A analise Politica aos resultados das Europeias
Thomas Hobbes,
Deste-me uma resposta muita idêntica aquela que um amigo meu que é do BE me dá.
Ele ás vezes pergunta-me: “Pensas que se eu agora comprar acções da empresa XPTO estou a fazer bem?”
Eu a brincar pergunto-lhe: “Já lês-te o manifesto político do Bloco?”
Ele sorri e diz: “Faz o que eu digo não faças o que eu faço”.
Visitante
Aonde é que na China está a ditadura do proletariado? Em 1999, quando estive durante um mês na província de Cantão, não a vi em lado nenhum!
Um abraço
Deste-me uma resposta muita idêntica aquela que um amigo meu que é do BE me dá.
Ele ás vezes pergunta-me: “Pensas que se eu agora comprar acções da empresa XPTO estou a fazer bem?”
Eu a brincar pergunto-lhe: “Já lês-te o manifesto político do Bloco?”
Ele sorri e diz: “Faz o que eu digo não faças o que eu faço”.
Visitante
Aonde é que na China está a ditadura do proletariado? Em 1999, quando estive durante um mês na província de Cantão, não a vi em lado nenhum!
Um abraço
Re: Surfer e Bowie
Thomas Hobbes Escreveu:(...)da mesma forma que os comunas investem no mercado de capitais, os fundamentalistas islamicos investem em wall street no coração do grande Sata.
Se me permite um reforço a essa sua frase: Onde é que a China investe o seu dinheiro? Wall Street, claro.
-
Visitante
Surfer e Bowie
Mas penso que devemos Viver e actuar em sociedade de forma coerente com os princípios que defendemos. Como é que alguém que protege o ideal Comunista especula no mercado de capitais.

Quando se trata de dinheiro, a ganancia do homem manda os seus lindos ideias para o espaço, Cruel mas verdade.
Thomas não apontes estigmas aonde eles não existem, a maioria dos portugueses não vive o dia-a-dia condicionado por qualquer estigma de origem politica, ao contrário procura cada vez mais afastar e desligar-se desses fantasmas do passado que infelizmente continuam a ser relembrados pela nossa pobre classe politica.
Surfer, infelizmente não é essa a percepção que tenho quando observo o os vários ambientes que frequento.
É verdade que a maioria dos jovens no liceu não têm vontade nem interesse em participar na vida política, à excepção de poucos.
Quanto aos mais velhos, muito poucos se assumem como comunistas,e quando o fazem, vejo muitos olhares de esgelha.
Nada tenho contra o PCP, a não ser que muistos deles ainda vivem uma realidade ligada a revolução industrial e à exploração do proletariado ou então alguns estão perdidos ainda na fase contestatária de maio de 68.
Infelizmente uma coisa é certa cada vez mais os portugueses, e penso que também em outros paises da Europa, os cidadãos identificam-se cada vez menos com os partidos politicos, devido ao vazio ideologico que apresentam e porque os seus membros estão completamente rendidos a uma maquina partidária que apenas pretende o poder para poder sobreviver e não para melhorar a vida dos cidadãos que os elegeram.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Resposta a Surf
Bem Surf I get real e podes querer e uma das coisas que percebo são anti comunismos primarios tipicos de uma certa direita conservadora tipo Partido Republicano nos States como também o discurso tipico do partido comunista do Bota abaixo para desestabilizar.Não concordo com nenhuma delas algures no centro estará a virtude.
Um abraço
Vasco
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Valves...
valves Escreveu: A minha ideia sobre o PCP não é fruto de ideias preconcebidas vistas na televisão ~foram antes de conversas profundas de gente que estava ligada ao PCP e que me fizerem duvidar e muito de que de facto eles sejam um partido democratico tal como eu entendo a democracia. Repara para eles este sistema é transitorio para um outro sistema que eles não sabem muito bem quando surgirá mas que vai surgir quando as condões tiverem criadas e é aqui que a porca torce o rabo porque segundo eles esse novo sistema seria um sistema irreversivel perfeito uma especie de estagio final no desenvolvimento no homem.
Não me leves a mal, mas......Get real!!
Deixa-te de imaginários, neste contexto em que acabaste de expressar é que eu teria de dar razão ao Thomas quando ele fala de «reflexos condicionados».
Essas pessoas dedicam mais tempo a pensar e a imaginar cenários cinzentos do que apresentar soluções para um futuro melhor, destroiem mais do que constroiem, porque sentem que a sua ideologia politica cada vez mais perde espaço á medida que a democracia evolui.
A democracia representa aquilo que nós somos e será no futuro aquilo que nós queremos para nosso bem desde que se consiga unir os extremos de forma harmoniosa. Como aqui já foi dito a democracia perfeita não existe, ela permite é o dom de fazermos parte da decisão e a liberdade de cada individuo acabar aonde começa a de outro, o futuro está na mão de todos, ele será construido em função dos actos do presente e segundo as nossas convicções.
