Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O grande negócio BCP/CGD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP

por JAS » 27/7/2004 13:02

Gonanto Escreveu:E o que vai acontecer aqueles que começarem a desesperar que a cotação não sobe ? Vão começar a vender.

Estive num fim de semana prolongado e ao chegar vejo que este tópico ainda mexe. Este BCP sempre foi um título de "amor e ódio"...
Se analisares a lista de participações qualificadas e a sua evolução ao longo dos últimos anos podes verificar que as acções têm passado, muito significativamente, dos particulares para os institucionais.
E os institucionais não são daytraders...

Gonanto Escreveu:Se houver a entrada de investidores estrangeiros esta situação é alterada. Mas se não entraram agora também não deverão entrar no curto prazo.

É uma hipótese bem provavel.
Eles estão à espera que estabilize...

Eu continuo a dizer que o 1,75 constitui agora um forte suporte.

JAS

P.S. - Mantenho uma posição longa no BCP mas vou fazendo uns negociozinhos no intraday...

Registado: 5/11/2002 0:05

Gonanto

por bertoluci » 26/7/2004 19:27

há um aspecto importante a reter que é o facto da CGD ter encontrado comprador com tanta facilidade(poderão haver alguns interessados fora de bolsa)... e se o preço acordado é de 1.75€ e sabendo nós que quem quer vender baixa sempre mais as calças,não se pode dizer que o preço da acção esteja cara, mas sim abaixo do preço de mercado...

O único senão é a variação dos mercados exteriores que pendem actualmente para quedas...

Registado: 19/11/2003 18:17

por Gonanto » 23/7/2004 9:44

Ainda um outro aspecto que me esqueci de focar como justificativo da probabilidade do BCP vir a cair.

Se quem comprou os 100 M à CGD não pretender guardar uma parte significativa das acções, isto é, se se tratou apenas de um negócio, quando vir que vendeu a maior parte com o lucro pretendido pode despachar o restante com perda.

Aí sim se poderá falar de saldos, porque a filosofia é a mesma.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por Gonanto » 23/7/2004 9:34

Em minha opinião, não só tenho dúvidas que o BCP vá subir nos tempos mais próximos, como acho que existe mais probabilidades de vir a descer.

Porquê?

Se toda a gente que quiz comprar já comprou, se está tudo atafulhado com BCP, porque fez bom negócio, porque vai subir, etc...etc..., quem é que vai comprar mais e fazer a cotação subir ?

E o que vai acontecer aqueles que começarem a desesperar que a cotação não sobe ? Vão começar a vender.

Em conclusão, penso que ficou tudo cheio de BCP, que não haverá compradores que façam subir a cotação e que como consequência ela tenderá a cair.

Estou a falar para um horizonte de curto/médio prazo.

Se houver a entrada de investidores estrangeiros esta situação é alterada. Mas se não entraram agora também não deverão entrar no curto prazo.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

Re: Jas

por JAS » 23/7/2004 2:39

Trend Escreveu:se tem essas "desconfianças" todas em relação aos 110m..., será então tb de desconfiar daqueles 5milhões que aparecem nos cofres no lado comprador.

Alguém escreveu por aqui(desculpem-me mas a esta hora da noite já não vou procurar quem foi...) que o BCP impôs condições e fixou o preço pois de contrário iria vender a estrangeiros".
Até acredito que sim mas isso refere-se ao preço de venda.

Quanto à inopinada venda dos 110M de acções acho que foi uma "partidinha" da CGD que apanhou o BCP desprevenido.
"Partidinha" no seguimento de muitas outras anteriores...
Os 5 milhões que aparecem na compra a 1.75 parecem-me gozo do BCP, ou dos Fundos do BCP, como quem diz "ai foram vender aos vossos amigos por 1,75? Então estamos aqui à espera que eles se cansem e nos vendam sem lucro..."

Entrar longo ligeiramente acima de 1,75 parece-me um negócio bem seguro.

JAS

Jas

por Trend » 23/7/2004 2:08

se tem essas "desconfianças" todas em relação aos 110m..., será então tb de desconfiar daqueles 5milhões que aparecem nos cofres no lado comprador.

para mim os cofres no BCP é isso mesmo estão a vender alguns milhões jeitosos a valores superiores e seguram a cotação com a APARENTE pressão compradora de 5.000.000 a 1,75€.

abraço

Registado: 28/5/2004 23:00

BCP

por JAS » 23/7/2004 2:00

Nuno Faustino Escreveu:Já agora JAS, n estou a perceber uma coisa... se é tão evidente que o BCP vai subir, porque é que quem comprou a 1.75 já está a vender? Não seria lógico aguentarem mais uns tempos e venderm mais acima? Ou será que sabem mais alguma coisa (lembra-te que eles souberam destas acções a 1.75 antes de ti...).

