Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OPA sobre Portucel volta a abrir o caminho do PSI-20 à Novab

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 6/7/2004 12:58

Obrigado Ulisses pela sua resposta!
Visitante

por Ulisses Pereira » 6/7/2004 11:26

Caro Rodrigo,

Não vendendo as acções fica sempre numa posição um pouco estranha, ficando em carteira com acções que depois deixarão de ser negociadas no mercado. Há sempre meia dúzia de arrojados que optam por essa estratégia na esperança de mais tarde a empresa tentar comprar as acções que "sobraram" por aí tentando um preço mais interessante. Contudo, na minha opinião, o risco não compensa este género de estratégia, ficando o investidor preso a uma acção sem qualquer liquidez. Por isso, sempre aconselho vender nesta situação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Correcção

por Rodrigo » 6/7/2004 10:39

Eu referia-me claramente a acções PTI (Portucel) e não PTC como escrevi por lapso!

Rodrigo

Registado: 14/7/2003 16:45

OPA - Portucel

por Rodrigo » 6/7/2004 10:31

Caros Masters do Forum

Poderiam esclarecer-me uma dúvida!
Em caso da SEMAPA lançar a OPA sobre a Portucel, que implicações terá sobre o free-float? Ou seja, os accionistas são obrigados a vender? E caso saia do PSI-20 o que será de esperar, o mesmo que a Novabase (uma queda)?

Em caso de OPA, qual será o comportamento da cotação?

No fundo o que eu quero saber é qual deverá ser o posicionamento de um investidor com acções PTC face ao cenário da OPA!

Agradecido pelos vosso tempo!
Rodrigo

Registado: 14/7/2003 16:45

por Visitante » 6/7/2004 10:01

Sorry TRSM e AB7 e NBA,

Mas a Reditus (RED) está em primeiro: http://www.euronext.pt/bvlp/start.jsp?lang=pt&op=mercados :lol:
Visitante

OPA sobre Portucel volta a abrir o caminho do PSI-20 à Novab

por TRSM » 6/7/2004 8:06

OPA sobre Portucel volta a abrir o caminho do PSI-20 à Novabase

Empresa perdeu 13% em cinco diasOPA sobre Portucel volta a abrir o caminho do PSI-20 à Novabase
A Novabase é a emitente mais bem colocada para integrar novamente o índice, caso a CMVM venha obrigar a Semapa a lançar uma OPA sobre as acções da Portucel. A empresa liderada por Rogério Carapuça, caso se concretize este cenário, poderá recuperar das perdas, que nas últimas cinco sessões já ascendem a 13%.

A Novabase [NBA] é a emitente mais bem colocada para integrar novamente o índice PSI-20 [PSI20], tendo a empresa de tecnologias uma média diária de negociação de 135 mil de euros, com base na liquidez dos últimos seis meses.

Este cenário poderá ser uma realidade caso a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) obrigue a Semapa [SEMA] a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) que poderá culminar com a saída, pelo menos temporária, da Portucel de bolsa.

Fonte oficial da Euronext Lisbon disse ao Jornal de Negócios Online que uma revisão da carteira do PSI-20 [PSI20] só se concretiza no momento do apuramento dos resultados da OPA. «Nessa altura, a Comissão Gestora reunir-se-á para uma revisão extraordinária do índice».

A última alteração extraordinária do PSI-20 ocorreu quando a Vodafone lançou uma OPA sobre a Telecel.

Na semana passada, a Euronext procedeu à revisão ordinária do PSI-20, tendo a Novabase e a Soluções Automóvel Globais (SAG) [SAG] saído do índice para ceder os lugares à Media Capital e à Teixeira Duarte.

Quando uma emissão sai de um «benchmark», as carteiras e os fundos de investimento, que procuram replicar o índice, alienam esses títulos para tomarem posições longas (de compra) nas novas empresas que passam a integrar o cabaz.

As acções da SAG desvalorizavam ontem 1,6% para 1,23 euros, a Media Capital [MCP] avançou 0,48% para 4,23 euros e a Teixeira Duarte [TXDE] valorizou 0,84% a marcar 1,20 euros. A Novabase fechou nos 5,19 euros, a desvalorizar 5,29%.

2004/07/06 07:00:00
fonte AB7

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, jcpequeno, PIKAS e 70 visitantes