Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (08/06/2004)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 14/6/2004 11:52

Há aqui pontos da discussão que me parecem interessantes.

Jarc escreveu:
Há no entanto uma questão mais generica e fundamental que consiste em saber se as análises de um modo geral são isentas. Pessoalmente penso que só com uma boa dose de ingenuidade se acredita nisso.

Aqui eu discordo profundamente. Não penso que é preciso ser-se ingénuo para acreditar que as pessoas tentam escrever as análises aqui no Caldeirão com isenção. É evidente que haverá sempre alguns que escrevem opiniões pouco isentas, acreditando que com isso conseguem algum proveito com isso. Mas são poucos e são aqueles que ainda não perceberam que o mercado acaba sempre por ser mais forte do que isso. Ou acredita que se aqui aparecer alguém a dizer bem da PT, a PT subirá por causa disso?

Numa coisa eu estou de acordo com o Jas: Apesar de eu não colocar em causa a honestidade das pessoas, acredito que a nossa opinião, por mais imparciais que tentemos ser, é sempre influenciada pela posição que temos, mesmo que isso seja de uma forma subconsciente.

Quando temos uma posição na acção a forma como olhamos para ela altera-se sempre um pouco, mesmo que sejamos os traders mais frios do mundo. Por mais escassos que sejam estes sentimentos num "trader", a sensação de esperança, medo e desejo está sempre presente quando detemos uma posição.

Por isso, quando coloco um disclosure a dizer que tenho posição num activo sobre o qual escrevi faço-o por duas razões: Por um lado por uma questão de transparência, para evitar que alguém como o Jarc que acha que todas as análises não são inocentes, venha lançar qualquer suspeição. Por outro lado, para que leiam a minha opinião, mas tenham a noção de que ela poderá estar a ser um pouco influenciada pela posição que possuo, pois o nosso olhar sobre uma acção quando a detemos começa a ficar um pouco enviesada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 14/6/2004 2:41

Devo esclarecer que eu considero que o Marco António procura fazer AT's objectivas. E que, na sua generalidade, o tem conseguido ao longo destes tempos no Caldeirão.

As divergências que tenho tido com ele nunca tiveram a ver com a objectividade mas apenas por ele não considerar "outros factores" que "ainda não estão no gráfico".

De qualquer forma, por muito "tecnico" que sempre tente ser, acontecer-lhe-á por vezes, como a qualquer ser humano, ver com "melhores olhos" as suas "meninas de estimação".
E é apenas por isso que eu achei desejável que ele fosse dizendo que posições detinha.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por D1as » 14/6/2004 1:45

whatever... :roll:

Registado: 7/11/2002 19:47

por MarcoAntonio » 14/6/2004 1:35

D1as, sei perfeitamente o que queres dizer e a tua resposta é bastante previsível.

Acontece que o que disse disse antes de apresentar a minha opinião e não virei aqui criticar o JAS ou JARC se responderem ao meu post (o que têm todo o direito de fazer e em nada os censurarei se responderem).

Ou seja, as situações não são minimamente comparáveis.

Pois como bem te recordas, disseste algo semelhante, depois de eu te responder, tu me responderes, eu te responder, tu me responderes, eu te responder, tu me responderes...

No fim ainda me conseguiste vir acusar de uma data de coisas, entre outras coisas de querer ficar com a última resposta (que acabou por ser tua e até em duplicado pois abriste um segundo tópico para deixar a tua resposta pela segunda vez).

Tudo coisas que eu não farei.

O que farei é, dado que já dei a minha opinião, não vir responder ao JAS e ao JARC caso eles, com todo o direito que têm, vierem dar a sua resposta face à opinião que apresentei.

Calar a opinião dos outros participantes ou censura-los por a quererem dar a sua opinião é coisa que nunca farei...

Já o direito de não vir depois responder e dar continuidade à discussão, tenho-o eu e tem-lo tu (embora o peças mas não o uses).