Cumps
Surfer
Valves
Só uma outra questão ainda
Surfer disse :
que está em causa para a maioria dos portugueses relativamente ao partido comunista português é a politica de combate que ainda hoje em pleno seculo XXI o partido defende, é uma politica contra tudo e todos que representem o poder executivo independentemente do partido, é uma politica cinzenta, sem ideias e conteudos.
Surfer
é obvio que não é por temos passado de seculo que os problemas desaparecerem e é importante que se fale neles e importante que injustiças sociais que infelizmente ainda hoje subsistem sejam denunciadas. É curioso ver por exemplo a Igreja Catolica com uma atitude exemplar neste campo
Um abraço
Vasco
Surfer disse :
que está em causa para a maioria dos portugueses relativamente ao partido comunista português é a politica de combate que ainda hoje em pleno seculo XXI o partido defende, é uma politica contra tudo e todos que representem o poder executivo independentemente do partido, é uma politica cinzenta, sem ideias e conteudos.
Surfer
é obvio que não é por temos passado de seculo que os problemas desaparecerem e é importante que se fale neles e importante que injustiças sociais que infelizmente ainda hoje subsistem sejam denunciadas. É curioso ver por exemplo a Igreja Catolica com uma atitude exemplar neste campo
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
A questão PCP
Bem o visitante falou numa questão chamada reflexo condicionado a cassete PCP etc etc. eu no que me diz respeito acho o PCP essencial a democracia e respeito o PCP e não me importava nada que o PCP fosse para o Governo porque isso não choca o meu conceito de democracia agora 2 questões muito importantes :
- A minha ideia sobre o PCP não é fruto de ideias preconcebidas vistas na televisão ~foram antes de conversas profundas de gente que estava ligada ao PCP e que me fizerem duvidar e muito de que de facto eles sejam um partido democratico tal como eu entendo a democracia. Repara para eles este sistema é transitorio para um outro sistema que eles não sabem muito bem quando surgirá mas que vai surgir quando as condões tiverem criadas e é aqui que a porca torce o rabo porque segundo eles esse novo sistema seria um sistema irreversivel perfeito uma especie de estagio final no desenvolvimento no homem
E é portanto neste ponto que não só discordo como se for preciso lutarei contra essa visão que acho profundamente anti democratica ( tal como eu vejo a democracia )Agora é obvio que partilho o ideal deles por uma sociedade onde haja justiça social e onde todas as pessoas tenham acesso á saude e á educação e outras condições materiais e humanas para se realizarem as suas aspirações pessoais e sociais
Um abraço
Vasco
- A minha ideia sobre o PCP não é fruto de ideias preconcebidas vistas na televisão ~foram antes de conversas profundas de gente que estava ligada ao PCP e que me fizerem duvidar e muito de que de facto eles sejam um partido democratico tal como eu entendo a democracia. Repara para eles este sistema é transitorio para um outro sistema que eles não sabem muito bem quando surgirá mas que vai surgir quando as condões tiverem criadas e é aqui que a porca torce o rabo porque segundo eles esse novo sistema seria um sistema irreversivel perfeito uma especie de estagio final no desenvolvimento no homem
E é portanto neste ponto que não só discordo como se for preciso lutarei contra essa visão que acho profundamente anti democratica ( tal como eu vejo a democracia )Agora é obvio que partilho o ideal deles por uma sociedade onde haja justiça social e onde todas as pessoas tenham acesso á saude e á educação e outras condições materiais e humanas para se realizarem as suas aspirações pessoais e sociais
Um abraço
Vasco
No essencial, dos pontos de vista aqui expressos, concordo sobretudo com o Surfer e a Stratega.
Eu teria ido votar em branco como protesto pela campanha vazia, cínica, sem ideias ou ideais.
Teria porque ainda estou inscrito no circ. eleitoral fora da Europa. Assim, passei um belo dia a apanhar conquilhas enquanto reflectia sobre os mercados
Mas os Partidos merecem um castigo maior, pois só se preocupam em contar espingardas entre duas eleições legislativas.
As Europeias nada mais são do que isso. Aos poucos estão a transformar as Autárquicas no mesmo e, cúmulo dos cúmulos, até as Presidenciais vão se tornando eleições totalmente dependentes dos Partidos.
De resto, continuamos a ter fenómenos: o tal Bloco parece que fará em Portugal o papel dos Verdes noutros países. Vai engolindo o PCP urbano e outros descontentes com o sistema.
Abraço
dj
Eu teria ido votar em branco como protesto pela campanha vazia, cínica, sem ideias ou ideais.
Teria porque ainda estou inscrito no circ. eleitoral fora da Europa. Assim, passei um belo dia a apanhar conquilhas enquanto reflectia sobre os mercados

Mas os Partidos merecem um castigo maior, pois só se preocupam em contar espingardas entre duas eleições legislativas.
