Página 1 de 1

Enviado:
17/6/2004 14:44
por valves
Bem reparem que eu posso comprar hoje CIN TERTIR ou SAG e esperar pacientemente pela bolha especulativa para as dar a quem tão irracionalmente as procura mas é obvio que para um trader ter esse dinheiro preso tanto tempo é normalmente mau negocio.
Um abraço
Vasco

Enviado:
17/6/2004 14:38
por Ulisses Pereira
Eu percebo que a liquidez, por si só, não garante sucesso em nada. Eu vejo é pelo lado contrário: Se tentares fazer "trading" de curto prazo em papéis ilíquidos as tuas probabilidades de insucesso são gigantescas. É totalmente desaconselhável.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
17/6/2004 14:31
por Incognitus
Eu discordo até para o curto prazo, Ulisses. Porque tens que ver o trader não isoladamente, mas sim como parte de um grupo que segue uma determinada estratégia.
Acontece que durante uma bolha, há diversos grupos que só vendem, fundamentalistas, insiders, companhias, etc. Isso cria um free float crescente à medida que o preço do activo sobe. E um concentrar desse free float no grupo que, devido à liquidez e valorização, não se importa de comprar. Quando a queda inevitavelmente chega, é esse grupo que a suporta na sua quase totalidade. MESMO que a acção voltasse somente ao ponto de partida, uma vez que o free float aumentou na subida e a concentração das acções aumentou nesse grupo, quem fez parte do grupo sofre, em média, perdas tremendas.
Mesmo que não se trate de uma bolha, a lógica mantém-se. Se há um grupo que dá ponderação à liquidez em vez de ao sucesso do investimento em si, será inevitavelmente esse o grupo que ficará mais exposto ao título sempre que este ultrapasse o que se poderia esperar pelo sucesso do investimento. O resultado é o mesmo da bolha, apenas com um impacto menor.

Enviado:
17/6/2004 14:20
por Incognitus
Aliás, isto vem do mesmo fenómeno gerador de bolhas, que é a crença que todos parecem ter de que se correr mal, eles podem vender "aos outros" (ao mercado), e os "outros" (o mercado) que se aguentem.
Ninguém parece considerar que os "outros" pensam o mesmo, e que o mercado não existe, é apenas o somatório dos participantes.
Como eu disse no põst anterior, SE cair, ALGUÉM tem que as ter, ELAS não desaparecem.
É por isso que é útil a ideia de, quando se compra algo, se pensar que se terá que deter essa coisa até à eternidade, mesmo que pensemos vender daí a 15 segundos.

Enviado:
17/6/2004 14:20
por Ulisses Pereira
Para um investidor de médio/longo prazo isso é verdade, mas para um "trader" de curto prazo, esses factores são decisivos para o insucesso.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
17/6/2004 14:16
por Incognitus
O sucesso de um investimento/empresa é independente da velocidade a que se conseguem transaccionar as acções/partes do capital desse investimento/empresa.
O facto de um papel ter uma liquidez enorme, não obvia ao facto de que se a empresa se revelar um mau investimento, ALGUÉM terá que ter as acções "on the way down", pois elas não desaparecem. O "poder vender" não obvia a este facto.

Enviado:
17/6/2004 14:02
por valves
Boas, normalmente antes de decidir investir em titulos de reduzida liquidez deve ter em atenção 2 factores importantes :
1ª Analisar os fundamentais do negocio que suporta o titulo para perceber se a acção está barata está cara ou se está correctamente valorizada.
2 º Ter bem consciente que mesmo que para uma acção que esteja barata - estou a lembrar -me da TERTIR ou mesmo da SAG, CIPAN ou CIN este deverá ser um investimento paciente ou pouco apressado o ideal é quem lá ponha o dinheiro não precise de todo desse mesmo capital e deverá estar preparado para estar meses sem obter o desejado retorno. O facto do investimento ser pouco liquido não significa que se dê uma olhadela diária ao titulo pois o período de saída poderá eventualmente ser um periodo curto e portanto há que estar atento.
Um abraço
Vasco
Solução?

Enviado:
16/6/2004 9:23
por Tuga
...devia ser obrigatório a existência de market makers para este tipo de papéis...julgo q na PEX é assim q funciona.


Enviado:
16/6/2004 8:54
por Pata-Hari
Exacto, daí que as small caps sejam tradicionalmente apreciadas pelos fundamentalistas. O único detalhe de ordem prática é que a falta de liquidez por vezes torna as saídas muito complicadas, mesmo para os fundamentalistas...
Small Caps

Enviado:
16/6/2004 8:24
por Tuga
...a REDITUS é um exemplo gritante dessa falta de liquidez, representando a sua cap bolsista 1/3 da PARAREDE, sendo uma das suas principais accionistas!
Bons investimentos.
Serão as acções menos líquidas um bom investimento?

Enviado:
16/6/2004 2:40
por Touro
Achei
este artigo interessante e resolvi partilhá-lo. Ao lê-lo lembei-me da EFACEC, mas há outras...