Era bom que soubesses distinguir estas duas questões: a liberdade que eu tenho de não vir cá responder e a liberdade que os outros têm de responder apesar de eu não querer (depois) responder.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por D1as » 14/6/2004 1:16

MarcoAntonio Escreveu:Mas deixo apenas a minha opinião não para iniciar qualquer discussão sobre o assunto mas apenas para saberem qual é a minha opinião sobre o assunto

:lol:

:roll:

Registado: 7/11/2002 19:47

por MarcoAntonio » 14/6/2004 0:48

Jarc e JAS,

sobre a questão da transparência eu vou dizer qual é a minha opinião. Nem vale a pena discutirmos a questão pois sería uma discussão infrutífera. A minha opinião é bastante firme nesse ponto e como é obvio vocês poderão discordar (e suponho que sim, que discordam).

Mas deixo apenas a minha opinião não para iniciar qualquer discussão sobre o assunto mas apenas para saberem qual é a minha opinião sobre o assunto:

:arrow: Não concordo que dar a conhecer as posições que se detém aumente a credibilidade de facto e só servem, para quem lê e coloca a questão da credibilidade ou por alguma razão não concorda com a análise, colocar em causa a própria análise.

A análise e sua credibilidade valem por si, independentemente das posições que o analista detém.

Aliás, se um analista não for (ou não quiser ser) transparente, fa-lo com toda a facilidade divulgando as posições que tem... mentindo!

Portanto, quem não é transparente (leia-se, honesto) mente, se necessário, pelo que o facto de informar sobre as posições que se detém são um falso problema.

Por seu turno, quem for honesto tanto o é divulgando como não divulgando sendo que se divulgar pode passar por desonesto sem ser ou passar por honesto sem ser. A dúvida existirá sempre. Seja por se duvidar da veracidade da informação seja por duvidar da isenção da análise dado que o analista detém (partindo do princípio que é verdade) determinada posição.

Eu dou um exemplo: o JAS na carteira divulga no fim do dia as posições que tomou durante a sessão. Podía colocar-se uma questão de transparência (eu não coloco). Mas, certamente, o JAS deixa que seja o tempo a demonstrar se é transparente ou não. Podía optar por colocar aqui cópias das ordens ou algo semelhante para sustentar as compras. Mas certamente, como está de consciência tranquila, deixa que seja o tempo a demonstrar se é honesto ou não.

De igual forma, aqueles que me acompanham, poderão determinar com o tempo se eu sou isento ou não, se as minhas opiniões são deturpadas ou transparentes. Quem tiver ou formar uma opinião positiva acerca da minha pessoa pensará uma coisa. Quem tiver uma opinião negativa acerca da minha pessoa pensará o contrário. E não sería o facto de eu divulgar as minhas posições que alteraría qualquer coisa.

Quanto muito, em vez de se discutir a opinião em si, passar-se-ía a discutir a honestidade da opinião, a veracidade da posição declarada ou se a opinião está influenciada pela posição ou não.

Se não é para ser tópico de discussão e se não passaría de um pro-forma então também não estaría lá a fazer nada.

Para mim é um falso problema, pura e simplesmente.

Pessoalmente já dei (muitas) opiniões negativas ou nada optimistas para títulos que detenho em carteira e já dei (muitas) opiniões optimistas para títulos que não detenho. Sinceramente, com a rotina de análise que tenho nem coloco tal questão.

Aliás, nos últimos meses tenho estado muito pouco optimista para o curto/médio-prazo, nomeadamente em títulos que detenho, não obstante estar investido a cerca de 50% (longo) como já disse várias vezes.

Antecipando-me a hipotética resposta: poderão argumentar que este exemplo que eu dei carece de credibilidade/veracidade. Então eu respondo: como se poderá então constatar, o que quer que eu diga acerca das posições que detenha não tem um valor intrínseco de credibilidade. A questão colocar-se-ía sempre... para quem a quiser colocar, claro.

