Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 9 Junho - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 9 Junho - Empresas & Sectores

por TRSM » 9/6/2004 13:56

Factos Relevantes 9 Junho - Empresas & Sectores

(EDP:LIS) Foi revelado na imprensa de ontem, que o Governo se preparava para reduzir a sua posição na EDP através de um aumento de capital por incorporação das posições accionistas que a empresa ainda não detém na Hidrocantábrico, tendo a EDP desmentido esta suposta operação. Caso se concretizasse conforme a imprensa sugeriu, o impacto seria potencialmente negativo (entre cerca de 2% e 5.5%), no entanto, este já deverá estar, pelo menos parcialmente, descontado no preço.

(NBA:LIS) A Novabase criou uma joint-venture com a empresa alemã TechnoTrend para o negócio de Televisão Digital. A joint-venture será detida em partes iguais pelas duas empresas. Consideramos que esta parceria poderá vir a ser positiva no médio prazo, uma vez que a Novabase tem a possibilidade de expandir a sua actividade noutras áreas de negócio e mercados. A curto prazo permite diversificar a base de clientes no negócio de televisão interactiva, algo que nos parece positivo.

(PTCL:LIS) Na sequência de um aviso de possibilidade de concentração enviado pela Semapa à Autoridade da Concorrência, a CMVM deverá tomar uma posição sobre a obrigatoriedade ou não do lançamento de uma OPA na Portucel. A ocorrer, acreditamos que o preço deverá ser no mínimo os Eur1.55 por acção. Recordamos que a Sonae tem um acordo com a CGD e BES relativos à sua participação de 25% do capital da Portucel. Este confere-lhe uma opção de venda das suas acções na papeleira e à contraparte uma opção de compra das mesmas acções. Por sua vez, os bancos têm uma opção de venda desta participação à Semapa.

(DCX:FRA) A DaimlerChrysler vai começar a produzir automóveis da marca Mercedes na China a partir de 2005. A empresa prevê vendas anuais de 50 mil automóveis nos próximos cinco a dez anos, que compara com o objectivo de 13 a 14 mil para este ano e também acima dos 9 mil vendidos no ano passado.

(DTE:FRA) A Deutsche Telekom enfrenta o pagamento de uma indemnização de Eur100Mn a mais de 30 mil pequenos accionistas, por alegadamente ter apresentado contas fraudulentas em 2000, nomeadamente relativas aos activos imobiliários.

(REP:MAD) A Goldman Sachs reviu em alta a recomendação da Repsol de in-line para outperform.

(UNF:MAD) A JP Morgan reviu em alta o price target da Union Fenosa em 18% para Eur16.5.

(IBE:MAD) A JP Morgan reviu em baixa a recomendação da Iberdrola de overweight para neutral.

(ELE:MAD) A JP Morgan reviu em alta o price target da Endesa em 6% para Eur17.5 e a recomendação de neutral para overweight.

(IFX:FRA) A Morgan Stanley reiterou a recomendação de overweight da Infineon e price taget de Eur16.

(HPQ:NYS) A Hewlett Packard reiterou ontem as suas previsões. A empresa espera obter um crescimento do EPS em 2004 e nos próximos dois anos superior a 20%, suportado num aumento de vendas acima dos suas concorrentes. Carla Fiorina, CEO, reiterou numa conferência com analistas, a expectativa de crescimento de vendas de ?high single digits?, superior aos 5% a 6% do sector. Para tal, Fiorina irá tentar aumentar a sua quota de mercado (que actualmente é de 10%), entrar em áreas como a digital media, software de gestão e segurança. Não pensa fazer aquisições, planeando um crescimento orgânico. Subiu 1.6% na sessão de ontem.


2004/06/09 - 10:08

Hot Stocks

(EDL:PAR) A EuroDisney chegou a acordo com os seus bancos credores quanto ao plano de recuperação da empresa, que envolve reestruturação da dívida e um aumento de capital. Segundo o Financial Times, este aumento de capital deverá ser no valor de Eur250Mn.

2004/06/09 - 10:06



Europa abre em alta

As principais bolsas europeias transaccionavam em alta, reflectindo a queda do preço do petróleo para perto dos $37 e a performance positiva de Wall Street na sessão de ontem.

A generalidade dos sectores registava ganhos, com o sector cíclico, as utilities e os serviços financeiros a liderarem as subidas.

