Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteiras para o Euro 2004: Vontade de Vencer !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteiras para o Euro 2004: Vontade de Vencer !

por TRSM » 11/6/2004 14:35

Carteiras para o Euro 2004: Vontade de Vencer !

Na Newsletter de 2 de Dezembro de 2003, apresentámos carteiras de fundos de investimento em acções, baseadas na composição dos 4 grupos que vão disputar o próximo campeonato Europeu de futebol. Na entrada para a última semana antes do “pontapé de saída” desse grande evento, vamos verificar o desempenho até ao momento das selecções de investimento.



Nota: evolução das cotações nas datas referidas à excepção dos fundos Parvest cuja data de referência é de 03-06-2004.
























Nos últimos 6 meses, por cada 1.000 Euros investidos no Grupo A (onde se inclui Portugal), teria actualmente 1.089 Euros. Para o Grupo B, o resultado seria um valor de 1.067. Curioso é o facto dos Grupos C e D registarem o mesmo desempenho, com um valor final de 1058 Euros. Face ao apuramento efectuado há 2 meses, a selecção de investimentos do Grupo de Portugal continua a liderar.

O risco de investir na Europa Convergente ou Emergente tem sido recompensado com performances superiores às obtidas pelos países mais desenvolvidos. Investir nos fundos associados às equipas da Rússia, Croácia, Bulgária, Rep. Checa e Letónia proporcionaram rendibilidades superiores à dos restantes países. O grupo de “equipas” com valorizações intermédias é liderado pela Grécia e Portugal. Os fundos que representam a Alemanha, Itália e Espanha são os que apresentam uma menor rendibilidade positiva. A “laranja mecânica” (Holanda) é a única que regista um desempenho negativo nos últimos 6 meses.

Se, no Euro 2004, as selecções tiverem uma performance semelhante aos fundos de investimento que as representam nesta nossa sugestão, numa primeira abordagem, tudo indicaria que o campeão europeu viria do “frio”. Mas, apesar das carteiras, o desafio dos investimentos é bem diferente daquele que se joga nas quatro linhas do jogo.

É evidente que a evolução verificada nas cotações não tem significado quanto ao futuro que vai depender sempre dos mercados em que os fundos colocam os seus valores, fundamentalmente os mercados accionistas com diferentes níveis de risco. Para todos os fundos apresentados os respectivos prospectos e regulamentos de gestão estão disponíveis em www.activobank7.pt devendo ser sempre consultados antes de qualquer subscrição.

fonte; AB7
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (16.54 KiB) Visualizado 189 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 91 visitantes