Como bottom line: eu não tenho grandes problemas em falar das posições que detenho mas tb não pretendo fazer grande alarido disso. Considero os efeitos são mais perniciosos do que positivos não contribuindo intrinsecamente para aumentar a credibilidade das opiniões. Essas, terão de valer por si só, sem pseudo-selos de garantía...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Clareza e limpidez

por jarc » 14/6/2004 0:16

Jas penso que o Marco já referiu aqui uma vez que detém uma posição no BPI e que as suas posições são de longo prazo. Não me recordo de ter referido possuir outra posição, mas como eu não acompanho de modo assíduo...
Há no entanto uma questão mais generica e fundamental que consiste em saber se as análises de um modo geral são isentas. Pessoalmente penso que só com uma boa dose de ingenuidade se acredita nisso.

Registado: 23/7/2003 16:05

PERDA = PERCA

por sambas » 13/6/2004 23:27

Caro Jotabil,
Apesar de atrasado acho que merece a correcção.
Perca, para além do peixe, também pode significar perda. Acontece.
Sambas

Dicionário Porto Editora:
1.
s. f.
(ictiol.) nome vulgar extensivo a um grupo de peixes teleósteos, da fam. dos Percídeos, com espécies fluviais, de carne
saborosa.

(Do gr. pérke, «id.», pelo lat. perca-, «id.»)

2.
s. f.
(pop.) o m. q. perda.
"You never really lose, until you quit trying." [Anonymous]

Registado: 27/2/2004 14:02

Re

por JAS » 13/6/2004 17:13

amigo do alves Escreveu:critica o jas a posteriori por causa da carteira

Não acho que o bertoluci o tenha feito apenas a posteriori mas houve muita gente que o fez.

De qualquer forma, a questão que sempre se põe num forum, é se as opiniões expressas em qualquer análise são isentas ou não.

Não interessa muito se o Marco publica a Carteira ou não.

Mas, a bem da transparência, seria bom que indicasse se tem alguma posição nos títulos.
Como faz o Ulisses.

JAS

por amigo do alves » 12/6/2004 23:25

a recolha do alves está espetacular!

podemos aqui ver quem é o bertoluci e o que já deu ao forum...

é muito bom a criticar, ataca o marco que entre muitos outros particpantes de qualidade já deu muito a este espaço e anda aqui todos os dias a dar as suas opinioes sem cobrar nada, chama-lhe irresponsavel por ter errado, crtica o jas o posteriori por causa da carteira, etc etc

depois vamos ver o que é que ele já deu a este espaço. nada!

ainda não aprendemos nada com este bertoluci.
amigo do alves

por bertoluci » 12/6/2004 19:52

Ó amigo alves... então acha que se eu fosse algum sabio da bolsa, andava aqui pelos foruns?

Procuro a perfeição é verdade... a perfeição nos negócios, mas como todos sabemos é muito dificil vencer na bolsa.... os erros estão logo ali ao pé da porta... neste mundo da bolsa não existem mágicos.

Por outro lado não estou atacar ninguém, longe disso... o que acho é que o forum perde qualidade se não dermos as nossas opiniões, mesmo que se venham a verificar erradas...

Não devemos ter medo do erro, temos é de trabalhar para o reduzir
e assumi-lo quando é preciso dar-mos o exemplo.

Em relação às dores que está a tomar pelo MarcoAntónio... fique descansado que não estou a ataca-lo, já em relação ao desafio aí dou-lhe razão. Seria muito benéfico para o aumento da qualidade do forum que um membro que por acaso até é moderador do forum, e despende muito tempo nos mercados, revelasse um pouco aos outros membros as suas virtudes de negociação e métodos.

Errar é Humano, ter medo de errar é que acho uma aberração e retrai qualquer crescimento a qualquer nível...

Abraços e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

por alves » 12/6/2004 15:50

Mas poderia citar mais jarc.

Apenas me revolto com este amigo, pelo modo como desafia o Marco

:arrow: bertoluci

Registo: 19 Nov 2003

Colocada: 3/3/2004 20:35 Assunto: PT a caminho dos 11 euros

--------------------------------------------------------------------------------

Acho como target provável o toque nos 11€ no curto prazo(1 mês)....

O recomeçar do programa de recompras de acções próprias.... juntamente com o feeling que tenho de que os resultados vão ser acima das expectativas, leva-me acreditar que o target mencionado poderá ser atingido e até ultrapassado...