Há mistérios que continuarão sem resposta mas abstenho-me de dizer mais.

Repara que o negócio foi aprovado pela Assembleia de Accionistas, e eu só conheço um accionista, que o País nessa altura estava sem Governo, ou com governo de gestão, e que parece ter havido muita pressa nisto tudo...

Dos 110M haverá uma parte que será vendida e outra que não. Mas não sei a percentagem.
Há que pagar comissões e possívelmente juros e para isso há que realizar vendas imediatas.

Ganhar 1,7% em 48 horas não é mau de todo tendo em conta os montantes envolvidos e o pouco trabalho que o negócio deu.
Ainda por cima, se calhar, até foi um negócio do tipo "venda primeiro e pague depois"...

Um abraço,
JAS

por nunofaustino » 23/7/2004 1:43

No caso da cotação do BCP descer achas q iria ser considerado inside trading? De qquer modo, esta discussão já deixou de ter interesse práctico.
Neste momento é mais importante saber se:

1. Foi bom ou mau negócio para o BCP e CGD?

2. O que vai acontecer à cotação do BCP nos próximos tempos?

Já dei a minha opinião sobre essas duas questões (e tb sei qual a tua opinião).

Qto à história da dor de cotovelo eu acho no mínimo estranha. É que eles até pagaram ao BCP o que eles pediram. E teriam feito um estrago muito maior na cotação se tivessem sistematicamente largado 5 M de acções em momentos chave ;).

A venda dos 110M fora do mercado foi excelente para o BCP. Fez com que a cotação do BCP aguentasse esta venda, tendo apenas de criticar o modo como foi anunciada essa venda.

Já agora JAS, n estou a perceber uma coisa... se é tão evidente que o BCP vai subir, porque é que quem comprou a 1.75 já está a vender? Não seria lógico aguentarem mais uns tempos e venderm mais acima? Ou será que sabem mais alguma coisa (lembra-te que eles souberam destas acções a 1.75 antes de ti...).

Um abraço
nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

BCP

por JAS » 23/7/2004 1:26

nunofaustino Escreveu:se a CGD tinha de vender as acções, para que é que interessa se depois as acções sobem ou não?

Estávamos a discutir se vender era 2inside trading" ou não. Eu acho que se tivesse vendido antes do anúncio nunca poderia ser considerado tal pois não era linear que dessa venda resultassem "proveitos" ilegais. Presumiria-se que até estava a vender abaixo duma cotação que iria subir ao concretizar-se o negócio.

Mas o 2º ponto interessante era que a CGD sabia que para concretizar o negócio teria que vender a participação. E ao vender uma participação tão grande também sabia que ia dar cabo da cotação. Portanto se a CGD sabia tudo isso eu pergunto porque não vendeu devagarinho e mais cedo.
E explico que não vendeu porque sempre teve "dor de cotovelo"...
E porque o dinheiro não é deles.

E eu a isto chamo má gestão.

JAS

por nunofaustino » 23/7/2004 0:58

Acho q tb n percebeste bem a minha ideia... se a CGD tinha de vender as acções, para que é que interessa se depois as acções sobem ou não? O que interessava era o movimento enquanto a CGD tinha as acções ou seja, até segunda feira passada. E pela tua ideia a CGD tinha ganho $$ se tivesse ido vender aos poucos antes do anúncio.

Se seria difícil ou não provar era outra coisa... mas felizmente o estado não tenta viciar o mercado de capitais com inside trading...

Um abraço
Nuno

P.S. - essa da opinião unânime que o BCP vai subir... não sei se o mercado concorda... mas vamos ver ;)

BCP

por JAS » 23/7/2004 0:47

Como disse o RMartins a discussão tem estado interessante.
No BCP isto é normal, digo eu.