As Europeias nada mais são do que isso. Aos poucos estão a transformar as Autárquicas no mesmo e, cúmulo dos cúmulos, até as Presidenciais vão se tornando eleições totalmente dependentes dos Partidos.
De resto, continuamos a ter fenómenos: o tal Bloco parece que fará em Portugal o papel dos Verdes noutros países. Vai engolindo o PCP urbano e outros descontentes com o sistema.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Thomas...
Thomas Hobbes Escreveu:Como dizes, deve ser algum reflexo condicionado, provocado primeiro por decadas de salazarismo e reforçado actualmente, por umas brisas neo-liberais que vem de Cascais e sitios afins à beira mar.
Thomas nada de confusões, estás a quer inventar a roda?!
Eu não sou de Cascais, nem sitios afins à beira-mar e quando se deu a revolução dos cravos ainda andava de fraldas para possuir reflexos condicionados devido ao salazarismo.
Os comunistas não são nenhuns bichos ou monstros que nos vão papar a todos e como fazem parte da nossa democracia tem o direito como elemento da nossa sociedade de manisfestar e defender as suas convições em que acreditam.
O que está em causa para a maioria dos portugueses relativamente ao partido comunista português é a politica de combate que ainda hoje em pleno seculo XXI o partido defende, é uma politica contra tudo e todos que representem o poder executivo independentemente do partido, é uma politica cinzenta, sem ideias e conteudos.
O maior problema do partido comunista é o factor tempo, com os anos o nivel intelectual e cultural das pessoas foi evoluindo e como resultado disso as mentalidades mudaram assim como os discursos, o partido comunista é que não, ficou agarrado ao passado ao passo que a sociedade foi evoluindo.
Thomas não apontes estigmas aonde eles não existem, a maioria dos portugueses não vive o dia-a-dia condicionado por qualquer estigma de origem politica, ao contrário procura cada vez mais afastar e desligar-se desses fantasmas do passado que infelizmente continuam a ser relembrados pela nossa pobre classe politica.
Cumps
Surfer
Hobbes, essa quase invisibilidade que nos separa EXISTE, e isto não é pormenor a desprezar. É que é ela que nos faz semelhantes e nunca iguais. Quem quiser entender minimamente esta questão pode ler qualquer um dos 5 volumes que Vergílio Ferreira dedicou ao "Espaço do Invisível". Quanto à Democracia, nunca haverá um regime perfeito, pela razão simples de ser feita por seres humanos sempre muito imperfeitos. Mas é, de todos os regimes que o ser humano já concebeu e pôs em prática, o único que deixa espaço a cada um para tentar ser aquilo que sonha. Só isto, para mim, faz da Democracia uma utopia sempre a apelar ao que de mais generoso e bom existe em cada um de nós. Quando voto, é pois na Democracia que voto.
Realmente...
Josema, tambem já reparei que as pessoas em portugal ainda veem os comunistas como "bichos raros", que comem criancinhas ao pequeno almoço.
Como dizes, deve ser algum reflexo condicionado, provocado primeiro por decadas de salazarismo e reforçado actualmente, por umas brisas neo-liberais que vem de Cascais e sitios afins à beira mar.
O que interessa reter, é que a Democracia é um regime , bem ou a mal que dá voz a todos. Mesmo que não gostemos deles, que para nós a sua mensagem não nos faça algum sentido, eles têm o direito a expor os seus pontos de vista.
E nós podemos sempre contrapor usando argumentos válidos em vez cassetes como o que acontece muitas vezes.
Uma coisa é certa, cada um de nós tem uma noção própria de liberdade e democracia, o que faz com que a linha que nos separa da ditadura seja tenue, muito tenue
Como dizes, deve ser algum reflexo condicionado, provocado primeiro por decadas de salazarismo e reforçado actualmente, por umas brisas neo-liberais que vem de Cascais e sitios afins à beira mar.
O que interessa reter, é que a Democracia é um regime , bem ou a mal que dá voz a todos. Mesmo que não gostemos deles, que para nós a sua mensagem não nos faça algum sentido, eles têm o direito a expor os seus pontos de vista.
E nós podemos sempre contrapor usando argumentos válidos em vez cassetes como o que acontece muitas vezes.
Uma coisa é certa, cada um de nós tem uma noção própria de liberdade e democracia, o que faz com que a linha que nos separa da ditadura seja tenue, muito tenue
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Curioso:mal se fala no antes e no depois de Abril e imediatamente as pessoas ligam a cassete anti-PCP. Em Psicologia, chama-se a este tipo de comportamento, comportamento condicionado. É claro que eu tenho toda a legitimidade e liberdade, como qualquer português, de ser do PCP ou de qualquer outro partido. Acontece que NUNCA estive filiado em nenhum partido nem nunca votei no PCP. É tempo, amigos, de olharmos para o diferente, não como inimigo a abater, mas como alguém que pensa e sente e, pensando e sentindo diferente de mim, merece o meu respeito e consideração na medida em que respeita e considera os outros. É neste registo que me coloco e onde sempre estive. Venha o que vier, daqui não saio.