Abraços e bons negócios
bertoluci

Colocada: 5/3/2004 18:21 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Os resultados da ptc(apesar de bons) situaram-se dentro do intervalo de expectativas, o que realmente decepcionou alguns investidores incluido-me a mim tambem... As mais valias que vieram a verificar-se são absolutamente normais num titulo que não surpreendeu nos resultados... fazendo uma análise aos ultimos movimentos do titulo.... temos o dia pós-resultados com o despachar de acções a qualquer preço e o dia seguinte(hoje) com o arrastamento de mais alguns a vender a preços um pouco mais altos. Quando o minimo do dia seguinte é maior que o minimo do dia anterior é sempre bom sinal. Não há razão para alarme...esta venda momentanea está práticamente esgotada e na proxima semana só deve dar PTC, os 10€ são já ao virar da esquina...

Abraços e bons negócios

:arrow: Por exº no dia 23/2 diz é boa altura para entrar no PSI, no dia 26/2 : já diz que está 100% liquido :shock:

bertoluci

Colocada: 18/2/2004 19:51 Assunto: A melhor altura de comprar no psi-20

Quando a maioria está a olhar para o lado(mercados europeus e usa) o nosso psi-20 aproveita para bater máximos.... quando se lembrarem de entrarem, será tarde, já as grandes valorizações teram acontecido...

Abraços bertoluci

Colocada: 18/2/2004 20:03 Assunto: pois é bigodes...

já cá ando há alguns anos, e já vi este filme mais vezes.... se fizeres uma sondagem, mesmo aqui no forum, verificas que são poucos os que estão investidos, está tudo há espera de correcções...concordas?

bertoluci

Colocada: 26/2/2004 22:54 Assunto: Estou 100% liquido...

A tendência pode virar momentaneamente para sul... vou esperar por correcções e reentrar com cuidado...

Abraços e bons negócios

:arrow: No dia 22 /1 o sábio sai da PTM, mas depois foi só vê-la a subir até aos 19,64

bertoluci

Colocada: 22/1/2004 20:13 Assunto: Saí da PTM...

Saí hoje, durante a tarde da ptm... não que não acredite no título, mas sim porque o mercado necessita de uma retracção evidente, e acho que a ptm também sofrerá com ela(correcção)...
Os mercados mundiais têm antecipado resultados acima das estimativas...por isso considero os mercados demasiado esticados para o meu gosto.

Abraços

bertoluci

Colocada: 23/1/2004 1:28 Assunto:

tambem gosto muito da ptm, é a minha acção de eleição... mas neste momento estou fora do mercado. O mercado deve retrair no geral. Se a ptm se aguentar volto a ela... na minha opinião existem dois cenários em relação à ptm... ou lateraliza enquanto os mercados caíem ou acompanha as quedas... por isso acho mais seguro estar fora do mercado e esperar....
Se subir paciência...

Abraços

:arrow: aqui anda ele nas dicas, o nosso grande sábio. e como o Marco não alinha nisso só há uma solução, atacar o Marco
bertoluci
Visitante

Colocada: 19/11/2003 17:51 Assunto: Quem é que está a controlar a PTM?

A PTM está com vontade de subir... mas alguém não a deixa...Quem? acho que é uma acção com muitos pequenos...e como tal é preciso fazer o movimento do sobe e não sobe. já vimos que tudo o que cai nos preços de 14.90 a 15.10 é rapado. Acredito que é uma acção a bater máximos nos próximos tempos...mas até lá os pequenos têm de vender ao grande senão nada feito, a não ser que mudem de estratégia.