Um dos pontos que tem sido mais discutido é o facto de a cotação não ter subido.
eu penso que é uma situação normal quando tivemos 3 negócios simultaneamente:
- O primeiro foi um bom negócio para o BCP pois vendeu aquilo que a maior parte dos analistas consideravam que era um "cancro". e ainda por cima vendeu acima daquilo que, os mais optimistas, esperavam. Foi sem dúvida um bom negócio para o BCP.
- o segundo negócio foi feito por quem comprou os 110 milhões de acções a preço que eu chamo de saldo ou seja a 1,75. Esses podem vender agora a prestações a 1,78 e têm estado a despejar... Dar cabo da cotação não é problema deles pois estão a vender acima do preço de compra mas têm tido o cuidado de não despejar depressa demais.
- o terceiro negócio é da CGD. Se foi bom ou mau iremos ver. Como muito bem lembrou o Trend porque haveria a CGD de vender a posição se não sabia que ganhava a corrida? Eu também acho que não houve grande corrida... De qualquer forma a Administração da CGD tinha obrigação de ponderar os vários cenários e de se pereparar para qualquer desenlace. E um dos cenários era ganhar a corrida e de precisar de cash. Seria melhor preparar-se antecipadamente vendendo parte da posição ou vender 110M de uma vez?

artista Escreveu:Segundo o Jas só se é obrigado a comunicar ao mercado aquisição ou venda de posições iguais ou superiores a 5%, e ainda assim penso que se pode comunicar no fim, não se é obrigado a comunicar que se está a iniciar essa venda/compra...

Segundo o Regulamento não é obrigatório comunicar que se diminui uma participação qualificada. É obrigatório comunicar quando se atingem determinadas percentagens (10, 5, 2%) ou quando se diminui a participação para metade.

Nuno Faustino Escreveu:Tu tinhas dito que se a CGD tivesse vendido 30M de acções antes de anunciar o negócio tinha ganho 5.5MEuros. Aqui está o proveito do possível inside trading.

Não leste tudo o que eu escrevi...
É que eu também escrevi que era muito complicado algum tribunal vir a condenar a CGD por vender a determinado preço qaundo era unanimemente reconhecido que as acções iriam subir com a concretização desse negócio.
Nota que a cotação está a descer por não ter havido uma preocupação da CGD em perservar a cotação do BCP.
Este é um problema que já vem detrás...
Se bem te lembras já tivémos:
- uma violenta queda das cotações por despejos de Fundos ligados à CGD que mereceu um pedido de investigação por parte do BCP;
- uma hesitação, muito noticiada, se a CGD subscrevia ou não o último AC o que também deu queda no BCP;
- e agora uma informação, quanto a mim, insuficiente ou deturpada que culminou com uma venda a terceiros de 110M de acções...
A Administração da CGD nunca aceitou bem que o Governo lhe tivesse imposto a compra dos 7 ou 8% do BCP e sempre teve uma certa dor de cotovelo por terem sido ultrapassados por um Banco privado no primeiro lugar do ranking.

Ainda bem que a CGD saíu...
Agora só falta absorver parte dos 110M de acções.

JAS

por R_Martins » 22/7/2004 22:16

Quanto interessante tem sido esta discussão sobre o BCP.
Toneladas de opiniões, argumentos vários, se está bem se está mal, se a informação deveria ser a que foi ou menos, enfim tantas opiniões. Ainda bem que temos este instrumento para comunicar uns com os outros.
No entanto permitam-me que vos diga uma coisa. Para além do todo que foi dito, uma coisa deveremos perceber: A Bolsa é o negócio mais simples do mundo, ou sobe ou desce. A variante neutra não nos leva a ganhar nem a perder.
Este tipo de movimentos considerados absurdos como o do BCP, são o quotidiano da Bolsa, aqui e em todo o Mundo. Mais, se não percebermos isto, se cairmos na tentação de fazer de vitimas dos tubarões, então teremos que deixar a Bolsa como actividade. Se o não fizermos, isto é, se nos consideramos simplesmente vitima do sistema e continuarmos a insistir, até os pantalones cá deixamos.
Acreditem no que eu vos digo...
Se não acreditarem leiam o Ulisses muito devagarinho, ele já o explicou á muito tempo este conceito.
Bons negócios.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Re: vicios

por JCS » 22/7/2004 15:40

artista Escreveu:
artista Escreveu:já agora, acham que é possível ficar viciado à este site?
:?:

Não fui eu que escrevi isto... foi a minha mulher!!!

Ela não suporta que volta e meia abandone os seus braços para vir espreitar o Caldeirão!! :mrgreen: :mrgreen: e ontem resolveu escrever isto?!

Vou ter da a deixar 1 semana a pão e água...