-
Visitante
Stratega Escreveu:(...)pq é q ñ tiveram a mesma "ideologia" contra as guerra em q os próprios portugueses estiveram na origem? Pq são pretos?
Tendo a certeza que não se refere às Cruzadas, só se pode estar a referir à Guerra Colonial.
Como tal sugiro-lhe a leitura de um livro da Porto Editora, com o título História e Geografia de Portugal". Na página 117, segundo parágrafo, diz: "(...)saturados de uma guerra colonial que parecia não ter fim, um grupo de jovens militares (...) começou a preparar um golpe militar".
A leitura deste livro é muito acessível, pois é um livro do 6º ano de escolaridade.
Stratega Escreveu:Mais uma vez durante as décadas em q o povo timorense foi massacrado, ñ ouvi vozes activas.
A sua TV deve ter estado sem som, durante muito tempo.
O que não ouvi foi um protesto junto do governo americano, quando (há relativamente pouco tempo - 2/3 anos??) se soube que Gerald Ford autorizou a invasão de Timor.
-
Visitante
A meu ver ouve dois tipos de abstenção.
Os q ñ se interessam por politica e foram de férias e os q queriam mostrar um cartão ao governo, mas a melhor cor do cartão q podiam mostrar, é Branca.
Era preciso ter ido votar, exercer o direito q tanto sangue custou, e votar em branco se ñ se concorda c/ as ideias de partido nenhum...
Citando-me...
Valves,
Os politicos é q ñ se interessam muito pela politica... Desde q dê uns tachos tá tudo bem. Atenção q ainda os há com muito bom nível, mas no meio do circo é difícil ouvir as vozes deles...
Não concordo c/ a maneira como foi feita a guerra; o Saddam tinha q ser deposto mas ñ plos americanos. Se os portugueses tiveram "ideologia" pra se manifestarem contra a guerra no Iraque pq é q ñ tiveram a mesma "ideologia" contra as guerra em q os próprios portugueses estiveram na origem? Pq são pretos? Ou pq o assunto ñ está na ribalta mundial? Ou pq os americanos ñ estão envolvidos?
Em Lx e em todo o país! Agora perguntem lá a quem as lá pôs, qual é a ordem das cores da bandeira de Portugal e qual o seu significado? Adorava ouvir as respostas. Tipo, "o dia D foi no Desterro".
As bandeiras ñ foram postas por patriotismo, foram postas pq alguém disse na tv q era giro as pessoas porem. Então toca de fazer isso. É chique.
Claro q há sempre excepções.
Mais uma vez durante as décadas em q o povo timorense foi massacrado, ñ ouvi vozes activas. Enquanto os indonésios proibiam o uso da lingua portuguesa, claro atentado ao legado q deixámos na ilha, ñ vi ninguém fazer nada. Talvez por vergonha de termos deixado a colónia para esta ser tomada em seguida por outros. Ñ sei...
O português vestiu-se de branco pq ficava bem aparecer como um povo q defende os direitos do Homem. (Mas é só mesmo quando lhe apetece..)
O português ñ é parvo! O português sabe muito bem pra q lado se mexer.
Toca de aderir à CEE pq ouvi dizer q nos dão umas massas valentes. No mínimo, poderia-se ter retribuido c/ um empenhamento nas causas e coisas da UE. Ficou provado c/ estas eleições q... nem por isso.
As bandeiras foram postas pra dar boa impressão do país aos estrangeiros.
O português queixa-se e choraminga q o país tá mal, q ninguém faz nada, mas o português tb ñ faz nada.
Ouvi que foi referido no "The Economist" q a economia portuguesa cresceu no último trimestre. Melhor q os italianos. Ñ ouvi a noticia toda, foi interrompida por já ñ sei o quê.
Tentei andar atenta aos noticiários e ñ vi nenhuma referência a isto. Porquê????
Ñ interessa?
De alguma maneira sinto q a tendência está a mudar. Em Lx e no Porto, é notório. Ao interior e ilhas, ainda vai demorar muito a chegar. Uma atitude de trabalho, de iniciativa privada, de fazer voltar o Portugal como nação rica. Já chega de sermos os coitadinhos.
Os q ñ se interessam por politica e foram de férias e os q queriam mostrar um cartão ao governo, mas a melhor cor do cartão q podiam mostrar, é Branca.
Era preciso ter ido votar, exercer o direito q tanto sangue custou, e votar em branco se ñ se concorda c/ as ideias de partido nenhum...
Citando-me...
4º A política, as medidas, a ideologia a seguir é coisa que já não tem interesse.
Porque ou são muito boas e ninguém acredita, ou são muito boas e toda a gente acredita, ou são rigorosas e ninguém vai atrás.