CC

Registo: 06 Nov 2003

Colocada: 19/11/2003 18:11 Assunto: PTM

Para reponder a essa pergunta só em privado,talvez atravez do email do caldeirao. Eles se quizerem sabem como actuar sem eu expor a minha privacidade.

bertoluci

Colocada: 19/11/2003 19:06 Assunto: CC

Quando poderes manda-me uma mensagem com a resposta à minha pergunta... Obrigado

Abraço e bons negócios

:arrow: Bem o melhor é terminar ,pq cada busca que faço a esse senhor, deparo-me com situações caricatas e impensáveis
alves

A polémica

por jarc » 12/6/2004 15:12

É óbvio que quem muitas comenta, em algumas terá de errar. Por muito informado e conhecedor dos mercados que se possa ser, é uma inevitabilidade errar. Daí não vem perigo ao Mundo. O perigo vem do convencimento que leva à arrogância.
O Marco como comentador tem tido períodos de grande acerto e outros de não acerto. O Jas já foi um acertivo exemplar (até às férias). Do Touro já tenho lido interessantes opiniões...
Pela minha parte o que vos posso dizer é que estive feliz com o meu racciocínio durante um longo período e que depois tive um período em que deveria ter parado. Como não o fiz...convencidinho da Silva...levei com uma ninhada de ursos na tola. Vá lá que as crias vieram à frente, por pouco não levava com os progenitores. É a vida...

Registado: 23/7/2003 16:05

por alves » 12/6/2004 11:02

E mesmo para acabar vamos ao celebre trade da PT

No dia 13 como vimos no Post anterior tinha dito que tinha entrado a 8,66, mas no dia 12 tem um post onde a sua aflição não é pequena, portanto já vem de trás com posição :shock:

bertoluci

Colocada: 12/5/2004 0:36 Assunto:

Jas, o que é que te leva a crer para dizer que a ptc não recupera durante estes dias finais da semana... Na minha opinião é muito expectante um fecho de semana com a cotação muito próxima dos (8.90 - 9€).
Este português não está lá grande coisa... é da hora da noite.

Abraço e bons negócios

bertoluci

Colocada: 14/5/2004 1:22 Assunto:

Carteira feia, Jas, apesar de ser uma carteira de elevado risco... estou convencido que ainda vais poder fechar o trade da PTC em casa ou próximo disso... também reduzi a minha perfomance para +/-20% desde o inicio do ano com este ultimo investimento em ptc, contudo ainda não vejo razão para abandonar o barco... não gosto de atirar foguetes antes da festa mas creio ser possivel ganhar o dobro daquilo que estou actualmente a perder neste trade...

Abraço e bons negócios

bertoluci

Colocada: 17/5/2004 23:43 Assunto: JAS

Em relação à ptc, achas que já fez os minimos de curto prazo? todos nós sabemos que os investidores tendem a ser irracionais, e tendem a vender ao minimo sinal de pãnico e isso acontece normalmente quando estamos próximos de um fundo de curto prazo...
Hoje foi visivel as grandes compras no final da sessão... tenho muitas duvidas!!! por enquanto ainda estou dentro e espero pelo rebound técnico qua ainda pode levar o ptc aos 8.85€, e depois logo se vê...

Abraço e boa sorte

Que se passou com o trade da PTC bertoluci, mais uma vez o gato comeu-o? È que antes dos tais 8,66 o meu amigo já devia vir com um acima dos 9,00 falta saber agora o valor exacto.

E para terminar mesmo, depois de andar a bater palmadinhas de amigo ao JAS, depois faz isto:
bertoluci

Colocada: 1/6/2004 0:35 Assunto:

Não vale a pena chover no molhado, mas confesso que fiquei decepcionado com a gestão da carteira do jas nestes ultimos tempos. Uma inercia gritante provocou a derrocada da carteira com os mais que previsiveis prejuizos...

Acho que o Jas só tem de se culpar de si próprio, várias vozes se levantaram por mais de uma vez, mas o Jas estava cego e surdo, e não ouviu ninguém...

Esta situação leva-me a meditar no que sentiria perante uma situação análoga...

Sendo o Jas um investidor com reconhecidos créditos aqui no caldeirao mas com uma performance muito má actualmente... o que será de alguém que estará por ventura a dar os primeiros passos nos mercados?