PS: se ela me deixar entrar em casa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ehehehe :mrgreen: :mrgreen: (andam-lhe a sabotar o computador....) :mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re: vicios

por artista_ » 22/7/2004 14:37

artista Escreveu:já agora, acham que é possível ficar viciado à este site?

Não fui eu que escrevi isto... foi a minha mulher!!!

Ela não suporta que volta e meia abandone os seus braços para vir espreitar o Caldeirão!! :mrgreen: :mrgreen: e ontem resolveu escrever isto?!

Vou ter da a deixar 1 semana a pão e água...

PS: se ela me deixar entrar em casa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

Algumas questões (quase) óbvias

por Meteorologista » 22/7/2004 0:41

Com três dias passados não posso deixar de me interrogar sobre algumas questões muito concretas e que estão à vista de todos:
- Se o negócio foi tão bom para o BCP porque é que a cotação não sobe?
- Se os 110 M foram vendidos a institucionais como é que apareceram já 65 M no mercado com uma mais valia tão baixa para uma empresa que se teria valorizado tanto com um negócio tão bom? Afinal foram todos transaccionados por flippers? Nenhum institucional do "Livro" aposta no título a mais de três dias?
Toda esta discussão tem sido muito ineressante mas realidade está aí! É só querer ver!
Cumprimentos e bons negócios,
Meteorologista

Registado: 7/11/2002 2:17

E...

por V-iana » 21/7/2004 22:51

A unica coisa dispensal no comunicado, era dizerem a preço de mercado. O que se censuro neste processo é a linguagem utilizada na comunicacao feita, pois, tenho a certeza que a maioria dos investidores considerou que a venda iria ser feita ao mercado, rapidamente, em vendas ao melhor como se poderia entender de preço do mercado. Na verdade o que esta lá escrito e mesmo o contrario. Para os espertos era sabido que o preço fixado no mercado seria o que iriam utilizar para as passagens, no entanto, o mercado (falo de os investidores particulares que nao conheciam o termo) penso exatamente o contrario.
V-iana

Esclarecimento - Alguma confusao

por V-IANA » 21/7/2004 22:46

Penso que o processo foi conduzido exemplarmente só há um reparao que é o que o JAS refere como "má informaçäo" sobre a venda dos 110M de acçóes detidas pela caiza em apenas 2 dias. Náo por o terem de fazer em dois dias, náo por o terem feito depois de anunciar, nao porque o podiam ter feito a valor mais alto, mas porque afirmaram que iriam fazer em "acelarated book Building", um termo pouco usado no mercado (que depois de uma pesquisa na net so encontrei num anuncio da venda de 10% de accoes de um banco grego).

Penso que devia ter havido um esclarecimento cabal sobre o processo e nao a utilizaçáo de um estrangeirismo desconhecido do publico em geral.

"Book Building" é a negociaçáo de determinado volume de acçéos que se preve que possa influenciar o seu preço. O colocador das acçóes procura eventuais "subscritores" e regista as suas expecativas de preço no "BOOK", ou seja, vai constuindo o "livro". No final apresenta um preço base dentro dessas expectativas e disponibiliza as acçoes registadas no "livro" a quem mostrou interesse para que as possam adquirir. O termo "accelarated" apenas quer dizer que o prazo para a execuçäo é rapida e é apra ser colocada imediatamente no mercado.

Assim, depois de entendermos esta justificacao, podemso concluir que o processo fez todo sentido:

1- Se colocassem antes na expecativa de venderem mais alto do que os 1.75Euro poderiam estar a cometer varios erros que sáo:
1.1. Estariam a vender directamente no mercado e a destruir o valor deste, ou seja, haveria grande pressao vendedor que certamente se iria sentir e poderia fazer a cotacao descer abaixo do preco de venda desejado. Para alem que essa pressao iria ser notada e influenciaria a cotacao negativamente. Isto para alemd dos rumores e insiders que poderiam surgir dali que so seriam negativos para o titulo.
1.2. Poderiam ser acusados de se aproveitarem da situacao e da informacao que tinham, de manipulacao do mercado e de falta de cuidado na defesa do mercado.
2- Para venderem este volume 110Milhoes e curto espaco de tempo, so é realizavel se houver compradores, esses compradores, para estarem garantidos, so se forem instituicionais. Como em qualquer mercado, o comprador é que fixa o preço a que pretnede adquirir, nesse sentido a CGD teve de ascultar os potenciais compradores e tentar saber quais eram as suas expectativas de preço. Assim este processo de "bookbuilding" é, sem duvida o mais acertado.
3. Em fazerem apenas 2 dias ou em 180 é indiferente, os compradores já estavam "alinhados" para as compras, foi um mero processo formal.
Atendendo ao exposto náo vejo razoes para se acusar a caixa de ma gestao na venda desta participacao e muito menos da forma que a colocou no mercado, quanto a mim muito correcta e expectavel.