Valves,
Aqui Stratega não percebo a que te referes
Os politicos é q ñ se interessam muito pela politica... Desde q dê uns tachos tá tudo bem. Atenção q ainda os há com muito bom nível, mas no meio do circo é difícil ouvir as vozes deles...
embora existem certos principios que penso serem respeitados por uma enormidade de Portugueses e da qual eles não abdicam : Viver em Paz; Solidariedade Social etc etc. Por exemplo achas que o Povo Português esteve de acordo com a idiotice que foi o café nos açores a que se seguiu uma guerra sangrenta com casos de tortura - achas que essas manifestações contra a guerra não são ideologia ???
Não concordo c/ a maneira como foi feita a guerra; o Saddam tinha q ser deposto mas ñ plos americanos. Se os portugueses tiveram "ideologia" pra se manifestarem contra a guerra no Iraque pq é q ñ tiveram a mesma "ideologia" contra as guerra em q os próprios portugueses estiveram na origem? Pq são pretos? Ou pq o assunto ñ está na ribalta mundial? Ou pq os americanos ñ estão envolvidos?
Outro exemplo achas que muitas das bandeiras Portuguesas que vês em Lisboa nas Janelas não são expressões de ideologia ???
Em Lx e em todo o país! Agora perguntem lá a quem as lá pôs, qual é a ordem das cores da bandeira de Portugal e qual o seu significado? Adorava ouvir as respostas. Tipo, "o dia D foi no Desterro".
As bandeiras ñ foram postas por patriotismo, foram postas pq alguém disse na tv q era giro as pessoas porem. Então toca de fazer isso. É chique.
Claro q há sempre excepções.
achas que há uns anos atrás quando num apelo dramatico para salvar Timor o povo veio de branco para a Rua e recebeu o D. Ximenes Belo como se fosse o Papa numa manifestação de varias dezenas de Km pelas ruas de Lisboa não é uma manifestação de ideologia ???
Mais uma vez durante as décadas em q o povo timorense foi massacrado, ñ ouvi vozes activas. Enquanto os indonésios proibiam o uso da lingua portuguesa, claro atentado ao legado q deixámos na ilha, ñ vi ninguém fazer nada. Talvez por vergonha de termos deixado a colónia para esta ser tomada em seguida por outros. Ñ sei...
O português vestiu-se de branco pq ficava bem aparecer como um povo q defende os direitos do Homem. (Mas é só mesmo quando lhe apetece..)
que já tem é experiencia quanto baste para não ser comido por parvo
O português ñ é parvo! O português sabe muito bem pra q lado se mexer.
Toca de aderir à CEE pq ouvi dizer q nos dão umas massas valentes. No mínimo, poderia-se ter retribuido c/ um empenhamento nas causas e coisas da UE. Ficou provado c/ estas eleições q... nem por isso.
As bandeiras foram postas pra dar boa impressão do país aos estrangeiros.
O português queixa-se e choraminga q o país tá mal, q ninguém faz nada, mas o português tb ñ faz nada.
Ouvi que foi referido no "The Economist" q a economia portuguesa cresceu no último trimestre. Melhor q os italianos. Ñ ouvi a noticia toda, foi interrompida por já ñ sei o quê.
Tentei andar atenta aos noticiários e ñ vi nenhuma referência a isto. Porquê????
Ñ interessa?
De alguma maneira sinto q a tendência está a mudar. Em Lx e no Porto, é notório. Ao interior e ilhas, ainda vai demorar muito a chegar. Uma atitude de trabalho, de iniciativa privada, de fazer voltar o Portugal como nação rica. Já chega de sermos os coitadinhos.
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Re: Comentario em Relação a José Saramago
valves Escreveu:(...)aliás os comunistas podem ser elogiados por terem combatido o antigo regime mas não podem ser elogiados pelo facto de apresentarem um sistema de democracia para o país.
Aliás, por eles, a seguir à queda do regime Salazarista (ou Marcelista, em 74), estavamos numa ditadura, sob a ideologia do extremo oposto à vigente.
Seja como for, muito temos a agradecer a Mario Soares e a Sá Carneiro que, tendo visões diferentes, tinha duas coisas em comum: Anti-facistas e anti-comunistas.