Abraço e bons negócios, e muita sorte

Agora tire as suas proprias conclusões, que eu já tirei as minhas
alves

por alves » 12/6/2004 10:23

Afinal até há mais bitates a comentar bertoluci

Caso não fique melindrado agradecia

bertoluci

Colocada: 18/5/2004 16:59 Assunto: Artista

Nesse ponto discordo, o potencial/risco está neste momento bem melhor do que estava aqui ha um mês atrás... ontem tinha muitas dúvidas quanto ao movimento futuro dos mercados, hoje ficaram quase dissipadas essas mesmas dúvidas...

A pt a 8.40€ tem um menor risco que a 9.40€ como esteve aqui ha +/- um mês... além de que estou convicto que o target de 10€ é absolutamente atingível no espaço de um mês...

Abraço e bons negócios

bertoluci

Colocada: 18/5/2004 17:19 Assunto: Valves

Repito, acho mesmo possivel que a PTC atinja esse target de 10€ no espaço de um mês mais coisa menos coisa... esta é a minha opinião... e o mercado confirmará se estou certo ou errado, sem stress...

Abraço e bons negócios

bertoluci

Colocada: 13/5/2004 16:27 Assunto: Terá sido hoje a ultima queda da Ptc?

Considerando a queda que a Ptc veio a tomar, chego à conclusão por via da realidade de que entrei cedo de mais no titulo, mas caso ainda não tivesse entrado considerava os valores actuais da cotação como bons pontos de entrada... vamos lá a ver se é desta que acerto...

Abraço e bons negócios

No dia 13 já dizia que tinha entrado cedo de mais, é esta a sua perfeição? Apanhar uma faca em queda?

Desenganem-se os que pensam que vamos ter para aí quedas sem parar.... o mercado está em posição de arranque e em bull mode... As quedas são sempre benéficas, diria que é o sal dos mercados e as subidas o açucar... as quedas limpam sempre uma série de investidores que durante algum tempo estiveram longos e são agora apanhados numa armadilha psicológica.... alguns até venderam bem e até estão convictos que vamos para sul e que vão comprar mais abaixo... esses que venderam ficam de fora ha espera das quedas e não vão ligar às subidas sempre pensando que é um falso movimento, até que vão ver o preço a que venderam as suas acções ultrapassado, e acabam por ir comprar mais alto...

Creio ter-se formado durante estas duas ultimas sessões uma excelente oportunidade de compra em portugaltelecom... entrei hoje ao preço de fecho.

Abraço e bons negócios

Afinal tinha entrado a 8,66 e olha que ainda foi depois disso aos 8,05 :shock: , grande certeza

bertoluci

Colocada: 18/5/2004 16:39 Assunto:

O Marco está fora ou dentro do mercado? e se está dentro, está curto ou longo? É que acertar nos movimentos e não tirar proveito disso é um pouco frustante...

Abraço e bons negócios

Sinal de desespero, será isto alguém que percebe de mercados e passa a dizer mal dos outros?

bertoluci

Colocada: 1/6/2004 15:07 Assunto: Carteira-bertoluci

100% da carteira em ptc aquisição a 8.31€

Forte suporte a 8.30€

Estratégia: venda com target a 8.60€

Abraço e bons negócios

Sim senhor apresentou uma carteira dizendo que entrou a 100% em PT, e que foi feito da posição a 8,66 na PT anteriormente assumida? O gato comeu-as?

Quer um conselho?

Deixe de mandar bitates pq não passa de um faroleirozito que percebe de tudo, menos de mercados.

Cresça e apareça
alves

por alves » 12/6/2004 8:50

Bertoluci diz:
Estou habituado a exigir perfeição máxima a começar por mim em tudo o que me rodeia, esta é a minha bitola. Gosto de enfrentar os problemas pelos cornos e nunca fujo a uma luta
.

Gostaria que comentasse esta sua perfeição:

Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur

Acabei de publicar na Primeira Página, o artigo "Um touro que acredita na próxima vitória dos ursos":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses

bertoluci

Colocada: 5/1/2004 19:49 Assunto: Sem ponta por onde se pegue...

