NOVO ARTIGO - As Bases (primeira parte)
8 mensagens
|Página 1 de 1
janus Escreveu:"O que eu acho é que se os States forem para cima, nós por cá na Europa também vamos"
Não deveria ser mais "se os Estados Unidos forem para baixo nós não vamos tanto"? Basta fazer uma avaliação dos principais índices mundiais para ver que o SPX é um dos que tem menor potencial de valorização em termos fundamentais (ao contrário do Topix e do Euro Stoxx).
Caro janus, como deve ter conhecimento eu ignoro completamente os aspectos fundamentais, aos quais não atribuo qualquer peso na análise.
Quanto à frase, era uma resposta a uma pergunta específica. De qq das formas eu, tal como referí no artigo, defendo como sendo mais provável o mercado quebrar esta lateralização (nuns casos) ou correcção (noutros) em alta do que retomar a tendência de queda.
janus Escreveu:Nesta fase do ciclo minimizar as perdas parece-me muito mais importante que maximizar os ganhos.
Não sei exactamente a que fase se refere: se é ao momento actual (de curto/médio-prazo), estamos plenamente de acordo, como penso que poderá deduzir quer deste meu artigo quer de muitas outras intervenções minhas aqui no forum (onde tenho sido muito criticado por dizer isso mesmo que acabou de referir).
Se se refere ao longo-prazo, eu creio que a frase só fará sentido se acreditar como sendo mais forte a probabilidade de voltarmos às quedas do que a de voltarmos às subidas. E se assim for, temos opiniões diferentes quanto ao longo-prazo.
Já no curto e médio-prazo, é isso mesmo que eu defendo e que estou a praticar: minimizar perdas.
janus Escreveu:Já agora, o NQ não é um índice mais excentrico, simplesmente tem uma volatilidade maior. Uma analogia: uma acção com um beta elevado reage mais depressa que o mercado. Pode-se dizer que o NQ tem um "beta" mais elevado que os outros mercados.
A diferença do Nasdaq para os outros índices não se fica pela diferença de volatilidade (essa é óbvia). Na verdade, apresenta regra geral um comportamento distinto dos restantes índices apresentando dificuldades em lateralizar. Isto porque quando cai, «cai demais» e quando sobe, «sobe demais». Este «overshooting» leva a que quando os outros índices lateralizam, normalmente o NQ em vez de lateralizar, corrige. Daí que o considere mais excêntrico. Um índice que atinge os extremos com maior facilidade e que tem dificuldades em apresentar um comportamento neutro.
É o que acontece actualmente e que tem acontecido noutros períodos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
"O que eu acho é que se os States forem para cima, nós por cá na Europa também vamos"
Não deveria ser mais "se os Estados Unidos forem para baixo nós não vamos tanto"? Basta fazer uma avaliação dos principais índices mundiais para ver que o SPX é um dos que tem menor potencial de valorização em termos fundamentais (ao contrário do Topix e do Euro Stoxx).
Nesta fase do ciclo minimizar as perdas parece-me muito mais importante que maximizar os ganhos.
Já agora, o NQ não é um índice mais excentrico, simplesmente tem uma volatilidade maior. Uma analogia: uma acção com um beta elevado reage mais depressa que o mercado. Pode-se dizer que o NQ tem um "beta" mais elevado que os outros mercados.
Nesta fase do ciclo minimizar as perdas parece-me muito mais importante que maximizar os ganhos.
Já agora, o NQ não é um índice mais excentrico, simplesmente tem uma volatilidade maior. Uma analogia: uma acção com um beta elevado reage mais depressa que o mercado. Pode-se dizer que o NQ tem um "beta" mais elevado que os outros mercados.
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/
http://www.skeptic.com/
Re: bom artigo
Néscio Escreveu:Achas que o facto de as economias europeias estarem nitidamente menos fortes que nos EUA pode afectar a evolucao dos Indices (dax),em termos de medio-longo prazo, deixando de haver uma tao grande correlacao entre os indices europeus com os do eua..(a tendencia do dax seguir sempre a tenencia dos states)?
O que eu acho é que se os States forem para cima, nós por cá na Europa também vamos.