O petróleo voltava a cair, com o crude a descer para perto dos $37, na expectativa de as reservas petrolíferas, que serão divulgadas esta tarde, aumentem. O sector energético observava perdas, reagindo à correcção do preço do petróleo.

A Goldman Sachs reviu em alta a recomendação da Repsol (+0.9%) de in-line para outperform.

As utilities reagiam às recomendações positivas que o sector recebeu hoje de manhã. A JP Morgan reviu em alta o price target da Union Fenosa (-0.3%) em 18% para Eur16.5; reviu em baixa a recomendação da Iberdrola (+0.3%) de overweight para neutral e reviu em alta o price target da Endesa (+1.9%) em 6% para Eur17.5 e a recomendação de neutral para overweight.

A EuroDisney (+2.8%) destacava-se pela positiva, depois de ter chegado a acordo com os seus bancos credores quanto ao plano de recuperação da empresa, que envolve reestruturação da dívida e um aumento de capital. Segundo o Financial Times, este aumento de capital deverá ser no valor de Eur250Mn.

A DaimlerChrysler (+0.5%) vai começar a produzir automóveis da marca Mercedes na China a partir de 2005. A empresa prevê vendas anuais de 50 mil automóveis nos próximos cinco a dez anos, que compara com o objectivo de 13 a 14 mil para este ano e também acima dos 9 mil vendidos no ano passado.

A Deutsche Telekom (+0.15%) enfrenta o pagamento de uma indemnização de Eur100Mn a mais de 30 mil pequenos accionistas, por alegadamente ter apresentado contas fraudulentas em 2000, nomeadamente relativas aos activos imobiliários.

A Morgan Stanley reiterou a recomendação de overweight da Infineon (-0.3%) e price taget de Eur16.

No plano macro-económico, destaque para a divulgação dos stocks dos retalhistas norte-americanos, cuja divulgação está agendada para as 15h.


2004/06/09 - 10:41

Fecho dos Mercados

Portugal. A Euronext Lisbon encerrou negativa, em linha com as principais praças europeias. O PSI20 perdeu 0.46% nos 7.317 pontos, com a EDP a liderar as quedas e a liquidez do índice. A imprensa divulgou hoje de manhã que o Governo se prepara para reduzir a sua posição na EDP através de um aumento de capital por incorporação das posições accionistas que a empresa ainda não detém na Hidrocantábrico, tendo a EDP desmentido esta suposta operação. Pela positiva, as maiores contribuições para o índice vieram do BPI (+0.33%), PT (+0.11%) e PTM (+0.53%). A Jerónimo Martins, que começou hoje a negociar sem o direito a participar no aumento de capital terminou inalterada nos Eur8.64.

Europa. As Bolsas europeias consolidaram os ganhos das últimas sessões, encerrando ligeiramente positivas. O sector energético liderou os ganhos, depois de uma explosão no Iraque aumentar os receios de manutenção do preço do petróleo a níveis elevados. As tecnológicas e telecomunicações beneficiaram de revisões em alta das recomendações por parte de bancos internacionais. A SAP subiu 2.5%, sendo adicionada ao Model Portfolio da Prudential. A Vodafone, que segundo o Times está a solicitar crédito de imposto ao Estado Alemão no valor de Eur20Bn, subiu 1.6%. A EADS subiu 1.9% depois de ter recebido uma encomenda de 30 aviões por parte da Jet Blue Airways, no valor de $1.8Bn.

EUA. Depois de transaccionarem em terreno negativo grande parte da sessão, os índices norte-americanos recuperaram no final do dia, animados pela queda no preço do petróleo e pelas previsões optimistas da Hewlett Packard (+1.6%). A fabricante de computadores e impressoras reiterou ontem as suas previsões, esperando obter um crescimento do EPS em 2004 e nos próximos dois anos superior a 20%, suportado num aumento de vendas acima dos suas concorrentes. As transportadoras aéreas beneficiaram da queda no preço do petróleo. A Delta Airlines subiu 8.1%. Pela negativa destacou-se o sector da construção, afectado pelas fracas vendas da Dominiom Homes (-15%). O volume foi fraco, transaccionando-se 1190 milhões de acções. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.9.


2004/06/09 - 10:04
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 99 visitantes