como vejo o mercado?
Passados 2 semanas, e os 7400 novamente á porta.
Correndo algum risco, já que a semana ainda não acabou, convenço-me que os 7400 serão definitivamente ultrapassados e ficaremos com os 7500 para lutar,e não deve ser muito fácil ultrapassá-los á primeira tentativa, pois em suporte a luta foi dura.
Em principio o sinal longo fica accionado para o medio prazo esta semana, e precisaremos de um maximo superior na proxima semana para confirmarmos este longo.
Correndo algum risco, já que a semana ainda não acabou, convenço-me que os 7400 serão definitivamente ultrapassados e ficaremos com os 7500 para lutar,e não deve ser muito fácil ultrapassá-los á primeira tentativa, pois em suporte a luta foi dura.
Em principio o sinal longo fica accionado para o medio prazo esta semana, e precisaremos de um maximo superior na proxima semana para confirmarmos este longo.
- Anexos
-
- psi.png (18.34 KiB) Visualizado 443 vezes
-
- psi1.png (16.69 KiB) Visualizado 442 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Re: como vejo o mercado?
Passados 3 meses,e com o final do verão á porta, lembrei-me deste post e algumas conclusões poderemos tirar.
Afinal estava errado e o suporte (7161) acabou por ser quebrado, tendo reagido na LTALP, que infelizmente não tinha sido detectada e e
ra tão simples como lhe dar o prolongamento do seu inicio.
Aqui, não há qq duvida que as retracções que vieram a acontecer deram optimas oportunidades de compra, para quem as aproveitou
e de um modo geral todas as acções, neste momento, estão ao nivel dos valores deste post., com algumas excepções, cuja ovelha ranhosa foi o BCP
No quadro a seguir indico a cotação em 26/6 e a cotação de agora mesmo
BCP - 1,90 - 1,79
BPI - 3,02 - 3,00
BRI - 5,76 - 6,30
BES - 13,60 - 13,55
COR - 1,20 - 1,17
CPR - 4,08 - 4,15
CFN - 3,01 - 3.17
EDP - 2,27 - 2,34
IPR - 3,97 - 4,14
JMT - 9,00 - 8,85
MCP - 3,94 - 4,15
PAD - 0,38 - 0,38
PTC - 8,74 - 8,74
PTM - 17,85 - 17,80
SON - 0,87 - 0,89
SNC - 3,14 - 3,24
Não tivemos qq luta, né?
Aqui considero o paragrafo mais importante, pois a MMS200,(assinalada a preto) acaba de ser rompida em alta, o que na minha opinião é um optimo sinal.
Suportes no PSI
7270 (curto prazo)
7161 ( contudo este valor com aquela passagem de baixa e alta, fica um pouco em consideração)
LTALP
e esta MMS200, cujo valor ronda os 7258 esta semana
Resistências
7400/7500
7700
7970
Desde o dia 8 de Março de 2004 que se inicou uma correcção mais acentuada, que quanto a mim já teve o seu terminus no dia 18 Maio de 2004 quando veio testar o suporte 7080/7161
Afinal estava errado e o suporte (7161) acabou por ser quebrado, tendo reagido na LTALP, que infelizmente não tinha sido detectada e e

).Apesar de considerar que estamos em lateralização, começo a vêr sinais que uma nova onda de subida já teve o seu inicio e entre outra acções destacaria as seguintes: PTC,PTM, SNC, IPR, RED e PTI( na minha opinião qq retracção que se venha a verificar nestas acções poderão ser oportunidades de compra
Aqui, não há qq duvida que as retracções que vieram a acontecer deram optimas oportunidades de compra, para quem as aproveitou

No quadro a seguir indico a cotação em 26/6 e a cotação de agora mesmo
BCP - 1,90 - 1,79
BPI - 3,02 - 3,00
BRI - 5,76 - 6,30
BES - 13,60 - 13,55
COR - 1,20 - 1,17
CPR - 4,08 - 4,15
CFN - 3,01 - 3.17
EDP - 2,27 - 2,34
IPR - 3,97 - 4,14
JMT - 9,00 - 8,85
MCP - 3,94 - 4,15
PAD - 0,38 - 0,38
PTC - 8,74 - 8,74
PTM - 17,85 - 17,80
SON - 0,87 - 0,89
SNC - 3,14 - 3,24
:Caso os sinais por mim detectados se venham a confirmar, forte luta deveremos assistir nas proximas semanas., pq? :shock
Não tivemos qq luta, né?