Relativamente aos aspectos economicos propriamente dito e questões de velocidade de recuperação das economias não me vou pronunciar (deixo isso para quem sabe mais do que eu sobre o assunto), sendo que esse tipo de questões não tem influência directa nos meus investimentos (claro está que poderá vir a ter uma influência indirecta na medida em que uma determinada assimetria de comportamento dos mercados, seja por essa seja por outra razão, acabará por se reflectir... nos gráficos).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
bom artigo

como nao tenho nada de relevante para dizer...queria apenas fazer.te (a ti ou para outros obviamnete) 1pergunta.
Achas que o facto de as economias europeias estarem nitidamente menos fortes que nos EUA pode afectar a evolucao dos Indices (dax),em termos de medio-longo prazo, deixando de haver uma tao grande correlacao entre os indices europeus com os do eua..(a tendencia do dax seguir sempre a tenencia dos states)?
eu, pessoalmente, n costumo ligar mt a esses aspectos da economia e acredito que a europa acabe sempre por seguir os eua(falando d bolsa)...mas se consideramos diferentes niveis de cresc.economico (a longo prazo) acaba por ser um pouco irracional esse pensamento
-
Néscio
JN Escreveu:1-O S&P500 é o indice de referncia mundial? o que isso quer dizer? devemos por exemplo esperar por um sinal no SP para tomar uma posição no mercado? mas quem e porquê?
Em primeiro lugar pela abrangência e diversidade que representa. Em segundo lugar pela estabilidade e pela fidelidade com que em minha opinião representa a real tendência do mercado. Tal como referes no ponto a seguir, o Nasdaq exagera. O S&P não exagera...
É por isso que o considero a grande referência.
JN Escreveu:2-De certo já reparaste que o NQ antecipa sempre os movimentos do SP e axagera-os nos seus limites.
Sim, claro que sim. É uma das suas particularidades. É um índice mais excêntrico.
JN Escreveu:Por esse motivo ele raramente lateraliza, quando o SP o faz o NQ tem sempre uma inclinação, corrigindo o excesso que fez.
Pois. O que considero um enorme defeito do Nasdaq Composite. A lateralização é um estado natural (e importante) dos mercados. E a generalidade dos índices reflecte lateralizações bem evidentes.
JN Escreveu:Isso deve-se a que? nesse caso não será mais lógico ler as entradas no NQ e as saídas no SP? (deamsiado fácil).
A questão é que não estou plenamente convencido que uma entrada (antecipada) no Nasdaq Composite seja totalmente de fiar. Aliás, o NQ começou por descrever um canal e uma LTd mais inclinada que, com o tempo e o prolongamento da lateralização no resto do mercado acabou por quebrar em alta. O mesmo poderá acontecer à actual.
Para mim, mais importante que a LTd será a realização de novos máximos em todos os índices (é bastante provável que apesar de arrancar primeiro o NQ acabe por fazer máximos mais ou menos na mesma altura do S&P e outros índices).
De qq das formas, em termos de investimento de médio/longo-prazo (e é disso que se fala neste artigo), a diferença não é relevante. Não há necessidade de se agir tão rapidamente quanto isso e muito menos de tentar antecipar. O timing perde relevo num investimento de médio/longo-prazo.
JN Escreveu:3-Não achas dificil ou mesmo impossivel fazer uma analise de mercado sem referir a quem é que ela se aplica?
Mas eu penso que isso já está implícito quer por referir que se trata de uma análise de longo-prazo quer por outras intervenções minhas no Forum. Julgo que não é necessário estar a explica-lo sempre detalhadamente senão torna-se maçador e repetitivo. Está implícito.
Como a regra é falar do médio-prazo, o que costuma fazer é salientar quando estou a falar do curto ou muito-curto prazo. Se não disser nada é porque estou a falar no médio-prazo...
JN Escreveu: A maior parte dos leitores neste forum devem de procurara negociar swings, certo? então aquela análise deve ser bem diferente.
Sim, sem dúvida. Mas há muito que deixei de considerar o swing trader como o tipo de investimento mais interessante. Na minha opinião, o position trading é uma forma mais elevada de trading permitindo um nível de consistência e segurança maior.
Coloca menos problemas ao trader quer em termos de gestão do risco quer em termos de timing e de leitura do mercado (a título de exemplo, as swings passam a ser objecto de leitura e não objecto de trading em si... enquanto o swing trader negoceia as swings o position trader usa as swings para fazer a sua leitura do mercado acabando muitas vezes por usar uma swing para fechar um longo que um swing trader acha interessantíssima para abrir um longo). Acontece que o position trader não negoceia as swings pelo que não é esse movimento que conta para ele...