-
Visitante
Comentario em Relação a José Saramago
Bem eu proprio só um li um livro de José Saramago chamado - O ano da Morte de Ricardo Reis - que aliás gostei imenso. No entanto 2 apontamentos sobre Saramago :
- Não há duvida de que é um dos grandes escritores Portugueses contemporaneos embora embora em relação ao conceito de democracia que ele defende e aos seus ideais politicos não posso deixar de ter sérias reservas aliás ele proprio não é propriamente um exemplo de respeito pelas ideias dos outros e quando teve o poder logo a seguir ao 25 de Abril consta que iniciou persiguições politicas ( O JAOR )é capaz de saber a historia melhor do que eu pois já uns tempos no forum o ouvi mencionar esse facto aliás os comunistas podem ser elogiados por terem combatido o antigo regime mas não podem ser elogiados pelo facto de apresentarem um sistema de democracia para o país. Eu proprio no ultimo fim de semana num almoço de amigos em que estava uma rapariga da CGTP e um rapaz sociologo da JCP pude de facto aperceber -me que eles não interpretam e vêm a democracia como eu e muitos se calhar aqui do forum a interpretam Eles são diferentes - bastante dogmaticos e com cliches bastante definidos - que eu respeito embora não concordo de todo - Mas uma virtude do modelo de democracia que nós temos é essa mesma todos têm lugar independentemente de defenderem a Monarquia o Comunismo ou outro sistema qualquer desde que respeitem as regras assentes na Constituição da Republica Portuguesa. Em resumo respeito o Saramago como escritor embora a sua cultura politica e democratica me deixe apreensivo
- Não há duvida de que é um dos grandes escritores Portugueses contemporaneos embora embora em relação ao conceito de democracia que ele defende e aos seus ideais politicos não posso deixar de ter sérias reservas aliás ele proprio não é propriamente um exemplo de respeito pelas ideias dos outros e quando teve o poder logo a seguir ao 25 de Abril consta que iniciou persiguições politicas ( O JAOR )é capaz de saber a historia melhor do que eu pois já uns tempos no forum o ouvi mencionar esse facto aliás os comunistas podem ser elogiados por terem combatido o antigo regime mas não podem ser elogiados pelo facto de apresentarem um sistema de democracia para o país. Eu proprio no ultimo fim de semana num almoço de amigos em que estava uma rapariga da CGTP e um rapaz sociologo da JCP pude de facto aperceber -me que eles não interpretam e vêm a democracia como eu e muitos se calhar aqui do forum a interpretam Eles são diferentes - bastante dogmaticos e com cliches bastante definidos - que eu respeito embora não concordo de todo - Mas uma virtude do modelo de democracia que nós temos é essa mesma todos têm lugar independentemente de defenderem a Monarquia o Comunismo ou outro sistema qualquer desde que respeitem as regras assentes na Constituição da Republica Portuguesa. Em resumo respeito o Saramago como escritor embora a sua cultura politica e democratica me deixe apreensivo
Que credibilidade merece alguém, que apela ao voto em branco e depois é o 10º candidato de um partido, ao parlamento europeu?
http://www.pcp.pt/pe/pe2004/eleicoes/
um abraço

http://www.pcp.pt/pe/pe2004/eleicoes/
um abraço
Caro Valves
Recusei-me a votar SEMPRE, antes de 25.04.74. E olhe que não votar nessa altura era preciso alguma coragem porque se ficava na lista negra. Votei SEMPRE desde que a Democracia começou a dar os primeiros passos no nosso país. Se, como eu, leu todos os textos que hoje e aqui foram escritos sobre este tópico, perceberá a razão do meu comentário: a falta de cultura política é uma das causas do nosso atarso, incluívé, económico. Por isto eu dizia que o melhor era deixar o assunto de lado: com o nível da maior parte dos comentários, não se aprende nada. Eu li "O Ensaio sobre a Lucidez" de Saramago. Percebo o porquê do voto em branco e, entendo até, as razões que o levaram a escrever este livro. Aliás, se alguém as quiser perceber terá que se dar ao trabalho de ler uma das melhores obrasde ficção, pelo menos do séc. XX: "O Ensaio sobre a cegueira", do mesmo autor. A leitura destes dois livros ajuda-nos a perceber que a democracia não é uma coisa que se conquiste de uma vez, mas um caminho colectivo, um processo de transformação de todo um povo que leva gerações a realizar. Enquanto viver, mesmo descrente dos políticos que temos, votarei sempre. A abstenção não é atitude democrática, ainda que a democracia, obviamente, a admita.
Recusei-me a votar SEMPRE, antes de 25.04.74. E olhe que não votar nessa altura era preciso alguma coragem porque se ficava na lista negra. Votei SEMPRE desde que a Democracia começou a dar os primeiros passos no nosso país. Se, como eu, leu todos os textos que hoje e aqui foram escritos sobre este tópico, perceberá a razão do meu comentário: a falta de cultura política é uma das causas do nosso atarso, incluívé, económico. Por isto eu dizia que o melhor era deixar o assunto de lado: com o nível da maior parte dos comentários, não se aprende nada. Eu li "O Ensaio sobre a Lucidez" de Saramago. Percebo o porquê do voto em branco e, entendo até, as razões que o levaram a escrever este livro. Aliás, se alguém as quiser perceber terá que se dar ao trabalho de ler uma das melhores obrasde ficção, pelo menos do séc. XX: "O Ensaio sobre a cegueira", do mesmo autor. A leitura destes dois livros ajuda-nos a perceber que a democracia não é uma coisa que se conquiste de uma vez, mas um caminho colectivo, um processo de transformação de todo um povo que leva gerações a realizar. Enquanto viver, mesmo descrente dos políticos que temos, votarei sempre. A abstenção não é atitude democrática, ainda que a democracia, obviamente, a admita.
