Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Más noticias na JMT, G.A.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

JMT

por JAS » 19/12/2002 20:11

O que eu acho da JMT em termos de longo prazo parece que toda a gente já sabe...

Quanto à evolução da JMT nos últimos dias temos alguns dados interessantes.
- Tornava-se evidente que a JMT ficou sobrecomprada ao tocar na resistência dos 7,60 e que precisava parar para descansar.
- Era, quanto a mim, muito previsível uma reação em baixa ao atingir esse valor.
- A retração só ter sido até aos 7,30 parece-me muito positivo e a JMT está a aguentar-se muito bem neste valor.
- Hoje assistimos a uma compra ao melhor de 40.000 logo de manhã que atirou a cotação até ao máximo da sessão.
- No fecho havia mais de 14.000 em venda a 7,30... e limparam-nas todas.
- Num volume de 112 k, estas 2 operações representam quase 50% e dá ideia que os patos vendem e que os tubarões compram...

Eu aproveitei para reentrar, ou reforçar pois nunca cheguei a sair, e detenho agora 11.000.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

JMT

por Fernando dos Aidos » 19/12/2002 19:49

Cara Pata-Hari,

As minhas desculpas por não te ter ainda respondido, mas só agora vi o teu post... :( é que hoje tive que ir trabalhar (ele há dias em que se tem que fazer cada uma... :) ). Só agora voltei a casa e, ainda por cima, já estou de saída.

No entanto, aqui vai uma resposta rápida (felizmente o Ulisses já te respondeu e muito bem, em minha opinião).

Muito rapidamente, penso que a JMT já subiu bastante desde os 5.40 e que é normal que tenha umas retracções pelo caminho, até para aliviar o seu estado sobrecomprado. Eu uso a escala semi-log no longo prazo e linear no curto prazo. Penso que um retest à linha a negro nos gráficos (cerca dos 7 ou um pouco mais abaixo) será normal.

Deixo-te os gráficos de cp, de lp e o do OBV. Não tenho experiência neste indicador mas tive curiosidade de voltar a olhar para ele desde que o Marco António o referiu. Tanto quanto vejo (espero que o MA me corrija nisto), não há ainda indícios de distribuição.

Um abraço do

Fernando dos Aidos
Anexos
jmt-lp.png
jmt-lp.png (8.04 KiB) Visualizado 1160 vezes
jmt-cp.png
jmt-cp.png (9.77 KiB) Visualizado 1153 vezes
jmt-obv.png
jmt-obv.png (7.95 KiB) Visualizado 1160 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

por Pata-Hari » 19/12/2002 17:21

Ulisses, convém avisar que o aspecto tão diferente dos dois gráficos vem das escalas usadas. Eu estou em semi-log e tu não.

Obrigado pela visão alternativa (fiquei com complexos de culpa de não ter avisado que estava a ler em escla semi-log). Curiosamente ninguém reclamou do meu comentário incendiário ao aspecto dela...lol.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 19/12/2002 17:01

Deixo-te aqui a minha visão da JM. Em termos de longo prazo, depois do autêntico calvário a que tem estada sujeita (mesmo antes de terminar o "bull market"!), parece estar, há quase dois anos, a tentar formar uma base sólida. Este processo de criação de uma base forte é muito importante para começarmos a ter alguma confiança no mercado e se começarmos a ver muitas acções a apresentarem gráficos assim, devemos começar a olhar para ao lado para vermos se o Touro Bill está por perto. Raros são os fundos que acontecem em "V". Geralmente, a criação de um fundo é lenta e esta criação de uma base é parte de um processo que pode demorar meses ou anos.

Mas deixemos o longo prazo, pois ele não interessa muito aos habituais frequentadores do caldeirão. No curto prazo, é verdade que a JM reagiu mal à resistência da zona 7,6/7,7. Contudo, enquanto a acção consguir manter-se acima do suporte dos 7 euros, parece-me que continua relativamente sob controle dos touros.

Beijos,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.jpg
forum-jm1.jpg (237.23 KiB) Visualizado 1232 vezes
forum-jm2.jpg
forum-jm2.jpg (141.63 KiB) Visualizado 1234 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Más noticias na JMT, G.A.

por Pata-Hari » 19/12/2002 16:27

Ainda não tinha olhado para ela... mas está com péssimo aspecto.

Foi tocar na linha de tendência de longo prazo e reagiu péssimamente, tendo já quebrado a linha de tendência ascendente de curto-prazo (que era inclinadissima, e portanto frágil.

Fernando dos Aidos, concordas..?
Anexos
jmtpata.png
jmtpata.png (14.02 KiB) Visualizado 1282 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 134 visitantes