Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comentario a queda da jmt-dtºs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

JM

por Col » 16/6/2004 2:45

A minha carteira è composta por 40% de JM e vou exercer os direitos, porque acredito que ela vai ser no 2.º semestre a estrela do PSI 20.
Col

Re: Comentario

por artista_ » 15/6/2004 17:56

valves Escreveu:...Por exemplo não me repugna pensar que um investidor com um perfil de risco tipo JAS que acredita na JMT e que eventualmente a tem em carteira mas sente que os direitos lhe poderão alavancar os seus retornos. Agora parece -me que o titulo está artificialmente baixo mais nada

Concordo, embora me pareça que quase sempre, numa primeira fase, o número daqueles que querem vender os direitos por não quererem dispender mais cash se sobrepõe aos que estão dispostos a entrar em jogos de risco demasiado elevado... ainda assim tudo tem um preço e hoje a JMT deu sinais positivos, a confirmar nas próximas sessões

Registado: 17/3/2003 22:51

por Touro » 15/6/2004 17:01

Quem está dentro não deve vender agora, pois como disse o Valves esta queda é artificial. Acredito na recuperação após terminar a negociação de direitos.

Artista, você acaba por me dar razão quando diz que aproveitava para fazer arbitragem e tomar posições na JMT a preços mais interessantes.

Não se esqueçam que alavancagem não é sinónimo de aumento do risco, pode (e quanto a mim deve) ser usada para tomar uma posição com menor dispêndio de capital. Foi aliás esta hipótese que referi no 'post' anterior.

Dando um exemplo: vamos supor que pretendo assumir uma posição de 1000 EUR na JMT. Se comprar direitos, tenho apenas de disponibilizar 400 EUR e o restante posso colocar num depósito a prazo. A esta estratégia chama-se "extracção de dinheiro". Podem dizer que o período de tempo de negociação dos direitos é muito curto, mas lembrem-se que há taxas de juro para o "overnight"! Tratando-se de elevadas quantidades compensa sempre.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Comentario

por valves » 15/6/2004 14:27

Boas,

Bem Artista talvez a tua explicação tenha razão de ser na tua primeira intervenção disseste que bastantes pessoas poderão não ir ao aumento de capital porque não estão dispostos a desembolsarem cash adicional vendendo os direitos criando assim uma pressão de baixa no titulo via venda de direitos agora se calhar essa é uma das variaveis explicativas a do touro também me parece bastante plausivel. Por exemplo não me repugna pensar que um investidor com um perfil de risco tipo JAS que acredita na JMT e que eventualmente a tem em carteira mas sente que os direitos lhe poderão alavancar os seus retornos. Agora parece -me que o titulo está artificialmente baixo mais nada
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por desesperado » 15/6/2004 14:16

qual é a previsão até ao fim do mês? :( :oops:
quais os valores de suporte e de resistência?
desesperado

por artista_ » 15/6/2004 14:09

Não acredito que se vendam acções para comprar direitos porque estes são mais alavancados (pelo menos nos casos da PAD ou da JMT, penso que o fazem porque os direitos estão mais baratos...

Se eu fosse um gestor de fundos e a minha carteira tivesse acções da JMT era normal aproveitar estas ocasiões para fazer arbitragem e ficar com as mesmas acções a preços mais baixos!

por valves » 15/6/2004 13:31

Sim plenamente de acordo com o Touro numa optica de trading os dtos da JMT altamente alavancados poderão ter motivado a que tenha havido investidores amantes deste tipo de investimentos e que porventura tenham na sua carteira de acções JMT e que optaram por se desfazer temporariamente das acções para irem aos Dtos agora tivemos um caso há muito pouco tempo em que a PAD se aguentou mesmo com o mercado de direitos a transacionar o que de alguma forma poderá contrariar esta tese sabendo que os investidores em PAD terão uma maior aptencia natural para os produtos alavancados seria natural que uma migração dos titulos para os dtos forçassem a PAD para baixo a não ser que grandes investidores que tenham previsto temporariamente esta possibilidade durante a venda de dtos procurando actuar no mercado activamente para salvaguardar o titulo PAD de uma eventual fuga para direitos.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

direiros JMT

por Touro » 15/6/2004 0:45

Não podemos esquecer que os direitos são uma espécie de "call warrant" sem valor temporal (têm apenas valor intrínseco) sobre a JMT.

Trata-se de um produto derivado que, a cotações de hoje, tem uma alavancagem de cerca de 2,5. Se o título JMT variar 1% os direitos variam (teoricamente) 2,5%. Note-se ainda que a alavancagem aumenta com a diminuição da cotação.

Pelo que acabei de dizer é um título muito mais interessante para negociar do que a própria JMT. É natural que haja quem se desfaça dos títulos para os substituir por direitos, é uma forma de 'cash extraction', levando assim as acções a caírem.

Os volumes confirmam esta tese, uma vez que por exemplo hoje negociou-se mais de 700 mil direitos e apenas cerca de 65 mil acções.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por artista_ » 14/6/2004 19:53

A negociação de direitos leva, na maior parte dos casos, à queda das cotações...

a explicação é simples, o exercer direitos implica investir mais capital e muitos dos detentores de acções não estão dispostos a isso, daí que aumenta a pressão vendedora nos direitos que pelo "efeito arbitragem" leva à queda das cotações, aconteceu o mesmo com a PAD...

Já agora, quando é que termina a negociação de direitos da JMT?

por MarcoAntonio » 14/6/2004 19:12

Exacto, os direitos estão a desvalorizar por causa da cotação e não o contrário. Quem «manda» é a cotação e não os direitos (estes varíam em função da cotação).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por heterocedastico » 14/6/2004 18:43

Não será ao contrário? Ou seja, pelo facto de a JMT estar a desvalorizar, os direitos também estão?

Registado: 8/5/2004 16:38

Comentario a queda da jmt-dtºs

por Trend » 14/6/2004 18:01

desde que estao em negociaçao os direitos-jmt teem desvalorizado, o que obriga a cotaçao a acompanhar.

Justifica-se esta queda?

abraço

Registado: 28/5/2004 23:00

Quem está ligado: