Página 1 de 1

Fundador da falida Enron acusado de fraude

MensagemEnviado: 8/7/2004 19:19
por Visitante
Ainda gostaria de saber para onde foram tantos biliões. Partidos? :roll:

O fundador e ex-presidente executivo da Enron, o maior grupo energético dos Estados Unidos, que entretanto entrou em processo de falência, foi acusado hoje pelo tribunal de Houston, no Texas, entre outros crimes, de fraude e de falsos testemunhos.

Kenneth Lay será também alvo de uma acção judicial interposta pela comissão dos mercados financeiros americana (SEC) por fraude e por falsas declarações sobre os resultados financeiros da Enron em 2001, ano em que o grupo entrou em falência.

Para o seu advogado, Kenneth Lay "não tinha nenhuma ideia da amplitude dos problemas, provavelmente até ao momento da falência" da Enron, disse Michael Ramsey aos jornalistas que se encontravam hoje à saída do tribunal.

A falência da Enron seguiu-se à descoberta de práticas contabilísticas ilegais, desvio de fundos, omissão de operações financeiros relevantes e conivência dos consultores que prestavam serviços ao grupo, que empregava dezenas de milhar de trabalhadores.

Após o escândalo financeiro da Enron, seguiu-se outros casos de fraudes contabilísticas em outros grandes grupos económicos americanos, como a Worldcom e a Tyco, ao ponto de terem provocado quase um colapso dos mercados financeiros de Nova Iorque.