No gráfico 2 podemos vêr além da forte resistência 8000 acima referida, tivemos a MMS200(semanal, ainda com inclinação negativa) que já foi testada 2 vezes, neste momento o valor dela ronda os 7500, por conseguinte será em torno deste valor e desta MMS que se irá travar uma forte luta e logo que a mesma seja rompida acredito que novas subidas virão.
Prevejo uma verão quentinhoe não seria a 1ª vez que isso aconteceria.
Aqui considero o paragrafo mais importante, pois a MMS200,(assinalada a preto) acaba de ser rompida em alta, o que na minha opinião é um optimo sinal.
Suportes no PSI
7270 (curto prazo)
7161 ( contudo este valor com aquela passagem de baixa e alta, fica um pouco em consideração)
LTALP
e esta MMS200, cujo valor ronda os 7258 esta semana
Resistências
7400/7500
7700
7970
- Anexos
-
- psi20.png (18 KiB) Visualizado 507 vezes
-
- psi201.png (15.47 KiB) Visualizado 510 vezes
Boas ultimamente tenho passado muito do meu tempo a pesquisar novos mercados a estudar novos titulos e acho que tomei a decisão de muito brevemente começar a transacionar outros titulos de outros mercados. A nossa bolsa não aquece nem arrefece aqui nos ultimos tempos não se perde mas também não se ganha e assim como muitos Portugueses emigraram para novas paragens á procura de oportunidades que lá existiam e aqui não existem eu vou fazer uma emigração virtual para novas paragens deixando posições residuais no mercado Português á espera de melhores dias para serem fechadas ... enfim é fado lusitano na versão tecnologica ...
parto pobre com uma mala de cartão e volto rico
Um abraço
Vasco
parto pobre com uma mala de cartão e volto rico

Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Razão Pura, concordo com a sua analogia da árvore e da floresta, só que entendo que para ver a evolução de uma árvore desa floresta a melhor solução não é analisar a floresta. Posso ter uma floresta muito boa, com árvores boas e fracas.
Eu não sou contra a análise dos índices desde que o estejamos a negocirr directamente, através da sua réplica numa carteira, futuros, ou outro produto derivado. Ficaria muito satisfeito se fossem emitidos warrants sobre o PSI20, e aí sim, já considerava útil fazer a sua análise para negociar os warrants.
O que não me parece bem é que, no caso do PSI20, que podemos dizer que não é negociável por particulares, seja analisado por estes para negociar títulos.
Recorrendo novamente à sua analogia, é olhar para a floresta como um todo para escolher uma árvore.
Se quero comprar uma árvore, não será melhor analisar as árvores da floresta em vez da floresta?
Eu não sou contra a análise dos índices desde que o estejamos a negocirr directamente, através da sua réplica numa carteira, futuros, ou outro produto derivado. Ficaria muito satisfeito se fossem emitidos warrants sobre o PSI20, e aí sim, já considerava útil fazer a sua análise para negociar os warrants.
O que não me parece bem é que, no caso do PSI20, que podemos dizer que não é negociável por particulares, seja analisado por estes para negociar títulos.
Recorrendo novamente à sua analogia, é olhar para a floresta como um todo para escolher uma árvore.
Se quero comprar uma árvore, não será melhor analisar as árvores da floresta em vez da floresta?
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Quero dizer que respeito quem tem opinião contrária à minha quanto ao interesse ou não da análise do PSI20.
Faço minhas as tuas palavras

