nunofaustino,
Era isto que pretendias?
Visitante,
Entrando na especulação sobre a questão dos terrosristas... penso não ser possível tirar grandes conclusões do que se passou antes do 11 de set no pcr, pois o mercado já estava em forte queda e o pcr em forte subida... No caso de a 'al qaeda' ter comprado grandes quantidades de puts, isso provavelmente passaria desapercebido, tudo dependeria da quantidade. Concordo que não se pode concluir nada, são apenas bitaites, pelo menos do meu lado
Visitante Escreveu:Tenho ideia que te enganaste a escrever, até pelo que dizes depois. Onde dizes Bear, devias querer dizer Bull. Acho eu...
Tens razão, queria dizer "Bull"...
Visitante Escreveu:Red escreveu:
Mas será que tende a subir porque há um desequilibrio entre posições curtas e longas, ou é apenas uma consequência indirecta?
Pode ser tanta coisa. Pode, por exemplo, ser um aumentar de proteções a posições maiores, longas, noutros produtos.
Referia-me à relação habitual entre o pcr e o mercado, e não a esta subida recente. O normal é os topos do pcr coincidirem com os fundos do mercado, mas se olharmos para alguns indicadores feitos a partir das cotações, observamos padrões semelhantes... O que me perguntava era até que ponto valores altos do pcr implicam uma subida do mercado por haver um desequilibrio entre compradores e vendedores, ou não...
Visitante Escreveu:Red escreveu:
O PCR segue inversamente o mercado, ou seja, se o mercado desce, a maioria compra puts, se o mercado sobe a maioria compra calls.
Será mesmo assim ou será ao contrário?
Poderá ser como dizes ou precisamente o contrário...
Imagina a maioria acreditar que a tendência que domina a futura evolução do mercado é de alta. Quanto mais o mercado sobe, mais se compra calls(exemplo: Novembro e Dezembro).
Agora imagina o mercado ter umas descidas rápidas e ter parado algumas vezes numa resistência. Imagina o mercado a subir mas uma pessoa achar que o mercado está perigoso e que a tendência que actualmente domina a futura evolução do mercado é de baixa. Quanto mais subir, mais essa pessoa acha que é a altura de apostar na descida porque o potencial de queda (para essa pessoa) ainda se torna maior...
Até ao dia que a resistência é quebrada e aí vê que andou a apostar (e tv reforçar) no "cavalo" errado.
Tv seja esta a razão para o PCR estar actualmente a subir. Who knows?
Não sei se compreendi bem... Eu baseei o que disse em duas coisas:
1) Observação da relação entre o pcr e o mercado, topos do pcr coincidem grosseiramente com fundos do mercado e vice-versa. O que dá a ideia de que a maioria dos investidores em opções compra calls quando o mercado sobe e compra puts quando o mercado desce, em vez de adoptarem uma estratégia contrarian. Mas tal como dizes, podem existir muitas estratégias diferentes.
2) A relação entre posições curtas e longas dos particulares e do smart money. Os particulares tendem a seguir o mercado, comprar quando ele sobe e vender quando ele desce. Ao contrario os comercials (smart money) tende a ter um comportamente contrarian, pelo menos no curto prazo.
Foi juntando estas duas que disse o que disse... O comportamento do pcr encaixa mais no comportamento dos particulates.
O que o pcr tem de estranho neste momento não é tanto o valor em si, é a relação com o mercado. O mercado caiu em Abril e Maio, e o pcr subiu como seria de esperar (muito). Mas o mercado depois subiu bastante e o pcr ficou lá em cima.
Como eu nunca usei o pcr nem entendo muito de opções, estou um bocadinho à toa...
fproença,
O pcr em si não está em máximos históricos, mas segundo o que percebi da forma como é calculado, o valor de fecho corresponde
apenas à relação entre o volume de puts e calls negociado nesse dia. E cada dia é independente dos outros. Tal como disse o Comentador, teria talvez mais interesse um pcr calculado com o open interest.
A média móvel de 21 dias resolve um pouco a questão já que acumula o valor de vários dias, e é essa média móvel que está em valores historicamente altos.
Comentador,
Bem visto!... Eu no site da CBOE não encontro referências a open interest, se conseguires arranjar teria interesse em ver.
abraços
red