Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Contratos de futuros - alternativa (Ulisses?)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 18/12/2002 23:59

Pois..decerto....já entendi....mesmo hoje perante pessoa amiga quis explicar esse entendimento.....contra uma certa teimosia psicologica para a facil aceitação do facto, por parte dela.....esta posição deste amigo mais reforçou, em mim, a convicção das minhas dificuldades iniciais....que a clara e simples explicação do strategor clarificou.
Avanço para o conceito das opções do qual já tenho umas ideias por já, anteriormente, me ter debruçado sobre warrants....produtos que em entendimento geral, se podem e devem incluir nesse conceito.
Agradeço-te a atenção.

Um abraço

Registado: 7/11/2002 0:00

por Ulisses Pereira » 18/12/2002 20:53

Julgo que agora compreendeu na perfeição. É realmente um pouco estranho para quem não está habituado, mas a verdade é que é exactamente igual ao movimento normal mas com uma inversão ao nível cronológico. Primeiro vende-se e depois compra-se.

Já agora, uma curiosidade: um conhecido empresário nacional começou a fazer fortuna, vendendo imobiliário, antes de o comprar... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

PARA O ULISSES

por jotabil » 18/12/2002 20:41

Caro Ulisses

Pois era exactamente essa a dúvida para a qual eu solicitava um esclarecimento, ontem.
Mas penso que o teu post complementado pela explicação do strategor....
me permitiram compreender. na prática, essa mecanismo que em abstrato já entendera..... ou seja......e nisto apenas procuro uma confirmação......posso dar ordem ao meu corrector para vender no mercado um determinado número de contratos.....convicto que estou que o activo subjacente ira descer na cotação.........e mais tarde....fazer off-set...i.e.....comprar esses contratos.....agora mais baratos e consequentemente arrecadar os lucros na conta transitória......é assim?
É que a compreensão da realidade relativa à ordem de vender aquilo que se não tem....não é facilmente aceite......mas como estamos num mercado organizado e como o conceito de contrato futuro diz.....contrato negociávelnum mercado organizado em que as partes se obrigam a comprar e a vender......
Por mim...sei agora que posso dar uma ordem de venda de contratos e fico então numa posição curta.....as margens que naturalmente deposito...
garantem-me essa operação.....
A minha dúvida era apenas uma questão prática decorrente de um condicionamento psicológico que o habito do mercado spot...determina.
Muito bem ....Ulisses e Strategor...sem esquecer os outros....designadamente a "tartuga voadora"...

Desde já e se me permitem observar......as questões que coloco terão sempre um sentido de pedido de esclarecimento ...e nunca de afirmação perentória....se isso vos parecer é porque não soube de alguma forma, expressar-me do modo mais conveniente.

Solicito essa consideração.

Um abraço

Registado: 7/11/2002 0:00

Obrigado Ulisses e JN

por Dwer » 18/12/2002 17:32

Ulisses,

Quando escrevi o segundo post não tinha visto a tua resposta ao primeiro.
Realmente há um erro meu de terminologia. Abrir uma posição curta é vender.

Agora não estou com muito tempo, mas mais logo vou ver se explico melhor as minhas dúvidas (estranho- explicar dúvidas :| :? )

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por JN » 18/12/2002 17:23

Por me parecer ainda muito confuso em futuros dou-lhe alguns conselhos: http://www.terravista.pt/mussulo/1058/
Boa sorte
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Ulisses Pereira » 18/12/2002 17:22

Dwer,

Tal como disse no último post que escrevi, a expressão "compra para venda " não existe. É mesmo vender que se usa... Mas esqueçamos isso.

Se o comprador no mercado à vista estiver a 6,4 e se o comprador de futuros estiver a 6,36, é possível que o arbitragista tenha interesse em comprar nos futuros a 6,37 para poder vender no mercado à vista a 6,4 e ganhar qualquer coisinha. Por isso, nesse caso, penso que irias ter a colaboração dele.

Ontem, colocaram aqui uma questão importante em saber se o arbitragista do CBI poderia fazer isso com clientes de outras corretoras. Duvido, mas não sei (embora muitas vezes essa situação aconteça porque ele está presente nos COF`s). O que sei é que, comigo, tem sido impecável e muito importante, sobretudo quando queremos negociar volumes interessantes e a baixíssima liquidez não o permite.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Contratos de futuros - alternativa (Ulisses?)

por Dwer » 18/12/2002 17:17

Ulisses,

Já foi discutido mais que uma vez no fórum a questão de se abrir posições em futuros através de um arbitragista. Num post mais abaixo dei um exemplo prático, que já agora gostava que comentasses, onde abria (abri na realidade) uma posição curta em PTC a 6,39.

Abri a 6,39 porque era a melhor compra no momento e não quis esperar pela última moda como o Bocage.

Não sei exactamente como estava o mercado à vista no momento. Mas se se desse o caso de existir o melhor comprador com uma ordem equivalente à minha ordem de venda de futuros (1/10), mas por exemplo a 6,37, poderia eu recorrer a um arbitragista? Isto é, poderia em alternativa à compra para venda no mercado de futuros, abrir uma posição simétrica à do arbitragista no mercado à vista, mas a melhores preços (nos exemplo, menos dois cêntimos)?

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 138 visitantes