Se me dizem que o PSI20 é tecnicamente certinho, acredito, mas só vejo uma razão para isso acontecer, que é ser seguido por muitos, ou então por poucos mas que têm muito; refiro-me aos fundos de investimento que replicam o índice.
Este gráfico é a soma dos movimentos das 20 acções que o compõem, logo não concordo quando dizes que é seguido por muitos; penso que deves estar a confundir com os gráficos de futuros, como o DAX, CAC , NDX. SP entre outros, será isto? É que todos esses indices têm 2 gráficos uns referentes á soma das acções que o compõe e outros referentes aos futuros e aqui pode já não ser todas as impresas do indice cash, correcto?
Pelo que sei ,há ou havia em Portugal a possibilidade de transaccionar futuros em empresas tais como, PTC, EDP, BCP, SON e muito poucas mais, se porventura este movimento fosse com grande amplitude e com mais empresas, possivelmente passaria a fazer sentido tb a existência de um gráfico de futuros do PSI
Mas vão-me perdoar de repetir o que já disse, para quem investe em meia-dúzia de títulos que compõem o índice (que me parece ser a maioria aqui no Caldeirão) o essencial é analisar os título em si, a evolução do PSI é meramente indicativa.
Sem qq duvida que para negociares uma acção baseado na A.T. só analizando o proprio gráfico.
[/quote]Se me apresentarem argumentos que me convençam do contrário, mudarei de opinião. Até agora ainda não foram rebatidos os meus argumentos e não foram apresentados outros em contrário.
Não é minha intenção mudares de opinião, mas sim uma saudável troca de opiniões com fundamento.
abraço
Touro, eu aprsentei-te um argumento que no meu caso pessoal tem bastante utilidade própria. Outro dos exemplos que te posso dar é, por exemplo, a forma como a análise do PSI me ajudou a identificar que o "Bull Market" se tinha iniciado, na ruptura dos 6200 pontos. Em que é que isso me ajudou na negociação dos outros papéis? A partir da identificação desse cenário, bani da minha negociação as posições curtas sobre acções nacionais e apenas passei a negociar posições longas.
São apenas dois exemplos pelos quais considero muito importantes as análises ao PSI. Mas, como sempre, o que para mim é importante para outros pode não o ser.
Um abraço,
Ulisses
São apenas dois exemplos pelos quais considero muito importantes as análises ao PSI. Mas, como sempre, o que para mim é importante para outros pode não o ser.
Um abraço,
Ulisses
Caro Touro,
A resposta, a meu ver, é tão simples como isto. Se olhar para um papel em particular, estarei a ver a árvore. Se observar o PSI, terei a visão da floresta.
Em Março, se olhou para o gráfico do PSI, pôde antever que o fim das subidas, nos papeis que compõem o mercado, poderia estar próxima devido à aproximação de importantes reistências no gráfico do PSI e isso deve-lhe ter permitido maximizar os seus ganhos conseguidos até então.
A observação do PSI deve dar uma perspectiva estratégica ao investidor. Serve para confirmar o seu posicionamento. Não sei se me estou a conseguir fazer entender mas também não pretendo fazer doutrina.
Cumps.
R.P.
A resposta, a meu ver, é tão simples como isto. Se olhar para um papel em particular, estarei a ver a árvore. Se observar o PSI, terei a visão da floresta.
Em Março, se olhou para o gráfico do PSI, pôde antever que o fim das subidas, nos papeis que compõem o mercado, poderia estar próxima devido à aproximação de importantes reistências no gráfico do PSI e isso deve-lhe ter permitido maximizar os seus ganhos conseguidos até então.
A observação do PSI deve dar uma perspectiva estratégica ao investidor. Serve para confirmar o seu posicionamento. Não sei se me estou a conseguir fazer entender mas também não pretendo fazer doutrina.
Cumps.
R.P.
Permitam-me interromper a vossa troca de mimos, para opinar relativamente ao assunto que vinha a ser tratado.
Quero dizer que respeito quem tem opinião contrária à minha quanto ao interesse ou não da análise do PSI20.
Se me dizem que o PSI20 é tecnicamente certinho, acredito, mas só vejo uma razão para isso acontecer, que é ser seguido por muitos, ou então por poucos mas que têm muito; refiro-me aos fundos de investimento que replicam o índice.
Mas vão-me perdoar de repetir o que já disse, para quem investe em meia-dúzia de títulos que compõem o índice (que me parece ser a maioria aqui no Caldeirão) o essencial é analisar os título em si, a evolução do PSI é meramente indicativa.
Se me apresentarem argumentos que me convençam do contrário, mudarei de opinião. Até agora ainda não foram rebatidos os meus argumentos e não foram apresentados outros em contrário.
Se me apresentarem argumentos que me convençam do contrário, mudarei de opinião. Até agora ainda não foram rebatidos os meus argumentos e não foram apresentados outros em contrário.

Cumprimentos,
Touro
Touro
Princesa e ainda nem me conheceste ... quando me conheceres acho que simplesmente não vais resistir ao meu charme ...
e a minha sabedoria ... Mas repara o facto de eu achar que tu estás a fazer progressos não quer dizer que eu acho que a tua presença em discusões de bolsa seja primordial aliás acho que normalmente as mulheres fazem mais falta em casa nas lides domesticas e a tratar dos nossos filhos e então de tempos a tempos e com prévia autorização do chefe de familia podem vir para aqui mandar uns bitates
Beijinhos
Vasco

