Como disse o RMartins a discussão tem estado interessante.
No BCP isto é normal, digo eu.
Um dos pontos que tem sido mais discutido é o facto de a cotação não ter subido.
eu penso que é uma situação normal quando tivemos 3 negócios simultaneamente:
- O primeiro foi um bom negócio para o BCP pois vendeu aquilo que a maior parte dos analistas consideravam que era um "cancro". e ainda por cima vendeu acima daquilo que, os mais optimistas, esperavam. Foi sem dúvida um bom negócio para o BCP.
- o segundo negócio foi feito por quem comprou os 110 milhões de acções a preço que eu chamo de saldo ou seja a 1,75. Esses podem vender agora a prestações a 1,78 e têm estado a despejar... Dar cabo da cotação não é problema deles pois estão a vender acima do preço de compra mas têm tido o cuidado de não despejar depressa demais.
- o terceiro negócio é da CGD. Se foi bom ou mau iremos ver. Como muito bem lembrou o Trend porque haveria a CGD de vender a posição se não sabia que ganhava a corrida? Eu também acho que não houve grande corrida... De qualquer forma a Administração da CGD tinha obrigação de ponderar os vários cenários e de se pereparar para qualquer desenlace. E um dos cenários era ganhar a corrida e de precisar de cash. Seria melhor preparar-se antecipadamente vendendo parte da posição ou vender 110M de uma vez?
artista Escreveu:Segundo o Jas só se é obrigado a comunicar ao mercado aquisição ou venda de posições iguais ou superiores a 5%, e ainda assim penso que se pode comunicar no fim, não se é obrigado a comunicar que se está a iniciar essa venda/compra...
Segundo o Regulamento não é obrigatório comunicar que se diminui uma participação qualificada. É obrigatório comunicar quando se atingem determinadas percentagens (10, 5, 2%) ou quando se diminui a participação para metade.
Nuno Faustino Escreveu:Tu tinhas dito que se a CGD tivesse vendido 30M de acções antes de anunciar o negócio tinha ganho 5.5MEuros. Aqui está o proveito do possível inside trading.
Não leste tudo o que eu escrevi...
É que eu também escrevi que era muito complicado algum tribunal vir a condenar a CGD por vender a determinado preço qaundo era unanimemente reconhecido que as acções iriam subir com a concretização desse negócio.
Nota que a cotação está a descer por não ter havido uma preocupação da CGD em perservar a cotação do BCP.
Este é um problema que já vem detrás...
Se bem te lembras já tivémos:
- uma violenta queda das cotações por despejos de Fundos ligados à CGD que mereceu um pedido de investigação por parte do BCP;
- uma hesitação, muito noticiada, se a CGD subscrevia ou não o último AC o que também deu queda no BCP;
- e agora uma informação, quanto a mim, insuficiente ou deturpada que culminou com uma venda a terceiros de 110M de acções...
A Administração da CGD nunca aceitou bem que o Governo lhe tivesse imposto a compra dos 7 ou 8% do BCP e sempre teve uma certa dor de cotovelo por terem sido ultrapassados por um Banco privado no primeiro lugar do ranking.
Ainda bem que a CGD saíu...
Agora só falta absorver parte dos 110M de acções.
JAS