Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Serão as acções menos líquidas um bom investimento?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 17/6/2004 14:44

Bem reparem que eu posso comprar hoje CIN TERTIR ou SAG e esperar pacientemente pela bolha especulativa para as dar a quem tão irracionalmente as procura mas é obvio que para um trader ter esse dinheiro preso tanto tempo é normalmente mau negocio.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ulisses Pereira » 17/6/2004 14:38

Eu percebo que a liquidez, por si só, não garante sucesso em nada. Eu vejo é pelo lado contrário: Se tentares fazer "trading" de curto prazo em papéis ilíquidos as tuas probabilidades de insucesso são gigantescas. É totalmente desaconselhável.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 17/6/2004 14:31

Eu discordo até para o curto prazo, Ulisses. Porque tens que ver o trader não isoladamente, mas sim como parte de um grupo que segue uma determinada estratégia.

Acontece que durante uma bolha, há diversos grupos que só vendem, fundamentalistas, insiders, companhias, etc. Isso cria um free float crescente à medida que o preço do activo sobe. E um concentrar desse free float no grupo que, devido à liquidez e valorização, não se importa de comprar. Quando a queda inevitavelmente chega, é esse grupo que a suporta na sua quase totalidade. MESMO que a acção voltasse somente ao ponto de partida, uma vez que o free float aumentou na subida e a concentração das acções aumentou nesse grupo, quem fez parte do grupo sofre, em média, perdas tremendas.

Mesmo que não se trate de uma bolha, a lógica mantém-se. Se há um grupo que dá ponderação à liquidez em vez de ao sucesso do investimento em si, será inevitavelmente esse o grupo que ficará mais exposto ao título sempre que este ultrapasse o que se poderia esperar pelo sucesso do investimento. O resultado é o mesmo da bolha, apenas com um impacto menor.

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 17/6/2004 14:20

Aliás, isto vem do mesmo fenómeno gerador de bolhas, que é a crença que todos parecem ter de que se correr mal, eles podem vender "aos outros" (ao mercado), e os "outros" (o mercado) que se aguentem.

Ninguém parece considerar que os "outros" pensam o mesmo, e que o mercado não existe, é apenas o somatório dos participantes.

Como eu disse no põst anterior, SE cair, ALGUÉM tem que as ter, ELAS não desaparecem.

É por isso que é útil a ideia de, quando se compra algo, se pensar que se terá que deter essa coisa até à eternidade, mesmo que pensemos vender daí a 15 segundos.

por Ulisses Pereira » 17/6/2004 14:20

Para um investidor de médio/longo prazo isso é verdade, mas para um "trader" de curto prazo, esses factores são decisivos para o insucesso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 17/6/2004 14:16

O sucesso de um investimento/empresa é independente da velocidade a que se conseguem transaccionar as acções/partes do capital desse investimento/empresa.

O facto de um papel ter uma liquidez enorme, não obvia ao facto de que se a empresa se revelar um mau investimento, ALGUÉM terá que ter as acções "on the way down", pois elas não desaparecem. O "poder vender" não obvia a este facto.

por valves » 17/6/2004 14:02

Boas, normalmente antes de decidir investir em titulos de reduzida liquidez deve ter em atenção 2 factores importantes :

1ª Analisar os fundamentais do negocio que suporta o titulo para perceber se a acção está barata está cara ou se está correctamente valorizada.

2 º Ter bem consciente que mesmo que para uma acção que esteja barata - estou a lembrar -me da TERTIR ou mesmo da SAG, CIPAN ou CIN este deverá ser um investimento paciente ou pouco apressado o ideal é quem lá ponha o dinheiro não precise de todo desse mesmo capital e deverá estar preparado para estar meses sem obter o desejado retorno. O facto do investimento ser pouco liquido não significa que se dê uma olhadela diária ao titulo pois o período de saída poderá eventualmente ser um periodo curto e portanto há que estar atento.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Solução?

por Tuga » 16/6/2004 9:23

...devia ser obrigatório a existência de market makers para este tipo de papéis...julgo q na PEX é assim q funciona. :wink:
Tuga

por Pata-Hari » 16/6/2004 8:54

Exacto, daí que as small caps sejam tradicionalmente apreciadas pelos fundamentalistas. O único detalhe de ordem prática é que a falta de liquidez por vezes torna as saídas muito complicadas, mesmo para os fundamentalistas...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Small Caps

por Tuga » 16/6/2004 8:24

...a REDITUS é um exemplo gritante dessa falta de liquidez, representando a sua cap bolsista 1/3 da PARAREDE, sendo uma das suas principais accionistas!

Bons investimentos.
Tuga

Serão as acções menos líquidas um bom investimento?

por Touro » 16/6/2004 2:40

Achei este artigo interessante e resolvi partilhá-lo. Ao lê-lo lembei-me da EFACEC, mas há outras...
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 121 visitantes