Analistas estimam subida de 9% nos lucros semestrais do BCP
"O BCP vai marcar na segunda-feira o arranque da «earning season» em Portugal, e os sete analistas contactados estimam que os lucros semestrais do maior banco privado nacional registem uma melhoria de 8,62% face ao mesmo período de 2003. Os dividendos das participações financeiras terão ajudado os lucros a subir para 228 milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
O BCP vai marcar na segunda-feira o arranque da «earning season» em Portugal, e os sete analistas contactados estimam que os lucros semestrais do maior banco privado nacional registem uma melhoria de 8,62% face ao mesmo período de 2003. Os dividendos das participações financeiras terão ajudado os lucros a subir para 228 milhões de euros.
Segundo confirmou ao Jornal de Negócios Online fonte do Banco Comercial Português [Cot], as contas não serão desvendadas na terça-feira como inicialmente previsto, mas na segunda-feira, após o fecho dos mercados.
Às 17h00, os administradores do banco fazem junto dos analistas o balanço do trimestre, podendo desvendar ainda como estão encaminhadas as negociações para a venda da Seguros e Pensões, podendo dissipar os rumores de mercado que já perduram há 18 meses.
A média dos sete analistas consultados sugere um valor de 228 milhões de euros, contra 210,2 milhões de euros conseguidos em igual período do ano anterior. As previsões mais optimistas sugerem lucros de 249 milhões de euros e as estimativas mais conservadoras apontam para 221 milhões de euros.
Segundo João Carlos Fidalgo, analista da Lisbon Brokers, «os resultados do segundo trimestre não deverão trazer grandes surpresas», alertando apenas para o contributo positivo no «bottom line» dos dividendos recebidos ao longo do período. O Banco Intesa e a Electricidade de Portugal (EDP) [Cot] são duas das maiores participações financeiras do banco liderado por Jardim Gonçalves.
No passado dia 25 de Junho, o BCP apresentou um conjunto de iniciativas através das quais estima obter receitas adicionais de 310 milhões de euros até 2006. Carla Antunes da Silva da JP Morgan defende que «a obtenção dessas receitas não será assim tão fácil e por isso, incorporamos nas nossas estimativas apenas dois terços das metas traçadas pelo BCP».
As acções do BCP fecharam a cair 1,08% para 1,84 euros."
Cumprimentos
JCS