Beijinhos
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Comentarios ao mercado
Bem um verão quentinho só se for por causa do calor que se tem feito sentir na capital Em relação ao nosso Petit mercado ele é realmente apenas um PSI 3 e só ocasionalmente em certos períodos do ano um PSI 20. no entanto o verão pode ser um bocadinho mais quente do que o previsto no sector da construção devido a certos factos que eclodem excepcionalmente neste verão de 2004 e que poderão afectar as cotações da CIMPOR ou da TDU embora eu acho que mais a primeira poderá mexer qualquer coisa. Lá para setembro é que eu acho que vai desanimar um bocadinho mas também nada de terramotico e então sim no ultimo trimestre do ano vamos então ter algumas subidas engraçadas.
Para a Pata - Sim senhor princesa estamos a fazer progressos gostei dos seus comentarios neste post
Um abraço
Vasco
Para a Pata - Sim senhor princesa estamos a fazer progressos gostei dos seus comentarios neste post

Um abraço
Vasco
Ulisses Pereira Escreveu:Ao contrário do Marco, acho que a análise do PSI tem sido muito importante dado o facto do índice andar muito certinho tecnicamente.
Sim, quanto a isso nada tenho a dizer e estou de acordo, aliás. O comportamento técnico do PSI20 nos últimos tem sido exemplar, nomeadamente ao nível dos suportes e resistências horizontais.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ao contrário do Marco, acho que a análise do PSI tem sido muito importante dado o facto do índice andar muito certinho tecnicamente. É evidente que a variação do PSI está muito centrada em 3 ou 4 acções com um peso muito elevado no índice mas, por exemplo, quando o PSI faz um "breakout" e alguma dessas acções não acompanha logo, é muito raro não vir a reagir um pouco mais tarde.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
relance
Tito,
Obrigada pela excelente análise.
É um gosto chegar ao caldeirão na 2ª feira de manhã e ter a papinha toda feita por ti!
Considero indispensável olhar para os indices, e quantos mais melhor, de vez em quando para não nos esquecermos do trend genérico.
Se complementarmos a tua análise, com o post dos 3 gráficos do Ulisses e mais uma análise do DAX, das muitas que povoam o nosso espaço, temos tudo o que precisamos para sabermos em que tom toca a banda!
Gosto particularmente do teu remate:
Espero que sim!!!!! Quanto mais quente melhor.
Beijos,
R.P.
Obrigada pela excelente análise.
É um gosto chegar ao caldeirão na 2ª feira de manhã e ter a papinha toda feita por ti!
Considero indispensável olhar para os indices, e quantos mais melhor, de vez em quando para não nos esquecermos do trend genérico.
Se complementarmos a tua análise, com o post dos 3 gráficos do Ulisses e mais uma análise do DAX, das muitas que povoam o nosso espaço, temos tudo o que precisamos para sabermos em que tom toca a banda!
Gosto particularmente do teu remate:
Prevejo uma verão quentinho e não seria a 1ª vez que isso aconteceria.
Espero que sim!!!!! Quanto mais quente melhor.
Beijos,
R.P.
Touro diz:
Marco diz:
Apesar de concordar com algumas das vossas respostas, vou tentar rebater estas vossas afirmações, pois elas são indicação que voçês não tem feito qq tipo de análise ao gráfico, ou então ainda não conseguiram tirar dele qq proveito.
Não foi por acaso que eu coloquei hoje nesse gráfico a MMS200, e mesmo para quem habitualmente, como eu, não usa MMs nos seus gráficos, NUNCA deve colocar de lado esta MM quando queremos analisar num time frame mais alargado, mesmo que sejamos um trader de curto a medio prazo.
Que vantagens poderiamos ter usufruido caso estivessemos atentos ao rompimento desta MM no indice?
Como acima referi este rompimento foi efectuado em Maio de 2003, mais propriamente no dia 28, por conseguinte vamos fazer o seguinte raciocinio.
Vamos comprar neste dia todas as acções que compoêm o PSI 20, com a estrategia de comprar e guardar e vamos vêr que resultados tinhamos obtido