O autor do artigo vai certamente desculpar... contudo acho este artigo muito infeliz... acentuado talves num desejo implicito de retracção... não é preciso ser perito em mercados para verificar que o mercado tem subido a espaços e a medo.... não vislumbro até ao momento nenhuma onda de euforia, antes pelo contrário... a desconfiança reina nas mentes dos investidores... Estes sentimentos em termos bolsistas é do mais seguro que há. Só acredito em correcções acentuadas quando tiver papeis a subir entre 10/15% por dia sem causa aparente....

Abraço, e desculpe a minha frontalidade

bertoluci

Colocada: 8/1/2004 22:55 Assunto: Ertai

Na minha opinião existe um optimismo moderado, que tem provocado subidas a espaços e a medo em quase todos os mercados... é claro que vai haver uma correcção mas que não pode ser prevista com total certeza... A unica coisa que "sei" é que em junho os mercados estarão mais altos que hoje. Esta é a minha convicção pessoal... já aqui disse que as estrelas da companhia serão as nossas small cap tais como ptm, sonae.com e impresa... mas na generalidade todas subirão com o mercado.

Quando achar que vai haver uma correcção acentuada, venho aqui registar a minha opinião.

Abraços

bertoluci

Colocada: 9/1/2004 17:23 Assunto: Antunes

Se o Antunes tem consciência que não sabe nada, não deveria andar nos mercados... certezas existem poucas... a unica é que no futuro, estaremos todos mortos...mas, jogar dinheiro ao vento não é minha política, antes de fazer um investimento faço as minhas análises, que no minimo terão que ter fundamento, caso contrário jogo no totoloto e fico à espera da sorte...

Quanto ao optimismo moderado, não são os 80% de subida continua, com várias retracções pelo meio que me fazem mudar de opinião... repare que 80% de subida corresponde sensivelmente a 40% de queda dos mercados...

Abraço e bons negócios

Pelo que observo o senhor bertoluci apenas se limita a criticar, por criticar, mas sem qualquer fundamento.

Também deduzo que anda por aqui na apanha de dicas, já que desafia o Marco a publicar a sua carteira e como até sabe que ele tem uma boa performance, era de aproveitar, não? :)

Através de uma pesquisa que fiz , cheguei á conclusão que adora a PTM e por isso a sua aflição em querer uma análise da mesma, mas olhe que dá a entender que a sua posição nesta acção não lhe é favoravel( em termos bolsisticos, diria que está entalado).

Despeço-me desejando-lhe boa sorte(bem precisa dela), porque encara a bolsa como um jogo, completamente errado

bom dia
alves

por JAOR » 12/6/2004 1:26

Trend Escreveu:Viva Jaor....

Sobre a JMT , referia-me a não fazer sentido no momento actual (e sobre o gráfico que MARCO tinha postado), já que teria de se corregir valores(correção teórica) e s/r seriam diferentes.
:wink:

Ps: com dinheiro do jogo globet, poderei comprar imensas sardinhas e ainda te oferecerei uma "BOTELHA DE WISKY". :lol: :lol:

Abraço e BFS

malandreco ...... fica já combinado ,mas não só para mim ,para todo o pessoal e para o prof ahhhhhhhhhhhh mas ele só bebe coca cola ...será :-k

:mrgreen:

Aproveito para mandar para todos os colegas de curso ,que gostaria de os ver por aqui a postar , um forte abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Trend » 12/6/2004 1:19

Viva Jaor....

Sobre a JMT , referia-me a não fazer sentido no momento actual (e sobre o gráfico que MARCO tinha postado), já que teria de se corregir valores(correção teórica) e s/r seriam diferentes.

Ps: com dinheiro do jogo globet, poderei comprar imensas sardinhas e ainda te oferecerei uma "BOTELHA DE WISKY". :lol: :lol:

Abraço e BFS

Registado: 28/5/2004 23:00

Re: Marco

por JAOR » 12/6/2004 1:06

Trend Escreveu:Boas

poderia informar se houve passagem na EDP ( está com 13 milhões).