A maior dificuldade do position trading é o próprio trader pois requer algumas características que são algo raras nos investidores (a paciência é uma dessas características que é essencial para um position trader). A maior parte dos investidores procura mais acção, mas actividade e pretende obter resultados mais rapidamente.
A realidade é que não é necessariamente essa a forma com que se obtém, a prazo, os melhores resultados.
JN Escreveu:A duvida a esclarecer é como actuar? ficar à espera do que? qual o sinal e donde vem?
Basicamente, novos máximos seríam para mim os grandes sinais e posteriormente um mínimo relativo claramente mais elevado sería a confirmação (ou mesmo uma consolidação quebrada em alta).
JN Escreveu:Muitos ficaram a espera de sinais desde o ultimo fundo e continuam sem saber se esta é a correcçao para entrar a comprar.
Eu considero que as situações não são comparáveis. Já falei dessa questão por mais do que uma vez: o que me fez ficar longo e optimista «lá em baixo» foi o que na altura considerei uma capitulação do mercado... a raiar o pânico.
Hoje vive-se quase no polo oposto com o mercado numa indefinição arrasadora. Estamos muito, mas muito longe de um extremo emocional.
Essa é aliás uma das razões que me levam a acreditar que esta lateralização é apenas um marcar passo do mercado, uma forma deste descansar após uma fase mais eufórica. Claro que posso estar enganado e o mercado voltar ao «duro Bear Market». Mas não é o cenário que, empiricamente, consigo imaginar mais facilmente nesta altura. Estou receptivo se o mercado me der sinais nesse sentido. Mas é para mim uma hipótese mais remota...
JN Escreveu: Pelos vistos vão ficar a espera e quando se decidirem logo vai parecer já ser demasido tarde e volta-se ao mesmo, já não entrei, já não entro...
Bem, é assim: em primeiro lugar e como já disse, eu tenho posições abertas. Quando eu digo «não mexer» é mesmo «não mexer». Não fazer nada não significa estar 100% líquido.
Assim, se o mercado voltar às subidas o que se passa é que voltarei à actividade e numa primeira fase reforçarei as posições que detenho (se o mercado me surpreender e acabar por cair não só não reforçarei como tenderei a aliviar mais as posições que detenho).
JN Escreveu:A questão resume-se a isto, Afinal como devo actuar no mercado para conseguir pelo menos chegar ao fim do ano e poder dizer, consegui bater o mercado, ganhei/perdi mais/menos do que a maioria.
Tentar dizer isso num post é demasiado ambicioso.
A questão essencial nos mercados é que não há uma formula simples que se apresente como garantidamente ganhadora: o Santo Graal do trading não existe!
No entanto, bater o mercado não é tão difícil quanto isso, na minha opinião. A questão é que quase todos acabam por tentar o caminho mais turtuoso e impor a si próprios fasquias demasiado elevadas.
Para bater o mercado é necessário conseguir analisa-lo correctamente (seja pela AT seja por outro método de análise), saber gerir o risco e o capital.
Uma das máximas que mais defendo é esta: é pior ganhar uma perda do que perder um ganho.
A grande maioria dos traders, principalmente os mais activos, ficam preocupadíssimos em perder ganhos e com isso acabam acumulando perdas.
Os grandes movimentos dos mercados demoram muito tempo a preparar-se e muito tempo a desenvolver-se.
Em 2003 tivemos um excelente ano para um position trading e para bater o mercado bastava escolher alguns dos «cavalos mais pujantes» (o que na minha óptica não é tão difícil quanto isso). A questão é que o mercado não se comporta sempre como em 2003 e portanto, há alturas que nem nos mais pujantes vale a pena mexer. Esta é a parte mais difícil. Esperar pacientemente, não fazer nada e aguardar por que as condições voltem a ser favoráveis...
JN Escreveu:Muitos chegam ao fim do ano e dizem; em vez de andar a tentar aprender com os gurus da AT, teria sido mais rentável e menos trabalhoso investir no tal fundo que o meu gerente de conta me aconselhou!![]()
O problema se calhar é mesmo esse. Andam a tentar aprender com os Gurus (imitando-os).