BCP - 1,40 maximo alcançado - 2,19
BES - 12,85 maximo alcançado - 14,30
BPI - 2,43 maximo alçançado - 3,32
BRI - 4,84 maximo alcançado - 6,00
CFN - 2,13 maximo alcançado - 3,25
COR* - 0,67 maximo alcançado - 1,30
CPR - 3,30 maximo alcançado - 4,48
EDP - 1,80 maximo alcançado - 2,52
IPR - 2,05 maximo alcançado - 4,49
JMT - 6,25 maximo alcançado - 9,76(valor com o A.C.)
NBA - 5,78 maximo alcançado - 8,07
PAD - 0,18 maximo alcançado - 0,60
PTI - 1,32 maximo alcançado - 1,64
PTC - 6,52 maximo alcançado - 9,45
PTM -15,82 maximo alcançado - 19,64
SAG - 1,17 maximo alcançado - 1,65
SEM - 2,96 maximo alcançado - 3,98
SON - 0,42 maximo alcançado - 1,07
SNC - 1,97 maximo alcançado - 3,48
TDU** - 0,78 maximo alcançado - 1,22
* COR não deveria pertencer nesta data ao PSI
** TDU fazia parte nesta data
*** Gescartão não existia na Data
Terminaria acrescentando o seguinte:
Para aqueles, a quem esta MM não passa de algo futil, provavelmente este estudo pouco interesse tem, para os que a consideram importante não temos qq duvida que tinham tido um proveito 5 estrelas.
Outra conclusão podemos retirar deste estudo:
Tivemos algumas acções que romperam esta MM antes do PSI e veio a verificar-se que tinham sido más opções na mesma estrategia (comprar/guardar), casos da PTC.
Ao mesmo tempo verificamos que qq acção que tivesse rompido a MM200 depois do indice tinha sido boa opção.
Conclusão tirada:
Tinha valido a pena analisar o gráfico e utilizar a estratégia COMPRAR/GUARDAR
.Penso que, como disse a Pata, o gráfico do PSI20 é apenas o resultado das partes, é uma consequência do que ocorre nos títulos, e quanto a mim sem interesse na previsão de movimentos
Marco diz:
Enfim, não digo que seja um exercício inútil analisar o PSI20. Mas de facto considero que já teve mais utilidade do que tem actualmente e sinceramente já não me sinto motivado para o analisar. É um índice bastante atípico
Apesar de concordar com algumas das vossas respostas, vou tentar rebater estas vossas afirmações, pois elas são indicação que voçês não tem feito qq tipo de análise ao gráfico, ou então ainda não conseguiram tirar dele qq proveito.
Não foi por acaso que eu coloquei hoje nesse gráfico a MMS200, e mesmo para quem habitualmente, como eu, não usa MMs nos seus gráficos, NUNCA deve colocar de lado esta MM quando queremos analisar num time frame mais alargado, mesmo que sejamos um trader de curto a medio prazo.
Que vantagens poderiamos ter usufruido caso estivessemos atentos ao rompimento desta MM no indice?
Como acima referi este rompimento foi efectuado em Maio de 2003, mais propriamente no dia 28, por conseguinte vamos fazer o seguinte raciocinio.
Vamos comprar neste dia todas as acções que compoêm o PSI 20, com a estrategia de comprar e guardar e vamos vêr que resultados tinhamos obtido
BCP - 1,40 maximo alcançado - 2,19
BES - 12,85 maximo alcançado - 14,30
BPI - 2,43 maximo alçançado - 3,32
BRI - 4,84 maximo alcançado - 6,00
CFN - 2,13 maximo alcançado - 3,25
COR* - 0,67 maximo alcançado - 1,30
CPR - 3,30 maximo alcançado - 4,48
EDP - 1,80 maximo alcançado - 2,52
IPR - 2,05 maximo alcançado - 4,49
JMT - 6,25 maximo alcançado - 9,76(valor com o A.C.)
NBA - 5,78 maximo alcançado - 8,07
PAD - 0,18 maximo alcançado - 0,60
PTI - 1,32 maximo alcançado - 1,64
PTC - 6,52 maximo alcançado - 9,45
PTM -15,82 maximo alcançado - 19,64
SAG - 1,17 maximo alcançado - 1,65
SEM - 2,96 maximo alcançado - 3,98
SON - 0,42 maximo alcançado - 1,07
SNC - 1,97 maximo alcançado - 3,48
TDU** - 0,78 maximo alcançado - 1,22
* COR não deveria pertencer nesta data ao PSI
** TDU fazia parte nesta data
*** Gescartão não existia na Data
Terminaria acrescentando o seguinte:
Para aqueles, a quem esta MM não passa de algo futil, provavelmente este estudo pouco interesse tem, para os que a consideram importante não temos qq duvida que tinham tido um proveito 5 estrelas.