Sobre JMT, com a correção dos direitos, passa a AT a não fazer sentido?

abraço

:shock: :shock: :shock:

Qui é isto,hó Trend ,companheiro de monitor e de sardinhas :mrgreen: antão só porque há correcção a AT não faz sentido :shock: qui raio ,no próximo almoço/jantar ficas só com as espinhas :mrgreen:

heheheheh foi só para me vingar da boca nas apostas :wink:

Um grande abraço e

Cmpts

PS: mas pela boca ,vais mesmo é ficar com as cabeças :mrgreen: :mrgreen:
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

comentário

por jotabil » 12/6/2004 0:20

Porra!!!!Trend...é "perda" e não perca...que são uns peixinhos das lagoas alentejanas...

com simpatia....
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 11/6/2004 21:55

Óptimo, é essa «filosofia» que se deseja mesmo dos investidores. Considero muito negativo «seguir-se alguém». Ouvir/ler opiniões (e comparar com a nossa) sim...

Relativamente à PTM, de momento estou sem opinião. Por essa razão é que tenho sido parco em palavras...

Está a consolidar (e a corrigir dos mínimos) após uma queda significativa e daqui a para a frente creio que será o «resto do mercado» a definir o caminho. Indícios de relevo (para um lado ou para o outro) para ser sincero não vejo, pelo menos de momento.
Imagem

Administrador Fórum

por Népias » 11/6/2004 20:24

Amigo Marco António,
Porque é sempre tão parco em comentários sobre a PTM quando publica os gráficos diários?
A rubrica que vejo em primeiro lugar quando entro no caldeirão é a AT que o Marco publica. Ninguém tem de seguir a sua análise. Eu olho para ela, retiro a informação que interessa, aprendo, mas a decisão de investimento é minha!
Já pedi a sua opinião sobre 2 investimentos e a sua resposta foi a seguinte (peço-lhe desculpa, mas tenho de publicar só este pedacinho):
"Eu não dou conselhos de investimento mas a minha opinião dou sempre quando me solicitam, nem que seja dizer que não tenho opinião (o que ocorre com alguma frequência até)."
E deu. Eu segui uma, a outra não.
Cumpts.
Bons Negócios!

Registado: 25/5/2004 20:18

por MarcoAntonio » 9/6/2004 1:34

Touro, qualquer título pode subir sem volume, a falta de volume (nem qualquer outro indicador) impede um título de subir.

É claro que já ocorreram subidas sem volume e que se prolongaram no tempo. E é claro que existem casos em que a falta de volume nas subidas (e fortes volumes nas quedas ou sessões de não subida) foram um indício do que se avizinhava (inclusivamente na PTC).

A última vez que isso ocorreu foi... há dois meses antes do grande «tombo» que ela deu.

Eu não tenho qualquer intenção de minimizar estas desconfianças. Obviamente que com elas perco subidas. Mas sem elas ganharía perdas que faço questão de evitar...

Pessoalmente, prefiro guardar as energias para momentos que considero mais propícios.

PS: atenção que o volume que se vê nessa altura é falso e deve-se a inúmeras passagens que ocorreram antes dos dividendos.
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 9/6/2004 1:13

Marco, na história da PTC há subidas com volumes reduzidos. Nessa altura essa questão foi aqui discutida, pois os volumes não aumentavam e a acção continuava a subir. Julgo que te deves lembrar.

O conhecimento desta característica da PTC talvez minimize as desconfianças das subidas com pouco volume, caso estas aconteçam.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Re

por JAS » 9/6/2004 0:18

bertoluci Escreveu:Acho uma virtude para quem arrisca publicar as suas carteiras aqui no forum e aceitar ser confontado com decisões menos certas de investimento, por exemplo o JAS que durante algum tempo teve sucesso, soube enfrentar e aceitar as críticas de outros membros quando as coisas lhe começaram a correr mal sem virar a cara a luta e com isso revelou ser um Homem com "H" grande.

eheheheh... Homem com "H" grande deve ser do meu habitual bom "Humor"...
E a Carteira escreve-se agora com "C" pequeno e parece um porta-moedas.
Mas está a melhorar "dado que a PTC está perigosa"...

JAS

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis e 79 visitantes