Cordiais cumps, Viana
V-IANA

por artista_ » 21/7/2004 22:43

Por este andar ainda é o BPI que vai comprar o BCP, e não o contrário!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já agora esta discusão sobre Inside trading está a ficar demasiado "filosófica"! :mrgreen:

por soeirinho » 21/7/2004 21:56

BPI controla 5,3% do BCP

21-7-2004 19:26

O BPI já controla 5,3 por cento do BCP, anunciou o presidente da instituição. Esta posição vem de outra detida pelo BPI Siva e pelos fundos de pensões. Antes era de 5 por cento, mas com a venda da participação da CGD, aumentou 0,3 por cento.
BolsaPt.com

Registado: 4/11/2002 22:57

ok

por luis lobs » 21/7/2004 21:49

alguem viu no rodapé acho que da rtp ou sic
que o bpi aumentou a percentagem no bcp??
ou sera q eu vi mal

tera sido o destino das 110k??
luis lobs

por nunofaustino » 21/7/2004 20:52

Porvavelmente sim :mrgreen:

Um abraço
Nuno

vicios

por artista_ » 21/7/2004 20:40

já agora, acham que é possível ficar viciado à este site?

por nunofaustino » 21/7/2004 20:39

JAS... acho que estás a confundir as coisas...

Tu tinhas dito que se a CGD tivesse vendido 30M de acções antes de anunciar o negócio tinha ganho 5.5MEuros. Aqui está o proveito do possível inside trading.

Artista - se tu estivesses a efectuar com a PTC um negócio com a mesma importância do que a venda da SP, a venda desses 10.000 acções seria considerada como inside trading. Se conseguissem provar que tu terias de vender esses 10.000 acções depois do anuncio do negócio, e que essas acções teriam de ser vendidas a um preço inferior ao obtido isso seria um crime.

Não percebo uma coisa... Se a CGD tivesse andado a despejar BCP antes de anunciar o contrato (no qual estava estabelecido que teria de vender 110 Milhões de acções antes do dia 20 de Julho), vocês n pensavam que isso seria inside trading? Que eles se tinham aproveitado de informação priveligiada para vender parte das acções a um preço superior?

Um abraço
nunofaustino

por artista_ » 21/7/2004 20:00

Ulisses Pereira Escreveu:Seria, sim "inside trading". Aproveitar-se de uma informação que ainda não é pública para negociar é proibido por lei. É a essa informação que se chama privilegiada. A Caixa não o poderia ter feito.

Em relação à compra de acções próprias da PT, ela anunciou que o ia fazer, ou seja, está na mesma posição que todo o mercado...
Ulisses

A PT anunciou que iria comprar até 10% do seu capital? ou anunciou que já tinha comprado X acções e que iria comprar até 10% do seu capital?

Penso que a PT já tinha comprado algumas acções quando anunciou o seu plano de compra de acções próprias, e nesse caso, segundo o teu raciocínio estamos perante um crime de inside trading... pior ainda que a CGD!

Re: Re

por artista_ » 21/7/2004 19:56

[quote="JAS]
Um negócio fora de bolsa de 110M de acções a 1,75 não faz cair as cotação.
A falsa notícia de que "iam largar 110M entre 1,70/1,75 e em escassas 2 sessões" faz cair a cotação...
Nada teria acontecido se a CGD tivesse explicado o negócio devidamente.

Mas temos mais.
Porque continua por explicar o negociozinho dos "institucionais previliados" a quem a CGD vendeu a 1,75(quem foram os felizardos?) e que agora, segundo parece, as despejam sem grandes pressas a 1,78 e acima.
Excelente negócio...
Eu gostava de saber quem são.

JAS[/quote]

Será que é isso mesmo que está a acontecer? é que explicada a situação, e pressupondo que realmente o negócio da venda da S&P foi excelente para o BCP, porque é que os institucionais que ficaram com elas a 1,75 se contentam apenas com míseros 3 cêntimos por acção?!! eu sei que em muitas acções é bastante dinheiro mas ainda assim fico de pé atrás...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58, Mmmartins, smog63 e 124 visitantes