Outra conclusão podemos retirar deste estudo:
Tivemos algumas acções que romperam esta MM antes do PSI e veio a verificar-se que tinham sido más opções na mesma estrategia (comprar/guardar), casos da PTC.
Ao mesmo tempo verificamos que qq acção que tivesse rompido a MM200 depois do indice tinha sido boa opção.
Conclusão tirada:
Tinha valido a pena analisar o gráfico e utilizar a estratégia COMPRAR/GUARDAR
Touro Escreveu:Gostava de colocar uma pergunta aos ilustres colegas que fazem análise ao PSI20.
Sabendo que o PSI20 não é negociável, isto é, a menos dos futuros, que me parecem muito pouco líquidos, não há derivados sobre o índice, qual a fiabilidade e interesse da sua análise?
Bem, eu confesso que considero o interesse de analisar o PSI20 bastante reduzido (facto pelo qual deixei de o analisar há já bastante tempo).
Uma das razões é o facto de não se poder negociar o índice (ao contrário do que acontece com o DAX, o S&P, o Nasdaq, etc) para os quais temos diversas ferramentas.
Mas claro, o interesse de analisar o índice não se esgota por aí. A análise do índice é também uma análise ao mercado em geral para aferirmos o contexto de mercado em que nos encontramos, a tendência vingente, etc.
O interesse do PSI20 residiría (ou reside) aí. O problema é que o PSI20 é praticamente o PSI3 e o seu comportamente é dominado de forma esmagadora pela PTC+EDP+BCP. O resto é paisagem e quase não tem reflexo no índice pelo que o comportamento do PSI20 por vezes está bastante distorcido (nem sempre). Mas já notei fazes em que a leitura que se fazía do PSI20 não traduzía o comportamento real do nosso mercado porque um ou dois dos pesos-pesados estavam com um comportamento demasiado bom ou demasiado mau.
Enfim, não digo que seja um exercício inútil analisar o PSI20. Mas de facto considero que já teve mais utilidade do que tem actualmente e sinceramente já não me sinto motivado para o analisar. É um índice bastante atípico. Prefiro, apesar de praticamente só investir no mercado nacional, analisar os títulos e para índices e leitura do mercado em geral, usar o DAX, o S&P e o Nasdaq Composite.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
É certo que o índice depende essencialmente da evolução de três acções, mas, devido à sua restante composição, a evolução do índice acaba por ser uma suavização das variações desses três títulos.
Mais ainda, sabendo que muitas vezes a PTC está a subir, o BCP a lateralizar, e a EDP a cair, ou outra combinação qualquer que aconteça, a suavização do movimento de um título que constitui o índice acaba por ser drástica.
Daí não ver interesse em analisar o índice para negociar os títulos que o compõem. Acho que deve ser analisado apenas o título em si.
A situação era diferente se pudesse negociar derivados sobre o índice, porque aí estava a negociar directamente o índice. A negociação era sobre o conjunto dos títulos que o constituem.
Nesta segunda hipótese haveriam muitos investidores a olhar para o gráfico, o que por si justifica ser seguido. Um gráfico que não é seguido por muitos não justifica análise.
Penso que, como disse a Pata, o gráfico do PSI20 é apenas o resultado das partes, é uma consequência do que ocorre nos títulos, e quanto a mim sem interesse na previsão de movimentos.
Para terminar, julgo que a ideia de analisar o gráfico do PSI20 vem do tempo em que se começaram a negociar futuros. Mas neste momento penso que ele tem apenas interesse como indicador genérico do mercado, duvidando muito da utilidade de fazer a sua análise, considerando suportes e resistências.
Não me parece bem estar a analisar em pormenor o índice, para negociar PTC, EDP ou BCP. Muito menos para as restantes.