Re: Valves....
Anonymous Escreveu:sim e problema sério. em 99 já tinha ganho o PS. agora ganha e ainda com mais 18.963 votos, mesmo com menos pessoas a votar.
e o pior é que há precisamente menos 233.400 PSD+CDS neste país do quem 99, ano em que juntos os votos dos dois já estavam em inferioridade
Não me parece que o problema seja sério.
Nas praias havia mais do que 233.400 banhistas.
Além disso o Povo é sábio. Prefere mandar os socialistas para o Parlamento Europeu do que aturá-los por cá.
JAS
Stratega Escreveu:Não vi na campanha esclarecimentos, por parte de nenhum partido, sobre a Europa, a União Europeia, a adesão recente dos novos países, a economia, o desemprego, a dita constituição, entrosamento entre os vários países.
Do pouco que vi, parece que na Constituição vão introduzir uma excepção à ultrapassagem do défice: A defesa. Ou seja, em nome da defesa, pode-se gastar, pois, aparentemente para o PPE (republicanos europeus??), a defesa (ou capacidade de ataque??) é a "coisa" mais vital de todas.
Stratega Escreveu:A grande e esmagadora maioria dos portugueses não sabe NADA sobre a União Europeia, e mais grave, não se preocupa em saber.
O ministro Arnaut distribuiu, na vespera do Euro2004, um panfleto a dizer "Força Portugal", com o calendário dos Jogos do campeonato. Imagina o que poderia fazer sobre um assunto que "ninguém sabe".
-
Visitante
comentário
Caros
Quer dizer apenas que estamos a mudar.
Este sistema representativo....parlamentar....já não se adequa às novas tecnologias da informação.
Aproximam-se tempos da chamada "democracia directa"...ou outra forma de organização politico-social.
Volto a dizer.....que foi inútil o édito de Caracala em 19 DC....o império romano desfez-se em feudos....inexoravelmente. O homem se não sentir que os seus interesses nãosão bem representados e defendidos....muda de organização para outra mais consentânea com os fins que persegue.
Bem podem construir europa com pilares .....ou tratados de Maastrich.... ou princípios complexos como esse do princípio subsidiário ou coisa que o valha....as coisas estão a fazer-se de modo secreto, anti natural ...e sobretudo hiperliberal.....e os tempos já são outros...o homem procura outra forma diferente para se realizar.....já sabe que a cidade é o lugar dos escravos....e que o lucro apenas serve aos que se escondem na vontade da maioria.....que como o voto é secreto.....ninguém sabe onde mora.
"O exercício do poder implica sempre violência" ...um corolário a que facilmente se chega.....ora, nos dia de hoje, parece que esse exercíco do poder se faz sem dor....de facto...existem dois poderes que se exercem.......um poder teocrático....isto é ....um poder transcendente e portanto fora de nós...um poder democrático....ou seja....imanente ao homem e fundado na maioria....que ninguém sabe quem é.....logo como o poder implica sempre a violência ...e como se não sabe onde ele está....não se conhece a violência nem o lugar onde situar a nossa revolta quando nos sentirmos injustiçados....è este o drama actual.....tudo se esconde e tudo se anestesia ....até a uma revolta orgânica e sem leis....e isso é demasiado perigoso para a humanidade.
É por isso que temos de mudar....para qualquer lado que seja.
cumps
Quer dizer apenas que estamos a mudar.
Este sistema representativo....parlamentar....já não se adequa às novas tecnologias da informação.
Aproximam-se tempos da chamada "democracia directa"...ou outra forma de organização politico-social.
Volto a dizer.....que foi inútil o édito de Caracala em 19 DC....o império romano desfez-se em feudos....inexoravelmente. O homem se não sentir que os seus interesses nãosão bem representados e defendidos....muda de organização para outra mais consentânea com os fins que persegue.
Bem podem construir europa com pilares .....ou tratados de Maastrich.... ou princípios complexos como esse do princípio subsidiário ou coisa que o valha....as coisas estão a fazer-se de modo secreto, anti natural ...e sobretudo hiperliberal.....e os tempos já são outros...o homem procura outra forma diferente para se realizar.....já sabe que a cidade é o lugar dos escravos....e que o lucro apenas serve aos que se escondem na vontade da maioria.....que como o voto é secreto.....ninguém sabe onde mora.
"O exercício do poder implica sempre violência" ...um corolário a que facilmente se chega.....ora, nos dia de hoje, parece que esse exercíco do poder se faz sem dor....de facto...existem dois poderes que se exercem.......um poder teocrático....isto é ....um poder transcendente e portanto fora de nós...um poder democrático....ou seja....imanente ao homem e fundado na maioria....que ninguém sabe quem é.....logo como o poder implica sempre a violência ...e como se não sabe onde ele está....não se conhece a violência nem o lugar onde situar a nossa revolta quando nos sentirmos injustiçados....è este o drama actual.....tudo se esconde e tudo se anestesia ....até a uma revolta orgânica e sem leis....e isso é demasiado perigoso para a humanidade.
