pouca importancia á longevidade do SP, e verifiquei em diagonal que apesar de referenciar a analise num time frame mensal,apresentava um zoom do semanal, taambem o valor de referencia do último swing low seriam os 1076 e nao 1020. Mas nada de grave :)
Agora quanto á existencia do S&P , a razão aparentemente, parece assistir-lhe, como comprova o texto abaixo. Algo deve ter escapado a Arnie...a minha base de dados tb se fica por meio do século :(

Standard & Poor's plays a truly unique role in the capital markets. It has been aiding the creation of market transparency since its inception in 1860, when Henry Varnum Poor began supplying financial information at a time when Europe sought to know more about its holdings in the newly developing infrastructure in America. The cardinal tenet of Poor's investment reference publications was "the investor's right to know."

In 1906, the Standard Statistics Bureau was formed to provide previously unavailable financial information on U.S. companies
In 1916, Standard Statistics began to assign debt ratings to corporate bonds, with sovereign debt ratings following shortly thereafter
In 1940, municipal bond ratings were introduced
In 1941, Poor's Publishing and Standard Statistics merged to form the Standard & Poor's Corporation
In 1966, The McGraw-Hill Companies, Inc. acquired Standard & Poor's.

As minhas desculpas.

Fan do Cinzento
Fan do Cinzento

Pronto...

por Waterman... » 26/7/2004 8:34

Bem Arnie, não sei onde tens (ou tenho) os óculos...
O gráfico semanal está como complemento, como podes constatar...
O gráfico qie importa, realmente emnsal, está de facto a desenhar uma engulfing bearish...

Quanto à utilidade da subida média do Século, enfim, só não vê quem não quer, mas para trading de curto prazo não é decerto.

Quanto ao S&P não existir, MEU DEUS, como é possível???

Esqueça o DOW nesses estudos Arnie, o S&P é sem dúvida mais representativo e já existia antes da data que apresento, penso inclusivé que é anterior a 1890 (pelo menos tenho dados semanais de 1900).

Foi coincidência ter apresentado este simples histórico na mesma altura do seu, não foi decerto para lhe tirar protagonismo com a introdução de um índice no mesmo período só que a representar quase vinte vezes mais empresas e por capitalização bolsista...

Como vê também fan do cinzento, erros todos cometemos, mas não discurtino os que referem...

Passem bem
Waterman...

LOL

por Fan do Cinzento » 25/7/2004 22:34

De facto o Water, contra o que lhe é habitual, incorreu em erros facilmente constatáveis. Ainda por cima , esbarrou com um barra, em comparações de padrões , que é o Arnie. Todavia, e esta é uma pergunta que me coloque a mim mesmo, muitas vezes, será suficientemente relevante o comportamento passado ,há décadas, a ponto de condicionar o comportamento presente nos mercados. Se nos lembramos inclusivé, que a composição dos indíces é tremendamente díspare. Alguns nem existiam e a sua apariçaõ porventura também poderá ser considerada como factor condicionante dos existentes. Para além da visibilidade de uns que na época não eram mas vieram a tornar-se em índices de moda. Associado a factores exógenos, como a quase democratização dos mercados através do acesso proporcionado pelas novas técnologias que por esse processo conduz a uma globalização e interacção dos diferentes mercados , outrora inexistente . Enfim...não sei....?? Existe de imediato uma resposta, que me diz que os padrões são comportamentais, logo as pessoas ou o ser humano, íntrinsecamente reage e proage similarmente.
É um assunto a ficar na gaveta, para continuada reflexão.

Cumprimentos

Fan do Cinzento
Fan do Cinzento

por arnie » 25/7/2004 19:31

Hummmmmmmmmmmmm, não entendi

S&P Monthly? o grafico que colocou é semanal

um fecho abaixo dos 1120? o anterior swing low no grafico mensal situa-se nos 1076 pts

engulfing bearish? no gráfico mensal? eu sei que já me esqueci de algumas figuras das candlesticks mas quase que garantia a 100% que a vela deste mês não é nenhuma engulfing

fala de 29 e 32. está a referir-se a 1929 e 1932? o S&P não existia ainda. Existia sim o DOW Jones Industrials

também não entendi a media de subida. diz que a media de subida desde 1932 até hoje é se 6.5% ao ano? não entendi qual a utilidade dessa informação relativamente a termos practicos de trading

quando fala que o S&P repetiu a correcção de 29, 50% do bear market.... refere-se ao ralie que existiu no DJI entre 1932 a 1937? (é engraçado ver como os anos acabados em 2 e em 7 ultimamente nos têm perseguido nos inicios e finais de um bull market :wink: ) se assim for está a dizer que só daqui a 5 anos é que os mercados irão resumir o bull market iniciado em 2002? é que depois do low de 1932 o rallie que se lhe seguiu até 1937 apenas foi resumido em 1942, ou seja, o DJI andou de lado durante 5 anos, ou seja, até 2009 espera o S&P fechado num trading range abaixo dos 1143 pts?

eu adoro estudar as semelhanças de movimentos passados com os do presente e futuro, daí as minhas duvidas relativamente a este seu post

Cumprimentos
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

S&P Monthly

por Waterman » 25/7/2004 17:45

Quando tanta gente fala do regresso do Bull Market, que embora por todos desejado, está longe de estar confirmado na minha opinião, o que nos diz a escala dos grandes períodos?

A bolha que precedeu o Bear Market, e tendo como objectivo enquadrá-la no conceito da escala logmarítmica, teve um determinado comportamento que passo a destacar, em números redondos:

Tomando por ponto de partida o final da grande depressão em 32, constatamos que a subida do índice S&P, o índice mais representativo do mercado americano, se fez a um ritmo, excluindo dividendos, de 9.1%/ano. Estamos a incluir o período louco de [1982,2000], onde o índice subiu a uma média superior a 16%/ano. Se retirarmos a bolha, verificamos que a subida desde 32 se fez a 6.5%/ano.

Depois dos redondos, os gráficos. No primeiro, um mensal, com uma exponencial que já serviu duas vezes de suporte no último rally e dispensa discussão. O índice repetiu a correcção de 29, uma retracção de 50% de todo o Bear Market.

Neste momento, o mês de Julho está a desenhar uma engulfing bearish, sendo que um fecho do mês abaixo de 1120 confirma a figura.

Atenção aos últimos mínimo relativos como suportes de curto prazo, e neste caso até é aconselhável dar alguns pontos de desconto como podem ver pelo canal no gráfico semanal (2º gráfico)...

Cumprimentos
Anexos
spxweekly230704.jpg
spxweekly230704.jpg (54.59 KiB) Visualizado 723 vezes
spxfutmonthly.jpg
spxfutmonthly.jpg (72.57 KiB) Visualizado 725 vezes
Waterman

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, Mmmartins e 120 visitantes