Pessoalmente há muito tempo que não olho para o índice. Se no limite, ninguém olhasse, o seu interesse era nulo. Já pensaram nisso? Era como se não existisse. Por que não analisar o PSI3 (PTC, BCP, EDP? Ou até mesmo o PSI6 ou PSI10?
Tudo se resume a olhar-se ou não para o índice, e como disse, não havendo derivados há muito pouca gente a olhar para ele.
Mais ainda, sabendo que muitas vezes a PTC está a subir, o BCP a lateralizar, e a EDP a cair, ou outra combinação qualquer que aconteça, a suavização do movimento de um título que constitui o índice acaba por ser drástica.
Daí não ver interesse em analisar o índice para negociar os títulos que o compõem. Acho que deve ser analisado apenas o título em si.
A situação era diferente se pudesse negociar derivados sobre o índice, porque aí estava a negociar directamente o índice. A negociação era sobre o conjunto dos títulos que o constituem.
Nesta segunda hipótese haveriam muitos investidores a olhar para o gráfico, o que por si justifica ser seguido. Um gráfico que não é seguido por muitos não justifica análise.
Penso que, como disse a Pata, o gráfico do PSI20 é apenas o resultado das partes, é uma consequência do que ocorre nos títulos, e quanto a mim sem interesse na previsão de movimentos.
Para terminar, julgo que a ideia de analisar o gráfico do PSI20 vem do tempo em que se começaram a negociar futuros. Mas neste momento penso que ele tem apenas interesse como indicador genérico do mercado, duvidando muito da utilidade de fazer a sua análise, considerando suportes e resistências.
Não me parece bem estar a analisar em pormenor o índice, para negociar PTC, EDP ou BCP. Muito menos para as restantes.
Pessoalmente há muito tempo que não olho para o índice. Se no limite, ninguém olhasse, o seu interesse era nulo. Já pensaram nisso? Era como se não existisse. Por que não analisar o PSI3 (PTC, BCP, EDP? Ou até mesmo o PSI6 ou PSI10?
Tudo se resume a olhar-se ou não para o índice, e como disse, não havendo derivados há muito pouca gente a olhar para ele.
Cumprimentos,
Touro
Touro
Touro"]
Assim de repente, não estou a vêr que relação possa existir entre o gráfico do PSI e a não existência de negocios de futuros(pelo menos relevantes).
A unica coisa que eu sei e o amigo Touro tb sabe ,tanto ou melhor que eu, que o PSI20 é o conjunto das 20 acções com maior ponderação no indice, e que 55,39% dessa ponderação é feito pela PTC, BCP e EDP,por conseguinte se estas 3 acções estiverem do upside, o indice tb terá que estar como é obvio.
bfs, espero ter ajudado
[/quote]Gostava de colocar uma pergunta aos ilustres colegas que fazem análise ao PSI20.
Sabendo que o PSI20 não é negociável, isto é, a menos dos futuros, que me parecem muito pouco líquidos, não há derivados sobre o índice, qual a fiabilidade e interesse da sua análise?
Assim de repente, não estou a vêr que relação possa existir entre o gráfico do PSI e a não existência de negocios de futuros(pelo menos relevantes).
A unica coisa que eu sei e o amigo Touro tb sabe ,tanto ou melhor que eu, que o PSI20 é o conjunto das 20 acções com maior ponderação no indice, e que 55,39% dessa ponderação é feito pela PTC, BCP e EDP,por conseguinte se estas 3 acções estiverem do upside, o indice tb terá que estar como é obvio.
bfs, espero ter ajudado
- Anexos
-
- Image5.gif (5.65 KiB) Visualizado 1585 vezes
Tito:
LOL, deixo-te com os copos, "prontos".
(aqui é mesmo o boneco da lingua de fora que queria meter, hehe).
A sazonalidade não diz isso.... onde foste buscar dados que te mostram que o mercado em média sobe no verão? nunca vi esses valores.
Touro:
Nem tudo o que se pensa é para ser aplicável directamente. O psi é a soma de várias partes, daí poder ser interessante olhar para ele da mesma forma que se olham para gráficos de longo prazo para se poder entender melhor o curto-prazo no seu contexto.
LOL, deixo-te com os copos, "prontos".

