Página 1 de 1

Intermediários financeiros transaccionaram 78,6 mil milhões

MensagemEnviado: 19/6/2004 11:55
por JAOR
BCP Investimento lidera corretagem nos mercados regulamentados da Euronext


..................

No primeiro trimestre de 2004, o total transaccionado pelos intermediários financeiros registados na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ascendeu a 78,618 mil milhões de euros. O BCP obteve a maior quota no mercado regulamentado de bolsa, seguido pelo Santander.

.....................

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt


No primeiro trimestre de 2004, o total transaccionado pelos intermediários financeiros registados na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ascendeu a 78,618 mil milhões de euros. O BCP obteve a maior quota no mercado regulamentado de bolsa, seguido pelo Santander.

Segundo os dados da entidade que supervisiona os mercados, no trimestre, cerca de 82% das transacções efectuadas pelos intermediários financeiros no mercado a contado foram realizadas por instituições de crédito nacionais, um valor idêntico ao do trimestre anterior.

No mesmo período, as transacções nos Mercados Regulamentados de Bolsa (MRB) corresponderam a 26,8% das transacções no mercado a contado, contra os 22,3% dos três meses anteriores.

Dívida perde terreno e acções recuperam

Apesar da dívida pública continuar a ser o tipo de valor mobiliário mais transaccionado, viu o seu peso diminuir neste trimestre de 50,5% para 40,8%. As transacções de acções registaram um movimento inverso, aumentando de 27,3% no quarto trimestre de 2003 para 40,2% no primeiro trimestre de 2004.

Bancos negoceiam mais por conta própria

No período em análise, cerca de 91,7% das transacções das sociedades financeiras de corretagem foram realizadas por conta de outrem, valor bastante superior ao transaccionado pelos bancos (25,2%). Por imperativos legais, todas as transacções das sociedades corretoras são realizadas por conta de outrem.

BCP lidera no regulamentado...
No trimestre de 2004, as transacções foram realizadas por 19 intermediários financeiros, menos 5 do que no trimestre anterior.

O volume negociado pelos intermediários correspondeu a 99,8% do valor negociado na bolsa nacional, «o que significa que as transacções dos intermediários financeiros nacionais nas bolsas internacionais em que são membros foi inferior aos montantes transaccionados pelos membros remotos da Euronext Lisbon».

O BCP Investimento liderou o mercado com uma quota de 16,4%, seguido da BSN Dealer com 16,2%.

...BES comanda fora de regulamentados

As transacções efectuadas Fora de Mercados Regulamentados (FMR) pelos intermediários financeiros registados na CMVM aumentaram 43,1% face ao trimestre anterior. As transacções foram realizadas por 36 intermediários, menos 1 do que no trimestre

O Banco Espírito Santo foi responsável por 40,5% das transacções neste segmento.

Caixa BI domina derivados


O volume transaccionado de futuros diminuiu 3,2% no trimestre, com o BCP Investimento a liderar em volume e o Central - Banco de Investimento em número de contratos. No segmento as opções, todas as transacções foram realizadas pelo Central - BI.

......................

Cmpts