É por isso que temos de mudar....para qualquer lado que seja.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Resposta a Stratega
Bem Stratega existe um conjunto de afirmações tuas que merecem o seguinte comentario da minha parte :
Não vi na campanha esclarecimentos, por parte de nenhum partido, sobre a Europa, a União Europeia, a adesão recente dos novos países, a economia, o desemprego, a dita constituição, entrosamento entre os vários países.
bem é um facto indiscutivel que se esclareceu muito pouco sobre a ideia que cada partido defende para a Europa estou por isso de acordo contigo neste aspecto.
Todas as eleições neste país servem apenas o propósito de verificar o nível dos barómetros de cada partido.
Deve ser engraçado saber quem é que ganha mais ou menos...
Bem a questão dos barometros de cada partido é uma coisa sobre a qual se preocupam mais os Jornalistas e os analistas Politicos acho que a especialidade do
Povo é mais cortar a direito e depois divertir -se com o circo que essa gente faz no dia das eleições.
política, as medidas, a ideologia a seguir é coisa que já não tem interesse.
Porque ou são muito máS e ninguém acredita, ou são muito boas e toda a gente acredita, ou são rigorosas e ninguém vai atrás.
Aqui Stratega não percebo a que te referes mas em todo o caso acho que os Portugueses substituiram alguma da sua ideologia por pragmatismo embora existem certos principios que penso serem respeitados por uma enormidade de Portugueses e da qual eles não abdicam : Viver em Paz; Solidariedade Social etc etc. Por exemplo achas que o Povo Português esteve de acordo com a idiotice que foi o café nos açores a que se seguiu uma guerra sangrenta com casos de tortura - achas que essas manifestações contra a guerra não são ideologia ??? Outro exemplo achas que muitas das bandeiras Portuguesas que vês em Lisboa nas Janelas não são expressões de ideologia ??? achas que há uns anos atrás quando num apelo dramatico para salvar Timor o povo veio de branco para a Rua e recebeu o D. Ximenes Belo como se fosse o Papa numa manifestação de varias dezenas de Km pelas ruas de Lisboa não é uma manifestação de ideologia ??? queres que te dê mais exemplos ou pode -se ficar para aqui eu acho que o Povo Português tem ideologia o que já tem é experiencia quanto baste para não ser comido por parvo
Não vi na campanha esclarecimentos, por parte de nenhum partido, sobre a Europa, a União Europeia, a adesão recente dos novos países, a economia, o desemprego, a dita constituição, entrosamento entre os vários países.
bem é um facto indiscutivel que se esclareceu muito pouco sobre a ideia que cada partido defende para a Europa estou por isso de acordo contigo neste aspecto.
Todas as eleições neste país servem apenas o propósito de verificar o nível dos barómetros de cada partido.
Deve ser engraçado saber quem é que ganha mais ou menos...

Bem a questão dos barometros de cada partido é uma coisa sobre a qual se preocupam mais os Jornalistas e os analistas Politicos acho que a especialidade do
Povo é mais cortar a direito e depois divertir -se com o circo que essa gente faz no dia das eleições.
política, as medidas, a ideologia a seguir é coisa que já não tem interesse.
Porque ou são muito máS e ninguém acredita, ou são muito boas e toda a gente acredita, ou são rigorosas e ninguém vai atrás.
Aqui Stratega não percebo a que te referes mas em todo o caso acho que os Portugueses substituiram alguma da sua ideologia por pragmatismo embora existem certos principios que penso serem respeitados por uma enormidade de Portugueses e da qual eles não abdicam : Viver em Paz; Solidariedade Social etc etc. Por exemplo achas que o Povo Português esteve de acordo com a idiotice que foi o café nos açores a que se seguiu uma guerra sangrenta com casos de tortura - achas que essas manifestações contra a guerra não são ideologia ??? Outro exemplo achas que muitas das bandeiras Portuguesas que vês em Lisboa nas Janelas não são expressões de ideologia ??? achas que há uns anos atrás quando num apelo dramatico para salvar Timor o povo veio de branco para a Rua e recebeu o D. Ximenes Belo como se fosse o Papa numa manifestação de varias dezenas de Km pelas ruas de Lisboa não é uma manifestação de ideologia ??? queres que te dê mais exemplos ou pode -se ficar para aqui eu acho que o Povo Português tem ideologia o que já tem é experiencia quanto baste para não ser comido por parvo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], hugob0ss, Luzemburg, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, Mymous, niceboy, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, sempreamesma, trilhos2006, VALHALLA, Àlvaro e 98 visitantes