A sazonalidade não diz isso.... onde foste buscar dados que te mostram que o mercado em média sobe no verão? nunca vi esses valores.
Touro:
Nem tudo o que se pensa é para ser aplicável directamente. O psi é a soma de várias partes, daí poder ser interessante olhar para ele da mesma forma que se olham para gráficos de longo prazo para se poder entender melhor o curto-prazo no seu contexto.
Gostava de colocar uma pergunta aos ilustres colegas que fazem análise ao PSI20.
Cumprimentos,
Touro
Touro
é um pouco como ter o copo 1/3 cheio e estar a querer com muita força ver meio cheio, entendes?
Por cá só admitimos copos cheios, aqui não há nº(s) para copos, percebes?

[
tempos.[/quote] .quote]Se juntar a isso o efeito de sazonalidade, a previsão que faço é de que o mercado não arrebitará durante os próximos
Se fores pelo caminho da sazonalidade, o mais provavel é encontrares subidas a partir de Julho, mesmo no periodo bear

Deixo o boneco do psi20, que no fundo acaba por traduzir o que eu "vejo" para o mercado: falta de força para quebrar uma tendência descendente que já dura desde o topo de março
Aqui tudo depende do desenhador, heheheheheheh

Cuidado que isto não passa de uma análise, e como tudo é perfeitamente falível, mas que já tomei posições em algumas, já, casos da PTM e IPR.
- Anexos
-
- grafico 3.png (13.88 KiB) Visualizado 1622 vezes
Hehhe, escapou-me esse primeiro grupo
. Bem, ok, então já faz mais sentido apesar de eu achar que apenas com a ptc a dar sinais positivos é capaz de ser um pouco prematuro prever as subidas, é um pouco como ter o copo 1/3 cheio e estar a querer com muita força ver meio cheio, entendes?
De qualquer modo e aproveitando a tua boleia, a minha opinião pessoal é de que fora a brisa e a edp, os pesos pesados do mercado estão neste momento a demostrar falta de força, fazendo que o psi demonstre a mesma fraqueza. Se juntar a isso o efeito de sazonalidade, a previsão que faço é de que o mercado não arrebitará durante os próximos tempos. Mas claro que isto é uma previsão, que me é pouco útil a nível de tomada de decisões de trading, já que o time frame de trading é muito inferior ao time frame da própria previsão.
Deixo o boneco do psi20, que no fundo acaba por traduzir o que eu "vejo" para o mercado: falta de força para quebrar uma tendência descendente que já dura desde o topo de março tendo, a meu ver, dado mesmo um sinal de saída há duas sessões atrás após uma correcção técnica (no sentido ascendente)de algumas semanas.
Claro que o meu ponto de vista se alteraria se o mercado começasse a reagir positivamente, se a resistencia for quebrada (o que implica que algumas das nossas big caps dessem sinais positivos).

De qualquer modo e aproveitando a tua boleia, a minha opinião pessoal é de que fora a brisa e a edp, os pesos pesados do mercado estão neste momento a demostrar falta de força, fazendo que o psi demonstre a mesma fraqueza. Se juntar a isso o efeito de sazonalidade, a previsão que faço é de que o mercado não arrebitará durante os próximos tempos. Mas claro que isto é uma previsão, que me é pouco útil a nível de tomada de decisões de trading, já que o time frame de trading é muito inferior ao time frame da própria previsão.
Deixo o boneco do psi20, que no fundo acaba por traduzir o que eu "vejo" para o mercado: falta de força para quebrar uma tendência descendente que já dura desde o topo de março tendo, a meu ver, dado mesmo um sinal de saída há duas sessões atrás após uma correcção técnica (no sentido ascendente)de algumas semanas.
Claro que o meu ponto de vista se alteraria se o mercado começasse a reagir positivamente, se a resistencia for quebrada (o que implica que algumas das nossas big caps dessem sinais positivos).
- Anexos
-
- psi.png (27.01 KiB) Visualizado 1637 vezes
Pata-Hari Escreveu:Tito, mas no fundo as acções tendem a subir um pouco por arrasto do resto do mercado, ou seja, neste caso, por arrasto do psi20. Ora se no psi20 o BCP ainda não deu sinais, a edp tem um sinal fraco, a brisa já subiu bastante e tem pouco potencial segundo a tua análise e a ptc nem comentaste (o que eu traduzo como sendo uma acção sem sinais positivos), como achas que o mercado pode ter força para subidas significativas...?
Dizes e muito bem que as acções tendem a subir um pouco por arrasto do resto do mercado, e quanto a mim a PTC, já é uma das camisolas amarelas

Ora vê lá qual é a primeira das acções que eu digo que já deu sinal?

jokitas
[
JMT - se não estivessemos perante um recente A.C. , provavelmente teria outra opinião, mas como estamos muito proximos dos maximos relativos, 9,76~ antigos 11,00 e já subimos + de 2,00 euros, acho que o melhor é deixar acentar a poeira, e daqui a algumas sessões analisar com menos "ruidos".
MCP - acção muito recente, sem qq historico, apenas poderemos tentar comparar com a IPR, mas isso é tema para os A.F., já que através da A.T. muito pouco há para dizer.
quote="Açor3"]Caro TRSM
Porque põe na sua análise as acções JMT e MCP,com potenciais subidas mas...???Obrigado
JMT - se não estivessemos perante um recente A.C. , provavelmente teria outra opinião, mas como estamos muito proximos dos maximos relativos, 9,76~ antigos 11,00 e já subimos + de 2,00 euros, acho que o melhor é deixar acentar a poeira, e daqui a algumas sessões analisar com menos "ruidos".
MCP - acção muito recente, sem qq historico, apenas poderemos tentar comparar com a IPR, mas isso é tema para os A.F., já que através da A.T. muito pouco há para dizer.