Para termos sucesso no mercado... temos de ser os nossos próprios Gurus.
Não há outra forma de vencer nos mercados no longo-prazo!
Um abraço.
Marco,
Gostei do artigo, como sempre está politicamente correctissimo, mas..., porque vai haver uma segunda parte, gostava de ver respondidas as seguintes questões:
1-O S&P500 é o indice de referncia mundial? o que isso quer dizer? devemos por exemplo esperar por um sinal no SP para tomar uma posição no mercado? mas quem e porquê?
2-De certo já reparaste que o NQ antecipa sempre os movimentos do SP e axagera-os nos seus limites. Por esse motivo ele raramente lateraliza, quando o SP o faz o NQ tem sempre uma inclinação, corrigindo o excesso que fez.
Isso deve-se a que? nesse caso não será mais lógico ler as entradas no NQ e as saídas no SP? (deamsiado fácil).
3-Não achas dificil ou mesmo impossivel fazer uma analise de mercado sem referir a quem é que ela se aplica? A maior parte dos leitores neste forum devem de procurara negociar swings, certo? então aquela análise deve ser bem diferente.
A duvida a esclarecer é como actuar? ficar à espera do que? qual o sinal e donde vem?
Muitos ficaram a espera de sinais desde o ultimo fundo e continuam sem saber se esta é a correcçao para entrar a comprar. Pelos vistos vão ficar a espera e quando se decidirem logo vai parecer já ser demasido tarde e volta-se ao mesmo, já não entrei, já não entro...
A questão resume-se a isto, Afinal como devo actuar no mercado para conseguir pelo menos chegar ao fim do ano e poder dizer, consegui bater o mercado, ganhei/perdi mais/menos do que a maioria.
Muitos chegam ao fim do ano e dizem; em vez de andar a tentar aprender com os gurus da AT, teria sido mais rentável e menos trabalhoso investir no tal fundo que o meu gerente de conta me aconselhou!
Um abraço.
Gostei do artigo, como sempre está politicamente correctissimo, mas..., porque vai haver uma segunda parte, gostava de ver respondidas as seguintes questões:
1-O S&P500 é o indice de referncia mundial? o que isso quer dizer? devemos por exemplo esperar por um sinal no SP para tomar uma posição no mercado? mas quem e porquê?
2-De certo já reparaste que o NQ antecipa sempre os movimentos do SP e axagera-os nos seus limites. Por esse motivo ele raramente lateraliza, quando o SP o faz o NQ tem sempre uma inclinação, corrigindo o excesso que fez.
Isso deve-se a que? nesse caso não será mais lógico ler as entradas no NQ e as saídas no SP? (deamsiado fácil).
3-Não achas dificil ou mesmo impossivel fazer uma analise de mercado sem referir a quem é que ela se aplica? A maior parte dos leitores neste forum devem de procurara negociar swings, certo? então aquela análise deve ser bem diferente.
A duvida a esclarecer é como actuar? ficar à espera do que? qual o sinal e donde vem?
Muitos ficaram a espera de sinais desde o ultimo fundo e continuam sem saber se esta é a correcçao para entrar a comprar. Pelos vistos vão ficar a espera e quando se decidirem logo vai parecer já ser demasido tarde e volta-se ao mesmo, já não entrei, já não entro...
A questão resume-se a isto, Afinal como devo actuar no mercado para conseguir pelo menos chegar ao fim do ano e poder dizer, consegui bater o mercado, ganhei/perdi mais/menos do que a maioria.
Muitos chegam ao fim do ano e dizem; em vez de andar a tentar aprender com os gurus da AT, teria sido mais rentável e menos trabalhoso investir no tal fundo que o meu gerente de conta me aconselhou!

Um abraço.
Um abraço
JN
JN
NOVO ARTIGO - As Bases (primeira parte)
A primeira de duas partes de um artigo onde as atenções centram-se nos gráficos e perspectivas de longo-prazo.
A primeira parte hoje apresentada aborda o S&P, o Nasdaq Composite e o DAX. Na segunda parte serão abordados alguns dos principais papéis da nossa praça...
Disponível na homepage.
A primeira parte hoje apresentada aborda o S&P, o Nasdaq Composite e o DAX. Na segunda parte serão abordados alguns dos principais papéis da nossa praça...
Disponível na homepage.
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, Google [Bot] e 561 visitantes