Página 1 de 1

Pergunta de iniciado

MensagemEnviado: 24/6/2004 14:17
por Tiger
Os vários indicadores técnicos, geram constantemente sinais de compra ou de venda.
Ao analisar um determinado gráfico, qual é, ou quais são aqueles, que podem determinar uma decisão de compra ou de venda, considerando trades de curto-prazo (alguns dias ou poucas semanas) ???

Penso que o estocástico é um oscilador "muito nervoso" que reage à mínima mudança. O MacD e as médias móveis já são mais lentos.

Coloco muitas vezes a questão a mim mesmo: Quando tomar a decisão (tendo como base os indicadores técnicos)??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Conselhos para analista técnico iniciado

MensagemEnviado: 24/6/2004 12:18
por Trend
As regras essenciais para os iniciados da análise técnica são:

Estudar e experimentar é crucial.............
A aprendizagem deve ser gradual e tentando dominar apenas os conceitos base, partindo então para a utilização de algumas ferramentas mais conhecidas e utilizadas. A primeira recomendação a fazer a todos será sempre ler o máximo possível.

Os inúmeros indicadores técnicos disponíveis podem ser extremamente confusos para o investidor/analista que ainda não está preparado para os usar.
O analista deve estar muito familiarizado com os indicadores que pretende utilizar e dominá-los em termos da sua forma de cálculo e utilização prática. Deve-se começar com os indicadores mais simples, tipo médias móveis, avançando-se depois para outros mais complexos (RSI, Estocástico, etc.);
Deve experimentar diferentes indicadores e diferentes combinações de indicadores. Pode ser que consiga arranjar uma solução mais adequada para um determinado caso.

Deve-se sempre tentar simular negócios com base nestes indicadores recorrendo à informação diária. A simulação deve ser o mais precisa possível. Para fazer isto, devemos avaliar as selecções efectuadas com base na informação de fim de dia. Escolher os títulos em que se vai apostar, bem como os preços limites para entrar a comprar ou a vender. Escolher os preços exactos para comprar ou vender. Definir níveis máximos de perdas (stop losses) e mantê-los até ao fim.
Se o negócio começar a evoluir favoravelmente dando lucro, deve-se mover os stop losses para cima, visando garantir alguns dos lucros entretanto amealhados;(Não deixar um trade ganhador virar perdedor)

Negociação e método..........

Não pensar em negociar intraday, pelo menos até ao negócio com base em cotações de fim de dia, começar a ser lucrativo. Day trading é o negócio mais difícil que existe. É extremamente difícil e provoca muito stress, para além do facto de, por vezes, a volatilidade poder influenciar irracionalmente as nossas decisões previamente tomadas;

Se não tem vontade de negociar num determinado dia, não o faça. A pior coisa que um investidor pode fazer, é negociar quando não lhe apetece fazê-lo. Outra coisa que não se deve fazer é negociar quando não se tem a certeza de estar perante um negócio bem sucedido. Um investidor tem de ter confiança que todos os negócios que faz irão ser potenciais ganhadores. Nem todos o serão, obviamente. Mas, pelo menos, o investidor deverá ter total confiança no seu julgamento.


Deve ter conhecimento de conceitos básicos de análise fundamental. Apesar de poder pretender ser apenas um analista técnico, um investidor deve ter sensibilidade para conhecer a dinâmica de uma empresa, através da leitura dos seus balanços, contas de resultados, rácios financeiros, etc.. Percebendo estes conceitos, pelo menos a um nível rudimentar, pode ser um sólido apoio para negociar uma determinada acção. A nível técnico, podemos ter fortes sinais de compra num determinado título. Mas se calhar, já hesitamos na sua compra se soubermos que apresentou resultados negativos no último trimestre ou que o seu negócio está em recessão;


Não dê ouvidos a ninguém……………

Os iniciados têm sempre uma certa tendência para dar ouvidos a analistas na televisão, que nos mostram análises sofisticadas e indicadores desconhecidos. Cada um deve negociar apenas com base nas suas próprias análises. Independentemente do grau de experiência de cada um, a análise individual deverá ser sempre mais importante que as análises de quaisquer outros,(uma comparação com outras poderá ser util no sentido de ver as diferenças)